segunda-feira, 11 de maio de 2009

UMA IGREJA GRANDE E DOENTE

A igreja evangélica brasileira está doente. Uma situação paradoxal, pois, ela cresce e nunca teve tanto poder político, midiático e financeiro como agora. Porém, assim como a igreja de Laodicéia, está pobre, nu e cega do ponto de vista espiritual. Mas alguém diria: Que exagero! Nós temos rádios, canais de televisão, representantes políticos, construímos grandes e lindas catedrais. Quem já leu o livro “O Bispo”, a biografia de Edir Macedo, vê que o padrão estabelecido hoje como um líder religioso de sucesso é o do manda-chuva da IURD. Nesse livro, se vê Macedo como um líder denominacional, que comanda não uma igreja, mas sim uma grande empresa multinacional. Ele é o modelo de líder de sucesso. Aviões particulares caros, motoristas, seguranças, mansões, como a da cidade de São José dos Campos (SP) mostrada na Revista Veja no ano de 2007. Isto se estabeleceu de tal modo, que o sonho de muitos pastores é ser Bispo, Apóstolo, Pastor-Presidente e andar acompanhado de vários seguranças. Nos últimos anos, o tom das denúncias contra as lideranças evangélicas, vem subindo de forma assustadora com acusações fortíssimas, como: aquisição de imóveis luxuosos em outros países, casamento de fachada, casos extra-conjugais, lavagem de dinheiro, líder que manda bater e até matar quem vê como rival. Caio Fábio no livro Confissões do Pastor diz uma frase interessante: “os católicos tem um papa, mas os evangélicos possuem vários papas e candidatos a papa”.
Conta-se que o papa Inocêncio IV mandou chamar S. Tomás de Aquino para lhe mostrar todos os tesouros da igreja romana. Após a exposição de sua riqueza, disse-lhe o papa: “Já não podemos dizer como o apóstolo Pedro que não temos ouro e nem prata” ao que lhe replicou o teólogo: “Também já não podemos ordenar ao paralítico para que se levante e ande”. De vez em quando ouço alguém perguntar: O que Jesus diria hoje, com respeito a situação da igreja? Esta pergunta está respondida no livro do Apocalipse, e só olhar o que Ele diz no Apocalipse ao se referir às igrejas da Ásia que foram repreendidas: “Estou a ponto de vomitar-te da boca”, “Tirarei o seu castiçal do lugar, caso não voltes ao primeiro amor”, Combaterei os que assim procedem, com a espada da minha boca“.

14 comentários:

  1. A paz Pastor.

    Realmente hoje só quem tem os olhos abertos por Cristo podem ver a desgraça que está hoje as igrejas. E tem gente achando que ta tudo bem, que nossos pastores e "santos aposotlos" e profetas estão "fazendo a vontade de Deus",mas a verdade é que fizeram de Deus o deus dos seus ventres.Ainda essa semana no meu blog vou esplanar a igreja de Laodiceia em meu blog.Glória ao Espírito por ter colocado no senhor essa palavra.

    ResponderExcluir
  2. Ednelson,

    O quanto mais pessoas puderem abrir os olhos e entenderem o que está entendendo melhor. Depois eu vou lá conferir a seu artigo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caro Juber Donizete,
    A Paz do Senhor!

    Infelizmente essa é a realidade do nosso tempo.

    Que o Senhor nos ajude a abrir os olhos e de alguma maneira possamos deixar a nossa conribuição na contramão dessa situação.

    Parabéns pela abordagem.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  4. Pr. Carlos,

    Se nós com nossas fraquezas e limitações, sentimos náusea das coisas que estão acontecendo nos ambientes da religiosidade, o que dirá Jesus então? E Ele diz o que sente em Apocalipse: "Estou a ponto de vomitar-te da boca". A situação está chegando a um ponto crítico e algo já está acontecendo.

    Abraço e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  5. Caro Pr Juber, a paz do Senhor!

    Ótimo assunto para o artigo.
    Às vezes fico a me perguntar: onde vamor parar com tanta discrepância do modelo bíblico de igreja frente ao que se vê hoje.Infelizmente não há denominação que se salve, todas tem suas cota de condutas incompatíves com a Palavra do Senhor. Vejo alguns líderes usando de totalitarismo extremo para exercer seu governo sobre pobres ovelhas, há outros que de tão liberais já nem creem na perfeição da Bíblia, encontram nela vários erros e dizem: não é bem assim, isso ou aquilo foi para aqueles dias; e por aí vai.

    Que faremos, pois? Que o Senhor tenha de nós misericórdia, que nos dê forças para lutarmos pelo equilibrio de nossa contuta baseada nos ensinos de Cristo,que nos ajude a não nos calarmos em tempo algum, falando sempre aquilo que Deus nos deixou escrito através de Sua Palavra.

