Antes de começarmos a análise, convém que vejamos algumas definições:
O que é livre arbítrio?
Livre arbítrio é um princípio bíblico que declara que o homem é livre para
tomar decisões, para decidir a questão do seu destino.
O que é predestinação?
Predestinação pode ser definida no sentido geral e no sentido bíblico. No
consenso popular, seria crer que Deus traçou um plano para nossa vida e devemos
segui-lo sem o direito da escolha. Em outras palavras - somos autômatos,
desempenhando um papel previamente estabelecido por Deus. No sentido bíblico, a
predestinação seria o decreto de Deus que possibilita a salvação a todos os que
aceitarem a Cristo.
Calvino, ampliando idéias já antes defendidas por Santo Agostinho, afirmou
que desde a antiguidade Deus estabeleceu dois decretos: Um selecionando um grupo
para a salvação ou vida eterna, e um outro decreto selecionando aqueles que
serão destruídos. O próprio Calvino qualificou-o como "o terrível decreto de
Deus".
Estaria este ensino em harmonia com as doutrinas bíblicas? De modo nenhum!
Porque a dupla predestinação ensina que se não fomos arbitrariamente escolhidos
para a salvação, não há esperança, ainda que busquemos ardentemente esta
graça!
Em sua apostila "Predestinação Bíblica", Hans K.
La Rondelle nos diz: "A doutrina da predestinação de uns para o bem e a
felicidade e de outros para o mal e infelicidade, parece ter nascido da
necessidade de alguns teólogos de conciliarem a misericórdia com a justiça
Divina. Deus é justo com os que predestina ao mal e misericordioso com os que
predestina a salvação. As passagens de Isaías 1:27 e Rom. 3:25 negam que a
misericórdia e a justiça sejam atributos divinos distintos; Deus não é metade
misericórdia e metade justiça, mas inteiramente misericórdia e inteiramente
justiça"
Vejamos agora as passagens e fatos bíblicos usados pelos defensores da
predestinação calvinista para a perdição: Prov. 16:4; Rom. 9:18; 8:29 e 30; Ef.
1:5,11
Dentre os fatos citados, estes se destacam:
- O endurecimento do coração de Faraó;
- Judas predestinado a trair Jesus;
- A declaração de Rom. 9:13: Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú
A palavra predestinação não aparece na bíblia, mas o verbo predestinar, em
grego "proorizo", é empregado quatro vezes, isto é, em Rom. 8:29 e 30; Ef.
1:5,11 (alguns manuscritos o trazem também em Atos 4:28 e I Cor. 2:7). A palavra
é formada de "pró", que significa "antes" e o verbo "horizo", que significa
"definir, limitar". Este verbo é usado na palavra horizonte, como círculo
limitante do campo da nossa observação. "Proorizo" pode ser traduzido por
demarcar de antemão, ser determinado anteriormente.
Três úteis princípios hermenêuticos nos ajudarão a compreender o problema da
predestinação:
- É a regra áurea da interpretação, chamada por Orígenes de "Analogia da Fé".
O texto deve ser interpretado através do conjunto das Escrituras, e nunca
através de passagens isoladas. Não podemos basear uma doutrina numa só passagem.
- Para compreender bem uma passagem é preciso consultar as passagens
paralelas. São aquelas que tratam do mesmo assunto.
- Observar bem o contexto. Analisar o que vem antes e depois, para se saber do
que o autor está tratando.
Vamos ilustrar com exemplos bíblicos estes três princípios, para esclarecer o
assunto em pauta:
1 - Analisando Provérbios:
"O Senhor fez todas as coisas para determinados fins, e até o perverso para o
dia da calamidade" Prov. 16:4
Porém, notemos o seguinte:
"... Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em
muitas astúcias" Ecles. 7:29
Deus de modo algum é o originador do mal, mas os que escolhem a impiedade por
sua própria vontade, Deus os destruirá.
2 - Este princípio pode ser ilustrado com Rom. 9:18, "Logo, tem Ele
misericórdia de quem quer, e também endurece a quem lhe apraz" Coloquemos agora
ao lado as seguintes passagens: "Para com o benigno te mostras benigno, e para
com o homem perfeito te mostras perfeito. Para com o puro te mostras puro, e
para com o perverso, inflexível*." Sal. 18:25,26 *(outras traduções dizem
"contrário")
"Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se
ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em
perdoar." Isa. 55:7
Fica claro pelas passagens acima, com quem Deus quer ser misericordioso e com
quem Ele é "inflexível". Estas passagens nos mostram que com os benígnos Ele é
benigno, mas que é inflexível com os perversos e impenitentes.
