quarta-feira, 14 de abril de 2010

Escândalos, sexo, mentiras e video-tape no meio cristão

"Hoje, conversei com pessoas de tradicionais famílias católicas. Oops! Ex-católicas. Com os escândalos de pedofilia entre outros voltaram-se para outras religiões, ansiando por parâmetros éticos elevados. Não encontraram nas igrejas evangélicas, mas no Espiritismo!

Se levarmos em conta a rigidez do catolicismo nordestino e interiorano, a mudança toma ares de paradigma. Não à toa, o filme sobre Chico Xavier bate recordes de bilheteria onde é exibido. O mágico se alia ao ético, a caridade à vida espartana, a manifestação sobrenatural à introspecção, a multidão se dobra.

Por que não a igreja evangélica? Eles respondem: A maioria pede dinheiro demais e pratica obras sociais de menos. Os programas de TV atazanam a programação evangélica. É dinheiro de cá, dinheiro de lá. Um quer comprar um avião, outro quer cobrir cheques, todos querem dinheiro, muito dinheiro. A postura contrasta com as premissas, etc e tal. É meus queridos, estamos diante de uma tendência. E podemos espernear o quanto for necessário, mas estamos a dever.

Por que o título? Porque alguns de nós pode ser tentado a buscar uma saída nos milagres baratos. Por que não catalizar os ramos que sobram? Porque somente Deus faz milagres, e quando Ele quer. Igreja não é a fantástica fábrica de milagres, é um lugar aonde Deus realiza coisas impossíveis! Fujamos desta tentação. Em tempo: Eu creio em milagres! Sim, tem a Dake. Claro, claro, vamos debater sobre a Dake, enquanto Kardec engorda suas hostes. Jesus olha e diz: Vocês devem cuidar de uma coisa, sem esquecer a outra".

Fonte: Título da Postagem - Livrai-nos dos falsos milagres. Blog Reflexões sobre Quase Tudo (http://daladier.blogspot.com/)

MEU COMENTÁRIO:

O texto do irmão Daladier mostra com exatidão, o dilema de muita gente: Pessoas que sentem um vazio interior, querem uma experiência espiritual, mas estão frustradas com a igreja católica, devido aos escândalos de pedofilia envolvendo o clero. Quando se voltam para os evangélicos, se deparam com muita pedição de dinheiro, líderes religiosos com práticas mais para mafiosas do que cristãos. Então se voltam para o espiritismo, onde creêm que não terão cobrança, se fala na prática da caridade e ainda ganham a esperança de uma nova chance em uma nova vida.

Agora veja as últimas notícias do "meio cristão":

- Papa sabia sobre abusos de pedofilia de bispo e emcobriu;
- Cantora gospel, sai do armário e revela que é lésbica;
- Bispo da Universal ensina em vídeo, a arrecadar dinheiro na crise e a fazer acordos com bandidos;
- O mesmo Bispo da IURD, diz que o vídeo mostrado está de acordo as crenças de sua igreja;
- Pastor assembleiano, traz guru norte-americano, ligado a Teologia da Prosperidade e pede sementes ou ofertas de mil reais;
- Ministro da Casa de Davi, diz que mentiu em seus testemunhos de milagres.

Que semana cheia em hein? Agora quero deixar uma palavra para você que está decepcionado e ferido com o que acontece no meio cristão:

Muitas vezes quando as pessoas ficam decepcionadas com alguma igreja/instituição ou pesssoas ligadas a mesma, se torna "desviado", conforme a desegnação evangélica. Desse modo, a gente de uma certa maneira, fica “viciado” pela religião, e acreditando que as visitas a um determinado lugar ou endereço equivalem a usufruir a “presença de Jesus”, quando se afasta daquela “congregação”, sempre se sente desviado de Deus.

Trata-se de um poder tão grande esse da religião, que muita gente de fato deixa de orar, de ler a Palavra, de testemunhar a fé, de dizer o que pensa e crê, de ser sal da terra e luz do mundo, de enfrentar o mal, de repreender o diabo, e de celebrar o amor de Deus Isto porque não gosta de um lugar e decidiu que ali não dá. Assim nascem os “desviados”.

Algumas vezes a pessoa deixa o Caminho mesmo. Perde a exultação na esperança e não crê na Graça de Deus. Porém, quem conheceu a Graça de Deus em Cristo se torna indesviável. Pode até estar vivendo uma estação de desapontamento e falta de alegria no convívio cristão, razões jamais faltarão. Dizendo isso, não desenconjando você a deixar de ir a uma igreja. Ao contrário: penso que você precisa muito congregar. E também não estou dando nenhum pouquinho de força para você ficar em lugar nenhum.

Portanto, o que aconselho nesses casos é pegar sua Bíblia e lê-la. Reiniciar a vida oração (isto quando a pessoa parou com essas duas atividades). Saiba que Deus é seu Pai. Creia em Jesus e saiba que se você é Dele ninguém e nem nada a tirarão de Suas mãos. E, por último, procure um lugar leve, legal de estar, e freqüente sem neurose. A Palavra faz o resto do trabalho. No mais você é livre para ficar onde for bom. Simplesmente abrace o seu chamado em Cristo.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Em vídeo, Bispo da Universal ensina a arrecadar durante a crise



Um vídeo entregue ao Ministério Público de São Paulo por um ex-voluntário da Igreja Universal revela a pregação combinada entre os bispos da cúpula da igreja para obter dízimos dos fiéis em meio à crise econômica de 2008.

As gravações são de duas reuniões feitas por videoconferência, conduzidas pelos líderes na sede, em São Paulo, e acompanhadas em tempo real nos Estados.

Segundo a reportagem de Rubens Valente publicada nesta terça-feira na Folha, as reuniões foram coordenadas pelo bispo Romualdo Panceiro, considerado o segundo nome mais importante na igreja e apontado pelo líder Edir Macedo como o seu sucessor.

Em um dos vídeos, Panceiro orienta outros bispos a recorrerem a trechos da Bíblia nos quais se narra que o personagem biblíco Isaac, para escapar de uma grande fome, recebeu orientação divina para semear no solo ruim, e por isso foi agraciado.

A outra gravação mostra o bispo Romualdo contando que um carro-forte que transportava R$ 52 mil arrecadados pela igreja entre os fiéis havia sido assaltado na Grande SP por um grupo de 15 homens armados. Ele atribui a autoria do crime a policiais e narrou que os pastores e bispos deveriam buscar contato com a criminalidade.

Veja acima a íntegra dos vídeos, que foram entregues ao Ministério Público pelo ex-voluntário da Universal e ourives Eduardo Cândido da Silva. Ele obteve os CDs de um amigo, um ex-pastor regional que hoje atua em outra igreja.

O ourives move uma ação para o ressarcimento de R$ 232 mil referentes a supostos cheques sem fundos passados por pastores pela venda de joias.

Outro lado

A Igreja Universal do Reino de Deus informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os fiéis têm "liberdade absoluta" e "da maneira que acharem correta" para fazer ou não doações financeiras à igreja.

"Como já explicado reiteradas vezes à Folha de S. Paulo, a Iurd é uma denominação evangélica neopentecostal que possui como doutrina a Teologia da Prosperidade. Ou seja, acredita na intervenção divina também para o bem-estar material do homem. O exercício de fé pregado por seus bispos e pastores tem como único fundamento a prática dos ensinamentos da Bíblia", informou a igreja, em nota.

Fonte: Folha Online