Pastor Jabes Alencar se jubila e pastor Samuel Ferreira assume presidência da Assembleia de Deus do Bom Retiro Créditos: AD Brás/Adriana Bernardo
As igrejas Assembleia de Deus do Bom Retiro (ADBR) e Assembleia de Deus no Brás (AD Brás) passarão a compartilhar a presidência do Pastor Samuel Ferreira. A decisão foi tomada em virtude da frágil condição de saúde pela qual passa o Pastor Jabes Alencar, presidente e fundador da Assembleia de Deus do Bom Retiro.
Créditos: AD Brás/Adriana Bernardo
A transição, que aconteceu nesta segunda-feira (13/03), durante o culto de comemoração de 29 anos de fundação do ministério do Bom Retiro, marcado para as 19 horas, na sede da ADBR (Av. Nicolas Boer, 100 – Barra Funda – SP).

Estiveram presentes na cerimônia, além dos pastores Jabes Alencar e Samuel Ferreira, a liderança das duas denominações e todos os membros da nova diretoria, composta por pastores de ambas as igrejas. O Pastor Samuel Ferreira, que tem fortes e antigos laços fraternais com o Pastor Jabes Alencar, passa a presidir a ADBR administrativa e eclesiasticamente.
“É uma grande responsabilidade suceder o pastor Jabes Alencar, que foi o fundador desta igreja, um grande pastor, o apóstolo da unidade da igreja; com absoluta humildade, chego para servir e não para ser servido, para ser cooperador, para ser o pastor, e o meu compromisso diante de Deus é cuidar destas almas com a minha própria vida”.

Sobre a transição, o Pastor Samuel Ferreira se disse “muito tranquilo e confortável porque na verdade nós não estamos fazendo nada, senão atender e assumir o pastorado da igreja do Bom Retiro, em vista de que eu, por exemplo, só sei ser pastor.

A igreja do Brás é a maior igreja evangélica de São Paulo e temos uma equipe pronta para assumir esse novo compromisso. Estamos debaixo de oração, debaixo da graça e da dependência completa de Deus, e o Bom Retiro vai voltar a viver os seus melhores dias, em nome de Jesus”. O Pastor Jabes disse que a decisão partiu de uma direção de Deus, porque apesar do agravamento de seu estado de saúde, jamais pensou em recuar ou desistir de seu ministério.
Pastor Jabes Alencar se jubila e pastor Samuel Ferreira assume presidência da Assembleia de Deus do Bom Retiro – Créditos: AD Brás/Adriana Bernardo
Em reunião com a liderança da ADBR, explicou sobre a necessidade de se ausentar da presidência, para tratamento médico, e disse que, ao orar a Deus, sentiu aprovação neste sentido. “Não poderia jamais sair e deixar a igreja órfã, por isso também busquei de Deus orientação sobre essa situação, e o nome do Pastor Samuel Ferreira veio como liderança mais indicada para cuidar desse precioso rebanho, por sua experiência, com 35 anos de atuação ministerial, preparo e seriedade”.

Após reuniões realizadas entre integrantes das diretorias das duas denominações, ficou definido que não haverá mudanças significativas na igreja. Serão mantidos o nome, a programação e liturgia dos cultos.

O Pastor Samuel Ferreira ministrará na ADBR uma vez por semana, às quartas-feiras, nos demais dias, a igreja terá seus cultos e eventos conforme agenda existente.
Sobre a ADBR - Assembléia de Deus do Bom Retiro
Com raízes nos ensinamentos da Assembleia de Deus, a AD Bom Retiro foi fundada em 6 de março de 1988.
Neste mês, comemora 29 anos. Ao longo desse período, o ministério, presidido por Jabes Alencar, foi um dos responsáveis pela propagação do Evangelho em todo o país.

Sobre a AD BRÁS
Com mais de 90 anos de fundação, a Assembleia de Deus no Brás é vinculada ao centenário e reconhecido Ministério de Madureira, uma das maiores instituições evangélicas do país. Sua convenção nacional, a Conamad (Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil
Com sede no tradicional bairro do Brás (região central da capital paulista), a AD Brás, presidida pelo Pastor Samuel Ferreira desde 2006, é referência espiritual e ministerial no meio cristão evangélico. Sobre o Pastor Jabes Alencar Jabes Alencar esteve à frente, por mais de uma década, do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo (CPESP), entidade fundada por ele.
Membro de família pastoral, Jabes ficou conhecido por pregar a unidade entre as denominações. Também de forma pioneira, utilizou a mídia, especialmente o rádio e a televisão, com seu programa Mensagem de Esperança, onde declarava o slogan “Recuar jamais. Parar, nunca. Avançar sempre!”, que se tornou uma de suas marcas.

Sobre o Pastor Samuel Ferreira
Samuel Ferreira é presidente da Assembleia de Deus no Brás (SP), presidente executivo da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira (Conamad), presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus – São Paulo (Conemad-SP), presidente da Junta Conciliadora do Estado de São Paulo, e diretor executivo da Editora Betel, com sede na capital do Rio de Janeiro e filiais em Campinas, São Paulo e Goiânia. Membro de família pastoral, é casado com a Pastora Keila Ferreira há mais de 25 anos, com quem tem dois filhos: Manoel Ferreira Neto, Pastor da AD Campinas, e Marinna Ferreira, evangelista. Em breve será avô de gêmeos, filhos de Manoel Neto e Marjorye Ferreira.

Fonte: http://www.jmnoticia.com.br/

Meu Comentário: Essa transição de liderança na igreja Assembleia de Deus no Bom Retiro (SP), é meio estranha para dizer o mínimo. Essa igreja não faz parte de nenhuma das duas grandes convenções assembleianas, que são a CGADB e a CONAMAD.

No ano de 2010, Jabes de Alencar se afastou para tratamento de saúde por alguns meses da liderança da igreja e empossou interinamente seu filho Dayan Alencar, com a mentoria de Silas Malafaia. Depois reassumiu a direção da igreja, e veio a notícia do seu divórcio e seu novo casamento.

Desta vez não passou a liderança para o fiho, que vive hoje na Austrália, nem para o outro amigo de longa data Silas Malafaia, nem para nenhum pastor que compunha o ministério local da igreja.  

Agora ele passa o bastão não mais de forma provisória mas me parece que de forma definitiva, caso ele tenha mesmo jubilado para alguém que com em suas próprias palavras diz que a AD no Brás e a maior igreja evangélica de São Paulo (não sei se isto é verdade), e agora vai assumir mais outro ministério. 

Sinceramente que ao ler notícias como essas, não parece uma transição de liderança nos moldes bíblicos ou espirituais, mas parece mais com uma fusão de empresas. O problema é que no meio disso todo, há um grande povo parar ser pastoreado.