quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

MAIS DE 50.000 VISITAS - MUITO OBRIGADO!

Há um ano e nove meses comecei o blog Cristianismo Radical. Hoje, houve um crescimento que muito me alegra, pois chegamos a mais de 50.000 visitas, vindas de 82 países e estamos com 171 amados que nos dão o prazer e a honra de estarem como seguidores deste blog. Foram 245 postagens nesse período. Dos 82 países, os que mais nos visitam são: Portugual, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Espanha, Reino Unido, Angola e Itália. Estes números e dados podem não dizer muito para alguns blogues mais visitados, mas para mim, significa muito. Nesse tempo, pude conhecer vários irmãos, interagir com eles, através deste espaço, e também tenho tido a possibilidade de expressar minhas opiniões, reflexões e também deixar mensagens do Evangelho.

MEU MUITO OBRIGADO A TODOS, PELAS VISITAS E COMENTÁRIOS, QUE SÓ ENRIQUECERAM ESTE ESPAÇO!

DEUS ABENÇOE A TODOS.

Pr. Juber

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O fechamento do templo da Igreja Mundial e a marcha do Silas Malafaia



"A sede da igreja, chamada de Grande Templo dos Milagres, funcionava no galpão de uma antiga fábrica na Rua Carneiro Leão, no Brás, com 43 mil metros quadrados. Foi fechada cerca de 10 dias atrás, segundo a prefeitura por falta de alvará, documentação e excesso de barulho. A prefeitura diz que o local não oferece condições de segurança aos fiéis.

Até líderes de outras igrejas saíram em defesa da Igreja Mundial. O pastor Silas Malafaia, por exemplo, desafiou a prefeitura a ter o mesmo rigor e usar a lei do silêncio com as escolas de samba. Malafaia instou Santiago a levar "100 mil fiéis" para protestar contra a decisão de Kassab. Veja o vídeo acima.

Em evento neste domingo, no Canindé, Valdemiro Santiago atacou duramente a gestão Kassab, sem citar seu nome, a quem acusou de perseguição religiosa e de não isonomia de tratamento com outras linhas religiosas.

Os fiscais da suprefeitura da Mooca listaram 45 itens que devem ser alterados na sede da igreja, sem os quais não haverá liberação do alvará.

A Igreja Mundial, de inspiração neopentecostal, nasceu 11 anos atrás de uma dissidência da Igreja Universal do Reino de Deus. a Mundial é hoje um dos maiores fenômenos religiosos em expansão no país. No ano passado, arrendou o canal 21, da Band, além de rádios e outras retransmissoras em todo o país".

Fonte: noticias.uol.com.br – Coluna Oops do jornalista Ricardo Feltrin

Em um artigo escrito há cinco anos atrás no site da Sepal, entitulado “As nossas babilônias”, o pastor Oswaldo Prado, indo a prefeitura da cidade de Londrina, para conseguir um alvará para a ONG que trabalha, ouviu do secretário municipal de sua cidade a seguinte frase: “Hoje em dia as igrejas evangélicas têm nos dado mais trabalho do que os bares da cidade.”

E depois continuou dizendo:
“Toda semana vem alguém ao meu gabinete para reclamar de alguma igreja. Eles não suportam o barulho das músicas e das orações e, também, ficam indignados porque muitos estacionam seus carros em lugares proibidos.”

O pastor disse que pensou consigo mesmo ao sair daquele gabinete: “Esse é o sentimento que têm gerado toda sorte de ira, frustração e ódio por parte dos infelizes que moram ao redor de nossos templos”.

Ao analisar isso, surge a pergunta: Quais seriam os fatores que geram este tipo de comportamento? O primeiro deles é o sentimento de posse. Muitos de nós tornamo-nos os legítimos construtores e “proprietários” daquilo que ousamos chamar de “Igreja de Jesus”. Um grande paradoxo, para dizer o mínimo.

Em seguida, transparece com enorme desenvoltura, o sentimento de poder. Quem tem mais poder? O pobre vizinho das nossas igrejas ou o pastor? Evidentemente, o pastor, muitas vezes, imagina ter todo o poder para fazer daquele espaço geográfico que ocupa, o que ele bem entender. Se existe ao redor do templo uma criança precisando adormecer, ou um idoso enfermo, ou um casal que trabalhou durante toda a semana e quer ter um tempo de silêncio, isso não importa. Afinal, o pastor tem o poder para aumentar e abaixar as caixas de som e para gritar diante dos microfones quando julgar necessário e, em alguns casos, até mesmo levar sua audiência ao delírio coletivo.

Finalmente, transparece algo ainda mais terrível: o sentimento de arrogância. Aquele alto funcionário do governo disse: “Alguns destes pastores dizem que nada lhes impedirá de continuarem agindo desta maneira, mesmo que os vizinhos venham a protestar”. Puro sentimento de arrogância e de soberba!

Em lugar de expandirmos o Reino de Deus, conquistando o respeito e a simpatia das pessoas, através de igrejas saudáveis e missionárias, em muitos casos, infelizmente, em vez disso, estamos ganhando a antipatia de muitos. Pior. Estamos sendo reconhecidos como um povo arrogante e que não se submete às leis.

Portanto, na minha humilde opinião, se há irregularidade no imóvel usado pela igreja, e tendo em vista, os acidentes graves ocorridos em templos religiosos nos últimos tempos, a medida da prefeitura de São Paulo pode ser entendida como preventiva. Porém, tais medidas devem ser estendidas a todos os seguimentos da sociedade civil, sejam eles religosos ou não.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

OS PROGRAMAS EVANGÉLICOS NA TELEVISÃO

Sábado em casa, fiquei a manhã vendo os programas evangélicos na Rede TV. Os evangélicos compraram todo o horário das manhãs de sábado na emissora. Quando liguei a tv, o Pr. Josué Gonçalves, já estava falando sobre a família. Depois assisti a uma bonita mensagem do Reverendo Hernandes Dias Lopes.

Vieram em seguida os programa das duas Assembléias de Deus. Sim, porque é o que parece. Não estou me referindo a CGADB e a CONAMAD, mas sim aos programas Boas Novas (Pr. Samuel Câmara) e Movimento Pentecostal (Pr. José Wellington). E é claro para terminar tem os do Pr. Silas Malafia e o Conjunto Voz da Verdade.

O que vi nesses programas programas? Muita propaganda institucional, apelos para vendas de CDs/DVDs de cantores/pregadores e produtos evangélicos. A pior pregação, se é que pode chamar o que ouvi de pregação, foi a do pessoal do Voz da Verdade. A melhor foi a do Hernandes Dias Lopes. Quando digo, a pior ou melhor, digo no sentido que foram as que, na minha opinião, apresentaram menor ou maior embasamento bíblico, respectivamente.

Ao ver os programas do Malafaia e da CPAD, duas coisas me vieram a cabeça: Já pensou, se o Silas, que está pedindo cada vez mais doações, falasse na TV que acabou de comprar um avião de 12 milhões de dólares? Quanto a CPAD, com toda essa polêmica em torna da publicação da Bíblia Dake, bem que podia fazer algum pronunciamento a respeito, seja pela TV, no seu site ou através do Mensageiro da Paz.