terça-feira, 21 de outubro de 2008

ONDE ESTÁ O TEU DEUS?

"Como a corça anseia pelas águas vivas, assim minha alma suspira por ti, ó meu Deus. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus? Minhas lágrimas se converteram em alimento dia e noite, enquanto me repetem sem cessar: Teu Deus, onde está? Lembro-me, e esta recordação me parte a alma, como ia entre a mltidão, e os conduzia à casa de Deus, entre gritos de júbilo e louvor de uma multidão em festa. Por que te deprimes, ó minha alma, e te inquietas dentro de mim? Espera em Deus, porque ainda hei de louvá-lo: ele é minha salvação e meu Deus." Salmo 42.
Quando os caminhos de Deus são inescrutáveis, uma pergunta como essa pode ser terrível, geradora de crises existenciais. Há horas nas quais simplesmente a teologia não resolve, as filosofias ficam mofadas, os conceitos de bem e de mal, tornam-se absoletos, caducos e esclerosados. Diante do inescrutável, quem tenta responder a ela, pode correr o risco de se transformar numa corça bramindo, sem encontrar o Deus da sua vida, mergulhando desesperado, ao léu da correnteza da alma, sem conseguir parar de imergir na crise da própria existência. É a doença que chega de repente; á a agonia que assola ante a visão de um parente se autodestruindo; é a mulher que pergunta: Esse Jesus é escuta mesmo a oração? Porque as coisas não mudam dentro de casa, em relação ao marido. São pais desesperados, na ânsia de verem os filhos transformados, sem que nada aconteça; é o pai honesto, que de repente se vê sem emprego, sem o seu ganha-pão; é o homem que na sua confissão de fé, no seu vazamento de convicções cristãs, de repente é atingido pela tragédia e encontra na boca dos adversários, a descrença: "O teu Deus, onde está?"

Como libertar-se de situações, emocionais, deprimentes? Como escapar a uma cova sem fundo, um abismo escuro, uma sede imensa, um conflito tirano?
Em primeiro lugar, precisamos inquirir, quais são as razões de nossa alma. Veja o que diz o versículo 11: "Por que estás abatida, ó minha alma?" A primeira coisa a fazer para enfrentar essa cova, essa depressão terrível, é começar a questionar razões. Você vai descobrir um poço de autopiedade. Porque somos "fiéis" ou porque cantamos e erguemos as mãos, achamos que Deus tem, obrigação de não permitir que nada de ruim nos aconteça. Porque somos crentes no Deus de Abraão nos bons dias do patriarca, esquecemos que, esse mesmo Deus é também do Deus de Moriá (sacrifício de Isaque) e de Jó. Pergunte, pois à sua alma, qual a razão de ela estar azeda de amargura, transbordante de autopiedade, tentando justificar, suas atitudes de entrega, depressão, sofrimento, lágrima e agonia.
Em segundo lugar, se queremos sair dessa situação, precisamos afirmar à alma, que o auxílio de Deus não falha. Precisamos dizer a nós mesmos, que o socorro vem, não demora. Na última parte do versículo 11, diz: "Espera em Deus, pois ainda o louvarei". Eu gosto deste "ainda", porque enquanto houver um "ainda" na vida, está tudo bem. "Espera em Deus pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu". Ainda virá o socorro; ainda surgirá o livramento; ainda nascerá salvação; ainda virá libertação. Espera em Deus. Deixa que perguntem: "Onde está o teu Deus?" Literalmente ri por último, quem ri melhor. Deus não te abandonou, Ele é o Emanuel - Deus conosco. Deus aqui, Deus agora, para sempre ao nosso lado, até a consumação dos séculos. Amém.

25 comentários:

  1. Ei santo! Que Deus siga lhe abençoando. Vc tem sido um canal de bençãos. Fique na paz

    ResponderExcluir
  2. Caro Pr. Juber!
    A Paz do Senhor!
    Muito obrigado pelas suas visitas ao POINT RHEMA.
    Gostaria de saber como descobriu meu blog.
    Parabéns pelo seu blog, bem como pelo artigo supracitado.
    Que cada um de nós, em horas de dificuldades, tenhamos comunhão suficiente para encontramos o Deus verdadeiro.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão e amigo Pr. Cézar Carrijo,

    Que prazer ter sua visita no meu blog, espero que continue. Obrigado por suas palavras.

    Que a Graça e Paz de Deus esteja sobre sua vida,

    Pr. Juber

    ResponderExcluir
  4. Prezado Pr. Carlos Roberto,

    Estou contente em ter sua participação pela primeira vez no meu blog. Descobri seu blog, através de uma matéria do Pr. Geremias do Couto, na qual ambos comentamos. Obrigado pela visita.

    Abraço,

    Pr. Juber

    ResponderExcluir
  5. Benção, que Deus continue te usando a cada dia, muito bacana o conteúdo do blog muito edificante..
    Deus fará grandes coisas no seu meio, ele fará de vc um grande instrumento...

