Bom, eu até compraria como fonte de pesquisas, mas sinceramente, não está dando mais para acompanhar o mercado editorial gospel. É tanto lançamento! Bíblia de Estudos NVI, Batalha Espiritual e Vitória Financeira, Bíblia de Estudo do Líder Pentecostal, e etc.
Vi o recente debate na blogosfera sobre a Bíblia Dake, com destaque para o blog Point Rhema do prezado Pr. Carlos Roberto, onde a postagem virou um fórum de debates, com quase duzentos comentários. Um dos papéis dos blogues é justamente esse, de informar e permitir o debate.
Esses dias um colega de ministério, me perguntou na igreja, se eu já havia possuía um exemplar da Bíblia Dake. Respondi que não, ele então me disse que estava maravilhado com os comentários, que ela não era mais uma de estudo, mas era a melhor Bíblia de Estudo que ele já tinha lido. Bom, até o momento eu não tinha me interessado em pesquisar sobre a mesma, mas confesso que a frase dele me chamou a atenção. Esse obreiro é filho de pastor, exerce o cargo de evangelista em nossa igreja, além de ser bacharel em teologia. Depois um jovem da igreja, veio me mostrar seu exemplar, pedindo minha opinião. Foi quando dei algumas folheadas, já procurando os textos que eu pensava ser mais polêmicos.
Não sou contra adquirir tais exemplares. Eu mesmo possuo várias, sendo a primeira que comprei, a Bíblia Vida Nova em 1987, depois vieram: Scofield, Thompson, Pentecostal, Genebra, Plenitude, Bíblia do Obreiro. Depois de algum tempo, sem comprar nenhuma, adquiri a Bíblia de Jerusalém (católica) e o Novo Testamento versão King James. Antes da Dake, me lembro de ter lido comentários contrários também com relação a Bíblia NVI. Mas na Scofield, e nos comentários de R. N. Champlin, também há coisas bem polêmicas. Eu particularmente não tenho a NVI, mas li os comentários dos outros dois citados. Champlin é universalista, e defende a reencarnação. Na Scofield, no texto de I Samuel 28, diz que quem apareceu para o rei Saul era o profeta Samuel. Só por aí, já dá para ter noção do tamanho da encrenca.
Achei interessante a posição do Pr. Altair Germano, colocada em seu blog, que estarei transcrevendo abaixo:
“Apesar dos erros doutrinários e teológicos graves sobre a natureza de Deus, a Trindade e Cristo, além de outras questões, minha posição pessoal sobre a Bíblia Dake é:
- Suspender a venda da obra seria uma atitude extremistas e radical, sem falar que agride a capacidade crítica do leitor, pesquisador e teólogo;
- Para resguardar o leitor desatento e imaturo, uma nota semelhante a publicada no Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo deveria ser colocada nas próximas edições;
- Para atenuar os problemas com a presente edição, a mesma nota deveria ser publicada no Mensageiro da Paz, divulgada nos demais órgãos e periódicos da CPAD e colocada como encarte nos volumes já impressos da Bíblia Dake”.
Acredito, que alguns questionamentos da ex-funcionária da CPAD, Miriam Anna Liborio, publicados como comentários na postagem do Sidnei Moura, no blog da UBE, ainda estão em aberto. São eles:
1) Se a Bíblia de DAKE contém doutrina herética, por que a cpad a publicou?
2)Como fazer corte doutrinário, se a corrente de interpretação adotada foi a literal?
3) Se a CPAD possui conselhos de Doutrina e Apologética, por que a justificativa foi de erro na preparação de originais?
4) Se a Bíblia de DAKE é herética, por que foi recomendada pelo consultor teológico e por comentaristas de Lições Bíblicas?
Caro Pr. Juber Donizete,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Parabéns pela postagem!
Dentro da sua colocação, até entendo o seu ponto de vista, assim como do nosso nobre companheiro Pr. Altair Germano!
O maior problema são as perguntas ainda não respondidas, colocadas pelo próprio irmão.
Como conhecedor e participante da resolução tomada em 18.11.2009 pelo Conselho de Doutrina e pela Comissão de Apologética da CGADB, o maior agravante é que não foi cumprida ordem regimental de consulta ao Conselho competente, assim como também a propaganda não a coloca como uma ferramenta de pesquisa, mas como o irmão constatou em sua Igreja, as pessoas estão adquirindo como Bíblia de caráter devocional e uso diário, enfim, uma cadeia de erros.
Isso não denigre o conjunto da obra da nossa querida CPAD, e o nosso esforço para que isso seja esclarecido, no entanto, omissão não resolve, é necesário uma correção de rumos no acontecido.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Juber mano querido,paz!
ResponderExcluirSe as pessoas apenas se preocupassem com o que Jesus diz, certamente isso não se tornaria no que se tornou. Li no Point Rehma o debate. O que vi? Pessoas defendendo instituição, dizendo que os seres humanos podem "se lixar", mas a instituição não (já pensou se Jesus pensasse assim? Ele seria o melhor amigo das escolas farisáicas da época). Pastor de renome, mas com opinião de quem jamais conheceu de fato o que é amor segundo Jesus. Outros defendendo o dileto pastor com unhas e dentes, como cão feroz e raivoso, espumando pela boca contra todos que não concordavam com ele, enfim, uma bíblia que para mim não tem valor nenhum, exceto o conteúdo, trouxe a tona uma briga terrível que só acontece na cabeça de quem não conhece ainda Jesus.
Se o foco dos crentes fosse verdadeiramente Jesus, se preocupariam com que Jesus falou apenas, não com o que o Dake disse.Afinal, Caio Fábio, Dake, Gondim, Juber, Carlos, não são e nunca serão os donos da Verdade.
Sabe Juber, não entendo o que tem na cabeça dos que se dizem cristãos.Sinceramente, não consigo entender porque dá tanto valor a comentários pra lá de absurdos como dessa Bíblia Dake.
Amigos e Juber, deixemos de lado os "Dakes" (que borbulham aos milhares hoje) e sigamos apenas com os olhos para Jesus, pois assim nehum dos "Dakes/fakes" atuais irão nos corromper.
Graça e paz"
Graça e Paz, Pr. Juber
ResponderExcluirPenso que devemos alertar os irmãos para os perigos de determinadas obras, no entanto, devemos sempre estimular o senso crítico deles. Eles devem conferir se os comentários estão de acordo com a sã doutrina. Paulo recomendou julgar todas as coisas e reter o que é bom.
Um abração e feliz ano novo cheio de bençãos em sua família e ministério!
Pr. Carlos Roberto,
ResponderExcluirAs perguntas realmente não querem calar, precisando de respostas convincentes. A CPAD tem uma história de quase 80 anos, como editora da nossa denominação. Muitas pessoas já foram abençoadas no decorrer dessas quase oito décadas pelas obras editadas pela mesma. É justamente essa credibilidade que pode sair arranhada com um episódio desses. Estou vendo pessoas comprando o referido material, porque confiam na editora. Aí vem esse processo todo confuso onde em um momento dizem: Comprem essa Bíblia, pois é a melhor ferramenta de estudo já lançada! Depois vem e dizem: "Olha os comentários dessa Bíblia são heréticos! Vai ficar complicado na cabeça de muita gente. Espero no entanto, que a situação se resolva da melhor maneira possível.
Grande abraço para você também!
Ednelson,
ResponderExcluirSabendo que os crentes primitivos não tinham Bíblias, no formato como o temos hoje, me ponha a pensar o que Paulo diria se chegasse a Éfeso ou Corinto e encontrasse um mercado de Bíblias como os nossos mercados ocidentais modernos. E mais: O que Jesus faria. O que pensariam? Diriam que é uma benção? Ou veriam a coisa toda como perversão, trocando a expectativa de guardar a palavra no coração pelo seu uso na prateleira, na estante ou debaixo do braço?
