terça-feira, 5 de outubro de 2021

Silas Malafaia ou Marco Feliciano? Quem será o vice de Bolsonaro em 2022?




Aliados do Pastor Silas Malafaia começaram a defender, nos bastidores, o nome do líder evangélico como candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro, nas eleições de 2022.

Pessoas próximas a Malafaia avaliam que o próprio Presidente da República tem dado sinais de interesse. Entre essas sinalizações estaria o fato de convidar o pastor para viagens oficiais pelo Brasil.

Aliados de Malafaia lembram o ato na Avenida Paulista no último 07 de setembro. Além do próprio Presidente, o pastor foi o único a discursar no trio elétrico ao lado de Bolsonaro.

Naquele dia, uma parte dos manifestantes chegou a gritar chamando Malafaia de "o vice do Bolsonaro". Em tom de brincadeira, o atual chefe do Palácio do Planalto respondeu: "eu topo".

À coluna, Malafaia afirmou que "hoje não tenho pretensão de ser candidato". Mas não descartou a possibilidade. "Meu futuro pertence a Deus", declarou.

Marco Feliciano

O pastor Marco Feliciano (PL), que já foi Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHN) da Câmera dos Deputados após ter sido indicado pelo antigo partido, o PSC, também é elogiado pelos apoiadores do meio evangélico que também gostariam de vê-lo na Vice-Presidência. 

Já tem gente fazendo enquete com os apoiadores de Bolsonaro para ver quem gostariam de ver na Vice-Presidência.

Fonte: www.portaltucuma.com.br/


Bispo Abner Ferreira da AD Madureira participa de evento ao lado do Papa Francisco. Encontro ecumênico reuniu 40 líderes religiosos e cientistas



O Vaticano organizou, na última segunda-feira, 04 de outubro, o encontro “Fé e Ciência: rumo à COP26”, com a presença do papa Francisco e 22 representantes de religiões, incluindo o bispo Abner Ferreira, da Assembleia de Deus Ministério de Madureira.

Compareceram também o patriarca Bartolomeu, da Igreja Ortodoxa, e o arcebispo da Cantuária, Justin Welby, bispo primaz da Igreja da Inglaterra, além de representantes do judaísmo, islamismo e budismo, dentre outras religiões.

De acordo com informações do Vatican News, cientistas convidados também participaram do evento, que culminou com a assinatura de um apelo às autoridades que participarão da COP 26, a partir de 31 de outubro, na Escócia, que haja trabalho com o propósito de alcançar a emissão zero de gás carbônico no mundo de maneira urgente.

O documento também propõe que as nações desenvolvidas se comprometam com a redução imediata de emissões próprias e financiem a redução de emissões das nações pobres ou em desenvolvimento.

Um vídeo transmitido pelo canal em português do Vatican News no YouTube mostrou o cumprimento de Abner Ferreira ao papa Francisco e também seu breve discurso, centrado em reconhecer a necessidade de preservação ambiental e união dos povos para alcançar o objetivo.

Nas redes sociais, Abner Ferreira compartilhou alguns Stories de sua visita ao Vaticano e à Sala das Bênçãos, mas não compartilhou a selfie feita com o papa momentos após seu cumprimento ao pontífice católico.

ecumenismo da reunião foi marcado por um momento de oração silenciosa, que segundo a nota oficial, foi conduzida pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni: “Após a última assinatura, a do Papa Francisco, Bruni convidou os participantes a um momento de oração silenciosa ‘levando no coração sobretudo os mais pobres e marginalizados, aqueles que primeiramente e de maneira mais forte sofrem os danos causados pelas mudanças climáticas’”.

Assine o Canal

Fonte: https://noticias.gospelmais.com.br/

Meu Comentário: A pergunta que se faz: As outras ADs se manifestarão? Ou silêncio como quando houve as reuniões entre líderes da Madureira e o filho do Rev. Moon?




segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Quantas cartas o apóstolo Paulo escreveu?

 


Esta pergunta nos introduz na Literatura Paulina, em particular as cartas e as Comunidades. Estas cartas mostram o pensamento Teológico Paulino que começa a tomar forma. É claro que não teremos uma Teologia Paulina estruturada já organizada, mas podemos dizer as cartas são respostas às dificuldades pastorais que as comunidades viviam.

 “Respondendo a pergunta podemos dizer que encontramos no Novo Testamento 13 cartas escritas e a de hebreus que muitos autores desconsideram de sua autoria.

