quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Polêmica entre declaração da cantora Paula Fernandes sobre espiritismo e os Testemunhas de Jeová


Nas últimas duas semanas o assunto “religião” gerou mais discussões do que costuma gerar na internet. O primeiro motivo foi a entrevista polêmica do pastor Silas Malafaia no programa da Marília Gabriela, o segundo, a renúncia do Papa Bento XVI e as piadas feitas com o assunto.
Na semana passada, vi uma situação curiosa envolvendo religião e o nome da Paula Fernandes.
Paula declarou em uma entrevista ao João Dória Jr que segue o espiritismo, acredita em reencarnação, em continuação da vida em outro plano e etc.
Na quinta-feira da semana passada, por conta da entrevista, começou a rodar no Facebook, entre as Testemunhas de Jeová, um “alerta” a respeito da Paula. Aos que não sabem, as “Testemunhas” condenam o espiritismo.
Em menos de 5 dias, a postagem passou dos 15 mil compartilhamentos.
Paula Fernandes afirmou ao apresentador João Dória Jr. no programa "Show Business" da Band, que o espiritismo está muito presente no seu cotidiano. “Tenho comigo que só a doutrina espírita justifica muitas coisas que eu sinto, meu dom. Deus é um só! Mas eu não componho sozinha. E acho que não estamos aqui sozinhos. No momento em que leio [o que escrevo], vêm palavras que eu não conheço. Então, de onde vem isso?”, comentou a cantora.
A declaração causou revolta entre um grupo de pessoas que passou a compartilhar na rede social Facebook um “alerta” a respeito da cantora. Um internauta afirmou que “depois que escutei esse vídeo, peguei DVD dela e arranhei todo e joguei fora”. Outro usuário comentou: “Agora descobri a porta que eu mesma tinha aberto para satanás, destruí prontamente o DVD que tinha dela".

Por meio de sua assessoria de imprensa, Paula comentou: “O respeito é um exercício diário difundido pela Bíblia. Preconceito é algo que devemos evitar e quem sabe substituí-lo por conhecimento e compreensão”.
No Twitter, o caso também teve grande repercussão. Paula Fernandes respondeu: “O que a Bíblia prega? Respeito ou preconceito????? Viva a liberdade de expressão!” (sic). Fãs da cantora criaram a hashtag #FamiliaPFContraOPreconceito, que tem sido retuitado por outros famosos como o apresentador Rodrigo Faro e o cantor Zé Ramalho.
As testemunhas de Jeová condenam qualquer tipo de prática que envolva magia, consulta a médiuns espíritas, adivinhação, quiromancia, horóscopos e o uso de amuletos ou patuás.

Fonte: http://portugues.christianpost.com/

Meu Comentário: O que de fato estranhei na polêmica, foi  o "protesto" ter partido dos Testemunhas de Jeová, pois é sabido que a Sociedade Torre de Vigia, fora seus intrumentos de divulgação, como revistas, livros, DVD e o site oficial institucional, não costuma se expressar. O que ocorreu, na minha opinião foram manifestações individuais e pessoais de alguns fiéis TJs que usaram as redes sociais para expressrem o que realmente muitos deles pensam sobre as outras religiões, no caso em questão, o espiritismo. É verdade também que embora os evangélicos divergerem dos TJs em várias questões doutrinárias, geralmente não pensam diferente quando se trata das práticas que envolvem práticas espiritualistas como mediunidade, magia e etc.

Mas o que devemos nos preocupar no momento, é sobre uma campanha em curso que não é nada sutil e envolve alguns agentes da sociedade entre eles a mídia, que em nome do preconceito, da diversidade de pensamentos vem tentando solapar divagarzinho o direito constitucional da liberdade religiosa e de expressão.


19 comentários:

  1. Expressei esse mesmo sentimento no post do UOL que gerou a polêmica. Os TJs ou qualquer outro grupo têm o direito constitucional de ouvir ou rejeitar quem quiserem. Ou Paula Fernandes é uma unanimidade. No meu Facebook citei o caso e afirmei: Não ouço Paula Fernandes! É a famosa ditadura de opinião.