O fato é que a Bíblia, à parte do nome J-e-s-u-s, é o 2º melhor negócio da religião cristã. Isso porque na realidade, o nome Jesus é a grife mais lucrativa da história, e o próprio Jesus insinuou que assim seria, quando afirmou muitas vezes o que se faria “em seu nome”. Sim! Disse Ele que Seu nome seria usado e abusado, até ao ponto de fazer cumprir a palavra sobre os que, usando Seu nome, nunca foram, todavia, por Ele conhecidos.
O mais importante é que as pessoas, voltam a ler a Bíblia, ao invés de apenas adquiri-la.
Eu, reconheço que muitas Bíblias modernas têm sua utilidade nas ferramentas que oferecem como ajuda à leitura, possuindo as que eu citei na postagem.
As Bíblias com comentários, quando são edições denominacionais [ou seja: publicadas por uma igreja ou denominação religiosa], em geral trazem as doutrinas do grupo já sistematizadas, de modo que a pessoa nem mesmo tem a chance de ler a Bíblia sem tais condicionamentos prévios.
Sinto saudades do tempo em que a questão não era em que Bíblia se leria, mas apenas onde encontrar uma ou qualquer Bíblia. As tristes constatações que vemos hoje em dia, é que nunca se vendeu tanta Bíblia como hoje, mas paralelamente, nunca se leu tão pouco a mesma.
Abraço mano.
Marcos Wandré,
ResponderExcluirAcho que o princípio deve ser esse mesmo que você citou, lembrando a recomendação do apóstolo Paulo, examinar tudo e reter o que for bom.
Um abraço e um feliz ano novo para você também, meu irmão!
Olá irmãos, a Paz.Tendo em vista que a CPAD representa toda uma denominação, pelo menos na teoria, ela deveria publicar e vender só o que vai de encontro com o que essa denominação (AD) prega e pronto. Se isso acontecese não teriamos esses problemas. Sei que parece uma atitude radical, mas se um livro qualquer diz uma coisa e a denominação diz outro fica dificil, é incompátivel. Da-se a impressão que estão mais preocupados com o comercio do que com a fé, perdoem-me mas esta é minha opnião. Gostaria que houvesse mais fidelidade da CPAD como as vezes é defendida pela AD. Sei que não somos os donos da verdade, mas o somos A ou B. Ok. A paz a todos.
ResponderExcluirPrezamado pr. Juber Donizete,
ResponderExcluirA paz do Senhor!
Creio em particular que a momentânea discórdia, sobre a DAKE, possibilitará um momento decisivo em proporcionar maior preocupação e reflexão, sobre o que está passando em nosso meio.
Posso prever que o resultado apesar de tudo, e de todo o ocorrido, será motivo de contemplarmos, o Senhor produzir aos corações uma maior responsabilidade a sensibilidade nos resultados corretos em futura produção de outros produtos, e com certeza, seremos beneficiados por este estranho contratempo.
O Senhor seja contigo!
pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Ainda não sei o que a Bíblia Dake tem de heresias. Não a comprei... O que, afinal, ela diz? Em que comentário? É sério?
ResponderExcluirMarcelo Hagah
João Pessoa-PB
http://hagah72.blogspot.com
Anderson,
ResponderExcluirHoje dando uma olhada no site da CPAD, notei a informação que entre as publicações do mês anterior, a Bíblia Dake foi a que mais vendeu.
Ou seja, o povo está comprando!
Obrigado pela sua participação.
Pr. Newton Carpintero,
ResponderExcluirQue assim seja meu irmão! Que esse momento sirva de reflexão para as ações futuras.
Um abraço.