Êxodo 4:21 e 7:3 afirma que Deus endureceu o coração de Faraó. O que temos
aqui é um idiomatismo hebraico, ou seja, o verbo usado não é para expressar a
execução de algo, mas a permissão para fazer isso. Por exemplo: Êxo. 5:22 diz:
"Ó Senhor, por que afligiste a este povo?" (isto é, por que toleraste que fosse
afligido?).
Como se não bastasse isso, temos também as seguintes passagens que mostram
que foi Faraó que endureceu o seu próprio coração:
"Endureceu-se, porém, o coração de Faraó, e ele não os ouviu, como o Senhor
tinha dito." Êxodo 7:13
"Mas o mesmo fizeram também os magos do Egito com os seus encantamentos; de
maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha
dito." Êxodo 7:22
"Mas endureceu Faraó ainda esta vez o seu coração, e não deixou ir o povo."
8:32
3 - O contexto das passagens de Romanos e Efésios, que falam da
predestinação, é claro em nos mostrar que todos nós fomos predestinados para a
salvação. Paulo nos diz que Deus através de Cristo nos predestinou para que
fôssemos Seus filhos por adoção.
Deus tem um propósito para este mundo e para cada pessoa individualmente.
Este propósito é que todos cheguem ao conhecimento da verdade e se salvem.
"Deus não deseja que alguém se perca" II Pedro 3:9
Também é afirmado que Judas estava predestinado a trair Jesus, por isso ele
não era livre para escolher.
A bíblia não diz que estava predestinado que Judas o trairia. Embora a morte
de Cristo fosse pré-ordenada ("...o cordeiro que foi morto desde a fundação do
mundo" Apoc. 13:8), Pilatos e Judas não precisavam ter sido instrumentos dessa
morte, eles eram livres para aceitá-lo ou colaborarem na sua condenação.
Outra passagem muito citada pelos calvinistas para a dupla predestinação é
Rom. 9:13 "Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú". Afirmam que antes do
nascimento, um é predestinado para a salvação e outro para a condenação. Esta é
uma conclusão simplista e anti-bíblica, porque:
- Esta citação de Paulo foi tirada de Malaquias 1:2-3, a qual foi escrita mais
ou menos 1000 anos depois que eles viveram (Esaú e Jacó), ou seja, Malaquias não
escreveu uma profecia, mas apenas relatou um fato histórico.
- Malaquias não está falando de Esaú e Jacó como duas pessoas, mas de dois
povos distintos: israelitas e edômitas. Jacó está representando o povo do
concerto e Esaú os incrédulos e inimigos de Deus. O aborrecimento de Deus por
Esaú - ou melhor pelos seus descendentes - foi após um milênio de paciência.
Paulo declara que Jacó foi escolhido para uma função, para representar um
papel de destaque na história do povo de Deus. Rom.9:11,12
Os versos 34 e 41 de Mateus 25 contradizem frontalmente a dupla predestinação
de Calvino, acompanhe:
Verso 34: "então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita:'Vinde, benditos
de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação
do mundo'"
Notemos que a herança nos está preparada desde a fundação do mundo. Isto
sugere a predestinação para a salvação. Agora, vejamos o versículo 41:
"... apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo
e seu anjos"
Se houvesse a dupla predestinação, a afirmativa de Cristo seria: "preparado
para vós desde a fundação do mundo". Mas o que lemos é que o fogo foi preparado
para o diabo e seus anjos, e não para o homem!
Outra declaração importante de Paulo, que precisa ser bem compreendida é a de
Rom. 9:22,23.
O verso 22 fala dos vasos da ira preparados para a perdição, mas Deus os
suportou com muita longanimidade.
No verso 23 há o relato dos vasos da glória, preparados previamente. A bíblia
nos prova de maneira inequívoca que os vasos da ira não foram feitos por Deus
para a destruição. Basta ler as passagens paralelas de Romanos 2:4 e 5, onde
Paulo nos fala que Deus trabalha para a salvação do homem, mas o próprio homem
endurece o seu coração para o dia de ira:
"Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade,
ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? Mas, segundo a
tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da
revelação do justo juízo de Deus" Rom 2:4,5
Se existe alguma predestinação bíblica, sem dúvida é esta:
Em Adão todos são predestinados para a perdição - "Pois como em Adão todos
morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. " I Cor. 15:22
Em Cristo todos são predestinados para a salvação - "Mas, a todos quantos o
receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de
Deus;" João 1:12
Algumas provas bíblicas contra a predestinação calvinista.
