quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Subsídio para EBD - As obras da carne e o fruto do Espírito

 
Neste trimestre estudaremos a respeito das obras da carne e o fruto do Espírito. Como cristãos, devemos andar no Espírito, e não satisfazer as obras da carne. Na aula de hoje, contextualizaremos essa passagem bíblica, destacando que foi escrita para os crentes da Galácia, a fim de que esses trilhassem o caminho da verdadeira santidade. A princípio, enfatizaremos o objetivo da escrita dessa Epístola por Paulo, em seguida, sua defesa contra as obras da carne, e a favor do fruto do Espírito.

AOS CRENTES DA GALÁCIA
A Epístola aos Gálatas foi escrita por Paulo, aproximadamente no ano 49 d.C., em Antioquia, antes do Concílio de Jerusalém, no ano 50. d. C. O objetivo central dessa é refutar os judaizantes, que ensinavam os crentes gentios a obedecerem a lei judaica, a fim de obterem a salvação. O Apóstolo destaca que os crentes foram libertos por Cristo, por isso, deveriam permanecer firmes nessa liberdade, e não deviam se colocar debaixo do jugo da servidão (Gl. 5.1). A controvérsia judaizante precisava ser refutada, considerando que o retorno ao legalismo judaico poderia comprometer os princípios do evangelho. Paulo é enfático, caso os crentes substituíssem o evangelho por normas legalistas, estariam retornando a rudimentos antigos. Por isso chama a atenção deles: “maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho” (Gl. 1.6). E acrescenta: “ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gl. 1.8). Como alternativa a um padrão de vida anomistas (sem considerar normas) ou legalista (com normas humanas), o Apóstolo aponta como alternativa a vida no Espírito. Ele explica:“vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade” (Gl. 5.13). Isso acontece porque há um antagonismo dentro de cada pessoa, pois “a carne cobiça contra o Espírito, o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gl. 5.17). Segundo Paulo, andar em Espírito, e não cumprir os desejos desenfreados da carne, é a alternativa revolucionária. Isso porque, diz ele, “se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei” (Gl. 5.18).
 
CONTRA AS OBRAS DA CARNE
Antes de destacar as obras da carne, faz-se necessário explicitar biblicamente, com base no texto original em grego, o significado do termo “carne”. A palavra sarx é utilizada com bastante diversidade no Novo Testamento, pode significar, por exemplo, a parte material, que envolve ossos e carne, como a expressão “espinho na carne”, em II Co. 12.7. Nesse sentido, está relacionada ao corpo de alguém, em Ef. 5.29, Paulo diz que o esposo deve cuidar da esposa, como da sua própria carne. Nesse contexto, o sentido do termo não é negativo, considerando que o próprio Deus se fez carne (Jo. 1.14). Mas é preciso considerar que existe um uso negativo dessa palavra no Novo Testamento. Na teologia paulina, a sarx pode também se referir à natureza humana caída, que se pauta pelos interesses deste mundo (I Co. 1.26), por isso há uma oposição direta entre a vida no Espírito, e aquela fundamentada na carne (Rm. 8.4). As obras da carne são elecandas por Paulo em Gl. 5.17, pois essa se opõe ao que é espiritual, tornando seus adeptos escravos do pecado. Jesus destacou que aqueles que pecam se tornam servos do pecado (Jo. 8.34). Por isso, se o Filho, que é o próprio Cristo, nos libertar, verdadeiramente seremos livres (Jo. 8.36). E essa liberdade acontece por meio de uma vida comandada pelo Espírito, não se trata de mera religiosidade. Conta-se a história de uma senhora que tinha um cãozinho, que costumava morder a vizinhança. Deram-lhe a ideia de fazer uma focinheira, para que o animal não mais causasse problemas. De fato, ele deixou de correr morder os vizinhos, mas não perdeu o hábito de correr atrás. Assim acontece com aqueles que andam na carne, cada vez mais se tornam dependentes dos seus desejos desenfreados. A religiosidade humana é incapaz de fazê-lo, a mudança de comportamento se dá através da produção do fruto do Espírito.
 
