Líder da AD sul coreana foi um dos mais destacados líderes pentecostais do século 20
Faleceu na manhã desta terça-feira, na Coreia do Sul, aos 85 anos, o pastor David Yonggi Cho, um dos mais destacados líderes pentecostais do século 20. Ele é fundador da Igreja do Evangelho Pleno (Assembleia de Deus) em Yoido, na Coreia do Sul, uma das maiores igrejas do mundo, com mais de 700 mil de membros.
Até o fechamento desta matéria, a notícia do falecimento do pastor Cho havia sido publicada também no Daily Post, da Nigéria; no Washington Post, nos Estados Unidos; e na CNN e na Fox News, também nos EUA, além dos jornais e tevê sul coreanos.
Criado no budismo, Cho se converteu quando estava à beira da morte devido a uma tuberculose. Ele creu em Jesus e orou pedindo a cura divina, a qual recebeu. Depois disso, pensou em ser médico, mas Deus o chamou para pregar. Ele ingressou no Instituto Bíblico das Assembleias de Deus na Coreia do Sul, onde se formou. Em seguida, abriu uma igreja em forma de tenda em 1958, tendo como sua auxiliar Ja-Sil Choi (1915-1989), sua colega de turma no instituo bíblico e futura sogra.
Em 1962, devido ao crescimento do trabalho, ele construiu um templo para 1,5 mil pessoas sentadas, dando-lhe o nome de Igreja Central do Evangelho Pleno. Apesar do nome, a igreja sempre foi ligada às Assembleias de Deus, denominação a qual Cho pertenceu toda a sua vida. Em 1964, sua igreja já tinha 2 mil membros. Em 1966, ele se tornou superintendente-geral das Assembleias de Deus na Coreia do Sul. No ano seguinte, seria um dos preletores da Conferência Mundial Pentecostal realizada no Brasil, pregando no Maracanãzinho. Cho pregaria no Brasil de novo depois em 1987, em uma cruzada evangelística no Rio de Janeiro e São Paul, sendo traduzido pelo célebre evangelista Bernhard Johnson. E em 1997, ele voltaria de novo a pregar, no 2º Congresso Mundial das Assembleias de Deus.
Em 1973, ele inaugurou o atual templo, para 12 mil pessoas sentadas, com Billy Graham pregando na inauguração. Em 1974, sua igreja tinha 23 mil membros. No final dos anos 70 e durante todos os anos 80, sua igreja passou por um grande avivamento, tornando-se famosa em todo mundo, com Cho sendo chamado para pregar em vários países devido ao que ocorria em sua igreja na Coreia. Em 1979, sua igreja chegou a 100 mil membros; e em 1987, chegou a meio milhão, sendo considerada a maior igreja evangélica do mundo. Hoje, ela tem mais de 700 mil membros.
Cho foi durante anos presidente do Comitê Mundial das Assembleias de Deus. Em 1985, a CPAD lançou sua biografia, escrita por Neil L. Kennedy. Alguns de seus sucessos literários, que se tornaram best-seller em todo o mundo, são A Quarta Dimensão, A Oração Eficaz e O Espírito Santo, Meu Companheiro.
Veja abaixo, a última mensagem do pastor David Yonggi Cho pregada no Brasil, quando era presidente do Comitê Mundial das Assembleias de Deus. Ela foi pregada no segundo Congresso Mundial das Assembleias de Deus, realizado em São Paulo no mês de setembro de 1997, tendo como intérprete o pastor Mark Lemos, diretor do IBAD de Pindamonhangaba (SP). Mensagem pregada no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo (SP), com o tema "Avivamento".
Fonte: CPADNews
MEU COMENTÁRIO: Eu me converti no início dos anos 80, e me lembro bem quando lá pelos anos de 1983/1984, li pela primeira vez o livro do Cho, "A Quarta Dimensão". O livro foi um sucesso de vendas no Brasil, seguido depois por outros como, "Grupos Familiares, a chave do crescimento da igreja", "Oração, a chave do avivamente", "Soluções para os problemas da vida", e outros mais.
A CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus), em 1986 lançou uma biografia dele e em 1989, o pastor coreano esteve pregando em São Paulo, sendo na ocasião interpretado pelo saudoso missionário assembleiano Bernard Johnson. Eu comprei depois uma fita K-7 (é antiga mesmo eu sei) com a pregação dele no evento. O atual movimento de igrejas em células, que hoje se encontra presente em igrejas históricas e pentecostais foram inspirado nos seus livros, depois o César Castelhanos da Colômbia, copiou a idéia e fez algumas adptações. Não foram poucos os pastores brasileiros que fizeram uma verdadeira romaria até a Igreja do Evangelho Pleno em Seul para ver de perto o milagre coreano e ver de perto seu pastor mais conhecido.