Esta pergunta nos introduz na Literatura Paulina, em particular as cartas e as Comunidades. Estas cartas mostram o pensamento Teológico Paulino que começa a tomar forma. É claro que não teremos uma Teologia Paulina estruturada já organizada, mas podemos dizer as cartas são respostas às dificuldades pastorais que as comunidades viviam.
“Respondendo a pergunta podemos dizer que encontramos no Novo Testamento 13 cartas escritas e a de hebreus que muitos autores desconsideram de sua autoria.
Fazendo a distribuição das cartas podemos dizer que 13 são consideradas Paulinas, sendo 7 autênticas e 6 deuteropaulinas (sendo três delas cartas Pastorais)
Cartas Paulinas autênticas:
1 - Romanos
2 - Primeira Coríntios
3 - Segunda Coríntios
4 - Gálatas
5 - Filipenses
6 - Filemon
7 - Primeira Tessalonicenses
Cartas deuteropaulinas paulinas :
1 - Segunda Tessalonicenses
2 - Efésios
3 - Colossenses
Cartas Pastorais (também consideradas deuteropaulinas):
1 - Tito
2 - Primeira de Timóteo
3 - Segunda de Timóteo
Total de cartas paulinas: 13
No passado existia o costume de atribuir também a Paulo a carta aos Hebreus. Mas hoje os exegetas são unânimes em afirmar que essa carta não foi escrita por ele, mas por um autor anônimo e seria uma espécie de sermão.
Há alguma discussão também sobre a autoria de algumas das cartas atribuídas a Paulo. Talvez não saíram do seu próprio punho, mas de seus discípulos ou, de qualquer forma, pessoas muito próximas dele. Discute-se sobre a autoria de Colossenses, Segunda aos Tessalonicenses, Efésios, Primeira e Segunda a Timóteo e Tito. Muitas cartas também são um conjunto de varias cartas, reunidas em uma só. Por isso são longas e possui assuntos diversos. Dificilmente naquela época se escrevia longas cartas. Sabemos que o pergaminho feito de couro de carneiro, que eram escritas as cartas era muito caro. Uma típica carta do tempo de Paulo esta na carta a Filemon. Destaca-se apenas um assunto em uma página servindo para modelo de compreensão como seriam as cartas neste tempo.
Um outro exemplo é a carta aos Filipenses que demonstra ser uma junção de 3 cartas.
1 – uma cartinha de agradecimento
2- Carta principal falando da situação.
3 – Uma carta alertando dos intrusos na comunidade.
Outro exemplo a destacar é a primeira carta aos Coríntios que aborda vários assuntos, que foram contidos em varias cartas e no final juntados em uma só carta.
Fonte: https://www.abiblia.org/ver.php?id=6520
Alguém escreveu a carta aos Efésios e usou o nome de Paulo para dar autoridade ao escrito. Este alguém seria um cristão que conhecia os ensinamentos de Paulo, mas foi avante na reflexão sobre a Igreja, sua natureza e sua função no mundo como comunidade una e universal.
Sabemos que Paulo escreveu com certeza as sete cartas canônicas: aos Romanos, a primeira e a segunda aos Coríntios, aos Gálatas, aos Filipenses, a primeira aos Tessalonicenses e a Filemon. É bem provável que tenha escrito também a segunda aos Tessalonicenses, aos Colossenses e a segunda a Timóteo. Efésios, Tito e a primeira a Timóteo são obras da Escola Paulina. Hebreus é obra autônoma, de um cristão bem formado, possivelmente Apolo, de Alexandria, que viveu em Éfeso e em Corinto.
A carta aos Efésios é de tipo universal. Foi escrita para toda a Igreja e não exatamente às comunidades de Éfeso. Ao longo do tempo recebeu esse nome de Carta aos Efésios e foi atribuída ao apóstolo Paulo. Ela tem certo parentesco com a carta aos Colossenses. As duas cartas destacam a idéia da Igreja como um Corpo e basta estar nesse Corpo para ser seguidor de Jesus Cristo. Não há necessidade de outras práticas. A Igreja aparece com a função de mediação. São Paulo já tinha morrido quando a carta foi escrita. Era, pois, importante manter a unidade das comunidades em torno de idéias firmes e claras sobre o significado da própria comunidade.
Fonte: Cônego Celso Pedro da Silva - https://www.cnbb.org.br/a-carta-aos-efesios/
Meu Comentário: Particularmente respeitando as opiniões das duas fontes acima, creio que Paulo escreveu as 13 cartas. Só Hebreus que não, porque a linguagem, a forma de escrever, de debater um assunto é diferente do estilo de Paulo em suas cartas. Hebreus, é considerada anônima, com sugestões do autor ter sido Apolo, Barnabé ou Paulo. Nas notas da Bíblia de estudo Shedd, o autor opina como sendo Apolo o autor. Eu também creio assim.