A argumentação pré-tribulacionista que a igreja não passará pela grande tribulação é feita a partir de algumas citações bíblicas como:
a)“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” (Ap 3.10).
b) “esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1 Ts 1.10).
c) "Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem", Lc 21:36.
Nas postagens anteriores, foi refutado aqui o arrebatamento secreto, pois é algo estranho na leitura das Escrituras Sagradas. Creio no arrebatamento da igreja, conforme ensina Mateus 24:29-31; I Cor 15:50-52; I Tess 4:14-17. Mas em nenhuma destas três passagens diz que ele será antes da grande tribulação e que será secreto.
Quanto a argumentação de que a igreja não passará pela Grande Tribulação vamos lá:
1 - O texto de Ap. 3:10, fala em guardar da hora da tentação, não explicando que isso significa e também fala em guardar e não em escapar, o que é diferente. Por exemplo, os israelitas foram guardados das pragas do Egito, estando no Egito.
Os pré-tribulacionistas, utilizam esse texto e dizem logo em seguida que ele se aplica a todas as igrejas e não apenas a que foi escrita. Bom, nesse caso então, já que se referem as cartas às 7 igrejas, partindo dessa lógica, poderiam aproveitar o ensejo e aplicar também a todas as igrejas o texto de Ap. 2:10: "Nada temas das coisas que hás de sofrer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida".
Usar texto isolado dá nisso. Em dias de teologia da prosperidade, se falar que a pessoa vai sofrer, é capaz dela dizer: "tá amarrado!
Os pré-tribulacionistas, utilizam esse texto e dizem logo em seguida que ele se aplica a todas as igrejas e não apenas a que foi escrita. Bom, nesse caso então, já que se referem as cartas às 7 igrejas, partindo dessa lógica, poderiam aproveitar o ensejo e aplicar também a todas as igrejas o texto de Ap. 2:10: "Nada temas das coisas que hás de sofrer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida".
Usar texto isolado dá nisso. Em dias de teologia da prosperidade, se falar que a pessoa vai sofrer, é capaz dela dizer: "tá amarrado!
2 - Paulo também não dá maiores detalhes sobre que essa ira futura. Pode ser os juízos através das taças/trombetas/selos da grande tribulação ou o juízo final, já que o apóstolo não expecifica.
3 - Quanto a passagem de Lucas 21:36, a mesma deve ser lido não isoladamente, mas sim à luz de todo o contexto do capítulo. O versículo 36 fala em se achar digno de evitar as coisas que hão de acontecer, mas que coisas? As catástrofes e perseguições ou as atitudes descritas nos versículos 34 e 35?
Leia por você mesmo: "E de todos sereis odiados por causa do meu nome. Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça. Na vossa paciência possuí as vossas almas. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima. Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto". Para mim, todas essas palavras falam para alguém que vai estar participando de algo, não para quem já escapou antes, porque aí ficaria sem sentido.
A Igreja e a Grande Tribulação
1. A procedência da igreja - v. 13,14
• A igreja vem da grande tribulação. Essa idéia da grande tribulação remonta a Dn12:1. É vista em Mt 24:21-22, em 2 Ts 2:3-4 e também em Ap 13:7,15. Os crentes em todos os lugares, em todas as épocas enfrentaram tribulações (2 Tm 3:12; At 14:22).
Mas os crentes que viverem nesse tempo do fim enfrentarão não apenas o começo das dores, mas também, a grande tribulação.
• A grande tribulação é caracterizado com o período da grande apostasia e também da manifestação do homem da iniqüidade (2 Ts 2:3-9). Nesse tempo o conflito secular entre Deus e Satanás estará no seu auge.
• A igreja será protegida não da tribulação, mas na tribulação, assim como Noé sobreviveu ao dilúvio, mas ele sofreu dentro daquela arca, o povo de Israel, viveu em meio as 10 pragas do Egito, mas els foram guardados entando ainda no Egito. A igreja no apocalipse, emerge do meio da tribulação, como um povo selado e vitorioso.
A presença da igreja no Apocalipse
Em Apocalipse, fala no selo de Deus sobre os salvos. Deus faz distinção entre o seu povo e os ímpios Apoc 7:2 - A destruição não pode dar sua largada antes dos remidos serem selados. Os selados não precisam temer o juízo. O castigo que deveria cair sobre nós, caiu sobre Jesus na cruz. O selo tem três significados:
a) Proteção - Ninguém pode violar o que está selado. Foi assim que o túmulo de Jesus foi selado (Mt 27:66).
b) Propriedade - Na antigüidade escravos podiam ser selados por seu proprietário. Essa marca inscrita neles. Quem violava esse escravo atacava o seu dono. O selo nos dá garantia que somos propriedade exclusiva de Deus (Ct 8:6; Ef 1:13).
