quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A ORDEM DE MELQUISEDEQUE

Você já ouviu falar na Ordem de Melquisedeque? Sei que é um assunto complexo, porque conforme o assunto é abordado, pode ser confundido com universalismo ou teologia liberal. Sempre ouvi as seguintes dúvidas:
- Qual o destino eterno das pessoas, que nunca ouviram o evangelho? Estão sem salvação? Como fica a salvação dos pagãos fora da religião?
Se de um lado a Bíblia diz que, a salvação é uma obra da graça divina, da nossa resposta de fé à revelação de Deus em Cristo, de outro lado a própria Bíblia afirma, contundentemente, que nenhum mortal pode pretender saber ou fazer afirmações sobre quem foi salvo ou perdido, espiritualmente, além dos portões da morte.
Caio Fábio ao falar sobre o tema, disse: "Na minha mente, não há dúvida quanto ao fato de que, o evangelho tem que ser pregado a todas as criaturas, e da minha parte, estou comprometido com isso. Mas a dúvida que vejo, em muitos que perguntam, é sobre se Deus poderia ser Deus, para fora dessa ação missionária da igreja e salvar quem ele bem entendesse; simplesmente por causa de sua liberdade para ser Deus. Ou seja, a igreja é agente de Deus neste mundo, para pregar a salvação, mas não é a detentora da administração da graça divina, por meio algum. Só há salvação em Cristo, e a Cruz de Jesus é o centro espiritual do universo. Todavia, a administração da graça divina, que aplica a salvação, é prerrogativa de Deus. A Igreja tem a missão de pregar a todos os homens e deve fazer isso, porque Cristo ordenou. Mas, a Igreja não limita o amor salvador de Deus, ou seja, Deus também age - às vezes, ou até sobretudo - fora das instituições religiosas." Confissões do Pastor, 1996, Editora Record. págs 226-229.

Pense bem, o nosso Planeta, tem hoje, cerca de seis e meio bilhões de pessoas. O Cristianismo com todas as suas ramificações, que vão do catolicismo romano, ao protestantismo, não representa, metade da população mundial. Pergunta-se: E os outros três ou quatro bilhões de pessoas? Se a igreja não conseguir atingir eles, como fica sua situação? Vão para o inferno? Tem cristãos que tem a maior facilidade de julgar e condenar os outros ao inferno.
No entanto, conforme está escrito em Romanos 2:12-16, o que creio é, que cada um será julgado pela luz que de fato teve, descontadas todas as intromissões dos traumas, condicionamentos religiosos, tempos, culturas, épocas, circunstancias, oportunidades, etc... Ou seja: cada um será julgado pelo que soube de fato que era verdade, e, no coração, assim mesmo, rejeitou; pois, se tiver acolhido a verdade, livre está de juízo.
Quando Jesus disse aos homens para não tentarem separar no campo do mundo o joio do trigo, Ele estava dizendo que homem algum conhece o coração de outro homem, mesmo quando lhe conhece os caminhos, os atos, as formas, os modos, os comportamentos e os pensamentos confessados.
Isto nos põe diante do mistério do homem! Temos o direito, e o dever de escolher com quem desejamos estar e viver, mas não temos o direito de dizer quem é quem ou o quê; jamais — especialmente no que diz respeito ao homem e Deus.
Ou seja: Jesus ensinava que a melhor certeza do homem é que o joio existe, mas o resto é dúvida; pois, não lhe foi dado o poder de entrar nas naturezas das coisas.
Por isto Paulo diz: “Porque quando os pagãos que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei; pois, mostram a norma da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os — no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho.” Romanos 2:14-16.

Vou estar continuando a abordar o tema, ao mesmo tempo em que, estarei intercalando com outras reflexões da Palavra. Agradeço a quem quiser contribuir com comentário, manifestando sua opinião sobre o assunto.

11 comentários:

  1. excelente assunto para reflexões o meu medo é ele ficar no campo e conjecturas precisamos de algo substancial para nos apoiarmos em nossa curta existencia ...
    mas muito bom que possamos continuar aprendendo com suas interessantes postagens
    não sou académico na area teologica sou um peregrino que busca ao criador de todas as coisas

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  2. Marcelo,

    Estamos apenas iniciando um assunto, que acredito ser da maior profundidade. Obrigado pela visita, volte sempre.

    Graça e paz.

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  3. Paz Juber realmente e um assunto muito interessante por exemplo, na china um pais de quase 1,5 bilhão de habitantes aonde o governo comunista simplesmente odeia o cristianismo, eles irão permitir a entrada da pregação do evangelho la? e como fica as pessoas de la?como pode acompanhar os sinais nos mostram que a proximidade da vinda de Jesus está proxima. e algo muito complexo mesmo. me considero um grande ignorante nessa parte, espero aprender com os futuros comentarios e artigos seus postados aqui

    Otima Semana Paz e força.

