sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CGADB - Justiça anula exclusão do Pr. SAMUEL CÂMARA


O Pastor SAMUEL CÂMARA, Presidente da Assembleia de Deus em Belém do Pará, mais conhecida como Igreja Mãe, acaba de publicar em sua página no Facebook:

"O juiz da 5ª Vara Cível de Manaus, José Renier da Silva Guimarães, em sentença de mérito, declarou nulo o processo disciplinar de n° 36 e "todos os atos dele derivados". Isto significa a reintegração imediata do pastor Samuel Câmara como membro da CGADB, em virtude de o Conselho de Ética e Disciplina e a Mesa Diretora da CGADB não lhe terem assegurado o contraditório e o amplo direito de defesa."

Como se trata de julgamento do mérito, não é mais cabível agravo de instrumento, no entanto, é possível apelação em instância superior. Como tais medidas liminares e apelações se tornaram atitudes comuns nessa causa, resta aguardar para sabermos qual será a atitude da Mesa Diretora da CGADB.

Fonte: Página do Pr. Samuel Câmara no Facebook, via http://www.pointrhema.com.br/

Comentário: É assim caminha a maior convenção assembleiana, de uma liminar aqui, uma apelação ali, depois sentença judicial e por aí vai! Depois da última eleição da CGADB, pensei que o Pr. Samuel sairia e abriria outra convenção de ministros, ou seguiria o caminho de Silas Malafaia que se desligou e fez da igreja que preside, uma AD autônoma. Mas não. Câmara até o momento tem optado por não facilitar a vida de quem foi seu oponente nas eleições, tentando se manter na CGADB via justiça.

Só lembrando, na eleição de abril/2013, havia duas chapas concorrendo. A "oposição", liderada por Samuel Câmara usou o slogam "CGADB para Todos". Olha que lindo, será mesmo? Pois a CGADB, continua a ser exlusiva e excludente de pastores, e a membresia permance anônima, ausente e sem voz.

A outra chapa, liderada pelo Pr. José Wellington (no cargo há mais de duas décadas), adotou a divisa "Amigos do Presidente". Olha só o lema! Poderia ter usado outros termos como "amigos da igreja" ou da Convenção", mas escolheram o do presidente.

Apesar das chapas formadas serem compostas por presidente, cinco vice-presidentes, cinco secretários (um para cada região do país), dois tesoureiros e cinco membros do Conselho Fiscal, os 18 cargos foram eleitos separadamente. Daí, como em outras eleições, alguns dos eleitos eram da "situação", outros da "oposição".

A eleição, por si já seria objeto de estudo. Quase todos os nomes das duas chapas são pastores-presidentes de alguns ministérios estaduais ou regionais. A palavra eleição evoca o princípio da democracia, porém nesta eleição em particular, o que existe na prática, é que uma elite assembleiana votam e são votadas na eleição convencional, enquanto contraditoriamente em suas igrejas locais, exercem o pastorado de forma vitalícia.

Acredito que já passou da hora de refletirmos sobre a forma de governo assembleiano. Alguns problemas que vivenciamos se originam aí. Se na Igreja Católica há um Papa e um Vaticano que envolvem a questão do poder, na AD brasileira idem. O poder é fragmentado em Ministérios, mas condensado na figura do pastor-presidente. Esse é soberano e vitalício no poder. Há casos onde se passa até em cima de Estatutos e Regimentos. Ou seja, muitos que participam e defendem a eleição para a Mesa Diretora da CGADB, jamais aceitariam eleição em suas igrejas para escolha do pastor local.

