sexta-feira, 24 de junho de 2011

Romário, Ricardo Gondim e a volta de Jesus

Recentemente, a volta de Jesus foi destaque na internet o comentário feito por duas pessoas: o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Romário e o Pastor Ricardo Gondim, da igreja Assembléia de Deus Betesda. O ex-jogador Romário ao falar no atraso das obras para a Copa do Mundo de 2014, em uma entrevista para a Folha de São Paulo, disse o seguinte:

"Pelo que estou vendo, as coisas não vão acontecer. Vai ter a Copa, mas infelizmente teremos problemas e não vai ser a melhor de todos os tempos. Vou te falar uma verdade: os evangélicos acreditam que Jesus vai voltar. Só ele para fazer com que o Brasil faça a melhor Copa. Se ele descer nos próximos três anos, aí será possível", declarou Romário.

Já o Pr. Ricardo Gondim, no vídeo abaixo publicado no Youtube, ao falar em uma palestra para pastores, que aconteceu no Ceará em março deste ano, diss que esperar a volta física do Filho de Deus é uma utopia que serve para nos motivar a andar conforme diz a Bíblia.

O líder da igreja Betesda se baseia em um livro de Jurgen Moltmann, “Teologia da Esperança”, que trata a volta de Cristo como um ânimo, uma motivação para que sejamos agentes transformadores da história.

“Cristo volta, mas volta fora da história, portanto é uma utopia. Utopia que se cumpre não é utopia,” diz Gondim que segue explicando essa teoria, dizendo que o retorno de Cristo serve para nos mobilizar, para nos levar a diante.

“Eu creio na volta de Cristo, mas não creio como ‘vem Jesus, oh Vem Jesus!’ Creio como força motivadora, uma esperança que me mobiliza para a ação.”

Ele explica que essa tônica é um horizonte utópico, ou seja, um ideal que te coloca em direção daquilo que a Bíblia diz.

“A volta de Cristo está revelada nas escrituras, não para a gente esperar por Ele. A volta de Cristo está revelada nas escrituras para nos mobilizar a ir na direção daquilo que a volta de Cristo significa, a agirmos, para dizer que o Reino de Deus é chegado entre os homens”.



Meu Comentário: O ex-jogador e agora deputado federal Romário, sempre foi conhecido por suas declarações polêmicas, mas agora ele numa crítica ao atraso nas obras para a Copa do Mundo no Brasil, foi sátiro ao comentar a crença na volta de Jesus. O Romário no entanto não é evangélico, já o Pr. Ricardo Gondim, que já foi considerado um dos pensadores evangélicos do Brasil, a declaração de que ele crê na vinda de Jesus como uma utopia, foi muito infeliz. Nos últimos sete anos, Gondim, vem acumulando polêmicas como a crença no Teísmo Aberto, que relativiza a Soberania de Deus, o apoio a união de pessoas do mesmo sexo (declaração esta, que motivou a suspensão de sua coluna na Revista Ultimato) e agora a citação como referência de sua crença escatológica na teologia de Moltmann que no famoso livro "Teologia da Esperança", fala da importância que a escatologia tem na doutrina do Novo Testamento; a escatologia, não como crença em fatos concretos que devem acontecer nos finais dos tempos, mas como fator que modela toda a teologia cristã.