quarta-feira, 3 de março de 2010

Silas Malafaia, a PLC 122/2006 e os Evangélicos



Devido a correria em que estou esses dias, só agora consegui assistir pelo youtube ao vídeo em que mostra a recente participação do Pr. Silas Malafaia, no programa do Ratinho no SBT. Vi a repercussão na blogosfera cristã sobre o evento. Para uns Silas representou bem os evangélicos e disse o que o grupo religioso pensa e gostaria de dizer. Para outros, Malafaia, se mostrou como uma referência caricata da igreja evangélica brasileira.

O próprio apresentador Ratinho, reconhece e disse ao próprio Silas (e ele não negou) que os dois tem estilos parecidos. Mas se o Pr. Silas Malafaia, representa bem ou caricatamente o movimento evangélico, seria bom revermos o histórico de quem é essa pessoa que está sendo considerada por alguns como “representante ou porta-voz do povo evangélico”, em questões como o Projeto de Lei, PCL 122/2006 e o aborto.

Silas é pastor assembleiano, exercendo atualmente a função de 1° Vice-Presidente da CGADB – órgão ao qual grande parte das igrejas, através de suas Convenções regionais assembleianas estão ligadas. Possui programa na televisão há muito tempo. Em sua trajetória, seu histórico mostra que já apoiou Edir Macedo, Estevão Hernandes, atacou o movimento G12, e tempos depois saiu para o abraço com um dos seus líderes, o apóstolo Terra Nova. Atualmente comprou horários na madrugada na TV Bandeirantes, além de ter horários em outros canais como a Rede TV.

Em seu programa na televisão, usa grande espaço do tempo, para vender Bíblias e e materiais evangélicos, com a justificativa de manter seu ministério televisivo. Ultimamente, andou dando umas guinadas rumo à Teologia da Prosperidade, vendendo uma Bíblia de Estudo, com notas com essa teologia e ainda levou ao seu programa um dos gurus do movimento, o norte-americano Morris Cerullo, que iniciou uma grande campanha, pedindo uma oferta de R$ 900,00. Pouco depois, é anunciado que Malafaia havia comprado um avião de doze milhões de reais.

Silas Malafaia já havia participado anteriormente de um debate na TV Bandeirantes, no programa Canal Livre, onde com seu estilo peculiar defendeu com veemência sua posição de contrário ao aborto. Além do aborto, também é um dos maiores críticos do projeto de lei, PLC 122/2006, conhecido como Lei da Homofobia. Foi esse projeto que ele debateu no programa do Ratinho com a ex-deputada, autora do mesmo.

Feito esse “histórico”, devo dizer que não sou favorável nem ao aborto nem a aprovação da PLC 122/2006, pois já existem leis que coíbem a discriminação sejam elas raciais, religiosas ou étnicas. O que a sociedade tem que cobrar é o cumprimento das leis já existentes. No entanto me preocupa essa “imagem representativa" que está sendo construída dos evangélicos.

Se ele representa os evangélicos, e eu tenho certeza que nem todos pensam como Malafaia, não seria prudente perguntar se o que ele pratica e defende está ou não de acordo com o ensino do Evangelho de Cristo?

Agora ficar com essa mania de eterna perseguição religiosa, com atitudes das mais corporativistas possíveis, e sempre querendo eleger inimigos a serem combatidos como meio de unificar um grupo religioso desunido, não acrescenta muita coisa à causa do Reino de Deus.

Pessoalmente, fico perplexo quando vejo as mais lindas palavras de ordem do clamor pela unidade da igreja evangélica serem esvaziadas de seus conteúdos e enchidas com valores totalmente contrários ao evangelho do Senhor Jesus. Unidade que biblicamente significa a vivência do amor generoso que respeita e afirma diferenças, mas que converge fraternalmente para a prática da missão que nos é comum, tendo a Palavra da Verdade como elo vinculador, foi transformada em imperativo estratégico, motivado pela necessidade de mostrar força política que impressione a sociedade, a mídia, os políticos e os que podem dar e receber em eventuais negócios com aqueles que se acham os “donos de igreja”.

