SEJA BEM VINDO. Este blog nasceu da vontade de poder compartilhar, pensamentos e reflexões sobre os acontecimentos atuais e a aplicação da Palavra de Deus a nossa vida.A escolha deste título para o meu blog, foi porque acredito que se não for para vivermos o Evangelho de Cristo conforme Ele viveu e ensinou, nada vale a pena. INDIQUE ESTE BLOG A MAIS ALGUÉM E DEIXE UM COMENTÁRIO JUNTO A MATÉRIA QUE PORVENTURA TENHA GOSTADO.
sábado, 10 de outubro de 2020
quarta-feira, 7 de outubro de 2020
Ortodoxia e heresia
A palavra ortodoxia significa interpretação,
doutrina ou sistema teológico implantado como único e verdadeiro pela igreja/religião;
dogmatismo religioso.
A ortodoxia (com o
minúsculo) significa conformidade com os princípios de qualquer doutrina
geralmente aceita, em contraste com as doutrinas divergentes, que são
consideradas falsas e rejeitadas como heterodoxia. A doutrina
predominante prevalece sobre as doutrinas divergentes, domina a percepção
pública e, assim, define efetivamente a norma, ou seja, a doutrina "correta". [Mas a visão
predominante às vezes pode ser derrubada por uma "revolução
copernicana", de modo que a visão que prevalecia anteriormente
dá lugar a um novo consenso, que se torna a nova ortodoxia.
O termo "Ortodoxo", com O maiúsculo, é comumente aplicado como denominação distinta a dois grupos específicos de igrejas cristãs conhecidas como Igrejas Ortodoxas, assim chamadas mesmo por aqueles que questionam a sua reivindicação de serem exclusivamente ortodoxas.
Já heresia, significa: interpretação, doutrina ou sistema teológico rejeitado como falso pela igreja. Também pode ser interpretada como, teoria, idéia, prática que nega ou contraria a doutrina estabelecida por um grupo.
Sim, ortodoxia é muito importante e
a apologia no combate as heresias também.
O problema é quando surge o
aparecimento da agenda emocional oculta atrás daqueles juízos cansativos, rasos
e repetitivos. As razões nunca se afastam muito da mais dissimulada inveja, e
que se oculta atrás da “ortodoxia” que se pretende passar como “defensora da
verdade de Deus”.
E como a cabeça protestante está centrada na verdade, tudo aquilo que não for exatamente de acordo com a sua cartilha teológica, necessário é, que se faça expurgo.
Seria ingenuidade nossa querermos pregar um inclusivismo que não pergunta pelas questões básicas da verdade. Porém, eu creio que é hora de abrirmos nossos olhos para não ficarmos nem com o nosso “diletantismo pela verdade”, tampouco com o “inclusivismo católico”, que não questiona alguns conceitos básicos e fundamentais.
terça-feira, 6 de outubro de 2020
Bolsonaro diz, em culto da Assembleia de Deus, que próxima indicação ao STF será de um pastor
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou na noite desta segunda-feira (5) em São Paulo que a próxima indicação dele ao Supremo Tribunal Federal (STF) deve será um pastor evangélico.
Ele participou de um culto de ações de graça pelo aniversário do pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Brasil, no bairro do Belenzinho, Zona Leste de São Paulo.
No evento, Bolsonaro chamou de “precipitado” quem o criticou por não ter indicado um ministro evangélico para a vaga de Celso de Mello, que deve deixar o STF na próxima terça-feira (13), para se aposentar.
"Vamos ter no STF um ministro terrivelmente evangélico. Agora mais ainda. Alguns um pouco precipitados achavam que devia ser a primeira vaga, que acabei de indicar. A segunda vaga, que será [indicada] em julho do ano que vem, com toda certeza, mais que terrivelmente evangélico, se Deus quiser nós teremos lá dentro um pastor”, afirmou.
"Imaginemos as sessões daquele Supremo Tribunal Federal começarem com uma oração. Tenham certeza de uma coisa: isso não é mérito meu. É a mão de Deus", completou Bolsonaro.
Além do presidente, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro também esteve no evento que ocorreu na Igreja Assembleia de Deus – Ministério do Belém.
Estiveram presentes ainda o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, desembargadores e outras autoridades.
O indicado de Bolsonaro para a vaga de Celso de Mello foi o desembargador Kassio Nunes Marques, de 48 anos, de acordo com publicação do “Diário Oficial da União” na última sexta-fera (2). A indicação já havia sido anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro um dia antes na internet.
Marques é, atualmente, desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que tem sede em Brasília.
Assista o culto:
Fonte: G1 via Folha Gospel, via Point Rhema.