Enquanto na "alta cúpula", as animosidades estão cada dia mais graves e as relações de poder intensificadas, com possibilidade de convivência pacífica quase nula. Na outra ponta da pirâmide, vemos que na igreja existem homens e mulheres que cantam, pregam, contribuem com seus dízimos e ofertas. São heróis anônimos diante da história oficial da denominação.









quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dentista brasileiro luta para salvar "crianças bruxas" caçadas na Nigéria



Um dentista de Santos, no litoral de São Paulo, já atravessou o oceano quatro vezes para salvar crianças consideradas ‘bruxas’ na Nigéria. Marcelo Quintela, que acumula o trabalho de agente humanitário, preside uma instituição que se engaja em projetos sociais na África, na Baixada Santista e no Nordeste do Brasil, reunindo centenas de voluntários que dedicam parte de suas rotinas para lutar por vidas mais justas e com melhores perspectivas.
Recentemente, um grupo de cerca de 20 voluntários voltou da Nigéria, onde realizava um trabalho que resgatava crianças classificadas como bruxas. Segundo Quintela, estes sacerdotes falam para os pais que as crianças são bruxas, por qualquer motivo, como alguma convulsão, febre ou até mesmo se for uma criança desobediente. Desta forma, os pais, pagam uma quantia e entregam os filhos à estes sacerdotes para que eles curem a criança. “Estamos na Nigéria desde 2010. Éramos andarilhos, resgatando crianças que estavam sequestradas por sacerdotes, que as mantinham amarradas, presas em galpões. A gente recebia as denúncias e íamos atrás delas. As crianças eram consideradas bruxas, por isso entregues à esses sacerdotes, para que eles cuidassem delas e tirassem o espírito mal delas, mas é tudo porque o cara ganha dinheiro dos pais das crianças, que são supersticiosos e acreditam no que as pessoas falam. Eles não matam, mas amarram às árvores para que morram. Ir para lá é perigoso, mas os brasileiros conseguem a penetração lá. Só por sermos brasileiros somos muito respeitados. A África ama o Brasil”, conta Quintela.
Insituto Religar inclui outros projetos (foto: Arquivo Pessoal / Marcelo Quintela)
Insituto Religar inclui outros projetos
(foto: Arquivo Pessoal / Marcelo Quintela)
Quintela conta que começou a se engajar com causas sociais quando tinha 12 anos de idade. “Eu presidia a juventude presbiteriana em Santos. Nós saiamos às ruas para atender moradores de rua, fazíamos sopão da madrugada, fazia incursões ao Dique Sambaiatuba, em São Vicente. Lá eu tive os primeiros choques de realidade. Apesar de ser morador de um bairro pobre, na área do Mercado Municipal, na Vila Mathias, eu nunca tinha entrado em um lugar tão miserável com casas em palafitas. Lembro que passei a ter muita afinidade com famílias, me envolvi com coração mesmo. Hoje temos ações na Nigéria, Senegal, Vila Gilda e Sertão do Nordeste. Não escolhemos esses lugares, temos o principio de ir para onde ninguém quer ir. Mas esses lugares apareceram”, relata.
No sertão do Pernambuco, o grupo luta por uma solução para a seca. “A SOS Religar trabalha contra a seca no sertão do Pernambuco, considerada a maior seca dos últimos 60 anos. Por que o Brasil não resolveu o sertão? Por que tem dinheiro mas não resolvem essa questão? Lógico que eu descobri as questões políticas relacionadas a isso. Fiquei muito inconformado. Mas vamos fazer a nossa parte, mesmo que seja pequena. Nossa pequena ajuda já alcança 300 famílias, porque abrimos quatro poços, que dão água para sempre para elas. Um engenheiro agrícola voluntário faz isso, são todos técnicos voluntários. O chão era como areia de praia. Não achava que fosse possível nascer algo, mas quando irriga com a água do poço, nasce rápido. Com R$ 5 mil abrimos um poço, então o problema do sertão já era para ser resolvido”, diz.
Na região da Baixada Santista, o trabalho se concentra nos Dique Sambaiatuba, Vila Gilda e Vila Telma. “No dique nós transformamos a vida da família, profissionalizando quem não tem capacitação, dando uniforme para a criança, viabilizamos transporte para que ela vá até a escola. Não queria fazer melhorias no dique, não quero melhorar o que não era nem para existir. Isso significa aceitar que se perpetue um tipo de moradia que não era para existir. Para o dique não vai mudar nada, para as famílias vai mudar tudo. Queremos mudar, por o menino para um curso técnico, fazer com que o jovem faça o Enem e consiga a bolsa na faculdade”, explica Marcelo.
Para ser um voluntário do Instituto Religar, é preciso preencher uma ficha no site para descobrir em qual projeto a pessoa se enquadra melhor. Marcelo afirma que muitas pessoas ainda questionam porque ele se dedica tanto à estas causas. “As pessoas precisam fortalecer o espírito para fazer o que fazem pelo próximo. Fazer o bem é contra a correnteza. As pessoas não querem sair de sua zona de conforto, por isso eu prezo tanto o voluntariado. As pessoas perguntam o que eu ganho com isso. Eu ganho sentido para vida. Não sou ortodentista mais do que sou hoje um agente humanitário”, diz.
Cerca de 20 voluntários vão para a Nigéria (foto: Arquivo Pessoal / Marcelo Quintela)
Cerca de 20 voluntários vão para a Nigéria (foto: Arquivo Pessoal / Marcelo Quintela)