Apesar de ser ver na nação brasileira, templos evangélicos em quase todos os lugares, ver muitas lideranças políticas confessando-se evangélicas, e tendo muitos veículos de comunicação evangélicos, com uma boa parte dos recursos financeiros do país em poder daqueles que se dizem evangélicos, o Brasil continua o mesmo!
Na mesma miséria, com os mesmos casos de corrupção, com a mesma prática política...Talvez, até, pior, pelo fato de não haver mais nenhuma referência evangélica à qual se possa recorrer, não se tendo esperança de alguma coisa alternativa, porque o que era alternativo, acabou virando em algo associado ao que existe de pior no mundo, que por sua vez, passou a usar o nome de Deus para justificar suas ações, como o caso recente da oração pela propina no Distrito Federal.

É isso, que queremos? E mais, que imagem a Igreja deve buscar construir? Ora, como não poderia deixar de ser, Jesus tem que ser a nossa referência, a nossa busca de reconstrução da imagem da Igreja. Primeiro, porque se somos cristãos, a referência é Cristo e não há nenhum outro. Segundo, porque se somos evangélicos, temos que viver conforme o Evangelho de Jesus.

Ora, Jesus desagradou vários grupos políticos e religiosos do seu tempo. Agradou ao Pai e o povo, vinha trazendo a Ele, os perdidos, oprimidos, doentes, para serem, salvos, curados e libertos. Então, para uns, a sua imagem estava tremendamente desgastada, enquanto que, para outros, ela crescia em respeito e admiração. O problema da Igreja acontece quando o grupo com as características daqueles que antes odiavam Jesus, começa a aplaudir a Igreja hoje; enquanto o grupo que amava a Jesus, naqueles dias começa a repudiar a Igreja hoje. Ou seja, quando a gente vê pessoas com as mesmas posturas daqueles que, naqueles dias, repudiavam e odiavam as ações de Jesus, afinados com a Igreja hoje, e até liderando-a; enquanto aqueles que nos Evangelhos eram amigos de Jesus, e andavam com Ele, agora ficam longe, não querendo nem ouvir fale dele. Quando isso acontece é porque houve uma inversão radical de valores na Igreja, e ela não tem mais quase nada a ver como o coração do seu Senhor.

30 comentários:

  1. Graça e Paz, Pr. Juber!

    O que eu percebo é que o Silas tenta ocupar o lugar de representante dos evangélicos diante da sociedade. Alguns forçam muito a barra para que isso ocorra. Este lugar, muitos consideram que foi ocupado por Caio Fábio nos anos 90.

    O problema são os desvios doutrinários que o Silas apresenta, como teologia da prosperidade, evangelho bem pragmático e de auto-ajuda que ele tanto prega, além de um histórico nada positivo, onde vemos alianças com a Universal e outros líderes neo-pentecostais.

    Creio que a Igreja não precise de um representante,um papa para a sociedade,mas ser sal e luz neste mundo, tendo como único referencial Jesus.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  2. Um bom assunto! E nao podemos esuqecer que o Silas Malafaia incentivou o apóstolo Valdomiro Santiago a colocar os membros mundanos ou mundianos( da igreja mundial quero dizer..rsrsrs)para fazerem um protesto porque a justiça feichou um templo da Mundial em sao Paulo...Eu nao esperava isso do Silas...Afinal, de que lado ele esta?

    ResponderExcluir
  3. Marcos Wandré,

    É isso aí, basta a igreja ser sal e luz nesse mundo e evidenciar Jesus como seu referencial, não só em palavras mas em prática de vida.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Nerly,

    De que lado ele está? Boa pergunta. É provável que só ele mesmo para responder essa pergunta.

    Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
  5. Pr. Juber,
    a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo.

    De fato, como disse o irmão Marcos Wandré, Silas Malafaia ocupa um espaço na mídia, que antes já foi de Caio Fábio. Saudades de uma época em que eu assistia na TV, mesmo antes de ser evangélico, Edson Rebustini, Valnice Milhomens, os adventistas e Caio Fábio. Não conhecia Silas Malafaia. Eu o vi pela primeira vez na 25ª Hora, esbravejando contra um gay que se dizia cristão. Ele tirou o bigode, mas continua brabo como antes. A questão é: será que precisamos de um representante evangélico nacional? Claro que não. Mas onde estão os outros? Não dá para fugir da realidade de que, por causa da TV, nossos representantes, quer queiramos ou não, são Silas, Valdemiro, RR Soares e Edir Macedo, entre outros poucos. Onde está o pastor Nilson Fanini? Onde o Geremias do Couto na TV?

    Marcelo Hagah
    João Pessoa-PB

    blog novo (o velho eu deletei, estava difícil encontrar): http://batistademogeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Graça e Paz.
    A questão é, se, Silas é o nosso representante ou não, isso não importa, porque somos todos peregrinos (Hebreus), neste mundo, a nossa pátria está no céu, deixe que o mundo se preucupe com suas preucupações e nós nos preucupamos com as questôes espirituais, que são de cristo. O nosso espelho, nosso guia, nosso líder sempre foi, sempre é, e sempre será JESUS CRISTO ( O FILHO DE DEUS "JEOVÁ"). Deixe que esta PLC 122, se for aprovada ou não, ela não vai fazer a menor diferencia para o povo de Deus, porque somos Fiéis somente a Deus, a seus Mandamentos, e seus Estatutos.

    ResponderExcluir
  7. Marcelo,

    Acredito que o Silas ainda não conseguiu atingir o nível de representatividade que o Caio tinha nos anos 90. Após os acontecimentos envolvendo o Caio no fim da décade de 90, chegou a se pensar no Silas e no Gondim (um na mídia e o outro na reflexão teológica) como seus "sucessores". Não foi nem um nem o outro. O Fanini já é falecido e ficava mais dentro da esfera batista. Quanto a sugestão do nome do Pr. Geremias do Couto, não sei se ele gostaria de desempenhar esse papel representativo, mas certamente é uma pessoa que tem mostrado, competência como na coordenação do projeto "Minha Esperança", possui uma ética respeitada dentro e fora de sua denominação, e, além disso é uma das cabeças pensantes da AD. Vou estar deixando um comentário no seu novo blog.

    Um grande abraço.

    Abração.

    ResponderExcluir
  8. Manoel Ivande,

    Que bom que o irmão pensa assim! Acredito que esse conceito é o certo e o ideal. Vamos pregar o reino de Deus e deixar os mortos enterrarem seus mortos, como disse Jesus!

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  9. Juber querido, tenho pensado muito em vcs aí e nesses bebes que estão chegando...me dê notícias !!

    bjkasssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Pastor Juber

    A esposa de Sivio Santos e algumas filhas são evangélicas.

    O apresentador Carlos Massa têm esposa evangélica e é visto em templos evangélicos no Paraná.

    Um dos manipuladores de bonecos do programa do Ratinho e a auxiliar de palco, que recebeu uma Bíblia de presente do Pr. Silas, também é.

    Creio que o convite que o Pr. Silas Malafaia recebeu para participar do debate por causa por causa da fé destas pessoas.

    Outras equipes de produção, onde não existem cristãos evangélicos, não têm a mesma disposição.

    O Pastor Silas esteve ali como convidado. E não se apresentou como o represante de evangélicos, não usou o titulo de 1º Vice-Presidente da CGADB, apenas pastor da Assembleia de Deus.

    Abraço.

    E.A.G.
    http://belverede.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Partor Juber

    Bem, escrevi sem ler os comentários anteriores. E gostaria de fazer acréscimo nesta apresentação.

    Para informação: a Igreja Mundial do Poder de Deus, fechada em dezembro de 2009, já está com as portas abertas. Ela reaabriu em fevereiro último, após construir qpor volta de 150 banheiros, instalar hidrantes e extintores e saídas de emergências.

    Televisão: No meu modo de pensar deveriam haver mais pastores pentecostais assembleianos na televisão aberta, com ou mais tempo do que o Pr. Silas Malafaia (ele mantém seu programa no ar aproximadamente oito horas por dia durante os sete dias da semana). Infelizmente, só existe ele no ar com este tempo.

    Por anos e anos a televisão foi "satanizada" pela liderança evangélica assembleiana, o ministerio cristão televisual não foi compreendido por nossos líderes. Só haviam pastores norte-americanos e o missionário Soares pregando, depois, apareceu o Silas...

    O pessoal do mundão o vê, não sabe quem somos nós. O convite ao programa do Ratinho apareceu porque quem não é visto também não é lembrado.

    Temos nosso valor, sendo ou não reconhecidos.

    É isso,

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Morra RELIGIÃO MORRA!!!!

    ResponderExcluir
  13. Pr Juber, a paz de Cristo...Quero começar minha palavra com um texto que muito me inspira quando olho para os nossos líderes cristãos atuais, dos quais me sinto enojado ao contemplar o quanto eles têm transformado o Evangelho da graça de Deus em mercadoria e instrumento de manipulação de massa para proveito próprio, deixando de ensinar a verdade sobre o que Cristo realmente significa e o que Ele veio fazer aqui na terra, largando a Sua glória e se fazendo semelhante ao homem para morrer de forma humilhante e morte de cruz por toda humanidade... Vamos ao texto:
    Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se; E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós. E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram - Gálatas 2.-3-6.
    Quero dizer com isto, que pouco ou quase nada consigo aprender com os ditos líderes que se acham e se intitulam representantes do povo evangélico aqui no Brasil, eles vão pra mídia e verberam suas idéias como se as mesmas fossem ou representassem o pensamento geral dos evangélicos... Em meu nome e por mim eu os desautorizo de falar e não aceito, como lideres, as suas representações a minha pessoa.
    Assisti no dia 24/02/2010 no Programa do Ratinho/ SBT o Sr Dr Psicólogo Pastor Silas Malafaia debater acerca da PL 122 e me estarrece presenciar como o mesmo se investe de armas meramente carnais para combater uma lei, que se ele parasse para pensar, veria que é perda de tempo, os sinais do fim estão aí... Deus mesmo em Romanos, segundo escreveu Paulo, chegou à conclusão que deveria deixar estas questõs de lado, pelo que deixou registrado que Ele os entregou... Os romanos sempre e em toda a história foram cidadãos promíscuos, mas Jesus em nenhuma passagem, se encontra envolvido nestas questões.
    Não concordo com a PL 122, mas ao mesmo tempo que não concordo, vejo que existem coisas mais importantes e mais racionais para um pastor evangélico militar em prol do Reino de Deus, pois encontro a cada dia que passa um grande número de cristãos afastados da igreja, alguns até mesmo se tornaram homossexuais, alguns são desviados da própria igreja que congrego, estiveram sob os cuidados de um grupo de pastores que à eles nada comunicaram, não os ganharam e eles se foram...
    As vezes eu fico meditando na trajetória de Cristo aqui na terra e no seu ministério e percebo que Ele não se envolveu em nada com o sistema político de sua época, e todos sabem que esta atitude Dele deixou muitos judeus frustrados, pois o que na realidade o povo queria e aguardava, era um rei guerreiro que os livrasse do jugo de Roma, certa feita, Ele percebe que este mesmo povo viria ao seu encontro para o fazer rei, então se retira para orar - Jo 6.15.
    Homossexualismo em nossa época se tornou em matéria política e esta PL 122 bem a explicita, e ela é uma estratégia do diabo para por em choque cidadania x espiritualidade e homossexuais x cristãos, fazendo com que os homossexuais a cada dia enraizem em seus corações aversão a Bíblia, a Deus e a igreja, por enxergarem na oposição a PL 122 tamanha perseguição social- religiosa- política, E INFELIZMENTE, MUITOS PASTORES ESTÃO CAINDO NESTE LAÇO DO PASSARINHEIRO.

