PALMELO, ABADIÂNIA, JUAZEIRO DO NORTE E TRINDADE - É com a convicção de que a fé não costuma falhar que milhões de pessoas arrumam as malas todos os anos e visitam as várias cidades, de todas as fés, espalhadas pelo país. Dados do Ministério do Turismo mostram que existem pelo menos 18 milhões de turistas religiosos domésticos no Brasil, três vezes o volume de cerca de 6 milhões de pessoas que passam por ano pela Capela Sistina, no Vaticano. Só de estrangeiros, pelo menos 30 mil pessoas vêm ao país para este fim. São pelo menos 334 municípios em todo o território nacional que atraem esse tipo de movimento ao menos em uma época do ano. Em muitos, a população chega a dobrar em um único fim de semana.
A fé que move curiosos e peregrinos move também muitos municípios e sustenta famílias inteiras. Em cidades como Aparecida, em São Paulo, símbolo maior desse tipo de turismo no país, o Ministério do Turismo estima que os dez milhões de visitantes deixam, a cada ida à cidade, cerca de R$ 1.200, o equivalente a R$ 12 bilhões por ano. Não à toa, a economia dessas cidades se expandiu, nos últimos anos, a níveis muito superiores ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Entre 2000 e 2013 (último dado disponível) o PIB de Juazeiro do Norte, no Ceará, por exemplo, avançou 579,5% (a preços correntes). Nesse mesmo período, a economia brasileira cresceu 329%. Mesmo assim, a falta de um programa estruturado para aproveitar o alto fluxo de pessoas ainda impede que muitas dessas cidades, de fato, se desenvolvam economicamente.
O GLOBO percorreu cinco municípios que respiram fé e têm a religião como principal — e em alguns casos, exclusivo — motor da economia: a gigante Aparecida, em São Paulo; a Juazeiro do Norte de Padre Cícero, no Ceará; e as cidades goianas de Trindade, da festa do Divino Pai Eterno; Abadiânia, onde o médium João de Deus atrai 240 mil brasileiros e, sobretudo, estrangeiros por ano; e Palmelo, que com 2,4 mil habitantes se declara um município espírita. Juntos, esses locais atraem quase 16 milhões de pessoas por ano.
BSB -Juazeiro do Norte - CE - Brasil - 16/05/2016 - Juazeiro do Norte (CE). Na foto, o Casarão do Padre Cícero Foto: Jorge William / Agência O Globo - Terceiro / Agência O Globo
Read more: http://oglobo.globo.com/economia/a-fe-que-move-as-cidades-19537161#ixzz4C7mWewof
Read more: http://oglobo.globo.com/economia/a-fe-que-move-as-cidades-19537161#ixzz4C7mWewof
O médium João de Deus colocou Abadiânia e Alexânia no mapa: cidades têm multiplicação de pousadas - Givaldo Barbosa / O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário