SEJA BEM VINDO. Este blog nasceu da vontade de poder compartilhar, pensamentos e reflexões sobre os acontecimentos atuais e a aplicação da Palavra de Deus a nossa vida.A escolha deste título para o meu blog, foi porque acredito que se não for para vivermos o Evangelho de Cristo conforme Ele viveu e ensinou, nada vale a pena. INDIQUE ESTE BLOG A MAIS ALGUÉM E DEIXE UM COMENTÁRIO JUNTO A MATÉRIA QUE PORVENTURA TENHA GOSTADO.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
QUANDO OS PASTORES SE TORNAM ATEUS
Você ouve o Evangelho de Jesus e se apaixona. Assenta-se para ouvir.
Começa a ler. Fascina-se com as promessas de resposta às orações.
Vê crescer em você uma imensa expectativa de ouvir a Voz e saber a Vontade Dele.
Alegra-se ao ver que Deus fala, que a Palavra é viva, e, também, que orações são de fato respondidas.
Mas...
Então você começa a desejar crescer em Deus, mas, ao mesmo tempo, como todos os que você admira são pastores, evangelistas, líderes, missionários, cantores, etc. — surge em você a idéia de que crescimento somente acontece nas fronteiras do ministério e no convívio com a liderança.
Assim, o eixo da emoção da fé começa a mudar, e, devagar, a pessoa vai ficando cada vez mais desejosa de parecer-se com os que aparecem, e faz isso sem culpa, pois, de fato e sinceramente, a única coisa que a pessoa quer é fazer uma assimilação daquilo que ela, agora, entende como sendo o caminho visível e imitável da piedade.
Nesse ponto inicia-se o processo de esquizofrenização do ser devotado a crescer em Deus nos bastidores da suposta organização de Deus entre os homens: a igreja.
Então, devagar, você vai vendo que os seus “homens de Deus” são levianos, mentem, são egoístas, avarentos, cobiçosos por sórdida ganância, odiosos, invejosos, hipócritas, alguns são associados à maçonaria e, outros fazem práticas própria dos mafiosos.
Ora, gradualmente, depois de ter odiado por um tempo as coisas que veio a saber, você persiste no mesmo convívio; e, então, começa a se sentir melhor do que as outras pessoas do clube da maldade; e, por isso, o próximo passo será que você diga a si mesmo que tem crédito de coerência na vida, a fim de "pedir umas férias a Deus", e, assim, dedicar-se, pelo menos como hobby, a algum pecado ou surto de capricho.
Quando você faz isto, sente o que Adão sentiu no Éden, e, assim, vendo-se nu, cobre-se, e, por causa disso, busca cobrir-se com as vestes convencionais, a saber: mentira, hipocrisia, performance, falsa humildade. Entretanto, mais que tudo, a tendência é que você se torne misericordioso com o pecado, embora não necessariamente com o pecador que não seja você.
Entretanto, aqui também pode surgir outro filho do povo do engano, que é aquele que, justamente porque já se sabe agora membro do clube dos que ele antes repudiava, decide agora disfarçar-se de hostil e acusador daquilo que ele mesmo, às ocultas, pratica; pois, assim, pela denúncia do tema, ganha um forte e poderoso álibi para os outros; embora ele mesmo cristalize-se na hipocrisia.
Ora, como neste ponto Deus está no exílio da vida da gente, o que fica é o poder das networks. E, também, muita dedicação à imagem pública, à comunicação e à autoproteção; enquanto você vai vivendo da máquina que à sua volta foi montada.
Então, quanto mais tudo funciona, mais distante de Deus você fica, e sem notar. E mais: você começa a dizer para você mesmo que aquela vida com Deus de antes era coisa de criança, mas que agora, depois de ver como as coisas são, ainda assim você faz a Deus o favor de pregar o evangelho. E como você pensa que é isso que Deus quer (que se pregue o Evangelho, ou qualquer coisa que cite o nome "Jesus"), você julga que o crédito é seu justamente por você fazer o que Deus quer que se faça, mas que sem você Ele não faz ou faria. Desse modo, por razão de seu auto-engano, você começa a tornar-se a medida de todas as coisas para você mesmo, sem perceber que você está monstrificado, e isto enquanto é endeusado pelos pagãos que, de tão cegos, só enxergam as purpurinas das glórias de cultos de fumaça de gelo seco e de levitas angelicalmente erotizados, que se exibem meigamente como ninfos e ninfetas de um culto pagão estranhamente oferecido em nome de Jesus, e, em cujo espetáculo você seduz Deus para que lhe faça mais concessões, pois você prega; e, segundo você aprendeu, Deus tem delirium tremens quando ninguém prega o nome Dele no mundo.
Se você não sabia, saiba agora: Foi assim que você chegou até aqui onde agora, gloriosamente, se jacta de estar. E você passa a ser parte de tudo isso, e se justifica dizendo que seria pior sem a sua presença, pois você já não é como era antes, mas, pergunta você: "Quem é?" — e responde: "Eu pelo menos sei o que não é, e, estou aqui apenas para ver se mudo alguma coisa".
Então, você prega em meio às piores contradições e sentimentos interiores, e as coisas acontecem, e isso faz com que você diga: "Deus é bom, pois, mesmo assim, cheio das concessões, Ele ainda me abençoa!"
Ora, neste dia, o antes singelo e alegre jovem crente entra no Templo dos Lobos vestidos de Ovelhas, e, sem propaganda, adere à maçonaria das ações secretas praticadas pelos membros do clube do sucesso ministerial.
Daí em diante ele é ateu e não sabe. Afinal, ele já é tal ateu que o nome de Deus é falado por ele sem que ele sequer perceba. Deus é oco e mais leve que o nada no coração desse um dia crente, mas que hoje é líder de crentes exatamente por já não crer em mais nada.
O casamento arruinado pela hipocrisia e a insinceridade. Então, com tanto assédio, esse ser um dia crente diz para si mesmo: "Sofro tanto. Está na hora de ser consolado por alguma irmã". E assim ele vai... Até que tem um harém.
O mesmo acontece com o dinheiro. Ele pensa: "Sem mim nada entraria aqui. Então, eu é que dou a eles e não eles a mim. É meu!"
Chega a hora em que você se levanta para pregar e o diabo senta para descansar; isto porque o diabo pensa: "Ele é meu orgulho! Representa-me muito bem. Com lobinhos assim eu poderia tirar férias!"
Então você prossegue. Vira bispo, apóstolo, primaz, pai-póstolo, Reverendíssimo Augustus, um César da Religião. Cheio de altivez, de empáfia, de arroto. Viram pastores de si mesmos, e, existem para o banquetear-se.
Quem não faz a viagem por essa vertente, em geral, ao passar pelos desapontamentos, se havia sido “ungido” e não pode mais voltar atrás, o que daí nasce é muita amargura e ressentimento em razão de que os que apareceram não foram eles, mas sim os “piores”. E ficam com raiva de Deus, e isto apenas por jamais terem tido a visão certa da vocação, que não é para o que é elevado entre os homens enquanto é abominável diante de Deus, mas para o oposto.
Esses que não viraram lobos vestidos se ovelhas tornaram-se ovelhinhas vestidas de coelhinhos ou de Barbies. Ou então se tornam poetas e menestréis da perplexidade humana, embora de Deus sintam, quando sentem, apenas saudades.
Não faça essa viagem. Ninguém escapa impune por andar nas trilhas desse enganado caminho. O chamado à conversão em tais casos é um só:
Arrepende-te! Volta ao teu primeiro amor! Enquanto é tempo!
(Caio Fábio)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Graça e Paz,
ResponderExcluirInfelizmente, esta é uma realidade dura e que cada vez mais se torna rotina! Que Deus tenha misericórdia de nós e nos leve a adorá-lo em espírito e em verdade!
Sim, Deus quer a verdade de nosso ser e não um baile de máscaras!
Mais um excelente texto do Pr. Caio Fábio!
Que Deus cada vez mais abençoe o ministério do Pr. Caio e o seu, Pr. Juber!
Um abração!!
Marcos Wandré,
ResponderExcluirSim, é uma realidade dura e crua mesmo. A pessoa continua pregando, mas vivendo no erro e pensa que Deus está abençoando ainda. Muitas pregam para agradar a platéia, mas nem acreditam mais no que pregam. Fala que vive pela fé, mas vive como ateu.