    Shalom

    ResponderExcluir
  6. Prezado Marcos,

    Faz um mês e meio que abri este blog. Antes de criá-lo, olhei o conteúdos dos outros blogs cristãos. Vi que há blogs muito bons e edificantes, mas, por outro, observei pessoas usando esse precioso espaço com assuntos que não edificam a ninguém como: disputas de poder eclesiástico, outros em uma "suposta defesa apologética", atacando a tudo e a todos e pior, às vezes até com discriminação a algumas pessoas. Não me considero superior ou melhor que os outros. Mas, particularmente, decidi que só abriria um blog, se fosse para pregar o Evangelho de Jesus de Nazaré. É o que eu estou tentando fazer, com minhas limitações.

    Obrigado pelas palavras e pela visita. Volte sempre.

    Shalom para você também.
    Pr. Juber

    ResponderExcluir
  7. Amado

    O Salmo 42 é marcante para mim. Durante o meu período de novo-convertido ele falou de maneira especial ao meu coração.

    Apesar de haver nascido em berço evangélico, vivi a maior parte da adolescência longe dos cultos e do Senhor.

    Tive tudo que um jovem adolescente quer ter na juventude, menos a paz de espírito. Depois das badalações no mundão eu colocava minha cabeça no travesseiro e sentia um vazio atormentador em minha alma.

    Muitos crentes, mais velhos e também jovens da minha faixa etária, me procuravam para aconselhar. Mas não é fácil falar de Cristo para quem já conhece o cristianismo, não dava a devida atenção a eles... Foi por causa dessa sensação ruim antes de dormir e dessas pessoas mais próximas dizendo que precisa ter um encontro com Deus, e lendo os Evangelhos, que um dia resolvi aceitar Jesus Cristo de verdade...

    Há um hino, na Harpa Cristã, baseado na letra do Salmo 42, que tocou profundamnente meu ser, o Senhor falou comigo através da canção e curou as feridas da minha alma. A primeira vez que eu o ouvi foi no dia do meu batismo nas águas e então nunca mais esqueci aquele momento.

    Sei que devemos nos guiar pelas Escrituras Sagradas, mas o relacionamento pessoal com o Senhor existe...

    Agradeço a Deus por tudo de bom que tenho experimentado na caminhada de fé. São experiências após experiências, que servem para solificar nossa fé. Deus é mais a retórica das pregações nos púlpitos, toca nosso ser de maneira especial!

    Parabéns pelo artigo.

    Abraço.

    Eliseu Antonio Gomes
    http://belverede.blogspot.com/





    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Caro Eliseu,

    Fico agradecido por ter compartilhado sua experiência de fé comigo. Você conhecia o Cristianismo como religião e a Cristo como informação religiosa. Então, como se diz no meio evangélico, você saiu da "igreja" e foi para o "mundão". Todos que procedem assim, são chamados de "filhos pródigos". Muitos gente passou por essa experiência e ainda passa. A verdade é que existe dois filhos pródigos. Um está fora da igreja como instituição, por desejar um espaço diferente, emoções diferentes, ou porque se decepcionou com as pessoas ou com o sistema religioso, em si. Mas, também existe o filho pródigo, que surtou na casa do Pai, como o irmão mais velho na parábola. Ele também é um pródigo, apesar de estar na "casa" do Pai, não tem nenhuma intimidade com o Pai. Quando acontece a "festa" para receber o irmão, ele fica de fora, rancoroso. Diz que nunca recebeu nada do Pai, apesar de tudo que o Pai tem ser dele também.

    Obrigado pela visita.

    Nele, que nos escolheu primeiro,

    Pr. Juber

    ResponderExcluir
  9. Os ímpios em geral querem um Deus tangível. É aí onde entra a pergunta do salmo: Onde está o teu Deus?
    Nosso Deus está nos céus, e ao mesmo tempo, olhando por nós.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Caro Daladier,

    Os ímpios dizem em tom de escárnio: "Onde está o teu Deus?" ou às vezes como néscios, se dizendo ateus, dizem: "Não há Deus". No entanto, o justo em meio a muitas aflições, pode clamar "Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás?" Habacuque 1:2; ou como o salmista no capítulo 74, versículo 10: "Até quando, ó Deus, o adversário nos afrontará? Acaso, blasfemará o inimigo incessantemente o teu nome?". O justo no entanto, mesmo que tenha feito questionamentos, ele depois, pela fé diz como Habacuque: "Ainda que a figueira não floreça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas seja arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação".

    Fico grato por sua participação e comentário.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Paz pastor,
    obrigado pela visita ao meu blog.

    bela mensagem, num tempo onde vivemos o imediatimo, onde a religião vende um Deus-loteria, onde quem da mais recebe mais.
    a falta de fervor, espiritualidade e oração, são caracteristicas de nossos dias.
    Onde nenhum cristão aceita passar pelo deserto para receber a sua vitória.