3. Deus livra o seu povo na tributação e não da tribulação - v. 14 - Todos os textos que tratam da segunda vinda de Cristo mostram que a igreja não será arrebatada secretamente antes da grande tribulação. Ela será poupada na e não da tribulação (Mt 24:29-31; 2 Ts 1:1-10).
Tiago diz que Deus não faz acepção de pessoas. Parece até uma aula de sadismo: Enquanto a igreja está celebrando com festa seu casamento (as bodas) no céu, os que ficaram estão sofrendo a ira de Deus na terra e morrendo pelas mãos do Anticristo. Duas categorias de salvos. É isso mesmo que a Bíblia ensina?
É bom não esquecer de que, o livro do Apocalipse foi escrito para os crentes que estavam enfrentando a Besta do seu tempo, o Império Romano, através de Domiciano, que promovia a maior perseguição aos cristãos depois de Nero. Os crentes aos quais, o idoso apóstolo João escrevia, estavam sendo presos e martirizados. Muitos da igreja primitiva esperavam o segundo advento nos seus dias. Houve perseguição no Império Romano, na Idade Média e depois da Reforma com a inquisição, nos países comunistas da Cortina de ferro. Até hoje existe a igreja é perseguida em países como Cuba, Coréia do Norte, China e no mundo muçulmano. As almas debaixo do altar, são os mártires, pessoas que foram mortas por amor a Jesus, no decorrer da História da humanidade.
Bibliografia:
Apocalipse, Estudos no Livro de - Hernandes Dias Lopes. Editora Hagnos.
A presença da igreja no Apocalipse
Em Apocalipse, fala no selo de Deus sobre os salvos. Deus faz distinção entre o seu povo e os ímpios Apoc 7:2 - A destruição não pode dar sua largada antes dos remidos serem selados. Os selados não precisam temer o juízo. O castigo que deveria cair sobre nós, caiu sobre Jesus na cruz. O selo tem três significados:
a) Proteção - Ninguém pode violar o que está selado. Foi assim que o túmulo de Jesus foi selado (Mt 27:66).
b) Propriedade - Na antigüidade escravos podiam ser selados por seu proprietário. Essa marca inscrita neles. Quem violava esse escravo atacava o seu dono. O selo nos dá garantia que somos propriedade exclusiva de Deus (Ct 8:6; Ef 1:13).
c) Genuinidade - O que está selado não pode ser adulterado (Ester 3:12).
3. Deus livra o seu povo na tributação e não da tribulação - v. 14 - Todos os textos que tratam da segunda vinda de Cristo mostram que a igreja não será arrebatada secretamente antes da grande tribulação. Ela será poupada na e não da tribulação (Mt 24:29-31; 2 Ts 1:1-10).
Jesus disse que “depois da aflição daqueles dias”, virá o Filho do Homem com poder e grande glória e os anjos recolherão o seus escolhidos dos quatro cantos da Terra (o arrebatamento), Mateus 24:29-31. A “aflição” que Jesus se refere é a Grande Tribulação (Mateus 24: 21,22). Jesus chega a dizer que a aflição daqueles diria seria tal, que se os dias não fossem abreviados, nem os "escolhidos" se salvariam, Mateus 24:21,22). A Besta combaterá os santos (Apocalipse 13:7).
Quem são esses santos? Alguém pode dizer prontamente que é o pessoal que não subiu no arrebatamento! Estranho, não puderem "subir", depois são chamados de “santos”? Fica difícil entender a existência de duas categorias de crentes salvos. Os de 1ª categoria, arrebatados e os de 2ª categoria, os da tribulação. Ou será que existe um sistema de castas no céu?
Tiago diz que Deus não faz acepção de pessoas. Parece até uma aula de sadismo: Enquanto a igreja está celebrando com festa seu casamento (as bodas) no céu, os que ficaram estão sofrendo a ira de Deus na terra e morrendo pelas mãos do Anticristo. Duas categorias de salvos. É isso mesmo que a Bíblia ensina?
É bom não esquecer de que, o livro do Apocalipse foi escrito para os crentes que estavam enfrentando a Besta do seu tempo, o Império Romano, através de Domiciano, que promovia a maior perseguição aos cristãos depois de Nero. Os crentes aos quais, o idoso apóstolo João escrevia, estavam sendo presos e martirizados. Muitos da igreja primitiva esperavam o segundo advento nos seus dias. Houve perseguição no Império Romano, na Idade Média e depois da Reforma com a inquisição, nos países comunistas da Cortina de ferro. Até hoje existe a igreja é perseguida em países como Cuba, Coréia do Norte, China e no mundo muçulmano. As almas debaixo do altar, são os mártires, pessoas que foram mortas por amor a Jesus, no decorrer da História da humanidade.
Bibliografia:
Apocalipse, Estudos no Livro de - Hernandes Dias Lopes. Editora Hagnos.