Livro
Marcelo Quintela escreveu um livro que relata as histórias vividas na Nigéria, no trabalho de resgate das crianças-bruxas. O diário traz diversas fotos e depoimentos. Os recursos obtidos com as vendas serão destinados aos projetos desta missão. O lançamento do livro “Missão Salvar Crianças Bruxas” será lançado no dia 7 de dezembro, na livraria Realejo, que fica na avenida Marechal Deodoro, nº 2, em Santos.

Fonte: Anna Gabriela Ribeiro, no G1, via Pavablog.

Meu Comentário: Há quatro anos atrás em 2009, postei uma denúncia contra o que estava ocorrendo com essas crianças na Nigéria aqui no Blog: (http://juberdonizete.blogspot.com.br/2009/10/denuncia-religiosos-estao-acusando.html#!/2009/10/denuncia-religiosos-estao-acusando.html). Na época já fiz menção do nome do Marcelo, pois ele estava se preparando para ir à Nigéria. Para quem não sabe, esse trabalho foi idealizado e incentivado pelo Caio Fábio e o "Caminho da Graça". Daí nasceu o "Caminho Nações", que é faz o papel de agência missionária deles. Quintela é praticamente o número 2 dentro do Movimento Caminho da Graça, pois o Caio Fábio tem delegado muitas tarefas importantes a ele. Para quem quiser conhecer mais o trabalho desenvolvido pelo Marcelo Quintela e o grupo "Caminho Nações" é só acessar o link: http://www.caminhonacoes.com/



segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Subsídio para EBD - A Mulher Virtuosa



O livro de Provérbios coloca a mulher em posição de prestígio, o texto está repleto de alusões à sabedoria, dando a esta uma conotação feminina. No último capítulo, o autor destaca a importância de se encontrar uma mulher de virtudes, no versículo 10, do capítulo 31, pergunta:“mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins”. Na aula de hoje, com base nessa passagem, mostraremos, a princípio, que a mulher tem seu lugar no projeto de Deus, em seguida, meditaremos nas características dessa mulher virtuosa de Pv. 31, e ao final, daremos exemplos bíblicos de mulheres tementes ao Senhor.