    Abraços, grande Juber!

    ResponderExcluir
  2. Grande Daladier, também penso por aí. Como disse no post, o que me preocupa é justamente a ditadura de opinião. No Brasil hoje, você só pode manifestar a sua se a mesma for de encontro com a idéia "politicamente correta" que vem sendo praticamente imposta. Se for diferente dessa corrente de pensamento, a coisa complica.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Concordo caro editor quando você fala que essa manifestação partiu por parte de pessoas individuais.As TJs como grupo costumam respeitar as pessoas e a sua liberdade de escolha,afinal nosso criador nos deu essa liberdade.portanto tenho plena certeza que jamais a Associação Torre de Vigia aprovaria tal procedimento.Noetanto as pessoas também tem liberdade de expressarem qualquer pensamento que tenham!

    ResponderExcluir
  4. Para tudo se deve ter um limite, ou seja, um equilíbrio. O fato aí ocorrido se trata de preconceito, pois a moça foi chamada claramente de Demonio, ou que está a serviço deste. Creio que nenhum dos senhores gostariam de ser tratado de tal forma. Liberdade de expressar o que pensa é justo, divergir as idéias é muito razoavel. Mas invadir moralmente quem quer que seja vai ao contrário de tudo que Jesus ensinou.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que, ja que a Biblia foi escrita a muito tempo, numa cultura diferente da nossa, e que tantas traduções foram feitas, e tantas interpreteções diferentes são feitas, devemos no mínimo ser flexiveis quanto a opinião dos outros, devemos também tentar retirar da Biblia as idéias essenciais, que são claras: "Amai a Deus acima de todas as coisas e a seu proximo como a si mesmo". Falta caridade, amor, benevolencia. Cristo, acima de todas as coisas, praticou a caridade, não distinguia ou escolhia a quem ajudar, ajudou seus segidores e seus perseguidores, sem preconceito de cor, credo ou posição social. A parabola do bom Samaritano é clara neste sentido. Paz para todos.

    ResponderExcluir
  6. Não sou testemunha de Jeová,mas sou admirador delas porque nenhum grupo religioso tem a coragem deles,de ir pregar às pessoas em suas casas,por isso as recebo bem sempre que chegam em minha casa.É muito bom conversar com eles.Quanto ao espiritismo: as testemunhas de Jeová não condena qualquer prática espírita que envolva magia,consulta a médium espírita,adivinhação,e etc... É a própria bíblia que adverte no livro de Deuteronômio capitulo 18,versículos do 10 ao 13. Se tem uma bíblia em casa,por favor confira... Acho eu; que ninguém deve julgar ninguém porque já temos o nosso Juíz e perante esse ninguém deixará de prestar contas. Por isso devem analisar bem os fatos.Será que é mesmo uma testemunha de Jeová? ou evangélico? Os evangélicos odeiam as testemunhas de Jeová,mais do que qualquer outro grupo religioso.Presta bem atenção hém...olha a injustiça....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Deuteronômio manda queimar bois para espiar pecado, quem não faz isso, desrespeita Deuteronômio.

      Excluir
    2. Tenho certeza que não foi Testemunha de Jeová que teceu esses comentários, pois os cristão dessa religião evitam emitir opiniões sobre comportamentos religiosos de outrem

      Excluir
  7. olha peço desculpa por causa de falta de censo de alguns por favor cuidado meus irmãos pois isso acaba vituperando o nome de jeová

    ResponderExcluir
  8. A BÍBLIA CONDENA A COMUNICAÇÃO COM OS ESPÍRITOS?
    Os textos das Sagradas Escrituras são ricos em elementos necessários para o nosso entendimento das coisas divinas. Como é do conhecimento de todos, enquanto o Velho Testamento expõe a tradição dos hebreus, seus mestres, reis e profetas, o Novo Testamento retrata a vida, obra e ensinamentos do Mestre Jesus. Ele afasta a opressão contida nas leis civis feitas pelo próprio Moisés e clarifica as leis morais, que são os Dez Mandamentos, ditados por Deus. Há, no Novo Testamento, a nítida substituição do olho por olho, dente por dente, pelas mensagens de perdão e de amor a Deus e ao próximo. Além disso, Jesus veio mostrar que a morte não existe e que a alma sobrevive ao corpo carnal.
    A imortalidade da alma é fato incontestável e definitivamente demonstrado pelo Mestre quando de Sua passagem pelo planeta.

