sexta-feira, 9 de abril de 2010

CRISTIANISMO RADICAL FAZ DOIS ANOS

Há dois anos comecei o blog Cristianismo Radical. Houve um crescimento que muito me alegra, pois chegamos a quase 60.000 visitas, vindas de 86 países e estamos com 223 amados que nos dão o prazer e a honra de estarem como seguidores deste blog. Foram 275 postagens nesse período. Dos 86 países, os que mais nos visitam são: Portugual, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Espanha, Reino Unido, Angola e Itália. Estes números e dados podem não dizer muito para alguns blogues mais visitados, mas para mim, significa muito. Nesse tempo, pude conhecer vários irmãos, interagir com eles, através deste espaço, e também tenho tido a possibilidade de expressar minhas opiniões, reflexões e também deixar mensagens do Evangelho.

MEU MUITO OBRIGADO A TODOS, PELAS VISITAS E COMENTÁRIOS, QUE SÓ ENRIQUECERAM ESTE ESPAÇO!

DEUS ABENÇOE A TODOS.

Pr. Juber

terça-feira, 6 de abril de 2010

Malafaia e Samuel Ferreira - o que está acontecendo com a liderança da AD?





A igreja Assembleia de Deus estará comemorando o ano que vem o seu centenário. Mas sinceramente, não acho que ela tenha muito o que comemorar ultimamente.
Sou membro da AD há 28 anos, a igreja que conheci, era mais simples, com pastores que não tinham muita instrução formal e teológica. Mas havia uma sede de evangelização genuína, onde os crentes ainda faziam cultos ao ar livre aos domingos e, visitavam os novos convertidos.
Os pastores possuíam um estilo de vida mais simples, quando algum conseguia comprar um carro novo ou mesmo uma casa própria, já era quase que uma ostentação!

Mas os tempos mudaram!

Do lado da CGADB, durante as duas últimas eleições, pleitos onde foram gastos milhões de reais e denúncias das mais graves, que só se vê no que há de pior na política partidária. Terminada a última eleição convencional, se vê uma disputa que parece não ter fim, onde cada lado tenta desestabilizar o outro. As chamadas “invasões de campo”, viraram rotina, onde os ministérios saem competindo dentro das cidades por membresia.

No episódio da publicação da Bíblia Dake, houve uma clara demonstração de uma Convenção que não intervém, dando a entender que mas o lado financeiro da questão foi priorizado.

O pastor Silas Malafaia, que ocupa o cargo de 1° Vice-Presidente da CGADB, é uma pessoa que ora aparece no programa do Ratinho (SBT), combatendo o homossexualismo, ora aparece em seu programa de TV, exibindo os gurus da teologia da prosperidade norte-americana, pedindo ofertas de 900,00 e agora de 1.000, em suaves de prestações de 12 vezes. Um dia ele traz o Cerullo, outro dia o Murdock, pelo jeito que a coisa anda, o próximo deve ser o Benny Hinn. Fora os protestos dos blogues, não houve outro sinal de advertência ao Malafaia – pelo menos até agora.

As referidas ofertas são pedidas para seu ministério televisivo. O problema é que depois, a mesma pessoa, aparece exibindo a compra de um grande complexo, onde funciona a sua empresa gospel e para completar, ainda compra um avião na casa dos milhões de dólares.

Do lado da CONAMAD, a situação não está melhor. O líder máximo, Bispo Manoel Ferreira, tomou gosto pela política. É deputado federal pelo Rio de Janeiro, agora quer ser senador. Isto sem contar que ele se uniu ao filho do falso messias, conhecido como Reverendo Moon. Esse último fato, foi amplamente divulgado pela internet, com cópia do discurso do referido deputado, disponível nos anais da Câmara dos Deputados Federal.

O segundo vídeo mostrado na postagem, é um "campeão de audiência" no youtube, onde mostra o Pr. Samuel Ferreira, líder da AD/Madureira no Brás. As cenas falam por si só. O que é mostrado está mais para esoterismo do que pentecostalismo. Mas existe uma coisa em comum nos vídeos mostrados acima, do Malafaia e Ferreira – ambos pedem dinheiro.

