SEJA BEM VINDO. Este blog nasceu da vontade de poder compartilhar, pensamentos e reflexões sobre os acontecimentos atuais e a aplicação da Palavra de Deus a nossa vida.A escolha deste título para o meu blog, foi porque acredito que se não for para vivermos o Evangelho de Cristo conforme Ele viveu e ensinou, nada vale a pena. INDIQUE ESTE BLOG A MAIS ALGUÉM E DEIXE UM COMENTÁRIO JUNTO A MATÉRIA QUE PORVENTURA TENHA GOSTADO.
quinta-feira, 6 de outubro de 2022
quarta-feira, 5 de outubro de 2022
A ética cristã e a política
Três palavras que estão muito em voga, principalmente num ano como esse são: política, fundamentalismo e ideologia. Assim estarei a partir de hoje postando três vídeos que eu gravei sobre esses temas. Começando com política. Só uma observação: esse vídeo em forma de entrevista foi gravado em julho de 2018.
terça-feira, 4 de outubro de 2022
Eu e as eleições - um relato pessoal
Minha opinião sobre o atual quadro político no Brasil e o ocaso do PSDB
O fim do PSDB é um sinal dos tempos que vivemos. O PSDB surgiu em 1988. Na época eles saíram do PMDB. Começou como um partido de centro-esquerda, defendendo a social democracia como a existente na Europa Ocidental.
De 1988 até 1994 foi assim. Apoiaram Lula no segundo turno em 1989. A partir de 1995, quando assumiram tanto o governo federal como de alguns Estados como SP, MG e RJ, foram se alinhando a direita para governar com partidos como o PFL e PMDB. Passaram a defender as privatizações e se tornaram um partido de centro-direita.
Sempre foram centro, nunca direita pura nem esquerda pura, orbitavam entre centro esquerda e centro direita. Eram politicamente corretos. Houve pressão sobre eles para assumirem posições mais conservadoras e radicais nas eleições de 2010 e 2014.
Mas a partir de 2018, vimos no Brasil que a direita achou uma voz, um rosto e alguém que os representasse. As opções de centro-direita e direita liberal, representadas em 2018 por Alckmin e Amoedo respectivamente foram rejeitadas.
Em Bolsonaro, a direita saiu do centro e foi mais para os extremos, assumindo aquilo que queriam expressar mais estavam se sentido sufocados de não poder falar. Queriam dizer que eram a favor das armas para a população civil, queriam dizer que tem que ter pena de morte no Brasil, queriam dizer que não concordavam com esse negócio de inclusão seja na área de gênero ou até racial e social.
Queriam dizer que num púlpito ou altar de igreja pode-se falar o que quiser sobre qualquer pessoa sem ser ameaçado com processo. Que querem ser politicamente incorretos, poder xingar, falar palavrão, voltar a fazer piadas sobre qualquer pessoa.
Poder dizer que a ditadura não foi ruim no Brasil, aliás foi até light, devia ter matado mais do que matou. Que uma ditadura hoje não seria má ideia desde que seja de direita e cristã. O fim do PSDB mostra que o centro se tornou pequeno e os extremos cresceram.
Usei o PSDB como exemplo porque foi o partido que votei de 1989 a 2018.