Grande abraço e obrigado pela participação amável.
Vc diz: é do Caio.
ResponderExcluirEu pergunto: é auto-biográfico (dele)?
Rubinho,
ResponderExcluirBem que poderia, porque essa viagem de ascenção ministerial, fama, dinheiro e poder ele conhece muito bem, como também o que é perder tudo isso. Nos anos 90, me lembro que ele era visto como um referencial ético em relação a Edir Macedo. Isto porque entre 1991 a 1995, Macedo enchia estádios, levantava sacolas de dinheiro em ofertas e havia comprado a Rede Record. No mesmo período Caio que já era conhecido como pregador e escritor no meio evangélico, passou também a ser conhecido no meio político e civil, ao criar em 1994, a ONG Fábrica da Esperança na favela de Acari no Rio de Janeiro, tinha como patrocinadores o Instituto Airton Senna, Xerox e o apoio da Comunidade Solidária, iniciativa da então primeira dama, Ruth Cardoso. Caio passou então a ser cortejado pelo PT e PDT (Lula e Brizola) e pela Globo. Em 1998, o Brasil viu atônito, o nome de Caio Fábio vinculado ao famigerado Dossiê Cayman (em 2005, seu nome foi retirado do processo a pedido do ex-presidente Fernando Henrique). Em 1999, o próprio Caio revelou que havia se separado da esposa e estava tendo um romance com sua secretária. Foi uma bomba!
Ele nas suas próprias palavras, diz que foi como assistir seu próprio funeral. Viu evaporar-se o apoio político, civil e eclesiástico que até então tinha. Divorciado da 1ª esposa, se separou depois da namorada e casou-se com uma pastora, com a qual vive atualmente. A VINDE que era a base de seu ministério, criada por ele, fechou depois de 20 anos, a Fábrica da Esperança, também, sua revista, tv foram vendidas. Seu recomeço ministerial foi quando criou uma iniciativa chamada de Café com Graça no Rio, depois transferiu-se para Brasília com o nome de Caminho da Graça e passou a ter em seu site sua maior plataforma. Sei que você conhece esta história, mas coloquei ela neste comentário, para conhecimento dos leitores deste blog, que ainda não conheciam.
Grande abraço.
Paz do Senhor Pr Juber,
ResponderExcluirConfesso que algumas dessas palavras me mostraram um caminho que às vezes somos tentados a trilhar, seja por falta de olhar para Cristo seja por ficarmos desapontados com aqueles que parecem representar o Evangelho de Cristo e que estão em um posto de alto destaque e quando nos vemos já estamos distantes do Evangelho da Cruz, mas devemos constantemente olhar para Ele, autor e consumador da nossa fé, é do alto que virá nossa recompensa, seja com honrarias terrenas ou não, pouco importa, importa é que naquele Dia nós ouviremos o vinde benditos de meu Pai, essa sim é a maior honra.
nEle, em quem não há sombra de variação.
João Paulo.
João Paulo,
ResponderExcluirSim o texto mostra um caminho somos tentados a trilhar, até porque ele é visto com muita naturalidade por muita gente. Encontro aqui e ali, jovens, obreiros que olham para determinado pregador e sonham em ser pregador ou cantor famoso ou pastor-presidente de uma grande igreja. O problema não é o sonho em si, todos temos sonhos, mas o como quer chegar "lá". Muitos nesse processo "vendem" literalmente a alma, ao ponto de no final, pode até estar em alguma posição de destaque, mas a família e ele próprio se arrebentaram pelo caminho.
Abraço,
Nele, que nos diz que o que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma.
Caro pr. Juber,
ResponderExcluirPaz do Senhor!
Essa verdade certamente será desviada por alguns com o misero pretexto de olhar para o denunciante ao invés de fitar os olhos na denúcia, que trata de uma grande verdade. Denunciante que sabe muito bem como é ter tudo, perder tudo, mas conhecer o Deus que tudo pode.
Infelizmente, muitos, na cegueira da hipocrisia e cobertos por uma grande capa materialista e da mentira, trilham este caminho achando por certo que estão agradando à Deus.
