SEJA BEM VINDO. Este blog nasceu da vontade de poder compartilhar, pensamentos e reflexões sobre os acontecimentos atuais e a aplicação da Palavra de Deus a nossa vida.A escolha deste título para o meu blog, foi porque acredito que se não for para vivermos o Evangelho de Cristo conforme Ele viveu e ensinou, nada vale a pena. INDIQUE ESTE BLOG A MAIS ALGUÉM E DEIXE UM COMENTÁRIO JUNTO A MATÉRIA QUE PORVENTURA TENHA GOSTADO.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
O QUE SERÁ QUE DEU NA GLOBO? 2ª PARTE DA REPORTAGEM SOBRE OS EVANGÉLICOS
Para quem lembra do personagem Tim Tones (Chico Anísio) nos anos 80, e da exibição da minisérie "Decadência" em 1995, no auge da briga Globo/Record/IURD, e mais recentemente os personagens caricatos da novela Duas Caras, o que se está vendo esta semana, pode ser considerado um avanço em favor dos evangélicos. A verdade é que a igreja evangélica, ainda é para muitos, algo desconhecido. Quando Edir Macedo, no início dos anos 90, comprou a Record e depois começou a encher estádios como o Maracanã e levantar sacolas de ofertas, chamou a atenção da mídia em geral. Me lembro que havia uma generalização, porque em geral o povo e a própria imprensa, não sabia distinguir as ramificações do protestantismo brasileiro e colocava tudo num saco só. É o Macedo era como se fosse a cara do movimento. A mídia brasileira, com certeza não é imparcial, por isso vamos aguardar para ver o que está por trás do objetivo da reportagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ficou muito bonita a reportagem! Quem dera essa fosse a única e verdadeira face dos evangélicos no Brasil.
ResponderExcluirMas ainda bem que ela está também sendo mostrada! Que alívio...
PS: Aguardemos a hora que eles mostrarem o trabalho da IURD!!
Roger,
ResponderExcluir"Brilhe a vossa luz diante dos homens" disse Jesus. A reportagem ficou realmente bonita. O que traz impacto à vida das pessoas, mais do que uma pregação bonita são as obras em favor do próximo. Quem bom que estão mostrando o lado bonito da face dos evangélicos! Se fosse mostrar o outro lado, misericórdia! Acredito que a IURD será justamente, a que não será mostrada.
Abraço.
Que bom a mídia esta começando a entender que a palavra evangelico é um termo muito geral para algo tão ramificado quanto o protestantismo, e que nem toda igreja evangelica é igual..., a teologia da prosperidade manchou muito a imagem dos cristãos brasileiros. Quem sabe possam mostrar realmente que existem igrejas serias e comprometidas com o social. O irmão é de Uberlândia???
ResponderExcluirAmados, a Paz d Senhor.
ResponderExcluirEu fiquei impressionado com a reportagem. Será que é questão de tendencia de mercado? Público alvo? O melhor mesmo é vigiar.Mas, glória a Deus! De uma forma ou de outra Cristo está divulgado.
um abraço.
PAULO MORORÓ
Caro Pr. Juber Donizete,
ResponderExcluirGraça e Paz!
Em que pese não sabermos as reais motivações da Rede Globo de Televisão, tenho certeza que a veiculação desses testemunhos de boas obras das igrejas evangélicas, glorificam ao Senhor Jesus Cristo, e isso também contribuirá positivamente para a evangelização.
Voltando às motivações, só Deus sabe o que vem por trás, porém, o próprio Deus usa caminhos que desconhecemos, inclusive a própria Rede Globo.
Postei o link da sua matéria no POINT RHEMA.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Célio,
ResponderExcluirSim. Sou de Uberlândia, e fico feliz em conhecer mais um blogueiro aqui da cidade. Um dos méritos desta reportagem da Globo, foi justamente ter conseguido diferenciar um pouco alguns ramos do protestantismo brasileiro. Isto, somado a que mostrou de forma positiva os evangélicos, o que já foi um ganho e tanto.
Obrigado pela visita,
Graça e Paz.
Paulo Mororó,
ResponderExcluirTendência de mercado? Público alvo? O povo evangélico segundo algumas estimativas recentes representa hoje cerca de 18% da população brasileira. É muita gente. Foi uma divulgação e tanto, vamos aguardar para ver as reações de diversos seguimentos e lideranças sejam evangélicos ou não evangélicos.
Obrigado pela participação.
Prezado Pr. Carlos Roberto,
ResponderExcluirJesus disse que as boas obras, glorificam ao Pai Celestial. Também acredito que da forma como está sendo mostrada, a reportagem vai fazer efeito no sentido evangelístico. Motivações e jogadas de bastidores à parte, sabemos pela Palavra, que quando Deus tem seus caminhos para sua vontade se compra. Como usou o imperador da Babilônia para trazer juízo sobre seu povo e depois o rei da Pérsia, para levá-los de volta a Palestina.
Obrigado pelo carinho da postagem do link no Point Rhema,
Abraço.
Olá pastor Juber, a Paz do Senhor!
ResponderExcluirrealmente a questão da rede globo é emblemática. seria uma "conspiração"? sinceramente não creio, mas por certo uma melhor análise deve ser feita.
seja como for, estou achando as reportagens muito boas.
Victor,
ResponderExcluirUm grupo da população brasileira que conta com quase 20% da população brasileira, não pode mais ser ignorado. A Globo segundo pesquisas recentes via perdendo audiência e não era vista como simpatizante dos evangélicos. Durante anos ou ela ignorava eventos grandes evangélicos ou então atacava algum líder ou denominação. Mas não é a primeira vez que ela mostra de forma positiva algo sobre os evangélicos. Meu lembro que em 1994, durante a exibição da novela "Pátria Minha", foi mostrado de forma positiva a inauguração da "Fábrica de Esperança" (iniciativa na época do Caio Fábio) no Rio de Janeiro. Caio Fábio era entrevistado quando havia algum assunto que envolvia os evangélicos, fez culto para os funcionários crentes dentro da Globo (o vídeo está na tv web dele) e até recebeu doação feita pelo "Papatudo", espécie de telesena, das mãos da Xuxa para o seu projeto social. Faziam isto, porque Caio Fábio era considerado uma espécie de contraponto a Edir Macedo. É claro que da forma que está sendo mostrado, separando até os ramos do protestantismo, nunca foi feito. Vejamos o que vem depois.
Abraço.
Infelizmente, a intenção maior da Globo é faturar. Vender CDs de Aline, por exemplo, é a porta de entrada no mercado fonográfico gospel. Acho que não devemos nos enganar.
ResponderExcluirDaladier,
ResponderExcluirObrigado pela participação. A gente não deixa de ficar com um "pé a trás" quando se trata da Globo em relação aos evangélicos. Principalmente, quando se leva em conta o tratamento de antes e o de agora. A Aline Barros caiu nas graças da Globo à tempos, desde quando participou do antigo programa da Xuxa (se declarava fã dela) e chegou a cantar no Programa Criança Esperança de 1994 ou 1995.
Abraço.