    * Sobre os alunos do IBADETRIM são dois que fazem o curso aí, uma aos sábados e outro durante a semana.
    Penso em ingressar o mais rápido possível também.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá, amigo! Tudo bem?

    Muito obrigado pela visita e comentário no meu blog.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. João Paulo,

    A decepção anda grande de uma ponta a outra do expectro. Mas nosso compromisso é com Deus e não com esses que fazem desmandos por aí. Cada um dará conta de tudo a Deus. Eu da minha parte penso que devemos ficar naquela palavra de Jesus a dos discípulos: "Deixa os mortos enterrarem seus mortos, quanto a ti, vai e prega o Reino de Deus".

    Obrigado pela resposta da dúvida, quanto aos alunos, espero você aqui no Instituto, será um prazer.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Elton Ricardo,

    Obrigado pela visita e pela sua participação amável.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  9. Grande Juber,

    Há tempos não postava um comentário aqui.

    Adorei a frase de Caio Fábio. É real e ao mesmo tempo triste.

    Parabéns pela abordagem sempre clara e suscinta.

    Abraços,
    Junior

    ResponderExcluir
  10. Junior,

    É meu amigo, o Caio acertou na mosca quanto aquela frase. Quem bom tê-lo por aqui novamente. Obrigado pela participação.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Acho que institucionalmente as coisas andam bem ruins. De certo modo, quando o corpo quer se pronunciar, a liderança traz à mente os versos bíblicos de sujeição à autoridade e obediência. Mas a base, a maioria, inclusive os que não estão institucionalmente filiados, têm visto esses sinais e reagido, se não com grupos em suas casas, com o resgate pessoal de sua fé por meio da Palavra de Deus. Eu, particularmente, não sei se há razões para tanto pessimismo. É certo que há desvios, sobretudo nas igrejas pentecostais e neopentecostais, sem estrutura administrativa mais rígida e transparente, mas entre os que praticam o mal há os que são confiáveis, sim. Não dá pra colocar todo mundo no mesmo saco. Eu, particularmente, lamento que o presidente da CGADB ganhe 80 mil reais por mês. Acho isso deplorável, prova de que falta ética, dignidade e humildade às lideranças da CGADB, que se permitem um abuso desses. Ao mesmo tempo, sei que há pastores nas Assembleias de Deus que trabalham com zelo. O que fazer? Vou eu separar os bons e os maus? Vou ficar batendo na mesma tecla o tempo todo? Não, não vou. Vou viver, e cuidar de mim. Não tenho ilusões de que os tempos sejam bons: são difíceis, duros, e falta amor, falta alegria, falta verdade. Vou cuidar de mim e do que eu, como cristã, penso que devo fazer. Haverá um dia em que isso tudo será colocado diante de Deus, mas os homens perderam a visão da eternidade, no fundo já não crêem nem no juízo final nem na volta de Cristo.

    ResponderExcluir
  12. Maya,

    Seus comentários são sempre bem vindos. Existe realmente um movimento de pessoas sem igreja, sem pastor, e que só sabe criticar. Eu procuro fazer minhas análises e críticas quando acho apropriado, no entanto, continuo na igreja, trabalho fazendo a minha parte. Mas acredito que a coisa anda muito mal, tanto nas lideranças como na "base". Sim porque a base não está isenta. A falta de ética que você mencionou no caso do líder da CGADB, se for procurar vai achar caso semelhantes em maior ou menor grau em várias denominações evangélicas, inclusive históricas, como já houve em anos recentes. Mas como disse Jesus, "deixa que os mortos enterrem seus mortos", quanto a ti, vai e prega o Reino de Deus". É o que eu quero fazer, pois cada um dará conta de si mesmo a Deus.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. ANTIÁCIDOS
    A AZIA E MÁ DIGESTÃO... Espiritual!

    Quem um dia não sentiu um o desconforto de uma “AZIA”? Quem também não experimentou uma “MÁ DIGESTÃO”? É pouco provável que nenhum ser humano tenha escapado destes distúrbios estomacais que quase sempre vem acompanhado de uma “RESSACA”.

    A má digestão, ou indigestão, refere-se a problemas gastrointestinais que incluem sensação de estômago cheio; enjôos; arrotos; vômitos; sonolência após as refeições; dores abdominais; dor no estômago; azia e sensação de inchaço. O desconforto na região abdominal geralmente é acompanhado de náusea e mal estar, podendo provocar vômitos.

    A indigestão, para a maioria das pessoas é o resultado de comer demais, muito rápido, ingerir alimentos gordurosos ou alimentar-se durante situações estressantes. Usar medicamentos que irritam o estômago ou estar muito cansado podem também causar má digestão ou piorá-la.

    Em geral a administração de “ANTIÁCIDOS” a base de hidróxido de alumínio, um “SONRISAL”, por exemplo, promove alivio imediato da “AZIA” e da “MÁ DIGESTÃO”. No entanto, estes quadros normalmente persistem ou se tornam freqüentes, assim é aconselhável procurar um “ESPECIALISTA” para que seja realizada uma pesquisa mais detalhada. Certo é que conviver com este problema é desagradável além de ser um perigo real para a estabilidade física de qualquer pessoa.

