Segundo a Folha Online, enquanto a candidata do PT, Dilma Rousseff, vai estar no dia do Trabalho na companhia dos sindicalistas em São Paulo, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, estará no 1º de Maio participando do 28º Congresso Internacional de Missões, em Camboriú (SC), organizado pela Gideões Missionários da Última Hora. O grupo foi fundado em 1979 pelo pastor Cesino Bernardino da Assembleia de Deus.
O evento iniciou dia 24/04 e se você entrar no site dos Gideões, vai ver que a lista de preletores é grande, entre eles estão os nomes de: Marco Feliciano, Ouriel de Jesus, Hidekazu Takayama, Gilmar Santos, Napoleão Falcão, Carvalho Jr. e outros.
Conheço o trabalho dos Gideões já faz algum tempo. O primeiro contato foi em 1986, em uma festividade na cidade de Tupaciguara/MG, quando um dos seus líderes esteve ministrando. Em 1987, um dos co-fundadores do GMUH, faleceu em um acidente de carro, quando estava a caminho de vir fechar uma parceria com a igreja de Uberlândia. Em 1988, essa parceria foi concretizada, criando na AD de Uberlândia, uma extensão do trabalho dos Gideões.
Um ano depois em 1989, foi realizado o 1° Encontro de Missões em Uberlândia. Os Gideões na época eram um trabalho relativamente novo, pois o primeiro encontro em Camburiú, foi feito em 1983, portanto seis anos antes apenas do nosso. Essa parceria com os Gidões ocorreu de 1988 a 1998, quando a AD de Uberlândia, enviou seus primeiros missionários, para o Estado do Acre e Amazonas. Em 1996, foram enviados os primeiros missionários para fora do país, no caso a Colômbia. Em 1999, a parceria foi encerrada e a AD em Uberlândia abriu sua própria secretaria de missões autônoma -a Semap, da qual fui um dos primeiros integrantes e durante algum tempo palestrante nos seminários de missões, por esse Brasil à fora.
Eu fui em apenas um Encontro de Missões em Camburiú, - em 1992, há dezoito anos atrás. Eu era um jovem de 23 anos e fui junto com as caravanas que saíram de nossa cidade. Ao chegar lá, vi duas cidades próximas uma da outra, que no mês de abril de cada ano, são “invadidas” por crentes de todos os lugares do Brasil. As cidades são Balneário de Camboriú e Camboriú. O encontro é realizado na segunda citada. Eu era um mineirinho que nunca tinha visto o mar, então só por isso, já tinha valido a pena a viagem de 22 horas de ônibus.
Quanto ao evento religioso, eu fiquei chocado com o comércio que era realizado no local, com barracas de vendas de materiais evangélicos espalhadas para todo o lado. Alguns pregadores ou cantores que não tiveram oportunidade na festa, ficavam fazendo seu movimento lá mesmo nas barracas. Cada cantor tinha sua “barraca oficial” de venda de produtos. Por falar em cantores, até então eu nunca tinha visto, tantos “famosos” do meio evangélico, juntos em um único evento.
Durante, a festa se via de tudo: “arrebatamentos de espírito”, profecias para todo o mundo, pulos, gritos, histeria, emoção, testemunhos de dentes de ouro, lágrimas, choro. Na festa que eu participei houve apenas dois pregadores que se revezavam durante os cultos: Ouriel de Jesus e Napoleão Falcão. Isso tudo que eu descrevi foi observação de uma visita feita há 18 anos, hoje, pelo que sei, tanto o comércio, quanto o número de participantes aumentaram.
Foi a primeira e única vez em que fui a esse evento. O que me chamou a atenção para o Encontro do presente ano, foram as presenças de dois participantes: Ouriel de Jesus e José Serra. O primeiro, é porque até onde eu sei, ele está desligado da CGADB, por ensinar heresias nos EUA e outro é porque em época de eleição, os políticos de cargos majoritários, lembram de que os evangélicos representam muitos votos.
Mas o que eu pergunto é o seguinte: O mesmo Jesus que chamou um líder político do seu tempo de raposa e expulsou comerciantes do templo, o que faria se estivesse realizando seu ministério terreno agora e fosse nos grandes eventos evangélicos que se realizam em nossos dias?
SEJA BEM VINDO. Este blog nasceu da vontade de poder compartilhar, pensamentos e reflexões sobre os acontecimentos atuais e a aplicação da Palavra de Deus a nossa vida.A escolha deste título para o meu blog, foi porque acredito que se não for para vivermos o Evangelho de Cristo conforme Ele viveu e ensinou, nada vale a pena. INDIQUE ESTE BLOG A MAIS ALGUÉM E DEIXE UM COMENTÁRIO JUNTO A MATÉRIA QUE PORVENTURA TENHA GOSTADO.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Perfil do Blogueiro Cristão - Pr. Juber Donizete
Tive o prazer de ser entrevistado pelo irmão Matheus que é editor de dois blogues: "Minha Família Amada" ( e "Blog do Matheus". Ele está desenvolvendo um trabalho interessante que é através de um questionário, procurar conhecer melhor o perfil dos blogueiros cristãos. Desde já quero agradecer-lhe pela oportunidade a mim concedida.
Veja abaixo a entrevista:
1 - Qual é o seu nome?
Meu nome é Juber Donizete Gonçalves
2 - Pertence a alguma Igreja?
Sim. Sou membro e pastor da Igreja Assembléia de Deus.
3 - Qual é o título do seu blog?
Cristianismo Radical
4 - http:// ???
www.juberdonizete.blogspot.com
5 - Descreva brevemente o objetivo do seu blog.