MULHER, UM PROJETO DE DEUS
A mulher, issah em hebraico, também significa esposa, e de acordo com Gn. 2.22, teria sido criada depois do homem, com enfoque na relação direta e distintiva entre os sexos, masculino e feminino (Gn. 2.23). Homem e mulher foram criados para o casamento, sendo Deus aquele que o instituiu como aliança, por isso ambos deixaram pai e mãe para formarem uma nova família (Gn. 2.24). Essa junção está fundamentada na transparência, pois ambos estavam nus, marido e mulher tornaram-se uma só carne (Gn. 2.25). A cultura do Antigo Testamento era dominada pelo gênero masculino, por isso as instruções são dadas aos homens, apenas algumas delas são dadas diretamente para as mulheres (Lv. 18.23; 20.16). A Torah não se esquecia das mulheres, por isso havia proteções específicas para elas (Ex. 20.17; Dt. 5.21). O amor de Deus por Israel é comparado, principalmente nos livros poéticos, ao de um marido por sua esposa (Is. 54.6; Jr. 3.20; Ez. 16.23; Os. 2.1,2). No Novo Testamento, mulher, gyné em grego, se refere a uma pessoa adulta do sexo feminino, inclusive as virgens (Mt. 9.20; 13.33; 27.55; Lc. 1.42). O evangelista Lucas se refere em seu evangelho a treze mulheres, sendo, por esse motivo, considerado o evangelista das mulheres. Isso é importante porque na época de Jesus as mulheres não eram bem vistas pela sociedade, principalmente entre os grego. Mesmo assim, entre os discípulos, havia várias delas, algumas tinham sido libertas de espíritos imundos (Lc. 8.2-31). Jesus sempre teve as mulheres em alta estima, um dos seus maiores sermões foi entregue para uma mulher samaritana, próximo ao poço de Jacó (Jo. 4.4-30). Marta foi repreendida por Jesus por criticar sua irmã Maria, estando esta aos pés dEle, para aprender (Lc. 10.41,42). Em certa ocasião, Jesus perdoou uma mulher que havia sido flagrada em adultério, condenando seus detratores (Jo. 7.53-8.11). A palavra gyné em grego também pode significar“esposa”, a esse respeito Paulo afirma que os ministros devem ser maridos de uma só mulher (I Tm. 3.2; Tt. 1.16). E que esses devem amar sua esposa como Cristo amou a Sua igreja, sacrificando-se por ela (Ef. 5.22-33; Cl. 3.18-4.1).

A MULHER VIRTUOSA DE PROVÉRBIOS
O capítulo 31 de Provérbios é uma pérola a respeito do valor da mulher virtuosa, ou seja, daquela que tem muitas virtudes. Mais precisamente, a palavra chayil, em hebraico, também significa valorosa, isto é, um tesouro de inestimável valor. As virtudes dessa mulher são apresentadas na forma literária de acróstico, cada expressão é iniciada com uma letra sequencial do alfabeto hebraico. Destacaremos, a seguir, dez características dessa mulher: 1) fé – serve a Deus com toda sua força, e O busca com toda sua alma, não se distancia da Sua presença (Pv. 31.26,29-31); 2) respeitadora – respeita seu marido, é totalmente digna de confiança, não o coloca em situações constrangedoras (Pv. 31.11,12,23,28); 3) ensinadora – ensina aos seus filhos o caminho para Deus, disciplinando-os com cuidado e sabedoria (Pv. 31.26,28); 4) cuidadosa – não desconsidera as necessidades da família, atenta para a alimentação e a saúde do marido e dos filhos (Pv. 31.14,15,17); 5) servidora – não serve simplesmente por obrigação, mas ama fazer o que faz, sempre com gentileza (Pv. 31.12,15); 6) sábia – faz tudo com critério, não se porta com extravagancia, preserva o sustento da família (Pv. 31.14,16,18); 7) trabalhadora – não se conduz com indolência, desenvolve as tarefas com diligência, tem prazer em desenvolver suas tarefas (Pv. 31.13,16,24,36); 8) dona de casa – a prioridade é o seu lar, tornando-o um ambiente saudável e hospitaleiro (Pv. 31.20-22, 27); 9) uso adequado do tempo – não perde tempo com atividades improdutivas, é diligente na execução das tarefas (Pv. 31.13,19,27); e 10) beleza – não apenas a exterior, mas também a interior, pois cultiva uma vida santidade (Pv. 31.10,21,22). Com base nesse textos, elencamos, em linhas gerais, algumas virtudes da mulher de Pv. 31: 1) seu marido confia nela, principalmente para a manutenção da família (Pv. 31.11); 2) busca o bem e não o mal para a família (Pv. 31.12); 3) procura linha e lã, e trabalha com boa vontade (Pv. 31.13); 4) provê a alimentação para a família (Pv. 31. 14); 5) acorda cedo para providenciar o necessário (Pv. 31.15); 5) sabe a melhor forma de investir no bem-estar da família (Pv. 31.16); 6) trabalha com vigor, a fim de sustentar a casa (Pv. 31.17); 7) sempre ver frutos em seu trabalho (Pv. 31.18); 8) tem prazer em aprender atividades domésticas (Pv. 31.19); 8) é generosa com os necessitados (Pv. 31.20); 9) protege os filhos na hora da adversidade (Pv. 31.21,22); e 10) seu marido é respeitado por causa dela (Pv. 31.23).