    Abçs
    Sandre

    ResponderExcluir
  12. Sandre,

    Vivemos em um tempo onde se prega um evangelho antropocêntrico, onde o homem é o centro de tudo e não Deus. Até os hinos mudaram: É só você vai pisar o inimigo, vai vencer, vai possuir, etc. Fala-se muito no Deus de Elias, só esquecem que o Deus de Elias, também é o Deus de Jó.

    Obrigado pela participação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Prezado da Faculdade Evangélica,

    Obrigado pela participação e pela indicação do meu blog.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  14. Felipe,

    Obrigado pelas palavras carinhosas e pela visita. Já visitei o seu blog e achei muito bonito.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  15. Caro Juber,
    A Paz do Senhor!
    Parabéns pelo artigo!
    A realidade deste salmo, nos fala da realidade humana, e da esperança de um Deus que se move com o coração que se arrepende e reconhece seus erros.
    Davi era um homem segundo o coração de Deus, não porque era perfeito, mas porque reconhecia seus erros, chorava, se arrependia e acreditava no Deus restaurador.
    Parabéns pelo artigo.
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Prezado Pr. Carlos,

    Sua síntese sobre Davi, ficou perfeita. Obrigado pela participação sempre enriquecedora.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Pr. Juber,
    a paz do Senhor.


    Esse texto da corça me lembrou uns 3 hinos. Um deles é lindíssimo. Acabei cantando. Olha, podemos fazer o que quiser, no que tange a blogs. O meu blog está à sua disposição.

    meu e-mail é hagah72@hotmail.com.

    Marcelo Hagah
    João Pessoa-PB

    ResponderExcluir
  19. Marcelo,

    Quem bom! Vamos juntos nesta parceria discubrindo todas as possiblidades de recursos no uso da blogagem para discutir temas e trazer propostas que ajudem na construção de coisas boas em prol do Reino de Deus.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  20. Juber,
    Certa vez eu fiz essa pergunta ao meu marido... ele, convertido e cheio de fé e eu espectadora irritada de sua crença. Olhei para ele diante da maior crise de nossas vidas e gritei _ Cadê o teu Deus ??... meu filho de 2 anos havia acabado de sofrer um acidente e fraturado o crânio em 22 cm .. e pior, recebido óbito, despachado morto num avião UTI para que meus braços de mãe recebessem seu corpo em SP (o acidente foi na casa da avó em Ubatuba, cidade onde moro hoje)...ele olhou pra mim, e firme me tomou em suas mãos e me disse que iríamos agora orar ao DEUS Verdadeiro.....e então, eu descobri onde DEus estava !
    Quando a ambulancia chegou com meu filho no Albert Eistein e suas portas se abriram, eu vi descer Deus de dentro dela, e logo atrás meu filho - falando e pedindo por mim!!!....sua fratura havia estabilizado, seu coágulo desaparecido e ele ressucitado - literalmente, sequer houve necessidade de fazer alguma cirurgia.
    Durante anos a fio eu dei meu testemunho por esse Brasilzão afora e para glória do Senhor muitos encontraram onde Deus estava....hoje, meu filho tem 14 anos e é lindo !! uma benção !.... eu me rendi ao DEus que eu não sabia onde estava e encontrei a mim mesma.

    Deus está onde está a dor e onde está o amor.... já vivi outras terríveis situações onde ELE não ressucitou ninguém , ou não curou por quem pedi, mas sei que ELE estava lá e que SEUS propósitos foram cumpridos.

    Aprendi q a vontade DELE é sempre melhor que a nossa, e nunca mais discuti sobre isso .

    Te deixo um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  21. Alice,

    Que testemunho de fé, irmã! Você foi testemunha de um milagre maravilhoso, e hoje vive com esse lindo milagre de 14 anos. Também já vi milagres de Deus em minha vida, sendo um dos nomes de Jesus justamente: MARAVILHOSO em Isaías 9:6. Muitos hoje devem estar pensando será que Deus não me ouve mais? Será que os milagres acabaram? Não acabaram os milagres, assim como Jesus é o mesmo de ontem, hoje e eternamente. Acontece que o Deus que ressucitou a Lázaro, é o mesmo que foi glorificado na morte de Estevão. Ele é Deus de Elias, mas também é o Deus de Jó. Os seus caminhos são diferentes do nosso, pois são mais elevados. Aquilo que agora não entendemos, um dia veremos como Ele é tudo em todos, para a glória de Deus Pai.

    Nele, que disse estaria para sempre conosco.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  22. Juber, é uma honra poder conhece-lo, e lê-lo.

    abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  23. O que mais me perguntava era:

    Onde está Deus? (perguntava a mim mesmo)

    Hum, e Deus invadiu a minha vida!

    ResponderExcluir
  24. Alice,

    A honra e o prazer são meus poetisa.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  25. Nido,

    Ao ler no livro de segundo Reis, vemos Eliseu diante do rio Jordão, gritando: "Onde está o Deus de Elias?". A grande questão na verdade, não é onde está o Deus de Elias, pois nós sabemos que Ele está em todo lugar, inclusive nos nossos corações. A grande questão nos dias hodiernos é: "Onde estão os Elias de Deus?".

    Abraço e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir