segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

OS PROGRAMAS EVANGÉLICOS NA TELEVISÃO

Sábado em casa, fiquei a manhã vendo os programas evangélicos na Rede TV. Os evangélicos compraram todo o horário das manhãs de sábado na emissora. Quando liguei a tv, o Pr. Josué Gonçalves, já estava falando sobre a família. Depois assisti a uma bonita mensagem do Reverendo Hernandes Dias Lopes.

Vieram em seguida os programa das duas Assembléias de Deus. Sim, porque é o que parece. Não estou me referindo a CGADB e a CONAMAD, mas sim aos programas Boas Novas (Pr. Samuel Câmara) e Movimento Pentecostal (Pr. José Wellington). E é claro para terminar tem os do Pr. Silas Malafia e o Conjunto Voz da Verdade.

O que vi nesses programas programas? Muita propaganda institucional, apelos para vendas de CDs/DVDs de cantores/pregadores e produtos evangélicos. A pior pregação, se é que pode chamar o que ouvi de pregação, foi a do pessoal do Voz da Verdade. A melhor foi a do Hernandes Dias Lopes. Quando digo, a pior ou melhor, digo no sentido que foram as que, na minha opinião, apresentaram menor ou maior embasamento bíblico, respectivamente.

Ao ver os programas do Malafaia e da CPAD, duas coisas me vieram a cabeça: Já pensou, se o Silas, que está pedindo cada vez mais doações, falasse na TV que acabou de comprar um avião de 12 milhões de dólares? Quanto a CPAD, com toda essa polêmica em torna da publicação da Bíblia Dake, bem que podia fazer algum pronunciamento a respeito, seja pela TV, no seu site ou através do Mensageiro da Paz.

10 comentários:

  1. Caro pastor Juber Donizete,

    Deixei em meu blog uma resposta às suas palavras de Feliz Ano Novo. Mas aproveito esta oportunidade para lhe desejar, aqui também, uma MARAVILHOSO 2010.

    Quanto à sua postagem, gostei bastante dela. Um ótimo alerta.

    Em Cristo,

    CSZ

    ResponderExcluir
  2. Pastor Juber,

    Quando esse povo entender que o centro das atenções deve ser apenas o Cristo ressurreto, aí sim vão aprener a usar melhor esses espaços preciosos que a TV proporciona.

    O marketing tomou conta de 90% dos programas evangélicos na TV, e o pior, eles não reconhecem isso. Se eu falar que é um absrudo usar o argumento de que, "para fazer a obra para Deus precisamos de excelência", e que por isso, precisamos realizar cruzadas evangelísticas de meio milhão de reais, ou dizer que é outro absurdo os cursos para pastores com tudo pago (que parecem não ter o minímo desejo de se peparar aos pés o Mestre Jesus) de dois milhões vou se taxado de incrédulo.

    Mas é isso, enquanto muitos enrriquece, muitos não tem nem o que comer, e eu, que já passei muita fome, sei o que é isso, a sensação é terrível, e pior, é ver esses tele-vangelistas usando todo seu poder de persuasão para aganriar mais fundos para seus projetos de promoção pessoal.

    Estou é cansado diso tudo, desejo que Jesus volte logo de uma vez!!!

    Um abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Pr. Ciro Zibordi,

    O alerta está dado. Obrigado pelas palavras e pelas felicitações. Que Deus nos dê um ano abençoado em sua presença.

    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  4. Matias,

    Acredito que seu sentimento é compartilhado por muitas pessoas. Os pastores estão se esquecendo do principal. Não fomos chamados para ter ministérios bem-sucedidos, mas para continuar o ministério de Jesus, que foi amigo dos pecadores e compassivo com os pobres, e identificou-se com as dores das viúvas e dos órfãos. Ser pastor não é acumular conquistas acadêmicas, não é conhecer políticos poderosos, não é ser um gerente de grandes empresas religiosas, não é pertencer aos altos escalões das hierarquias religiosas. Pastorear é conhecer e vivenciar a intimidade de Deus com integridade. Pastorear é caminhar ao lado da família que acaba de enterrar um filho prematuramente e que precisa experimentar o consolo do Espírito Santo. Pastorear é ser fiel a todo o conselho de Deus; é ensinar ao povo a meditar na Palavra de Deus. Ser pastor é amar os perdidos com o mesmo amor com que Deus os ama.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ou seja:

    Ser Pastor é um dom de Deus!

    Paz!

    ResponderExcluir
  6. Caro Juber,
    Em tempo, Feliz 2010!

    Um abraço
    Paulo Silvano Cardoso

    ResponderExcluir
  7. Matias,

    Exato meu irmão! A carta aos Efésios 4:11, diz justamente isso.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Caro Paulo Silvano,

    Um feliz 2010 para você e sua família também.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Graça e Paz, Pr. Juber!


    Desejo para você e sua família,um ano de 2010 repleto da Graça de Deus!

    Em relação ao post, penso que salvo raras excessões, evangélico na televisão é uma coisa triste de se ver! Eles não pregam o evangelho, simplesmente porque o evangelho depõe contra eles!

    Sábado passado tive o desprazer de ver o pr. Silas Malafaia novamente alardeando que está havendo "perseguição" aos evangélicos, por conta do fechamento do templo da mundial. Esquece das irregularidades encontradas no prédio pela prefeitura. O pior foi ele dizer que o "apóstolo" Waldomiro está fazendo um "ótimo trabalho". É duro de assistir...

    Evangélico na televisão é isso aí, meu irmão!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  10. Marcos Wandré,

    Obrigado pelas felicitações. Um feliz ano novo para você também.
    Sobre o pronunciamento do Malafaia em relação a Igreja Mundial do Valdomiro, eu cheguei a escrever a próxima postagem sobre isso.

    Abraço.

    ResponderExcluir