    Você já notou o que acontece quando é colocado um comprimido de “SONRISAL” em um copo d’água? O volume tende a crescer, em alguns casos transborda, há uns ruídos, tudo se move e borbulha, mas após um tempo, cessa o barulho. Um tempinho mais e logo o gás produzido pela efervescência do comprimido desaparece por completo. E o pior, a água pura, não é mais pura, agora tem um gosto desagradável e o princípio ativo do medicamento já não surte efeito. E então? Colocaríamos mais um comprimido para começar todo o processo novamente? Não! Cientificamente não é recomendável!

    A verdade é que as nossas igrejas hoje, sem exceção, vivem uma crise de “INDIGESTÃO ESPIRITUAL” perigosa e que também há muito “COMPRIMIDO EFERVESCENTE” sendo ministrado como “PALIATIVO” nas igrejas do século XXI. Alca-luftal, Bisuisan, Digastril, Estomagel, Gastrogel, Gastrol, Leite de Magnésia, Magnésia Bisurada, Mylanta Plus, Siludrox, Sonrisal e outros de composição semelhante, todos com “SIMILARES EVANGÉLICOS” sendo ministrados indiscriminadamente nos PRONTO SOCORROS RELIGIOSOS. Pior, são indicados por MÉDICOS ESPIRITUAIS despreparados, sem formação, com “diplomas comprados” em Universidades Fantasmas ou simplesmente Comerciantes da fé.

    O efeito “SONRISAL” é um fator alarmante e perigoso no atual meio evangélico. No miserável afã de ver os templos sempre lotados, convida-se o pregador mais "FERVOROSO" - efervescente - que por sua vez abusa dos chavões, dos lugares comuns, da psicologia barata, das técnicas teatrais, das imitações de animais sob a desculpa de estar debaixo da unção, dos golpes de karatê disparados no ar e de todo tipo de "FIRULA" para agradar a obstinada platéia. Convida-se também os "LEVITAS", que surgem no cenário com suas canções e seus chavões extravagantes. Claro que não falta a tal “MINISTRAÇÃO PROFÉTICA”, na qual os cantores se prestam aos mais ridículos papéis, e isso debaixo das ovações da alucinada platéia. E tome “INDIGESTÃO”! E tome “ANTIÁCIDO”! Tem de tudo, de Jejum dos 40 dias, Corrente Poderosa, Oração Forte, Diabo amarrado, Cruzada de Curas e Milagres a Show Gospel... São os “MEDICAMENTOS ALTERNATIVOS” do tipo “BOLDO” sendo aplicados no lugar do recomendado que possui a marca registrada dos “LABORATÓRIOS CELESTE”, a “PALAVRA DE DEUS”. Aliás, este medicamento causa aversão a muitos “Doutores” da religião que preferem ignorá-lo a terem que mostrar a eficiência deles em “SUAS PRÓPRIAS VIDAS”.


    Continua...

    ResponderExcluir
  14. Continuação...

    Mas, passado tudo isso, a RESSACA ESPIRITUAL continua, volta-se a normalidade, ou melhor, quase... , pois a AZIA e a INDIGESTÃO continuam, haja vista que sempre há o fluxo enorme dos descontentes que abandonam o PRONTO SOCORRO RELIGIOSO logo que o "FERVOR" acaba, partindo em busca de novas aventuras espirituais, ou melhor, de “NOVOS MEDICAMENTOS”. E assim, para manter a “EFERVESCÊNCIA” do povão, o Pastor convida mais um grande pregador de fogo, que será o encarregado de movimentar novamente o pessoal, usando para isso as mesmas técnicas dos demais. E assim a igreja novamente fica cheia, borbulhando e num barulho infernal e pouco importa se os que lá estão são como “FREGUESES” em busca do evangelho mais barato, ou se são “VICIADOS ESPIRITUAIS” sempre em busca de uma nova unção. Para os “MÉDICOS DA FÉ” o importante é que eles estão lá! Todos ávidos para receberem a porção que lhes é receitada como tratamento. Para isto os estoques de medicamentos paliativos estarão sempre cheios, não faltando os “GENÉRICOS” e os famosos “PIRATAS”. Isto sem falar nas “FAZENDAS DE BOLDO” que eles, os PRODUTORES EVANGÉLICOS, andam cultivando largamente nos meios religiosos como alternativa barata para enfrentarem a CRI$E espiritual.

    Tem muita gente comemorando o crescimento numérico de evangélicos no Brasil e no mundo, mas confesso que observo com muita precaução e desconfiança esse movimento todo, pois sei que grande parte do que vemos nada mais é do que o “EFEITO SONRISAL”.


    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@otmail.com

    ResponderExcluir