    ResponderExcluir
  14. Este assunto é deveras relevante e atual, quero deixar registrado o que penso como cristão:
    O homossexualismo está a cada dia mais se proliferando, o que dizer? Temos duas linhas de idéias para proferir sobre o homossexualismo... Uma é que todos são livres para escolherem seus estilos de vida, socialmente falando, como qualquer outro cidadão o tem, pois homossexualismo não é crime, mas sim uma opção de vida... Outra é que Deus abomina o homossexualismo, a ponto de se irar lá do céu - Rm 1.18-32 e segundo a Bíblia relata os excluirá do seu Reino - I Co 6.10... Como cristãos, como separar social do espiritual, como administrar a nossa crença em Deus e lidarmos com o homossexualismo que é tão crescente? E que se torna em alguns casos difícil de não termos um como vizinho, colega de trabalho, como desviado da igreja e até mesmo na família? Bem simples: Observando o que está escrito: Deus amou o mundo de tal maneira, QUE ENTREGOU o seu filho unigênito - João 3.16...
    Deus os amou também, precisamos entender isto, Ele continua dando-lhes uma oportunidade de salvação, e os dará até o fim, portanto, como cristãos, devemos enxergar os homossexuais não como alvo de nossa insana e alienada perseguição, entrando no jogo sujo do diabo que quer criar confronto entre as duas partes usando o poder político, mas devemos enxergá-los como alvo de nossa evangelização, ainda que com prejuízo de sofrer a aprovação da PL 122, pois por eles, Jesus sofreu o martírio e o que é o martírio comparado com uma lei tola? Ainda que em nossas pregações, um dia, corramos o risco de não podermos citar ou confrontar o homossexualismo como pecado, a Bíblia não contém somente base para confrontar a prática homossexual, muito pelo contrário, ela tem conteúdo pra atingir a causa do homossexualismo, que é a falta de Deus, o que liberta é a verdade e a verdade é Jesus e as almas estão cedentas Dele e nós precisamos é fazer como Filipe quando desceu pra Samaria: Lhes pregava a Cristo - Rm 8.5...
    Portanto, quando você, irmão, encontrar um homossexual, trate-o como Jesus tratou MARIA MADALENA (que era prostituta e de quem Ele expulsou sete demônios, e que foi a primeira à quem apareceu depois que ressuscitou - Mateus 16.9), fale de Jesus pra ele, porque as armas de nossa milícia não são carnais, mas, sim espirituais, poderosas em Deus, para destruição de fortaleza; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo, e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência - II Co 10.4-6. Pensemos nisto... Abraços fraternos...
    Este texto se encontra no meu Blog: http://desafiandooscambiadoresevangelicos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá caros, apaz do senhor.

    Sabem por que o Pr. Silas Malafaia ocupa hoje o lugar de representante dos evengélicos em especial dos pentecostais na mídia?

    Por que infelizmente a maior denominação pentecostal do Brasil não se atentou ao seu tamanho e não ocupa o espaço devido. Não temos representatividade no ambito popular. Qual é o nosso lider que aparece para defender as causas do reino perante a sociedade que está cheia de perguntas?

    Como assembleianos, temos sim que assistir o Silas, que por sinal é o vice presidente da convenção geral, nos representar. Afinal se ela não aparecer quem irá?

    A nossa crtítica em questão se deve ao que ele defende? NÃO, Mas a quem defende...

    Ora então é fácil vamos sugerir um dos nossos líderes para defender aquilo que pregamos.

    Enquanto vivermos no século 21 com dinâmica de 1911 (nenhuma referência a fundação da igreja), acho que vamos ter que ver vários Caios, Silas e outros aparecerem para deferenderem a causa do reino e nos representar.
    abraços

    saudações em Cristo

    ResponderExcluir
  16. Passei a seguir seu blog. Siga o meu tmb... passa lá: www.jailtondepaiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. O pr. Silas com certeza não me representa, nem à minha família.
    Não representa o que penso, o que creio, nem o que pretendo.