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  4. Juber,

    Interessante seu post. Concordo não nos nos cabe julgar o destino eterno de quem já partiu deste mundo.

    Porém, sou exclusivista, no sentido de afirmar que à parte de Cristo, ninguém pode ser salvo. E creio que para crer em Cristo é necessário ouvir o evangelho. A propósito, recomendo o artigo "Como ter pés bonitos".

    Quanto aos que nunca ouviram o evangelho, também creio que serão julgados conforme a luz que receberam. A questão é: esta luz é suficiente para a salvação?

    Como você disse, estamos apenas no começo da discussão e o tema é complexo e delicado.

    Em Cristo,

    Clóvis

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  5. Brother, desculpe falar de última hora.

    Mas sexta-feira (20/01/09) teremos o 1º Encontro de Blogueiros Cristãos de Uberlandia, lá no Center Shopping na Praça de Alimentação às 19horas.


    Conto com você, se conhecer algum blogueiro cristão q seja de Uberlandia pode chamar tb.


    ABRAÇÃO!
    Fique na GRAÇA!

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Caro Juber,

    A paz do Senhor seja contigo. Embora tardio, desejo-lhe um bom 2009.
    Exige-se daquele que aventura peregrinar por essas plagas, coragem para para aprofundar esse tema, pois aqueles que sinceramente resolvem fazê-lo (creio que você assim faz)correm o severo risco de, ao tocar essa pedra do sensível dominó teológico, serem obrigados a movimentar todas as outras. Penso que não é possível lidar com esse intrigante tema sem nos libertarmos das amarras da teologia sistemática. Que bom que você está apenas iniciando, pretendo acompanhar.

    Um abraço,
    Paulo Silvano

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  8. Prezados: Salvação, Vitor, Clóvis e Paulo Silvano,

    Minhas desculpas pela demora da resposta, é que o meu computador tinha dado um probleminha, mas está sendo solucionado. Sobre o tema, gostaria de dizer que realmente não tem como falar neste assunto sem tocar na teologia sistemática, em temas como: universalismo, segurança da salvação e outros que durante séculos tem sidos debatidos e discutidos pelos teólogos. Linhas tênues serão sentidas, conceitos antigos poderão ser confrontados. Mas acredito que alguém tem que falar nisso, se não vamos ficar a vida toda dizendo: Esse tema é polêmico, é um mistério, é só para teólogos, não devemos falar sobre ele, e etc. Vamos iniciar então?

    Obrigado a todos que participaram.

    Juber

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  9. Juber e demais,

    Também nesta linha, talvez sirva de subsídio o texto A filosofia do pluralismo, que postei hoje no Cinco Solas.

    Em Cristo,

    Clóvis

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  10. Quanto ao texto citado de Rm 2, é importante observar que, se lido em seu contexto, ele diz exatamente o contrário do que propõe o autor do post. Paulo está, na verdade, trazendo à tona o fato de que todos estão encerrados debaixo do pecado. De Rm 1.18 a 3.20, a mensagem de Paulo é uma só: todos pecaram, judeus e gentios, e destituídos estão da glória de Deus, e nada, nem mesmo a lei, é capaz de nos justificar. Sua argumentação vai crescendo e atinge o clímax em 3.9-18, para logo em seguida, nos vv. 21-26, ele nos dar a boa e gloriosa notícia: somos justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.

    Compreendo que o assunto é delicado e também tenho dúvidas sobre o mesmo, mas pelo menos quanto a esse texto, vejo desta forma: Paulo não está ensinando que seremos julgados (especialmente quanto à salvação) de acordo com aquilo que conhecemos da verdade. Pelo contrário, seu ensino é que todas as formas de conhecimento ou esforço humanos são absolutamente inúteis para nos justificar. Conhecendo a lei ou não, vivendo a lei ou não, estamos todos debaixo do pecado até que o milagre da redenção opere em nós, e Cristo nos conceda a nova vida que nos está disponível através da cruz.

    Graça e paz, e parabéns pelo texto e pelo blog!

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  11. Vinicius,

    Acredito que você não entendeu bem meu posicionamento. Também creio na salvação pela graça só através de Cristo. Porém temos que observar que a Bíblia diz que o Cordeiro foi morto antes da fundação do mundo, ou seja o mistério da redenção antes da própria criação. Eu sei que isto descontroi muitos conceitos teológicos. Mas lembre-se que Paulo diz que o Evangelho era loucura para os gregos. Acontece que muito da formulação teológica a partir do século 2 em diante, foi feito de um casamento entre filosofia e teologia. Agostinho (Platonista), Tomás de Aquino (Aristotelista) entre outros deram sua contribuição, durante a Idade Média. A Reforma Protestante não mudou isto. Vou parar por aqui, pois pretendo continuar este post em breve.

    Obrigado pela participação.

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