sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Subsídio para EBD - Um homem de Deus em depressão




Sim, homens e mulheres de Deus podem sofrer de depressão. Grandes gigantes da fé já confessaram que tiveram de lutar contra os males da depressão, e outros ainda lutam.
Antes de comentar sobre a depressão, quero chamar a atenção para alguns números: 
"Cerca de 16% da população mundial já teve depressão nervosa pelo menos uma vez na vida." (Wikipédia) 
"Apesar de atingir uma grande parte da população - 17 milhões apenas no Brasil.  A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 75% das pessoas com depressão não recebem tratamento adequado." (Booehringer) 
"A média etária de sua primeira manifestação baixou de 40 para 26 anos. Crianças e adolescentes hoje integram o rol dos consumidores de antidepressivos." (Época) 
1. Definição de Depressão 
Observemos algumas definições para a depressão: 
"A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior) é um problema médico caracterizado por continuada alteração no humor e falta de interesse em atividades prazerosas. O estado depressivo se diferencia do comportamento "triste" ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos. Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que tem tratamento." (Wikipédia) 
2. Sintomas, Sinais e Sentimentos Relacionados à Depressão

Vários são os sintomas, sinais e sentimentos da depressão. Os sintomas essenciais, são descritos por várias autoridades médicas como são: 
Humor persistentemente rebaixado, apresentando-se como tristeza, angústia ou sensação de vazio; diminuição do interesse e prazer em atividades que antes eram prazerosas (Wikipédia)

Os demais sintomas envolvem: 
- Dificuldade de concentração, alterações do apetite e do sono, sentimento de pesar ou fracasso, diminuição da autoestima, sentimento de culpa, irritabilidade, agressividade, idéia recorrente de suicídio e morte etc. Manifestações físicas também ocorrem, tais como: dores de cabeça, dores no peito, dores musculares, desinteresse pela atividade sexual. 
3. As Causas da Depressão 
A depressão pode ter como causa os fatores psico-sociais, biológicos, físicos e outros (veja detalhes na Wikipédia)

Fatores químicos também se relacionam com as causas da depressão: "Classicamente chamada de 'doença da alma', a depressão ganhou um caráter químico quando se descobriu sua ligação com a falta de duas substâncias no cérebro: a serotonina e a noradrenalina." (Época)

4. Casos Bíblicos de Depressão  

Collins (1995, p. 85) cita alguns de depressão na Bíblia:

Moisés: "Então, Moisés ouviu chorar o povo por famílias, cada um à porta de sua tenda; e a ira do SENHOR grandemente se acendeu, e pareceu mal aos olhos de Moisés. Disse Moisés ao SENHOR: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei favor aos teus olhos, visto que puseste sobre mim a carga de todo este povo? Concebi eu, porventura, odo este povo? Dei-o eu à luz, para que me digas: Leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que, sob juramento, prometeste a seus pais? Donde teria eu carne para dar a todo este povo? Pois chora diante de mim, dizendo: Dá-nos carne que possamos comer. Eu sozinho não posso levar todo este povo, pois me é pesado demais. Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos; e não me deixes ver a minha miséria." (Nm 11.10-15) 

Davi: "Ó SENHOR, Deus da minha salvação, dia e noite clamo diante de ti. Chegue à tua presença a minha oração, inclina os ouvidos ao meu clamor. Pois a minha alma está farta de males, e a minha vida já se abeira da morte. Sou contado com os que baixam à cova; sou como um homem sem força, atirado entre os mortos; como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais já não te lembras; são desamparados de tuas mãos." (Sl 88.1-5) 

Elias: "Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. [...] Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos [...]" (1 Rs 19.4; Tg 5.17)

Jeremias: "Maldito o dia em que nasci! Não seja bendito o dia em que me deu à luz minha mãe! Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu-te um filho!, alegrando-o com isso grandemente. Seja esse homem como as cidades que o SENHOR, sem ter compaixão, destruiu; ouça ele clamor pela manhã e ao meio-dia, alarido. Por que não me matou Deus no ventre materno? Por que minha mãe não foi minha sepultura? Ou não permaneceu grávida perpetuamente? Por que saí do ventre materno tão-somente para ver trabalho e tristeza e para que se consumam de vergonha os meus dias?" (Jr 20.14-18) 

Jonas: "Com isso, desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado. E orou ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver." (Jn 4.1-3) 

: "Por que não morri eu na madre? Por que não expirei ao sair dela? [...]. Porque já agora repousaria tranquilo; dormiria, e, então, haveria para mim descanso [...]. Por que se concede luz ao miserável e vida aos amargurados de ânimo, que esperam a morte, e ela não vem? Eles cavam em procura dela mais do que tesouros ocultos. Eles se regozijariam por um túmulo e exultariam se achassem a sepultura. Por que se concede luz ao homem, cujo caminho é oculto, e a quem Deus cercou de todos os lados? Por que em vez do meu pão me vêm gemidos, e os meus lamentos se derramam como água? Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece. Não tenho descanso, nem sossego, nem repouso, e já me vem grande perturbação. [...] Eu sou íntegro, não levo em conta a minha alma, não faço caso da minha vida." (Jó 3.11, 13, 20, 21-26; 9.21) 

