sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pregadores mirins travam guerra contra os pecadores do mundo




















Que brincar que nada! O que Tipton, Matheus e Terry gostam mesmo é de pregar.
Os três meninos, que têm entre 4 e 12 anos, são os protagonistas de um documentário sobre mini-profetas.
Em "Bastidores: Pregadores Mirins", é contado como cada um deles usa sua fé para converter os pecadores do mundo.
Tipton, que ainda não sabe ler nem escrever, já é considerado "o pregador mais jovem do mundo", enquanto Terry é considerado o "pastor mais jovem do mundo".
Algumas pessoas acham que esse último tem o dom de curar doentes.
Já Matheus, que mora no Rio de Janeiro, viaja pelo Brasil convertendo ladrões, narcotraficantes e criminosos em novos adeptos.
O documentário explora até que ponto essas crianças são resultado de pais de fanáticos e congregações que esperam ver milagres a qualquer custo.


Quem quiser acompanhar a matéria na TV, o documentário "Fé Extrema", será exibido nesse domingo (18), às 22 horas no NatGeo.


Fonte: Folha Online.


Meu Comentário: Eu sinceramente vejo com preocupação essa questão de pregadores mirins. Eu sou pastor e comecei a pregar cedo aos 14 anos, tendo me tornado evangélico dos 12 para 13 anos de idade. Também sou pai de três lindas crianças de um ano e seis meses, pois são trigêmeos, sendo um menino e duas meninas. Minha esposa e eu, queremos criar nossos filhos, ensinando a eles a Palavra de Deus, porém como crianças normais. Vejo nessa questão, que falta a orientação correta e equilibrada do pastor da igreja em que crianças (pregadores e cantores mirins) frequentam. Mas acima de tudo, está a responsabilidade dos pais, ou irresponsabilidade, em permitir que os filhos não tenham atividades que seriam próprias de sua idade, para ver eles sendo exibidos como personagens de circo. Alguns pais de crianças assim, podem até ser bem intencionados, achando lindo a precocidade dos filhos, mas são fanáticos, religiosamente falando e há outros que são mau caráter mesmo, tentando usar seus pequeninos para ganhar dinheiro dos crentes.


O perigo é introduzir crianças no pesado jogo ministerial, sem que as mesmas estejam preparadas para o que vai encontrar, pois até a gente que é adulto, se assusta com o que rola nos bastidores eclesiásticos. O resultado são pessoas que vão se tornar cínicas, fazendo toda sorte de teatralidade no púlpito e vendo resultados financeiros. Depois com o tempo essas crianças se tornam adultas e alguns saem da igreja mais ateístas do nunca, como é o caso do vídeo do ex-creente e ex-pregador mirim que foi no programa do Jô e fez críticas das manifestações que ocorrem entre os evangélicos.


12 comentários:

  1. Não tive estômago pra ver o programa...

    ResponderExcluir
  2. infelizmente isto acontece tambem no meio adulto, nao tento identidade propria.É como um circo, onde os palhacinhos sao incentivados pelos palhaços adultos.O pulpito se transforma num palco para o espetaculo, de gestos, pulos risadas,correria,gritaria etc.Os ouvintes passam a ser como fantoches: (ex; de gloria a Deus,olhe para o seu irmao,quem esta alegre levanta a mao,faça isso faça aquilo.) Tornando-se a reuniao mecanica robotizada e nao voluntaria.Com isto as crianças vao copiando os palhaços adultos e se tornado palhacinhos.Esqueci de dizer que o templo acaba se tranformando tambem numa grande tenda.Existe um circo famoso onde os palhaços adultos imitam o palhaço chefe em muitas coisas principalmente na voz.Vai chegando uma hora que a palhaçada cansa e com isto muitos vao saindo do circo evangelico frustrados e decepicionados.

    ResponderExcluir
  3. eu achei que o camarada falou muito pouco.

    ResponderExcluir
  4. a paz, Deus usa que Ele quer,eu creio que Deus usar essas crianças,melhor essas crianças na igreja do que na rua usando drogas e fazendo coisas erradas correndo risco de vida pelo menos na igreja eles estão seguro nas mãos de Deus recebendo carinho e amor.fica na paz

    ResponderExcluir
  5. respondento ao anonimo, nao foi o caso do ex crente, como se diz no popular.

    ResponderExcluir
  6. Rubinho,

    Não tiro a sua razão, pois tem hora que o estômago embrulha mesmo com certos acontecimentos do meio evangélico.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Webstter,

    O circo evangélico tem de tudo, amigo: criança, adulto.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,

    Realmente Deus usa quem Ele quer, não importando a idade da pessoa. Mas a questão aqui não sobre Deus usar ou não usar crianças, porque isso já é de notório conhecimento pela Bíblia, basta ver o exemplo de Samuel, da menina que foi trabalhar para Naamã, e etc. O que eu questiono nessa postagem, não é a possibilidade de Deus usar uma criança, mas sim a cafajestagem das pessoas adultas (sejam os pais ou até mesmo pastores) que USAM essas crianças para ganhar dinheiro e atrapalhar o desenvolvimento cognitivo normal que elas deveriam ter pela sua idade.

    ResponderExcluir
  9. a Biblia nos mostra que no livro de 2Reis Jóas foi levantado rei pelo SENHOR com 7 ANOS de IDADE!

    Deus usa quem ele quer. Agora muitos homens para pra criticar o agir do SENHOR por que não querem ter A MENTE DE CRISTO EM SI MESMO!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo,

    A minha resposta foi bem clara, mas pacientemente vou repetí-la: Essa postagem não questiona a possibilidade de Deus usar a vida de uma criança, pois isso é muito claro na Bíblia, o que eu questiono são crianças estarem sendo usadas por adultos com objetivos escusos e não o agir de Deus.

    ResponderExcluir
  11. Joas foi levantado por Deus e nao por palhaços.

    ResponderExcluir
  12. chegou o tempo de deus usar criancas destemidas na terra para prega sua palavra..continuen firmes marchando

    ResponderExcluir