sexta-feira, 24 de junho de 2011

Romário, Ricardo Gondim e a volta de Jesus

Recentemente, a volta de Jesus foi destaque na internet o comentário feito por duas pessoas: o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Romário e o Pastor Ricardo Gondim, da igreja Assembléia de Deus Betesda. O ex-jogador Romário ao falar no atraso das obras para a Copa do Mundo de 2014, em uma entrevista para a Folha de São Paulo, disse o seguinte:

"Pelo que estou vendo, as coisas não vão acontecer. Vai ter a Copa, mas infelizmente teremos problemas e não vai ser a melhor de todos os tempos. Vou te falar uma verdade: os evangélicos acreditam que Jesus vai voltar. Só ele para fazer com que o Brasil faça a melhor Copa. Se ele descer nos próximos três anos, aí será possível", declarou Romário.

Já o Pr. Ricardo Gondim, no vídeo abaixo publicado no Youtube, ao falar em uma palestra para pastores, que aconteceu no Ceará em março deste ano, diss que esperar a volta física do Filho de Deus é uma utopia que serve para nos motivar a andar conforme diz a Bíblia.

O líder da igreja Betesda se baseia em um livro de Jurgen Moltmann, “Teologia da Esperança”, que trata a volta de Cristo como um ânimo, uma motivação para que sejamos agentes transformadores da história.

“Cristo volta, mas volta fora da história, portanto é uma utopia. Utopia que se cumpre não é utopia,” diz Gondim que segue explicando essa teoria, dizendo que o retorno de Cristo serve para nos mobilizar, para nos levar a diante.

“Eu creio na volta de Cristo, mas não creio como ‘vem Jesus, oh Vem Jesus!’ Creio como força motivadora, uma esperança que me mobiliza para a ação.”

Ele explica que essa tônica é um horizonte utópico, ou seja, um ideal que te coloca em direção daquilo que a Bíblia diz.

“A volta de Cristo está revelada nas escrituras, não para a gente esperar por Ele. A volta de Cristo está revelada nas escrituras para nos mobilizar a ir na direção daquilo que a volta de Cristo significa, a agirmos, para dizer que o Reino de Deus é chegado entre os homens”.



Meu Comentário: O ex-jogador e agora deputado federal Romário, sempre foi conhecido por suas declarações polêmicas, mas agora ele numa crítica ao atraso nas obras para a Copa do Mundo no Brasil, foi sátiro ao comentar a crença na volta de Jesus. O Romário no entanto não é evangélico, já o Pr. Ricardo Gondim, que já foi considerado um dos pensadores evangélicos do Brasil, a declaração de que ele crê na vinda de Jesus como uma utopia, foi muito infeliz. Nos últimos sete anos, Gondim, vem acumulando polêmicas como a crença no Teísmo Aberto, que relativiza a Soberania de Deus, o apoio a união de pessoas do mesmo sexo (declaração esta, que motivou a suspensão de sua coluna na Revista Ultimato) e agora a citação como referência de sua crença escatológica na teologia de Moltmann que no famoso livro "Teologia da Esperança", fala da importância que a escatologia tem na doutrina do Novo Testamento; a escatologia, não como crença em fatos concretos que devem acontecer nos finais dos tempos, mas como fator que modela toda a teologia cristã.

9 comentários:

  1. Prezamado pr. Juber Donizete,

    A paz de Cristo, o nosso Senhor!

    eu creio mais no que o Romario disse....risos.....

    E ponto final!

    O Senhor seja contigo!

    O menor de todos os menores.

    ResponderExcluir
  2. As pessoas têm o pessimo habito de mexer com as coisas de Deus. isto é falta de temor a Deus.
    vai bem os seguintes versiculos de 2 pedro 3:
    1 Amados, já é esta a segunda carta que vos escrevo; em ambas as quais desperto com admoestações o vosso ânimo sincero;

    2 para que vos lembreis das palavras que dantes foram ditas pelos santos profetas, e do mandamento do Senhor e Salvador, dado mediante os vossos apóstolos;

    3 sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências,

    4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.

    5 Pois eles de propósito ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste;

    6 pelas quais coisas pereceu o mundo de então, afogado em água;

    7 mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios.

    8 Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.

    9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.

    10 Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.

    Manuel Dilandamoko/Angola

    ResponderExcluir
  3. Caro Pr. Newton,

    É preocupante o caminho que o Ricardo Gondim anda trilhando nos últimos seis anos. Muito do atual estado espiritual que se encontra parte do continente europeu, se deve aos estragos causados pela teologia liberal. Já postei artigos dele aqui no blog, e possuo alguns livros dele como: É proibido, Artesãos de uma nova história, Orgulho de ser evangélico. Admiro a forma como ele escreve, concordo com muitas de suas críticas ao atual movimento evangélico, mas discordo de alguns de seus últimos posicionamentos teológicos. Por exemplo, creio na soberania de Deus, que Ele é o Senhor da História e não um ser que não intervém na história humana. Creio na Segunda Vinda de Cristo, como um evento literal e visível, e não como uma utopia.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Entendo que a contribuição do Pastor Ricardo Gondim é enorme para superar esse atual estado de coisas que envolve o movimento evangélico. Enquanto líderes de altar e de púlpito pregam um "encontro" com um Deus que só está "lá em cima", Jesus realizou o encontro com o homem, especialmente os pecadores, os menos favorecidos desta terra, e a partir daí, anunciar o Reino de Deus. Pode não ser possível concordar com tudo o que Ricardo Gondim escreve, mas admiro muito a sua coragem de nadar contra certas correntes do meio evangélico que acreditam ser hegemônicas, e o que é pior: que acreditam ser "ungidos de Deus", portanto, imune a críticas. Éssa é a pior das heresias na atualidade. Que o Senhor seja com todos.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Moacir: só é possível refletir sobre o assunto porque o Gondim nos obriga a faze-lo, nos tira do marasmo das doutrinas prontas e acabadas, definitivas e nos leva para o mundo das incertezas, que é o campo da fé verdadeira. Concordar ou não com ele é o de menos. O importante é refletir sobre os assuntos que dizem respeito ao nosso cotidiano, ao "modus operandi" do cristão no mundo.
    Desculpe, Juber, me empolguei!

    ResponderExcluir
  6. Manuel,

    Obrigado pela sua visita e participação, direto aí da Angola.

    Graça e paz.

    ResponderExcluir
  7. Moacir,

    No meu comentário na postagem, eu disse que a declaração do Gondim foi infeliz, mas evitei chamá-lo de herege, título que alguns andam dando para ele. Posso discordar dele, mas por a pessoa na cadeira da inquisição, já é muito para mim.


    Abração.

    ResponderExcluir
  8. Rubinho,

    Que é isso, meu irmão, pode empolgar a vontade por aqui! Eu não concordo com certas posições teológicas assumidas ultimamente pelo Gondim, mas fico vendo como classificam não somente ele, mas também o Ed René, e até o Ariovaldo Ramos como hereges. Eu me lembro pelos Evangelhos, que na época de Jesus, os samaritanos eram tidos praticamente como hereges pelos judeus, mas na parábola de Lucas, foi justamente a um deles que Cristo colocou como herói da história.

    Abração.

    ResponderExcluir
  9. Entendi...entao a Parusia(Vinda),seria ao ver deste liberal líder,uma espécie de:o rato fugindo do gato?ou de tentarmos correr atras da própria sombra?entao ñ tem volta e sim um pega-pega?volta mas ñ volta...olha ja ví besteiras mais sofisticadas.....

    ResponderExcluir