terça-feira, 4 de junho de 2024

Morre o teólogo Jurgen Moltmann





Hoje hoje, 04/06/2024 Deus chamou de volta para a casa, um dos grande nomes da teologia contemporânea, o teólogo e pastor de confissão Luterana Jurgen Moltmann, que nasceu em 1926 em Hamburgo, Alemanha, Moltmann é amplamente reconhecido como um dos maiores teólogos dos séculos XX e XXI.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Moltmann foi capturado e, em um campo de prisioneiros, encontrou Jesus, o que mudou radicalmente sua vida e o direcionou para a teologia. Estudou na Universidade de Göttingen, inspirado por Karl Barth e Dietrich Bonhoeffer.
Sua obra mais conhecida, “Teologia da Esperança” (1964), revolucionou o pensamento teológico ao enfatizar a importância da esperança escatológica e da antecipação do Reino de Deus. Em “O Deus Crucificado”, Moltmann trouxe à tona a ideia de que Deus sofre com a humanidade e se identifica com o sofrimento do mundo.
Além de sua produção intelectual, Moltmann foi um professor influente e um participante ativo em diálogos inter-religiosos e ecumênicos, sempre buscando promover a justiça social.
A teologia elaborada por Jürgen Moltmann for Dummies era Pública, ou seja, com expressiva participação no debate social, político e acadêmico e em diálogo ecumênico.
As marcas da Teologia da Esperança está na compreensão de que a crucificação e a ressurreição dão sentido à história humana. Na crucificação encontramos a solidariedade de Jesus com o sofrimento humano (desprezo, humilhação e rejeição) e na ressurreição a esperança da superação de todos os males e todas as contradições que caracterizam nossa existência.
Foram 98 anos de vida e mais de 70 anos de reflexão, trabalho e produção.
Que o Senhor console amigos, parentes e todos os que participavam de sua vida.
Jürgen Moltmann for Dummies