Segundo Collins (ibd., p. 74), o próprio Jesus no Getsêmani, manifestou sintomas de depressão: "e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo." (Mt 26.37-38)


5. A Cura Para a Depressão 

Em todas as situações, cabe ao crente deprimido buscar a ajuda médica, sem negligenciar o auxílio espiritual. O inverso também deve ser feito. Não se deve espiritualizar todas as doenças, achando que tudo é de origem diabólica. Procurar um especialista da área da saúde corporal e mental é no mínimo prudente. 

Nos casos bíblicos citados, pode-se perceber claramente a possibilidade da intervenção divina para a cura da depressão. 

Após a intervenção sobrenatural (1 Rs 19.5-8), Elias ouviu do anjo palavras de encorajamento: "Levanta-te e come, porque o caminho será sobremodo longo."

Referências Bibliográficas

COLLINS, Gary R. Aconselhamento Cristão. São Paulo: Vida Nova, 1995. 
DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia.
3. ed. São Paulo: Makron Books, 2001. 
PERRY, Lloyd M; SELL, Charles. Pregando sobre os problemas da vida. 2. ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1991. 
http://www.boehringer-ingelheim.com.br/, acesso em 23/07/2008. 
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/, acesso em 23/07/2008. 

Fonte: www.altairgermano.net/


quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

As tragédias humanas e os profetas

Podemos algumas vezes ter lido erroneamente os profetas do Antigo Testamento, vendo-os como velhinhos chatos, dedo em riste. Porém para nossa surpresa, podemos descobrir que os escritos dos antigos profetas soam, na realidade, como a mais "moderna" dentre todas as partes da Bíblia. Tratam dos mesmíssimos temas que pairam como uma nuvem sobre nosso século: o silêncio de Deus, a aparente soberania do mal, o sofrimento constante do mundo.

As indagações dos profetas são, na realidade, as indagações deste livro: a injustiça, o   silêncio, o escondimento de Deus. Mais passionalmente do que qualquer outra pessoa na história, os profetas de Israel deram vazão aos sentimentos de decepção com Deus. Por que nações pagas prosperam? indagaram. Por que há um número tão grande de calamidades provocadas pela natureza? Por que há tanta pobreza e depravação no mundo? Por que tão poucos milagres? Onde estás, Deus? Por que não nos falas como costumavas fazer? Revela-te; rompe teu silêncio. Pelo amor de Deus, literalmente, faça aluma coisa! "Por que nos rejeitarias totalmente? Por que te enfurecerias sobremaneira contra nós outros?"

Isaías, um aristocrata e conselheiro de reis, falava: "Verdadeiramente tu és Deus misterioso", disse Isaías. "Oh! se fendesses os céus, e descesses! se os montes tremessem na tua presença!"

Jeremias em voz alta e solene declarou o fracasso da "teologia do sucesso". Em sua época os profetas estavam sendo lançados em calabouços e poços, e até mesmo serrados ao meio. Jeremias comparou Deus a um homem frágil, "surpreendido", um "valente que não pode salvar". Voltaire, o filósofo francês expressa a sua crítica: Como um Deus todo-poderoso e todo-amoroso pode permitir um mundo tão anarquizado?

Habacuque desafiou Deus a explicar por que, em suas próprias palavras, "a justiça nunca se manifesta".
Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?
Por que me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão?

Como todos os israelitas, os profetas tinham sido criados ouvindo histórias de vitórias. Quando crianças, aprenderam como Deus libertara seu povo da escravidão, descera para habitar entre eles e conduzira-os à Terra Prometida. Mas agora, em visões do futuro, viam, detalhadamente como em câmara lenta, todas aquelas vitórias se desfazendo. Numa inversão total da cena inesquecível dos dias de Salomão, o profeta Ezequiel observou a glória de Deus surgir, pairar por um instante sobre o templo e então desaparecer.

O que Ezequiel viu somente numa visão, Jeremias viu numa dura realidade. Soldados babilônios entraram no templo — pagãos no Lugar Santíssimo! — saquearam-no e o queimaram até virar cinzas. (Os historiadores registram que, à medida que os soldados entravam no templo, cortavam o ar vazio com suas lanças, em busca do invisível Deus judeu.) Jeremias perambulou pelas ruas desertas de Jerusalém em estado de choque, como um sobrevivente de Hiroshima vagueando pelos escombros. O rei de Israel estava agora algemado e cegado; os príncipes da nação, mortos. No cerco final, mulheres de boa formação que moravam em Jerusalém tinham cozido e comido seus próprios filhos.

