Ele já foi chamado pela revista Cruzoé de o "mensageiro do Apocalipse". Alguns o querem preso, ou deportado, seu site cassado ou censurado. Mas quem é o jornalista/advogado que está expondo as entranhas da Lava Jato? Muitos estão meio desbaratinados sem saber o que fazer.
Será que ele é russo, chinês, norte-coreano ou cubano? Não ele é norte-americano. Nas eleições de 2016, sua atuação foi mais prejudicial a Hillary Clinton e o Partido Democrata do que Trump e o Partido Republicano.
Será ele autor de um site, blog de fofocas sem credibilidade? Também não.
Glenn Edward Greenwald escritor, advogado e jornalista norte-americano, especialista em direito constitucional. Em junho de 2013, através do jornal britânico The Guardian, Glenn Greenwald foi um dos jornalistas que, em parceria com Edward Snowden, levaram a público a existência dos programas secretos de vigilância global dos Estados Unidos, efetuados pela sua Agência de Segurança Nacional (NSA).
A reportagem sobre o programa de espionagem da NSA ganhou o Prêmio Pulitzer de jornalismo em 2014 e, no Brasil, foi agraciado com o Prêmio Esso de Reportagem, por artigos publicados no jornal O Globo acerca do sistema de vigilância virtual dos Estados Unidos em território nacional.
O trabalho de Greenwald sobre a história de Snowden foi apresentado no documentário Citizenfour, que ganhou o Oscar de Melhor Documentário em 2014. Greenwald apareceu no palco com a diretora Laura Poitras e a namorada de Snowden, Lindsay Mills, quando o Oscar foi dado. No filme de 2016 de Oliver Stone, Snowden, Greenwald foi interpretado pelo ator Zachary Quinto. A revista Foreign Policy nomeou-o um dos 100 principais pensadores globais de 2013.
Antes das revelações dos arquivos de Snowden, Greenwald era considerado um dos mais influentes colunistas de opinião nos Estados Unidos.
Sobre a divulgação recente dos artigos sobre a Lava Jato Leando Demori, diretor executivo do Intercept Brasil, disse que o arquivo é maior do que o revelado por Edward Snowden para Glenn Greenwald, que coescreveu os artigos. Gleen confirmou esse fato e diz acreditar que é uma das reportagens mais importantes que ele fez em sua carreira.
Ou seja, vem mais coisa por aí...
Nenhum comentário:
Postar um comentário