Se enganam com suas pregações, suas canções que falam de Deus, mas nada tem dele, começam a caminhar na lama, sujam-se como os porcos, sapateiam na maldade, tornam-se como morcegos da fé alheia sugando o ultimo suspiro das pessoas, e mesmo assim, continuam acreditando que tudo é a "obra de Deus".
Esses, em busca de poder, excelência, honrarias, e idolatrias, perderam o foco de suas vidas, perderam o rumo de suas tragetórias nesta vida, se deixaram levar pela vontade de serem alguma coisa.
Que o Senhor nos livre deste caminho sujo e podre, e caminho que infelizmente já adentrou em muitas igrejas, denominações que antes sérias, hoje nada mais são que mesquitas, ou santuários ateus.
Deus abençoe!
PS: Pelo fato de ter que entrevistar vários irmãos, As perguntas estarei enviando-lhe amanhã ok?
Abraços!
Matias,
ResponderExcluirAcredito que você foi no âmago da questão. Eu também acredito que alguns vão distorcer esta denúncia, com o pretexto de olhar para o denunciante. E realmente ele teve e perdeu tudo, mas a graça superabundou ali. Sobre as perguntas via email, estarei aguardando.
Abraço.
Pastor Juber,essa experiência já vivi e afirmo que é 100% verídico esse post/depoimento do Caio.Só quem viveu essa amarga experiência sabe o que é tudo isso que o Caio escreveu. Estive por 4 anos na IURD.Daí você já tem uma idéia do que eu passei lá. Mas,aquilo que era dor virou alegria, aquilo que foi pecado,tristeza e perdição(igualmente a história de Davi e Batseba que gerou Salomão)virou salvação,alegria e vida.Ninguem vai enteder esse texto com a sua intelectualidade, esse texto só se é entendido profundamente por aqueles que um dia passaram por essa amarga experiência, e eu fui um deles.
ResponderExcluirGraça e paz Pr. Juber.
Graça e Paz da parte de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
ResponderExcluirComo disse o amado irmão Matias Borba; que muitos ao lerem esses fatos que foram expostos em seu blog irão olhar para o passado do denunciante e não observar o conteúdo da denúncia. Mas damos graças a Deus que através de sua palavra nos diz: Onde abundou o pecado, superabundou a graça. Homens amantes de sí mesmo, que pregam e não vivem, que estão vendendo a própria alma para obter um cargo, um título. Tenho acompanhado alguns que tinham um ministério abençoado, mas pela ganância seguiram por uma estrada que infelizmente o levaram a sequidão da alma. Pessoas que se esqueceram do perdão de Cristo ao qual foi liberado para as suas próprias vidas.
Estamos orando para que o Senhor conceda visão e nos ajude a perdoar.
Deus abençoe o irmão.
Ednelson,
ResponderExcluirNão sei exatamente o que você passou na IURD, mas sei o que muitos reclamam não só de lá, mas de quase todas outras instituições religiosas, onde são usados meios de controle, estatística sobre seus obreiros. Sobre sua citação de Davi e Batsebá, o que posso dizer é muitos dos "heróis da fé" de Hebreus 11, não teriam lugar nas igrejas hoje, se fosse analisá-los pela moral religiosa.
Abraço.
Edilson Valdeci,
ResponderExcluirMuitas vezes na igreja, se pune o arrependido e premia o culpado, ou o que esconde o erro. Ou seja, o que mais vale no culto da performance não é a essência e sim a imagem e a aparência.
Abraço.
PR Paz
ResponderExcluirO que faz com que os retos errem por mau caminho, ele mesmo cairá na sua cova; mas os bons herdarão o bem. (Pv. 28:10-10) .
I- Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul.
Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele, (At. 13:8-9).
II- Disse mais Davi: Vive o SENHOR que o SENHOR o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou descerá para a batalha e perecerá.
O SENHOR me guarde, de que eu estenda a mão contra o ungido do SENHOR; agora, porém, toma a lança que está à sua cabeceira e a bilha de água, e vamo-nos. (1Sm. 26:10-11).
III- E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples. (Rm. 16:17-18).
IV- Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis. (2Co. 11:3-4).
V- Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gl. 1:8-9).
VI- E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;
Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós. (Gl. 2:4-5).
Josué,
ResponderExcluirAmém meu irmão! Obrigado pela visita e pela participação.
Graça e Paz.