Judas tinha sido escolhido pelo próprio Cristo no mesmo nível e ao mesmo tempo que Jesus tinha escolhido Pedro, Tiago, João e os demais apóstolos. Judas foi escolhido depois de uma noite de oração. Judas foi escolhido de acordo com a vontade de Deus. Judas foi escolhido para estar com Jesus, para pregar o evangelho, para orar pelos enfermos e expulsar demônios.
Por três anos Judas andou com Cristo. Judas viu os milagres de Cristo. Ouviu os tremendos ensinamentos de Cristo. Viu Cristo curando os aleijados, dando vista aos cegos, purificando os leprosos e ressuscitando os mortos. Durante três anos Judas viu Jesus andando por toda a parte libertando os oprimidos do diabo.
Durante três anos Judas realizou a obra de Deus. Quando Jesus enviou os discípulos de dois a dois Judas estava no meio deles. Ele participou do grupo dos 12 e dos 70. Judas pregou o evangelho para os outros. Judas orou pelos enfermos. Judas expulsou demônios no nome de Jesus. Mas agora estamos vendo este homem possuído pelo diabo e caminhando para a destruição. Judas tapa os ouvidos à voz de Cristo e abre o seu coração aos sussuros do diabo. Ele abrigou no coração as sugestões do diabo e o diabo entrou nele e levou para o inferno.
Judas nos mostra o quão longe um homem pode ir na sua profissão religiosa sem ser convertido. O quão profundamente uma pessoa pode se envolver com as coisas de Deus e ser apenas um hipócrita. Judas nos mostra a inutilidade dos maiores privilégios sem um coração sincero diante de Deus. Privilégios espirituais sem a graça de Deus não salva ninguém. Ninguém é salvo por ser um líder religioso, por ocupar um lugar de destaque na denominação ou por exercer um ministério espetacular. Judas nos alerta sobre o perigo de se ter apenas um conhecimento intelectual do evangelho, mas um coração ainda não convertido. Judas nos mostra que ser batizado ou ser membro de igreja não é uma garantia de que estamos certos diante de Deus.
Judas nos adverte sobre a necessidade de sondarmos o nosso coração. Judas amou mais o dinheiro do que a sua alma. Ele amou mais o dinheiro do que a Jesus. Aquele não foi um deslize momentâneo na vida de Judas. Jesus já conhecia o seu coração. Jesus sabia que ele era um “diabo” (João 6:70). Jesus sabia que ele era ladrão. Aqui a máscara caiu e Judas acolheu o sugestionamento do diabo. Aqui Judas simplesmente evidencia de quem ele era servo. Quem mandava em sua vida. A quem ele de fato obedecia. Ah! Devemos orar continuamente para que o nosso Cristianismo seja genuíno. Mesmo que nossa vida seja frágil, precisamos dizer: “Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo”.
Judas é um alerta para nós sobre o perfeito conhecimento que Cristo tem de todo o seu povo. Jesus pode distinguir entre uma falsa profissão de fé e a verdadeira graça. A igreja pode ser enganada, mas Jesus não. Homens maus como Judas podem ocupar os postos mais altos na liderança das igrejas, mas jamais enganarão a Jesus. Jesus conhece aqueles a quem ele escolheu (13:18-19).
Esse conhecimento de Jesus alerta os hipócritas ao arrependimento. Jesus deu todas as oportunidades para Judas se arrepender. Ele o chamou. Ele o ensinou. Ele o comissionou. Ele lavou os seus pés. Ele o tratou como amigo. Ele lhe deu todos os privilégios que deu aos outros discípulos. Mas o mesmo sol que amolece a cera endurece o barro. Os discípulos foram salvos, Judas pereceu.
Paz seja contigo
ResponderExcluirRealmente tenho de considerar que tem alguns judas nas lideranças das igrejas, viram jesus e experimentaram muito da graça e amor. Foram usados sim e contados entre os discipulos, mas em se tratando de um coração convertido não há como enganar, até as melhoras mascaras caem um dia. deus não deixará nada oculto que não seja revelado por sua gloriosa luz.
Que sigamos no exame de nossos corações constantemente e no exame das Sagradas Escrituras.
PS: os judas estão me perseguindo pois eu não aceito que preguem que votar é uma forma de ganhar almas, ao lado de orar , ir e contribuir.
E porque na Santa Ceia foi feito um cordão de 3 dobras entre os fiéis, Deus, e os candidatos da igreja.
Permaneça na Graça e frutifique nela
Sejam bem vindos em meu blog e que possam ser edificado na Palavra
atalaiadooastelo.blogspot.com
Nicodemos
Nicodemos,
ResponderExcluirA história de Judas, mostra muitas lições a serem aprendidas mesmo. Obrigado pela sua visita e participação.
Abraço.
Eu comecei a estudar sobre Judas, um personagem pouco falado nas pregações, mas o Senhor começou a ministrar o meu coração a respeito desta pessoa q teve um privilégio tão grande, o de estar ao lado do Mestre por 3 anos, e no final, deixar seu coração se perder a tal ponto de "vender" o Senhor pelo preço de um escravo!!! Deixou que o vil tomasse o lugar do precioso!! esse é um alerta q devemos fazer constantemente a nós mesmos! NUNCA DEIXAR DE OLHAR P O SENHOR COMO ALGO MUITO PRECIOSO, ao invés de encher o nosso coração com valores vis q estão por toda a parte para nos afastar daquilo q verdadeiramente tem valor!
ResponderExcluirMuito bom o seu texto!
Um abraço
Por gentileza alguem pode me responder se Judas amou Jesus? O fato de Judas ter traído Jesus, significa que ele não o amou? nunca?Caso esta seja a afirmação correta,significa que Pedro também não o amou, não o suficiente para não o renegar e ainda tres vezes. Desculpem a minha ignorancia, mas tenho sérios motivos para tentar entender se existe possibilidade da existencia de amor em Judas por Jesus, ainda que ele tenha caido na desgraça de ouvir o satanás, e trair Jesus. aguardo e desde já obrigada
ResponderExcluirIrmã em se tratando de amor a bíblia nos mostra coisas importantes a cerca disso. Embora as pessoas achem que amar é algo que parte de um ser gostar de outra. Amar vai muito além disso, pois a situação do próprio Judas ter renegado as moedas em determinada fase da história da traição, podemos dizer que ele amou. Entenda outra situação análoga a de Pedro, após negar ele sentiu um profundo arrependimento e Pedro foi sugestionado por Jesus a cerca do seu amor por Ele. Arrependimento talveis seja a palavra que em ambas as situações foram expressadas por Judas e por Pedro. Amor de verdade se expressa na essência de Deus. 1 aos conritios no capitulo 13 diz como o amor de verdade é expressado pelos homens.
ResponderExcluirAbraços e fica na Graça e na Paz do senhor Jesus Cristo