    "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá" - (João 11:25).
    XOOO ... PRECONCEITOOOO !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que Jesus desrespeitou Deuteronômio, pois para ressuscitar Lázaro teve que falar com o espírito de um morto.

      Excluir
  9. Anônimo,

    Os evangélicos não odeiam os TJ como você disse, o que existe é a refutação as doutrinas deles que entendemos ser uma interpretação equivocada da Bíblia. O que esperamos é que a luz da verdade do evangelho de Cristo os ilumine.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo,

    Você está enganado, a Bíblia condenada sim a comunicação com os mortos, é só ler:

    "Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti". Deuteronômio 18:10-12.

    Outro texto bíblico:
    "Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? Å lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles". Isaías 8:19-20.

    Poderia citar mais, no entanto acredito que esses dois textos de Deuteronômio e Isaías, mostram perfeitamente o que signifa para Deus, o ato de consultar os mortos: abominação e falta de luz.

    Não se trata de preconceito, mas de uma manifestação de quem não concorda com essa doutrina, que não deve ser confundida na crença na ressurreição dos mortos, duas coisas completamente diferentes entre si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Paulo quando diz que as mulheres não devem falar nas igrejas, está contrariando a bíblia? Por que existem pastoras e nunca vi nenhum pastor citar essa passagem, e vem alguém pegar a lei mosaíca, e querer introduzir no século 19 e 20. se você quer se salvar pela lei, cumpra toda a lei. quanta desinformação.

      Excluir
  11. EU TAMBEM ESTAVA,EQUIVOCADA COM PAULA FERNANDES,VENDO SEU JEITO MEIGA E LINDA,GOSTEI DE SUAS MUSICAS,COMPREI DVDS E CDS,QUERIA ATE QUE MINHA FILHA APRENDECE A CANTAR SUAS MUSICAS,MAS AGORO,VI QUE ESTAVA ADORANDO SANTANAS,PEGUEI TUDO E JOGUEI NO LIXO,ONDE NINGUEM,PODE PEGAR PARA REUTILIZAR.PORQUE O QUE NÃO É BOM PRA MIN NÃO QUERO PARA OS OUTROS.SOU LIBERTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!E QUE FIQUEN TODOS LIBERTOS...........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta ignorancia!!!!

      Excluir
    2. seria bom saber escrever também.

      Excluir
    3. Sem Deus vc nao e ninguem ....seja umilde

      Excluir
    4. É necessário entender para falar, os estudos teológicos levando em consideração os aspectos temporais e culturais da bíblia, concluem que o espiritismo ou qualquer outra pratica que colocar, algo no lugar de Deus(como minha inspiração vem de seres espirituais que estão neste mundo.De acordo com a bíblia os seres espirituais que estão neste mundo são, os anjos demônios, o espirito santo) vem a ser repudiado por Deus. Agora se parar realmente para refletir como amor a Deus sobre todas? se as outras coisas que tenho coloco algo acima dele, ou se não faço o que ele pedir como obedecer seus mandamentos, creio que se raciocinar de verdade uma pouco ira lembra que quando se amar alguém, você irar tentar ser como ela segui-la, bem, se não concorda pesquise nos livro de psicologia que quando um homem e uma mulher se amam de verdade a tendencia e cada um aprender o jeito de agora e pensar um do outro, agora se você acreditar em Deus mesmo, um ser onipotente que criou tudo. Como deveria agir num Deus que mandou o seu filho para morrer por nós, não pra ficar nessa de relativismo, por ultimo quero que saiba que o inferno é principalmente dos cristãos que ouvem mas escolhe no que acreditar,Meus sinceros Pêsames

      Excluir