Marcelo,
ResponderExcluirEu também não a comprei. Li algumas páginas pelo exemplar de um amigo. Achei estranho os comentários sobre a Trindade, falando em corpo de Deus. Mas como eu disse, só dei uma olhada nela de relance. No livro do Pr Hank Hanegraaff “Cristianismo em Crise” também editado pela CPAD, já havia algumas críticas a ela.
Um Abraço e um feliz ano novo.
E OLHA QUE O DINHEIRO DAS VENDAS BIBLICAS, JA SERIA O SUFICIENTE PRA COMPRAR OS AVIÃO PRA 'E-MISSÃO" NOS CAMPOS...,
ResponderExcluirQUE VERGONHA!!!!!
Abraço...
FELICIDADES NESSE NOVO ANO!!!! DILÉTO PASTOR.
Pr. Juber,
ResponderExcluirÉ notavel até pelo número de postagens de comentários em seu blog que esta bíblia tem gerado polêmicas, mas notei também que muitos dos artigos publicados nos blogs são cópias e outras vezes traduções de críticas de sites americanos em relação às notas e pareceres do Finis Jennings Dake. Diante disto criei um blog, entre suas postagens colocarei algumas notas dignas de observação e de discursão a serem levadas em consideração, e inclusive coloquei uma pequena biografia do autor das anotações da referida bíblia, leia, e divulgue este blog. Fica na paz amado.
De seu amigo Jadson - Valparaíso de Goiás/GO.
Paz do Senhor meu querido Pastor Juber
ResponderExcluirInfelizmente comprei a Dake, devido a comentários que era a melhor bíblia de estudo que já tinha no mercado, fui na empolgação, mas depois de ler alguns comentários do auto fiquei decepcionado. Pesquisei e vi que esta sendo muito polemica essa Dake, e vi o post em um blog que ela em inglês tem mais heresias que em português, foram tirados alguns comentários do autor para ser publicada em português.
Para quem quer uma bíblia de estudos não indicaria, mas se quiser como fonte de pesquisas pode ate comprar..
Um grande abraço que Deus abençoe, um Feliz ano novo.
Josué Pereira,
ResponderExcluirEsse negócio de compra de avião anda meio manjado, rsss. Mas brincadeiras a parte, como eu disse anteriormente, eu tenho é saudade do tempo em que se perguntava era onde podia achar um lugar para comprar uma Bíblia. Hoje está havendo um negócio terrível.
Obrigado pela participação.
Jadson,
ResponderExcluirPrazer em ter sua visita por aqui. Volte sempre. Visitei o seu blog, e realmente tem algumas informações importantes sobre a Dake. Para quem quiser conhecer o endereço é: jadsonsantos.blogspot.com/. Está feita a divulgação.
Um abraço.
Samuel,
ResponderExcluirVocê que é uma pessoa que gosta de ler, definiu muito bem como deve ser a posição de quem a comprou. Ler os comentários como fonte de pesquisa, separando o espinho da carne do peixe.
Abraço.
A melhor Bíblia de Estudo Reformada é a Scofield.
ResponderExcluirbom dia meu amado. gostaria de deixar este comentario e agradecer esta oportunidade, pois vejo que a muito que crescermos como cristãos. gosto muito da primeira Blíblia de meu pai, versão almeida. mais entendi que a melhor forma de entendermos alguns conseitos é estudando e comparando. vivemos na era da informação, mais o novo testamento inter-linear grego portugres, seria uma boa oportunidade de entendermos uma tradução literal e liberal. o Espíorito de Deus nos ensina todas as coisas. Graça e Paz. luis eduardo david do nascimento.
ResponderExcluirA bíblia Dake é muito boa, existem doutrinas que são contrarias as da Assembleia de Deus, porém devemos ter em mente que quando fazemos teologia existe a crítica histórica e nem por isso deixamos de fazer teologia, lemos vários livros da Paulus, que consideraríamos heréticos e uma das bíblias mais recomendadas é a de Jerusalém; então ficamos com as palavras de Paulo examinai tudo e retendes o bem.
ResponderExcluir