Fazendo a distribuição das cartas podemos dizer que 13 são consideradas Paulinas, sendo 7 autênticas e 6 deuteropaulinas (sendo três delas cartas Pastorais)

Cartas Paulinas autênticas:

1 - Romanos

2 - Primeira Coríntios

3 - Segunda Coríntios

4 - Gálatas

5 - Filipenses

6 - Filemon

7 - Primeira Tessalonicenses

 Cartas deuteropaulinas paulinas :

1 - Segunda Tessalonicenses

2 - Efésios

3 - Colossenses

 Cartas Pastorais (também consideradas deuteropaulinas):

1 - Tito

2 - Primeira de Timóteo

3 - Segunda de Timóteo

 Total de cartas paulinas: 13

No passado existia o costume de atribuir também a Paulo a carta aos Hebreus. Mas hoje os exegetas são unânimes em afirmar que essa carta não foi escrita por ele, mas por um autor anônimo e seria uma espécie de sermão.

Há alguma discussão também sobre a autoria de algumas das cartas atribuídas a Paulo. Talvez não saíram do seu próprio punho, mas de seus discípulos ou, de qualquer forma, pessoas muito próximas dele. Discute-se sobre a autoria de Colossenses, Segunda aos Tessalonicenses, Efésios, Primeira e Segunda a Timóteo e Tito. Muitas cartas também são um conjunto de varias cartas, reunidas em uma só. Por isso são longas e possui assuntos diversos. Dificilmente naquela época se escrevia longas cartas. Sabemos que o pergaminho feito de couro de carneiro, que eram escritas as cartas era muito caro. Uma típica carta do tempo de Paulo esta na carta a Filemon. Destaca-se apenas um assunto em uma página servindo para modelo de compreensão como seriam as cartas neste tempo.

Um outro exemplo é a carta aos Filipenses que demonstra ser uma junção de 3 cartas.

1 – uma cartinha de agradecimento

2- Carta principal falando da situação.

3 – Uma carta alertando dos intrusos na comunidade.

Outro exemplo a destacar é a primeira carta aos Coríntios que aborda vários assuntos, que foram contidos em varias cartas e no final juntados em uma só carta.

Fonte: https://www.abiblia.org/ver.php?id=6520

Alguém escreveu a carta aos Efésios e usou o nome de Paulo para dar autoridade ao escrito. Este alguém seria um cristão que conhecia os ensinamentos de Paulo, mas foi avante na reflexão sobre a Igreja, sua natureza e sua função no mundo como comunidade una e universal.

Sabemos que Paulo escreveu com certeza as sete cartas canônicas: aos Romanos, a primeira e a segunda aos Coríntios, aos Gálatas, aos Filipenses, a primeira aos Tessalonicenses e a Filemon. É bem provável que tenha escrito também a segunda aos Tessalonicenses, aos Colossenses e a segunda a Timóteo. Efésios, Tito e a primeira a Timóteo são obras da Escola Paulina. Hebreus é obra autônoma, de um cristão bem formado, possivelmente Apolo, de Alexandria, que viveu em Éfeso e em Corinto.

A carta aos Efésios é de tipo universal. Foi escrita para toda a Igreja e não exatamente às comunidades de Éfeso. Ao longo do tempo recebeu esse nome de Carta aos Efésios e foi atribuída ao apóstolo Paulo. Ela tem certo parentesco com a carta aos Colossenses. As duas cartas destacam a idéia da Igreja como um Corpo e basta estar nesse Corpo para ser seguidor de Jesus Cristo. Não há necessidade de outras práticas. A Igreja aparece com a função de mediação. São Paulo já tinha morrido quando a carta foi escrita. Era, pois, importante manter a unidade das comunidades em torno de idéias firmes e claras sobre o significado da própria comunidade.

Fonte: Cônego Celso Pedro da Silva - https://www.cnbb.org.br/a-carta-aos-efesios/

Meu Comentário: Particularmente respeitando as opiniões das duas fontes acima, creio que Paulo escreveu as 13 cartas. Só Hebreus que não, porque a linguagem, a forma de escrever, de debater um assunto é diferente do estilo de Paulo em suas cartas. Hebreus, é considerada anônima, com sugestões do autor ter sido Apolo, Barnabé ou Paulo. Nas notas da Bíblia de estudo Shedd, o autor opina como sendo Apolo o autor. Eu também creio assim.