Grande parte da membresia não imagina, o que rola nos bastidores eclesiásticos. A AD em seus 100 anos, contribuiu muito com o crescimento do protestantismo no Brasil, e se tornou a maior denominação evangélica do país.

Reconheço que existe muitos pastores e obreiros espalhados por esse Brasil e pelo mundo, que são abnegados com respeito a missão evangélica. Muitos servem em tempo parcial ou integral, fazendo o melhor que podem, crendo que estão fazendo a obra de Deus. No entanto, a mensagem de Jesus aos líderes maiores da denominação não poderia ser outra, se não a mesma dirigida à igreja de Éfeso no Apocalipse: "Arrepende-te e lembra-te de onde caíste, volta e pratica as primeiras obras, se não virei a ti, e tirarei o seu castiçal do lugar".

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Lula, Caio Fábio, Júlio Severo e os evangélicos

Passei a ser mais politizado e a acompanhar a política nacional a partir da eleição presidencial de 1989. Sarney era o Presidente da República, e se tornou o alvo de Collor e Lula na propaganda eleitoral. Na ocasião Fernando Collor, o eleito, foi o preferido da maioria dos evangélicos e Lula o escolhido pelos chamados evangélicos progressistas.

Em 1992, Collor, sofreu o impedimento, com o voto contra de Sarney e do PT e de alguns deputados evangélicos. Vinte e um anos depois da eleição de 1989, Collor é senador, sendo escolhido para presidir uma Comissão no Senado, com apoio do governo Lula. Sarney, aliado de Lula é o presidente do Senado, apesar das inúmeras acusações e da pressão que houve para renunciar. Lula e Collor são aliados. Collor disse que vai inclusive, fazer campanha para a Dilma em Alagoas.

Júlio Severo em seu blog (juliosevero.blogspot.com), costuma dizer que Caio Fábio foi o responsável pela conquista dos votos do Lula entre os evangélicos. Eu não acredito que o Caio, mesmo no auge de sua popularidade nos anos 90, tenha tido todo esse poder. Nos anos 90, Lula ganhava os votos dos evangélicos progressistas, mais alinhados à esquerda. Quando foi eleito em 2002, o candidato que puxou mais votos dos evangélicos no primeiro turno, foi Antony Garotinho e no segundo turno os votos evangélicos se dividiram entre o Serra e o Lula.

Outra coisa, em 2002, Caio Fábio já havia saído de cena da posição de destaque que ocupara na década anterior. O papel do Caio foi mais de dar algumas “dicas” para o discurso do Lula com os evangélicos e apresentá-lo à algumas lideranças. Isto está escrito no seu livro “Confissões do Pastor”, publicado em 1996.

Hoje, por incrível que pareça, mesmo que não admitam, Caio Fábio e Júlio Severo, estão de acordo em uma coisa: Ambos estão contra, o lulismo e a sua candidata. Com relação ao Severo não é novidade que ele é anti-Lula e anti-PT.

Agora, o Caio disse recentemente que apóia a candidata Marina Silva e sobre o Lula disse o seguinte em seu site (www.caiofabio.net.com): “Eu nunca antes declarei em quem votei ou votaria; porém, agora, ainda que apenas para poder dormir com a consciência tranqüila, declaro que votarei na Marina Silva; que pode ter a saúde fraca, mas tem caráter e consciência; e melhor: não caiu no surto diabólico que hoje possuiu o Lula que, no passado, costumava me ligar aos sábados para comentar a mensagem que eu tinha acabado de pregar no meu programa de televisão “Pare & Pense”. Naquele tempo eu abominava o que os evangélicos diziam e projetavam sobre ele. Mas hoje, vejo que estavam errados na temática do medo, mas que estavam certos no medo, ainda que sem tema”.

E os evangélicos? Bom, em 1989, Lula foi pintado como um demônio barbudo por algumas igrejas evangélicas. A partir da eleição de 2002, o “Lulinha, paz e amor”, foi apoiado pelos líderes dessas mesmas igrejas. A pergunta que não quer calar é: O que será que houve, foi mudança de ideologia ou puro oportunismo?