    ResponderExcluir
  18. Não vim aqui defender quem quer que seja, se Esses "donos" das Igrejas Eletronica estão certos ou não, não sei.     Mas tenho pensado no valor que esses homens teem, como pregadores do Evangelho, estou falando pregadores do evangelho puro de Cristo e não curandeiros ou exploradores da fé do povo.      Silas Malafáia por exemplo é um homem, conciderado, bravo; porem prega o evangelho e defende a causa de Cristo com veemência. Ele conquistou seu espaço pregando a Palavra e defendendo o Nome de Jesus; Seus mais de vinte e cinco anos na TV não foram conquistados explorando a fé das pessoas, Ele vende sim: livros,cds, dvds etc e pede colaboração. Mas veja bem compra quem quer e é colaborador quem quer. Não manda vender casa, carro etc. para dar o dinheiro como atitude de fé, não.     Ele teve uns lapsos na sua trajetória sim, Apoiou o Edir Macedo, que todo mundo sabe quem ele é; apoiou Stevam Ernandez e Sônia, foi duro contra o G12 porem ele se retratou e tem tentado concertar, prova disso que Deus tem abençoado e muito seu ministério.     O Pr. Silas tem defendido a vida, (não o aborto) tem defendido o direito de pregar a verdade (e não a ditadura gay plc 122/2006) ká entre nós se ele não tivesse defendido quem teria? O Edir Macedo? Duvido! O Bispo ja chegou até dizer que cada aborto que se pretica é menos um pra sofrer ou ser bandido; misericórdia. E a plc 122? Se não fosse o Silas e alguns mais corajosos que tempo ja teria passado e nós pregadores do Evangelho teriamos que rasgar a pagina de Romanos 1.      Pois bem, graças a Deus que estamos em um país democrático onde podemos espor nossas idéias.  Pense bem: Se não fosse "Os Silas Malafáia" quem se levantaria para falar e defender a verdade neste país? (o Lula?) Oremos para que Deus levante Homens comprometido com a verdade e não aproveitadores, para pregar e defender O Evangelho e a Ética.     Tenho dito A Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  19. com certeza o silas representou bem os evangelicos, e porque não dizer todos cristaos.

    ResponderExcluir
  20. Alice,

    Entre às 7:28 e 7:30, da manhã do dia 05/03/2010, nasceram todos os três. Eles e mãe, estão bem graças a Deus! Apesar de precisarem ficar alguns dias na UTI neonatal, para ganharem o peso ideal. Mas já estão respirando sem ajuda de aparelhos. Apesar de eu ser suspeito para falar, vou dizer: Eles são lindos! Obrigado pelo carinho, continuem orando por nós.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Eliseu,

    O Silas como pastor evangélico, em um debate na tv aberta, acaba representando não só a CGADB, a A.D., mas todas as denominaç~eos evangélicas. Digo isso, porque para muita gente que professa outras religiões como espiritismo e catolicismo, acabam colocando tudo que é evangélico num mesmo saco. É claro que há excessões de pessoas que sabem diferenciar as diversas denominações. Mas a maioria não faz distinção entre IURD, Internacional da Graça, Quadrangular, Metodista, Batista, Assembléia, etc. Para eles tudo é "crente". Aí a responsabibidade fica muito grante no que dizer diante das câmeras.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Paulo Henrique,

    Na época do ministério terreto de Cristo e no tempo de Paulo, havia muita perversão na área sexual, como mostra os registros históricos da Grécia e Roma. Na elite então, eram bacanais e orgias, era cada imperador pior do que outro. Mas o que fez Jesus e o apóstolo Paulo? Havia mulheres influentes da alta sociedade que serviam Jesus com seus bens, e Paulo registra na carta aos Romanos, parentes da casa imperial que eram cristãos. Porventura eles fizeram "lobby" e se enganjaram politicamente empunhando alguma bandeira da moralidade? Acredito que é por aí que devemos começar a pensar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Almir Junior,

    Sinceramente, que para mim essa história de aparecer alguém para nos defender e representar, eu vejo mais como preopação e não como necessidade.

    Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
  24. Jailton,

    Obrigado pela sua visita e participação.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  25. Rubinho,

    Concordo com você em gênero, número e grau meu irmão!

    Abração.

    ResponderExcluir
  26. Jary,

    Obrigado pela visita e participação.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  27. Reinaldo,

    Obrigado pela sua visita e participação.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  28. Pr Juber dividi meu post em duas partes, mas ao postar inverti a ordem, mas creio que o sr percebeu, tanto que respondeu segundo o meu entendimento... Pena que alguns não conseguem enxergar, pela obssessão causada pela idolatria ao homem,que se entregar a combater com armas carnais não trará fruto algum ao Evangelho... Abraços...

    ResponderExcluir
  29. Ele só esta tentando ganhar dinheiro pelo modo mais fácil no mundo moderno... a POLÊMICA... Quanto mais polêmica ele gera, mais audiência ele tem... simples!

    ResponderExcluir
  30. Livre Pensador,

    Nisso sou obrigado a concordar com você, pois também acredito que o Silas polemiza de propósito.

    ResponderExcluir