sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A MENSAGEM DO TANQUE

Era uma vez, uma cidade muito, muito importante; considerada o centro do mundo porque fatos notáveis aconteceram em suas colinas. Primeiro conhecida como a cidade de Davi, depois Jerusalém, ela se tornou a sede da religião dos judeus, cristãos e muçulmanos - que a consideram sagrada.

Em Jerusalém havia um chafariz que ficava próximo de uma feira de animais. Como sempre foi uma cidade bem mística alguém começou a dizer que as águas desta fonte eram miraculosas. Rapidamente, a notícia ganhou dimensões extraordinárias e espalhafatosas; no mercado, dizia-se que um anjo vinha do céu uma vez por ano, movia as águas e o primeiro doente que mergulhasse, seria curado.

Multidões se formaram, todos aguardando um milagre. A administração municipal de Jerusalém, interessada na romaria, mas também por razões humanitárias, resolveu construir um pavilhão para abrigar tanto enfermo. Edificaram um prédio imponente, com um alpendre de cinco pavimentos, que se lotava de paralíticos, cegos e doentes de toda a espécie. Devido a essa enorme expectativa, sempre adiada, de que uma pessoa (só uma) seria brindada com um milagre, o lugar foi denominado, ironicamente, de Betesda - que significa “casa de misericórdia”.

Conta-se que muitas famílias, para se verem livres dos doentes, os abandonavam nos alpendres do tanque de Betesda. Os ricos compravam escravos para os ajudarem a entrar nas águas. Alguns alugavam as bordas mais próximas, que possibilitavam melhor acesso. Todos queriam o seu milagre e, lógico, os mais abastados, sagazes e famosos, se sentiam perto da graça.

Os pobres e os doentes graves, os destrambelhados, acabavam no fundão do tanque. A esperança deles desvanecia, mas logo chegavam notícias, aqui e acolá, de que alguém acabava de receber o seu milagre - no mercado ao lado, os agraciados contavam sua história e os crédulos e atentos peregrinos que visitavam Jerusalém retransmitiam os testemunhos. Assim, a esperança de cura ficava adiada por mais um ano.

Jesus não vivia em Jerusalém. Aliás, ele residia longe desse ambiente supersticioso – em Cafarnaum, mas sabia dos boatos. Em uma de suas visitas à cidade, resolveu visitar o tanque de Betesda. Com certeza, o que viu foi pior do que lhe contaram.

As pessoas afirmavam que o anjo descia até o tanque anualmente, mas ninguém sabia a data exata. Irrequietos, os doentes mais hábeis saltavam, esporadicamente, para se anteciparem ao anjo. A confusão era constante. Os que se sentiam melhor, corriam pelos corredores gritando “aleluia” e outros, nervosos e frustrados, desmentiam os milagres. Vez por outra, levantavam-se profetas prevendo o dia preciso em que o anjo visitaria o local.

Certos doentes jaziam por anos e anos em total mendicância, esperando o momento da cura que não chegava nunca. O estado de alguns era deplorável. Escaras cheiravam mal e piolhos podiam ser vistos a olho nu nos cabelos de certas mulheres.

Diante dessa realidade tão perversa, Cristo passou ao largo dos mais capazes, dos mais ricos e dos que menos precisavam de cura; dirigiu-se para um dos cantos esquecidos do tanque de Betesda e encontrou um homem que esperava por seu milagre há trinta e oito anos. Ninguém sabe seu nome, mas, com certeza era um pobre; sua família, ocupada com a sobrevivência, se esquecera dele fazia algumas décadas.

Jesus aproximou-se do paralítico e perguntou: “Você quer ser curado”? Ele respondeu dentro da lógica que aprendera: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”. De um só fôlego, Jesus ordenou: “Levante-se, pegue a sua maca e ande”. Imediatamente o homem pegou a maca e começou a andar.

A passagem de Jesus pelo tanque de Betesda aconteceu num sábado, o dia sagrado dos judeus, porque ele tinha um propósito: mostrar que a religião se preocupa, prioritariamente, com a sua estabilidade. Os religiosos sobrevivem da ilusão e não têm escrúpulos de gerar falsas expectativas em pessoas fragilizadas.

Quando aquele senhor abandonou o tanque de Betesda com a sua maca nas costas, Jesus deixou uma mensagem para a cidade de Jerusalém: "Os milagres que procedem de Deus não premiam quem souber se mostrar hábil, santo ou rico – Deus não faz acepção de pessoas, nem busca transformar os espaços religiosos numa corrida desenfreada pela bênção onde só os mais fortes sobrevivem".

