A CGADB aprovou a Declaração de Fé das Assembléias de Deus no final de abril deste ano. É bom que se diga, que essa declaração não abarca toda denominação, como a convenção de Madureira - CONAMAD e os ministérios independentes como por exemplo a ADVEC do Pr. Silas Malafaia e outros.
O documento possui 124 páginas e demorou cerca de dois anos para chegar até a aprovação pela última AGO- Assembléia Geral Ordinária da CGADB. Isso em meio a uma eleição pendente na justiça. Que clima espiritual! Fica complicado para os líderes da AD repetirem o que disseram os apóstolos no primeiro Concílio da igreja em Atos 15: "Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós...".
Apesar das circunstâncias, a presente declaração não deixa de ser um avanço e ter seus méritos, porque a AD, fundada em 1911, só tinha até o mês passado, o famoso "Cremos", que era uma declaração resumida dos principais pontos de fé da denominação e que desde 1969 era publicada no jornal "Mensageiro da Paz". O "Cremos", durante muitos anos fez o papel de uma confissão de fé bem sintetizada, ainda que a primeira iniciativa nessa linha tenha sido no ano de 1938.
A editora CPAD vai no próximo trimestre abordar o assunto na revista de Escola Dominical de adultos. Ponto para a CPAD! Seja pela rapidez que disponibilizou o material via revista de EBD, seja pela oportunidade de esclarecer o tema junto aos membros em geral da igreja.
Os capítulos quem compõe a obra serão sobre os temas: As Sagradas Escrituras, Deus, A Trindade, A identidade do Senhor Jesus Cristo, As Obras de Cristo, O Espirito Santo, O Homem, As Criaturas Espirituais, O Pecado e suas Consequências, A Salvação, A Igreja, O Batismo em Águas, A Ceia do Senhor, A Forma de Governo da Igreja, A Verdadeira Adoração, A Igreja e o Estado, A Lei, Os Dez Mandamentos, O Batismo no Espírito Santo, Os Dons do Espírito Santo, A Cura Divina, A Segunda Vinda de Cristo, O Mundo Vindouro, e termina com o capítulo sobre a Família.
Parabenizo a Comissão que trabalhou na elaboração, que incluiu vários pastores entre eles o Pr. Esequias Soares, que foi o presidente da mesma.
No próximo trimestre eu vou estar postando comentários e subsídios aqui no blog e no facebook, relacionados a lições da EBD da revista do próximo trimestre que estará tratando sobre a Declaração. De antemão já aviso que apesar de elogiar a aprovação do documento, isso não significa que eu concorde com tudo que está escrito lá. Mas quando criei esse blog há 9 anos atrás foi para isso mesmo, expressar minhas opiniões.
Quem quiser ler a Declaração aprovada faça o download aqui
Deus o abençoe !
ResponderExcluir