A FAVOR DO FRUTO DO ESPÍRITO
A palavra espirito – pneuma em grego – também apresenta vários significados, dependendo do contexto. Pode significar vento, sopro, bem como espírito e Espírito, podendo se referir a um fenômeno da natureza, ao espírito que está no homem, criado por Deus, ou ao próprio Espírito Santo, que é Deus. Em Gl. 5.22 Paulo introduz o fruto do Espírito – ho de karpos tou pneumatos - não é no plural, como se costuma afirmar equivocadamente: “os frutos do espírito”. Trata-se de um fruto, e dos seus vários gomos, ou para ser mais específico, suas várias virtudes. As obras da carne são: adultério (moikeia), fornicação (porneia), impureza (akatarsia), lascívia (aselgeia), idolatria (eidolatreia), feitiçaria (farmakeia), hostilidade (okthra), contenda (eris), ciúme (zelos), ira (thumos), intriga (eritheia), desunião (dikostasia), sectarismo (haireses), inveja (phthonos), homicídios (phonos), intoxicação (methe), orgias (komos), e “coisas semelhantes a essas” (Gl. 5.21). Mas o fruto do Espírito é: amor-sacrificial (ágape), alegria divina (chara), paz interior (eirene), paciência nas tribulações (makrothumia), gentileza (chrestotes), bondade (agathosine), fidelidade (pistis), humildade (praotes), autocontrole (agkrateia), “contra essas coisas não há lei” (Gl. 5.23). Quando o Espírito produz em nós o Seu fruto, somos conduzidos à santidade, sem que isso se torne um fardo. Certo jovem questionou seu pastor que estava lutando contra forças antagônicas dentro dele mesmo. E estava com receio de que viesse a perder essa luta, e gostaria de saber o que fazer. De pronto, o orientou para que alimentasse o espírito, pois na luta entre esse e a carne, venceria aquele que estivesse mais preparado. Andar no Espírito é uma disposição espiritual, diz respeito à condição de se colocar debaixo da direção de Deus.
 
CONCLUSÃO
Aqueles que estão na carne, destaca Paulo na Epístola aos Romanos, não podem agradar a Deus (Rm. 8.7,8). Portanto, como seguidores de Cristo, somos chamados a desenvolver o caráter dEle, e isso somente é possível quando deixamos que o Espírito Santo produza Seu fruto em nós. Essa tarefa é continua, e não acontece repentinamente, tem a ver com disciplina espiritual – piedade (eusebeia) – investimento em um relacionamento duradouro com Deus, através da oração e meditação na Sua Palavra.

BIBLIOGRAFIA
BARKLAY, W. As obras da carne e o fruto do Espírito. São Paulo: Vida Nova, 1988.
OLIVEIRA, F. H. T. de. As obras da carne e o fruto do Espírito. São Paulo: Reflexão, 2016.
 
 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Evangélicos não param de crescer - o que eles pensam sobre temas como aborto e casamento gay?


Pesquisa feita pelo Instituto Datafolha revela como seria o perfil da nova geração de evangélicos que hoje chega a ocupar metade dos bancos das igrejas. Temas como aborto, casamento gay, adoção de filhos por homossexuais e outros valores foram pesquisados e os resultados publicados no último final de semana.

Vistos como versáteis e adaptados ao mundo moderno, os evangélicos da nova geração parece ser o resultado de pessoas que procuram fazer uma leitura mais contextualizada do mundo. Citando a “Bíblia da Garota de Fé”, de capa cor de rosa e termos como “Mandando bem” e “Ah, tô ligada”, a pesquisa publicada no Folha de São Paulo revela que mais da metade dos que ocupam hoje os bancos das igrejas evangélicas são os jovens.

“Livre da rigidez, da centralização decisória e da gestão esclerosada da Igreja Católica, eles se movimentam rapidamente para atender as necessidades do seu público”, afirmou o Professor da PUC-SP e colunista da Folha, Luiz Felipe Pondé, a matéria do Jornal, que faz referência a quantidade de igrejas evangélicas nascidas de pequenos locais como garagens e terraços de casas. Sobre essa realidade, disse o Professor:
“Basta uma sala e um punhado de cadeiras de plástico”

Aborto e Casamento Gay

A pesquisa também revela que mais de 70% dos evangélicos até 35 anos são contrários ao aborto. Já entre os que possuem mais de 60 anos, esse número cai para 54%. Os dados, ao que parece, são confirmados também por outro levantamento, feito por Paraná Pesquisas, mostrando que 73,7% são contra o aborto, sendo 78,2% das mulheres contra 68,7% dos homens, segundo matéria publicada no site da VEJA.

Em relação ao casamento gay, o Instituto Datafolha afirma que 56% dos jovens evangélicos são contrários, contra 28% a favor. O número dos favoráveis cai ainda mais conforme aumenta a idade. Entre os que possuem de 30 a 35 anos, são 14% os que aprovam, restando apenas 5% de favoráveis para os que tem acima de 60 anos.