EXEMPLOS BÍBLICOS DE MULHERES VIRTUOSAS
A partir da Bíblia, podemos destacar alguns exemplos de mulheres virtuosas, que são dignas de destaque. Sara, em Hb. 11.11, é apresentada como uma mulher de fé, que creu contra toda descrença, e confiou na Palavra de Deus, deixou-nos o exemplo de como viver além da vista, e a desenvolver uma fé sobrenatural (I Pe. 3.6). Rachel, em Gn. 29, é mostrada como uma jovem diligente, que busca cumprir suas obrigações, diligente nas tarefas a serem desempenhadas, nos inspira a viver com paciência e a amar o trabalho que desenvolvemos, mesmo os mais difíceis e aparentemente irrelevantes. Rute não se deixou abater pelas circunstâncias, antes colocou sua confiança no Senhor, legou-nos também o modelo de lealdade, em sua viuvez, não abandonou a sogra, mesmo quando essa nada tinha para oferecê-la (Rt. 2.2-6; 3.11; 4.15). Abigal é um exemplo de mulher sensata, que sabe discernir as situações, e se posicionar a fim de preservar sua família (I Sm. 25.13-15). Ester nasceu em uma situação adversa, era escrava no império medo-persa, mesmo sendo bela, não se fiou nesta, mas em sua fé no Deus de Israel, sendo um exemplo de pessoa corajosa que se dispõe ao sacrifício pelos outros, mesmo colocando a própria vida em risco (Et. 4.14-16; 7.1-4). Maria, a mãe de Jesus, não pode ser desprezada, nem mesmo pelos evangélicos, ela foi uma mulher obediente, que deu ouvidos à voz de Deus, ainda que não fizesse sentido (Lc. 1.26-38). Marta e Maria são duas mulheres que nos deixam o exemplo de fé e trabalho. Com Jesus aprendemos a importância do equilíbrio, precisamos trabalhar, sermos diligentes, mas também parar para ouvir o que o Senhor tem a nos ensinar (Lc. 10.38-42). Débora foi juíza em Israel, uma mulher de fibra, mas sobretudo com sentimento de justiça e temor a Deus (Jz. 4.4-10). Dorcas foi uma mulher bondosa, com o coração caridoso, que se voltava para as necessidades das pessoas, que exercitava a generosidade (At. 9.36). Priscila, sempre citada antes do seu marido Áquila, foi uma mulher que se arriscou pela causa do evangelho de Cristo, e que ensinava a Palavra de Deus (Rm. 16.3,4; At. 18.24,26)

CONCLUSÃO
Não é difícil ser uma mulher virtuosa, o segredo, de acordo com os livros sapienciais, está no temor do Senhor. A maior virtude uma mulher é o temor a Deus, por esse motivo ela será elogiada (Pv. 31. 31). O livro de Provérbios é direcionado principalmente aos jovens, por esse motivo os rapazes devem estar atentos às características de Pv. 31, a fim de serem agraciados com uma esposa virtuosa, pois assim encontrarão a benevolência do Senhor (Pv. 18.22).

BIBLIOGRAFIA
AITKEN, K. T. Proverbs. Lousiville: Westminster John Knox Press, 1986.
WEIRSBE, W. W. Proverbs: be skillful. Colorado Springs: David Cook, 2009.