Como é que era ser um profeta naquela época? Jeremias nos conta:
Estou quebrantado pela ferida da filha do meu povo; estou de luto; o espanto se apoderou de mim....Oxalá a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos em fonte de lágrimas! Então choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo....O meu coração está quebrantado dentro em mim; todos os meus ossos estremecem; sou como homem embriagado, e como homem vencido do vinho.

Entretanto, o aspecto mais surpreendente dos profetas não é sua aparência "moderna" ou seu pungente clamor de decepção. A razão por que esses dezessete livros merecem um exame cuidadoso é que incluem as próprias respostas de Deus às estimulantes indagações dos profetas.

Referências bíblicas: 1 Reis 17-19, 22; Lamentações 5; Isaías 45, 64; Jeremias 14;Habacuque 1; Jeremias 8-9, 23.

Continua...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A tragédia na boate em Santa Maria e um alerta às igrejas evangélicas

 
Na madruga do último domingo, 27.01.2013, aconteceu a segunda maior tragédia produzida por incêndio no Brasil, em uma boate na cidade de Santa Maria (RS), que fica cerca de 300km de Porto Alegre, a capital do estado.

Segundo as notícias divulgadas, até agora foram confirmadas 232 vítimas fatais, sendo 120 homens e  112 mulheres, em sua maioria absoluta jovens e adolescentes, com idade média entre 18 e 22 anos.  Muitos familiares ainda estão em busca de parentes, sendo que ainda existem muitos corpos nem a necessaria identificação, todos colocados no Ginásio de Esportes da cidade. As informações também dão conta de pessoas sendo atendidas nos hospitais e pronto socorros da região, em número aproximado de 131 vítimas sobreviventes. Como Santa Maria (RS) trata-se de uma cidade universitária, muitas das vítimas não possuem parentes no município, e esses estão em deslocamento de seus logradouros para aquela localidade. Segundo informações da imprensa local, a festa era uma iniciativa para angariar recursos para a formatura do Turma que cursava a faculdade de agronomia, por isso o evento foi anunciado com o título de AGROMERADOS.

A presidenta da república, Dilma Roussef, que participava de reunião de chefes de estado no Chile, cancelou sua  agenda para hoje, e está de retorno ao Brasil no afã de acompanhar de perto os procedimentos. Informou no entanto, que determinou aos ministros de estado envolvidos com a situação, que se dirijam imediatamente para o local e disponibilizem toda a assistência necessária às autoridades locais para atendimento aos sobrevivientes, bem como aos familiares das vítimas fatais.

Segundo informação dos sobreviventes e das autoridades do Corpo de Bombeiros, a boate estava superlotadas, com número de pessoas acima do permitido, e o plano de ação contra incêndio também estava vencido, e ainda a boate possuia apenas uma via de acesso, tanto para entrar como para sair do local.

Segundo diversos depoimentos de sobreviventes, o vocalista da banda que se apresentava no momento, se utilizava de fogos de artifícios no palco, instrumento proibido para aquela situação, sendo que faíscas atingiram o forro acústico da casa, o que deu início ao incêndio.

A maior parte das vítimas fatais não morreu carbonizada, mas asfixiada  pela fumaça tóxica produzida pelo fogo que queimou is materiais utilizados para revestimento acústico da casa.

Oremos pelas autoridades e voluntários que estão trabalhando no atendimento geral, bem como pelos familiares das vítimas fatais, bem como pela restauração dos sobreviventes. Que o Senhor console a todos.

UM ALERTA À IGREJA EVANGÉLICA BRASILEIRA

O maior alerta deixado pela tragédia, é a desobediência aos limites estipulados pela legislação vigente quanto ao número de pessoas dentro dos logradouros públicos, como acontece também com os templos religiosos, bem como com a atualização dos planos de prevenção contra incêndio e tragédias, devidamente estabelecidos pelas autoridades competentes. 

É pecado grave, tentarmos a Deus, deixando por conta d'Ele aquilo que já está estabelecido por lei, e faz parte da nossa obrigação para com o estado e com nosso próximo. 

Saídas de emergência, extintores de incêndio específicos, instalações elétricas em condições apropriadas e outras medidas devem ser observadas, sob pena de responsabilização criminal dos responsáveis que desobedecerem tais normas. 
NORMAS E REGRAS EXISTEM PARA SEREM OBSERVADAS E CUMPRIDAS - PRINCIPALMENTE OS TEMPLOS RELIGIOSOS DEVEM DAR O EXEMPLO PARA A SOCIEDADE.
Somos o sal da tera e a luz do mundo e, portanto mesmo sabendo que Deus pode nos guardas, devemos seguir o exemplo do nosso Mestre quando disse a satanás:
NÃO TENTARÁS AO SENHOR, TEU DEUS! 
Fica o alerta a todos!
Fonte:  http://pointrhema.blogspot.com.br/