Bebidas e Vestimenta

Sobre alguns aspectos do estilo da vida comum, como o hábito de ingerir bebidas alcoólicas e de se vestir, a pesquisa Datafolha revelou que de cada 10 menores de 24 anos, 4 não conseguem seguir completamente a recomendação de suas igrejas para “não beber”. Esse número cai pela metade nos que possuem mais de 60 anos.
43% dos jovens evangélicos levam em consideração conteúdos da TV e da internet considerados impróprios e apenas um terço se preocupa com as recomendações doutrinárias sobre o estilo das roupas que usam no dia-a-dia.

O Instituto Datafolha ouviu 2.828 brasileiros, maiores de 16 anos, em 174 municípios. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Cresce o número de evangélicos

O crescimento dos evangélicos no Brasil continua intenso e agora, segundo levantamento realizado em todo o país pelo instituto Datafolha, o número chega a 29%, sete pontos percentuais a mais do que o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou.

A matéria repercutiu dados do Centro Global de Estudos da Cristandade. A pesquisa revelada no último final de semana mostra que entre outubro de 2014 e dezembro deste ano, o número de católicos foi reduzido em pelo menos 9 milhões de fiéis, ou 6% dos brasileiros com idade maior que 16 anos. O levantamento do instituto realizado há dois anos mostrava que 60% da população brasileira era católica – 5% a menos que o registrado pelo IBGE em 2010 -, hoje, porém, os seguidores da igreja romana somam 50% do total. 

Nos últimos dois anos, o número de pessoas que dizem não seguir nenhuma religião passou de 6% para 14%. No entanto, o professor de sociologia Reginaldo Prandi, docente da Universidade de São Paulo, afirma que isso não significa que todos esses se tornaram ateus.

“Pode não ter religião hoje e ter amanhã. Ficou muito ao sabor da época da vida, dos compromissos que se quer assumir. A religião deixou de ser condição obrigatória para ser bom cidadão. Socialmente, a religião não tem mais papel nenhum”, teoriza o sociólogo em entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo.

Mesmo com todo o crescimento dos evangélicos, na Região Sudeste do Brasil houve redução no total de pessoas que se dizem ligados a igrejas dessa tradição cristã. Em agosto de 2006, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, os evangélicos somavam 51% da população, e hoje, são 43%, um recuo de oito pontos percentuais.



segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

PF verifica se o Pr. Samuel Ferreira tinha conhecimento sobre origem de dinheiro recebido de Eduardo Cunha


A “doação” que Eduardo Cunha fez à igreja rendeu frutos. E muito além da evangelização, educação e ação social típicas das instituições religiosas. Os autos da Operação Lava-Jato também se multiplicaram. Primeiro, o deputado tratou de repartir a última parte de seu butim de US$ 5 milhões em propinas acertadas com os lobistas Júlio Camargo e Fernando Baiano. O primeiro deveria depositar R$ 250 mil na conta da Assembleia de Deus do Ministério Madureira.
 
Revelada a trama, sobrou para o pastor Samuel Ferreira. Ele passou a responder a um inquérito por suspeita de lavagem de dinheiro. O juiz agora é Sérgio Fernando Moro, da 13ªVara Federal de Curitiba. A PF verifica se o pastor tinha conhecimento ou não de que o dinheiro recebido era propina obtida por Cunha a partir de desvios e achaques na Petrobras.

Quando o deputado foi cassado pela Câmara, em setembro de 2016, sua fé foi lembrada duas vezes no plenário da Casa, dessa vez associada não a votos, mas a controvérsias criminais.
Filha de um ex-aliado e inimigo mordaz de Cunha, a deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ) não perdoou a relação de fé que, a contragosto, mantém com o adversário. Ao discursar na sessão, disse que o peemedebista fazia papel de “caixeiro viajante”, “fariseu”, “lobista” e “psicopata”. Os fariseus eram uma espécie de casta de sacerdotes judeus que, no tempo de Jesus Cristo, no século I, falavam o que deveria ser feito, mas praticavam o contrário, desprezavam a essência da fé em Deus e ainda se apegavam a tradições irrelevantes. “O terceiro papel desempenhado pelo deputado é o de fariseu, porque ele teve a coragem de colocar carros luxuosos, comprados com dinheiro de propina, em nome de uma empresa fundada por ele, chamada Jesus.com”, apontou Clarissa.

A matéria completa está disponível aqui. 

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/