Dentre as várias citações bíblicas que contradizem o errôneo ensino de Deus
haver predestinado pessoas para a perdição, as 11 seguintes devem ser
destacadas, por sua objetividade e clareza:
I Tim 2:4 "O qual deseja que todos os homens sejam salvos e
cheguem ao pleno conhecimento da verdade"
O relato de Paulo não deixa
dúvidas. Sua declaração nos leva a afirmar que ninguém foi designado para a
perdição.
II Pedro 3:9 "... não querendo que nenhum pereça, senão que todos
cheguem ao arrependimento"
É impossível harmonizar - Deus não deseja que
ninguém se perca - com a idéia de que Ele escolhe pessoas para serem destruídas.
Apoc. 22:17 "... quem quiser receba de graça a água da
vida"
Todos têm a oportunidade, graças a Deus! Aqui entra em cena a
vontade pessoal. Querer é um verbo que indica vontade, portanto a pessoa
escolhe; não aparece imposição.
João 3:16 "... para todo aquele que nele crê não pereça, mas
tenha a vida eterna"
Deus decretou que todos os que aceitarem a Cristo se
salvem. Não decretou que todos devem aceitar a salvação que Ele oferece. Deus
não força a vontade de ninguém.
Ezequiel 18:32 "Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o
Senhor Deus. Portanto convertei-vos e vivei"
Deus tem prazer na Salvação,
nunca na perdição. Se não respeitasse a vontade dos homens, Ele salvaria a
todos.
Mateus 7:21 "nem todo o que diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino
dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos
Céus"
Muitos não serão salvos, não porque estão "predestinados", mas
porque não aceitam as condições da salvação.
Jeremias 21:8 "... Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e
o caminho da morte"
Para que dois caminhos, se a sorte de cada um já foi
traçada antes?
Apoc. 2:10 "...Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da
vida"
Notem que a salvação também depende de nós, da nossa perseverança.
Atos 17:30 "... agora, porém notificai aos homens que todos em
toda parte se arrependam"
Notemos o convite para o arrependimento é para
todos.
Paulo declara em Tito 2:11 "que a graça de Deus se manifestou
salvadora a todos os homens."
Mais uma vez, a graça de Deus é para TODOS!
I Tes. 5:9 "Porquê Deus não nos destinou para a ira, mas para
alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo"
Esta declaração,
por si só, já faria desmoronar a teoria calvinista.
Também não poderíamos terminar este estudo, sem antes analisarmos a
Eleição e Vocação.
- Vocação é o chamado
- Eleição é a escolha
A Bíblia esta repleta de exemplos, de que a eleição, tanto de um povo, como
de indivíduos é para o serviço, para o desempenho de um papel no plano da
salvação, para ser bênção aos outros e não simplismente um privilégio. Ver Gen.
12:2
Israel foi eleito como um povo para especial serviço. Deut. 4:37; 7:6-8
Alguns exemplos de pessoas eleitas para a execução de um trabalho
especial:
- Moisés - Êxodo 3
- Os Sacerdotes - Deut. 18:5
- Os reis - I sam. 10:24
- Os profetas - Jer. 1:5
- Os apóstolos João 6:70
Algumas verdades que não podem ser ignoradas quanto à eleição:
A eleição de Deus inclui todo o mundo. I Tim 2:4,6; II Cor
5:14-15
Deus não elegeu ou predestinou apenas aqueles que eram dignos de Sua
graça. Mas elegeu o indigno, ele elegeu o iníquo, ele elegeu os Seus inimigos.
"Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios." Rom.
5:6 "Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela
morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela
sua vida. " Rom. 5:10
- Deus nos escolhe para o serviço na base do caráter e não em bases
pessoais. Nós nos elegemos, quando pelo poder de Cristo atingimos o padrão
que ele estabeleceu.
- A escolha de uma pessoa, não significa a rejeição de outras. A
escolha de Israel não significou a rejeição dos gentios. Ao escolher Israel Deus
desejava que por seu intermédio outras nações pudessem ser participantes de sua
graça.
Assim, há um duplo propósito na eleição:
- Para a salvação dos eleitos - Rom 11:7-11; II Tes. 2:13
- Para a glória de Deus - Ef. 1:6,12,14
Para terminar, só uma pequena história. Conta-se que um membro velho, de
poucos conhecimentos teológicos, foi interrogado sobre a nossa parte no plano da
salvação. Disse ele:
"Bem, há uma eleição onde Deus está votando a nosso favor, e o diabo votando
para a nossa perdição. Do lado em que pussermos o nosso voto, esse ganhará a
eleição."
Uma resposta simples, mas profunda. A qual mostra perfeitamente nossa parte
no plano da salvação.
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