O objetivo do blog era criar um espaço onde pudesse sem censuras expressar minhas opiniões sobre tudo, sempre à luz da Palavra de Deus.
6 - A quanto tempo seu blog está on-line?
Há dois anos, desde 31/03/2008.
7 – Como surgiu a idéia de montar seu blog cristão?
O blog Cristianismo Radical nasceu da vontade de poder compartilhar pensamentos e reflexões sobre os acontecimentos atuais e a aplicação da Palavra de Deus a nossa vida.
8 - Na sua avaliação, seus objetivos foram alcançados?
Sim foram. Pois o blog se tornou um espaço onde pude expressar minhas idéias e opiniões, e anunciar o Evangelho de Cristo.
9 - Desde o dia em que criou seu blog, qual foi sua maior dificuldade?
Foi receber incompreensões e ataques de pessoas que não aceitam quem pensa diferente do que elas. Pessoas que nem te conhecem e, no entanto, cheios de sua verdade absoluta atacam de forma desleal e sem misericórdia quem não concorda com elas. Essa foi a maior dificuldade.
10 - Avalie o desempenho das igrejas da atualidade.
Falar na palavra desempenho parece nos remeter à idéia de empresa e de produtividade capitalista. As igrejas evangélicas nos últimos anos no Brasil cresceram numericamente, financeiramente e até em termos de representação política. Por outro lado, se vê muito adesismo, em vez de conversões, formação de oligarquias religiosas, abusos de poder, esvaziamento da pregação do Evangelho e, ao mesmo tempo em que cresce a pregação de auto-ajuda, falta de ensino sistemático da Palavra, entre outras coisas. Ou seja, a igreja está crescendo, mas tem muitos desafios a vencer.
11 - O que tem a dizer sobre os recentes escândalos ligados a religião?
É um momento difícil para a igreja cristã, não só no Brasil como no mundo todo. Notícias de escândalos, sejam eles morais ou sexuais, borbulham por todo o lado. O importante nessa hora é manter a mente fixa em Jesus Cristo, e não olhar para os lados. Pois o nosso salvador é Cristo, não um líder religioso ou uma igreja. O caminho é Jesus. Nunca podemos esquecer disto.
12 - Qual a sua opinião sobre o Calvinismo e o Monergismo?
Sigo a linha do Armenianismo, apesar de considerar importante algumas doutrinas do Calvinismo como a Eleição divina. Acredito que deveria haver uma convergência entre as duas linhas de pensamento teológico. Vejo algumas dificuldades em ambas. Não creio em uma predestinação fatalista, assim como não consigo ver pela Palavra, que a salvação possa ser perdida facilmente.
13 - Formule a hipótese: "Se Deus me permitisse, eu..."?
Gostaria de poder ajudar de alguma outra forma que hoje não me é possível.
14 - Deixe sua mensagem final
Obrigado pela oportunidade da entrevista e que Deus te abençoe assim como a todos os leitores do seu blog.
terça-feira, 27 de abril de 2010
Morre Pastor José Braga da Silva
No último sábado dia 24/04/2010, passou para as mansões eternas, o Pastor José Braga da Silva. Pr. Braga como era conhecido, era um veterano na região do Triângulo Mineiro e Sudoeste Goiano. Convertido em 1953, foi pastor em cidades como Quirinópolis-GO, Ituiutaba-MG, Uberlândia-MG, Goiânia-GO e Santa Helena – GO. Estava jubilado desde o ano de 2003.
Em Uberlândia, ele foi pastor-presidente durante 24 anos, de 1970 a 1994. O atual templo-sede foi construído por ele, entre os anos de 1981 a 1989. Homem de visão, quando adquiriu o terreno para a construção do templo, foi criticado, sendo chamado até de louco, pois o lugar eram um “brejo”, literalmente falando.
Acontece que esse lugar se transformou hoje em um dos lugares mais estratégicos e valorizados de Uberlândia, que é a Avenida de Rondon Pacheco, quase esquina com a Av. João Naves de Ávila, ficando próximo do Center Shopping e da Prefeitura.
Sob seu pastoreio, a igreja saltou de cerca de 250 membros em 1970 para mais de 5.000 em 1994, sendo que hoje está com mais de 10.000 membros. Foi durante anos, também presidente da Comadetrim-Convenção das Assembléias de Deus do Triângulo Mineiro.
Era também um pastor evangelista, sendo que entre os anos de 1980 a 1985, criou uma cruzada evangelística local. O movimento era chamado de “Cruzada de Libertação”, onde os pregadores eram obreiros da própria igreja. Muitas pessoas conheceram a Cristo, através destas cruzadas, inclusive eu mesmo em 1981.
Ele foi também um formador de obreiros, sendo ministerialmente o pai de cerca de 90% dos pastores da AD em Uberlândia. Eu tive a honra de ser separado ao ministério por ele, nas funções de diácono, presbítero e evangelista. Ao Ministério da Palavra, eu já fui separado pelo Pr. Alvaro Allen Sanches, atual pastor-presidente da AD.
Pastor Braga, mesmo tendo dois filhos pastores, passou a direção da igreja para o Pr. Alvaro Sanches em janeiro de 1994, uma lição para muitos lugares onde este cargo parece que virou herança monárquica.
Desde 2005, vinha sofrendo algumas enfermidades, porém nos últimos tempos seu estado de saúde se agravou, vindo ele a falecer aos 80 anos, deixando viúva a querida irmã Terezinha Braga. A cerimônia fúnebre ocorreu no Templo sede no domingo, dia 25/04/2010, sendo homenageado por vários pastores e autoridades. Que o Senhor possa consolar a todos que amavam e admiravam esse servo de Deus.
Assinar:
Postagens (Atom)