O tanque de Betesda é metáfora que lembra a humanidade que Deus olha graciosamente para os desfavorecidos, para os que não têm a menor possibilidade de se safarem dos torniquetes perversos da injustiça, para os mais indefesos – órfãos e viúvas, por exemplo.

Cristianismo deve, portanto, assumir o compromisso de continuar visitando os campos de exilados (Darfur), as clínicas de Aids (África do Sul), as periferias miseráveis das grandes cidades (Brasil) para anunciar a mais alvissareira de todas as notícias: Deus não se esqueceu dos pobres.

Fonte: www.ricardogondim.com.br

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

SILAS MALAFALAIA É CANDIDATO A VICE-PRESIDENTE DA CGADB

ELEIÇÃO DA CGADB/2009 – NOMES E NÚMEROS DOS CANDIDATOS
Em cumprimento ao disposto no artigo 95 do Regimento Interno, a Comissão Eleitoral realizou o sorteio dos nomes e números dos candidatos aos cargos da Mesa Diretora e Conselho Fiscal da CGADB, na ordem em que os mesmos devem figurar nas cédulas de votação.
A referida reunião foi realizada no dia 15 de dezembro de 2008, na sede administrativa da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, com a participação dos candidatos presentes, conforme convocação prévia para esse fim.
A numeração dos candidatos obedecerá a seguinte ordem:
PRESIDENTE
 11. SAMUEL CÂMARA
 12. JOSÉ WELLINGTON
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1º VICE-PRESIDENTE
 13. PASTOR TEMÓTEO RAMOS
 14. OSCAR DOMINGOS DE MOURA
 15. SILAS MALAFAIA
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2º VICE-PRESIDENTE
 16. PASTOR IVAL TEODORO
 17. UBIRATAN JOB
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3º VICE-PRESIDENTE
 18. SÓSTENES APOLOS DA SILVA
 19. SEBASTIÃO RODRIGUES DE SOUSA
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4º VICE-PRESIDENTE
 20. GILBERTO MARQUES DE SOUZA
 21. PEDRO LIMA SANTOS
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5º VICE-PRESIDENTE
 22. PR NECO
 23. PR. COUTINHO
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1º SECRETÁRIO
 24. MOISÉS SILVESTRE
 25. ISAÍAS COIMBRA
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2º SECRETÁRIO
 26. ARCELINO MELO
 27. PASTOR SODRÉ
 28. NILTON SANTOS
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3º SECRETÁRIO
 29. DOMINGOS JÚNIOR
 30. ANTONIO DIONIZIO
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4º SECRETÁRIO
 31. EZER BELO
 32. FERNANDES
 33. ISAMAR RAMALHO
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5º SECRETÁRIO
 34. ROBERTO JOSÉ DOS SANTOS
 35. VALDOMIRO PEREIRA
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1º TESOUREIRO
 36. PASTOR JONAS
 37. FRAGOSO
 38. PASTOR SANTANA
 39. LOURIVAL
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2º TESOUREIRO
 40. PASTOR IVAN BASTOS
 41. JOSIAS DE ALMEIDA SILVA
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CONSELHO FISCAL
REGIÃO NORTE
 42. JOEL HOLDER
 43. MOISÉS MELO
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REGIÃO NORDESTE
 44. PR. ANTONIO JOSÉ
 45. ISRAEL ALVES FERREIRA
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REGIÃO SUDESTE
 46. PR. JOÃO CARLOS PADILHA
 47. SAMUEL RODRIGUES
 48. DIMAS DA CEADER
 49. ADÃO A. ARAÚJO
 50. ALVARO SANCHES
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REGIÃO SUL
 51. JESUS VILANDE
 52. PERCI FONTOURA
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REGIÃO CENTRO-OESTE
 53. SAMUEL LIMA
 54. RINALDO ALVES DOS SANTOS

Fonte: site da CGADB - www.cgadb.com.br

OBSERVAÇÃO: No último programa "Vitória em Cristo" na rede Bandeirantes, o Pr. Silas Malafaia, anunciou que no dia 03 de janeiro, vai dar uma palavra especial aos pastores da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus do Brasil). Todos lembram o que aconteceu da última vez que ele resolveu falar sobre a Convenção Geral e a CPAD. Espero que seja mais prudente desta vez, e não utilize o programa para fazer política eclesiástica, pois estará usando um canal aberto de rede nacional.