Edir Macedo
No mesmo dia em que foi denunciado pelo Ministério Público Federal, acusado de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal, se envolve em outra polêmica ao atacar as bandas gospel. Macedo disse que "99% desse pessoal (gospel) que canta por aí são endemoniados, é tudo (sic) perturbado".
Apesar do ataque, Macedo e a Universal também têm uma gravadora de música gospel, a Line Records, que por sua vez tem o selo New Music, que lançou artistas como Banda Audiolife, Jessyca e Robinson Monteiro, apelidado de "Anjo" (lançado por Raul Gil na Record)
Os bispos da Universal citaram especificamente a cantora Ana Paula Valadão, da banda gospel Diante do Trono --que não pertence à Line Records.
"Outro dia um pastor botou a mão na cabeça dela e ela caiu no chão", provocou bispo Márcio, da Universal, durante programa ao lado de Macedo.
O bispo se referia ao encontro da banda e da vocalista com um pastor, no qual a cantora desmaiou após ter sua cabeça tocada pelo religioso. Comandada por Romualdo Panceiro, considerado por Macedo como seu herdeiro espiritual, Ana Paula virou alvo de chacota nos programas da IurdTV
"Interessante ser criticada por me render (de) corpo e alma em adoração na presença de Deus... até me regozijo por isso; não me deixarei intimidar", rebateu Ana Paula no twitter. Mais tarde ela postou para que os fãs "não se preocupassem" com os ataques que ela vinha sofrendo. Os fãs da banda, no entanto, se mobilizaram e passaram a atacar Macedo, Panceiro e a Iurd em redes sociais e até no site da própria igreja.
Em outro programa, Macedo atacou a música como um todo, a qual disse que "embriaga (os fiéis) de emoção". No entanto, o bispo e dono da Record acabou admitindo que também "admira" um cantor gospel, Paulo Cezar, do grupo Logos. Macedo já havia criticado a música gospel em sua biografia, lançada em 2007.
Diante do Trono é uma das bandas mais conhecidas e tocadas no meio evangélico brasileiro. Ela foi formada cerca de 14 anos atrás e já vendeu por volta de 15 milhões de CD's e DVD's. A inspiração das bandas nacionais tem origem em outras bandas e cantoras de louvor, como a Hillsong, Third Day, Michael W. Smith, Amy Grant e outros. Fonte: Folha Online
Bispa Sônia Hernandes
Em 2002, a Renascer em Cristo contava com 1.100 templos espalhados pelo Brasil e o mundo. Atualmente são pouco mais de 300. O líder que poderia imprimir agilidade à administração, o bispo Tid, primogênito de Estevam e Sônia que sempre teve saúde frágil, está em coma profundo há quase dois anos num leito de hospital. Da equipe de aproximadamente 100 bispos de primeiro time que a denominação tinha espalhada pelo Brasil até 2008, metade saiu para outras igrejas levando consigo pastores, diáconos e presbíteros. Para o lugar deles, ascenderam profissionais com menos experiência, o que, especula-se, pode ser um dos motivos da debandada de fiéis. Sem contar a perca de fiéis dizimistas de peso, como o jogador Kaká e sua esposa Celico.
Com um salário que gira em torno dos R$ 100 mil, Sônia Hernandes continua com programas televisivos e de rádio diários, se veste com as mais exclusivas grifes e está sempre adornada com joias e relógios caros. Do apartamento triplex onde mora, em um bairro nobre na zona centro-sul da capital paulistana, ela sai pela cidade para cumprir suas obrigações de carro importado, blindado e escoltada por dois seguranças. Isso quando não usa um helicóptero avaliado em R$ 2,5 milhões para visitar seus sítios e haras no interior paulista. Mas que o observador não se engane. A riqueza que ela ostenta hoje não tem a retaguarda do começo dos anos 2000, quando a Renascer nadava de braçada no mar do crescente movimento evangélico brasileiro. “Hoje os Hernandes sangram a igreja para dar sobrevida ao padrão de vida nababesco que têm”, acusa um dissidente. Se nos anos 1990 a opulência do casal servia de chamariz para os adeptos da teologia da prosperidade, que celebra a riqueza material como uma dádiva proporcional ao fervor com que o devoto professa sua fé, hoje ela é uma ameaça à sobrevivência da instituição. Fonte: Revista ISTOÉ.
Meu Comentário: Não é a primeira vez que o Edir Macedo e seu grupo são denunciados, em 1992, ele chegou a ser preso por alguns dias acusado de charlatanismo e curandeirismo. Tirando algum revés aqui e ali, tanto ele como os Hernandes tem conseguido, apesar dos inúmeros processos que tem contra eles, empurrar com a barriga (ou melhor com seus advogados), o acerto final com a justiça, seja aqui no Brasil, ou em outros países. Além dos problemas mencionados nas matérias da Folha de São Paulo e na Revista Isto É, tem também a questão da concorrência dentro do próprio movimento neopentecostal, principalmente com a ascenção da Igreja Mundial, do apóstolo Valdemiro Santiago.
A matéria da Revista Isto É, no entanto, se atrapalhou nos números com relação aos evangélicos, principalmente com relação a Igreja Mundial e a Assembléia de Deus. Esqueceram também de mencionar denominações com grande número de membros como é o caso da Congregação Cristã no Brasil. Embora já há pesquisas indicando redução de fiéis entre a IURD e a Renascer, o movimento neopentecostal continua a crescer, seja com outras igrejas como a Mundial, seja com a adoção de suas práticas por igrejas da linha pentecostal clássica, como é o caso do Pr. Silas Malafaia, assembleiano que constantemente traz em seus programas de tv, figuras como Morris Cerullo e Murdock. O dia porém chegará, conforme o Evangelho de Mateus no capítulo sete, em que muitos que usaram o nome de Jesus, mesmo que alegando que houve milagres, ouvirão do próprio Cristo um terrível "não vos conheço".