quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Ministério Profético na Bíblia





Nesse novo trimestre o tema da Revista de Escola Dominical para jovens e adultos da CPAD é “O Ministério Profético na Bíblia, A voz de Deus na Terra”. Como vou fazer um pequeno comentário sobre o assunto, inseri esse vídeo acima.

Gosto muito desta canção da Fernanda Brum, quando diz: "profetas que não vendem seus ministérios e nem negociam a sua unção". Quando se lê o Antigo Testamento, vemos que os profetas não foram meros microfones que amplificavam e decodificavam o falar de Deus, mas gente com uma cultura, temperamento e individualidade.

A tarefa do profeta não se resumia em transmitir o ponto de vista divino. Ele era o referencial do povo. O profeta em Israel não vaticinava apenas. Ele era também poeta, pregador, patriota, crítico social. Iniciavam suas profecias com juízo mas sempre concluíam com esperança e redenção.

O profeta não repetia jargões, não perpetuava o que já fora dito, mas pensava fora dos paradigmas. Não era convencional. A mágica de suas palavras vinha de sua intuição, de seu inconformismo e da largura de seus anseios. Inúmeras vezes a linguagem do profeta foi hiperbólica. O exagero era uma maneira de mostrar sua angústia, seu desespero de não se acovardar diante do iminente fracasso nacional.

Meu apetite em ler os profetas fez nascer em mim o desejo de vê-los entre nós. Entendo que o ministério profético com autoridade canônica foi até João Batista (Mt 11.13). Sei também que o dom carismático da profecia (I Co 12) resume-se à função tríplice que Paulo nos deu em I Coríntios 14:3: edificar, exortar e consolar.

Creio que o ministério profético que desejo não seja um título ou cargo. Sinto que a igreja evangélica brasileira, tem bons evangelistas, excelentes estrategistas eclesiásticos, já demonstramos alguma maturidade teológica, mas ainda somos carentes de líderes com a verve profética.

O Brasil necessita de pessoas, que sejam autênticos profetas do século XXI. Que impressionem pela coerência, bravura e profundo compromisso com os valores do reino de Deus e não pela performace. Que sejam "vozes" que clamam do deserto, e não "ecos" dos outros.

Hoje, o termo profeta anda meio banalizado. O que se vê muito é, aquelas ou aqueles videntes de plantão, que ficam profetizando casamentos ou des-casamentos, usos e costumes, dinheiro, etc. São comuns em reuniões de oração, em residências, em festas nas igrejas, quando dão umas profetadas (bajulação,) para os pastores no púlpito.

Tem uns, que têm até a cara de pau, de oferer consultas e cobrar por elas. Sugiro a leitura com calma, dos capítulos 26, 27 e 28 do livro de Jeremias e capítulos 5, 6 e 7 de Amós, para ver como era o verdadeiro ministério profético. Sei que ainda há "profeta em Israel".

A necessidade atual é de profetas que falem a Palavra de Deus, sem temer o homem, e não de "picaretas" que não têm nenhum temor de Deus, ao dizer que estão falando em nome Dele.

20 comentários:

  1. ja estudei na escola dominical, sobre este assunto.Neste falava que o ministerio de profeta é diferente da profecia.Dizendo que o profeta prediz o que vai acontecer no futuro, ja a profecia nao prediz nada, ela exorta,consola e edifica.Tambem que todos podem profetizar,mas que nem todos tem o ministerio profetico. Outros dizem que o ministerio terminou com joao Batista.Seria um erro alguns pastores dizerem que sao profetas de Deus atualmente?

    ResponderExcluir
  2. Webstter,

    O profeta nos moldes do Antigo Testamento, acabou com João Batista. Pois no A.T., tanto o profeta como o sacerdote eram mediadores entre Deus e os homens. O sacerdote apresentava o sacrifício dos homens a Deus, e o profeta trazia a Palavra de Deus ao povo. No Novo Testamento essa figura "mediadora" não existe mais pois "só um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem", I Tim 2:5. Porém, o ministério profético continua existindo no Novo Testamento, porém sem ser ter aquele papel de mediador. Está escrito que "Ele (Jesus) deu dons aos homens, e uns como apóstolos, profetas, evangelistas, mestres e pastores", Efésios 4:11. A profecia existe como dom do Espírito e com a finalidade de exortar, edificar e consolar. Creio que um pastor ou outra pessoa possa ser usado sim, como um profeta.

    Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belíssimo comentário e resposta sobre profetas e profecias.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo comentário e resposta, muito edificante!

    ResponderExcluir
  5. André,

    Eu é que agradeço sua visita e participação amável.

    Graça e paz sobre ti.

    ResponderExcluir
  6. entao ela tem essa triplice finalidade,hoje na graça.Da a entender como aprendi como ja disse, que dentro dessas tres finalidades nao ha a possibilidade de predizer o futuro?É que muitos dizer que sao profetas, mais eles nao predizem nada,e quando predizem nao acontece como falaram.Mais uma juber a profecia deve ser falada na terceira pessoa ou na primeira?.

    ResponderExcluir
  7. Webstter,

    O objetivo da profecia no N.T., segundo o apóstolo Paulo é levar a exortação, edificação e consolação, no entanto, isto não significa que não possa haver previsão do futuro. Em Atos 11:27-30; e 21:10-13, mostra o profeta Ágabo, fazendo previsões. O capítulo 21 de Atos, mostra uma situação interessante: as quatro filhas do evangelista Felipe profetizavam, mas não eram chamadas de profetas como Ágabo era. Ou seja, elas eram usadas no dom da profecia (I Coríntios 12:10), mas Ágabo tinha o ministério profético (Efésios 4:11). Quanto a sua pergunta sobre qual pessoa a profecia é falada, no caso do citado profeta do N.T. foi na terceira: "..e disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios". Atos 21:11.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. pode-se dizer que nao ha base biblica para a profecia na primeira pessoa?

    ResponderExcluir
  9. Webstter,

    Você deve estar se referindo as profecias do tipo: "eis que sou eu quem falo contigo meu servo!"

    Ao passo em que geralmente na Bíblia, vemos expressões como: "Assim diz o Senhor".

    ResponderExcluir
  10. Comunicamos ao nossos queridos leitores que o endereço do nosso blog foi alterado. Antes o endereço do mesmo era: www.JAILTONDEPAIVA.blogspot.com, agora o endereço é o seguinte: www.VIAGEMPELASESCRITURAS.blogspot.com Pedimos a compreensão de todos e esperamos que todos possam se adaptar ao novo endereço. Ajude-nos divulgando o nosso endereço e assim muitas outras vidas poderão viajar pelas Santas Escrituras.

    Em Cristo, Ev. Jailton de Paiva (escritor do blog)

    ResponderExcluir
  11. como sempre, excelente texto! A exortação do fim sobre os profetas de residência foi tremendo.

    ResponderExcluir
  12. Evangelista Jailton,

    Está dado o recado, obrigado pela visita.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Lai Lacerda,

    Obrigado pela visita e pela participação.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  14. GOSTARIA DE ENTENDER SE HOJE EM NOSSOS DIAS, EXISTE O MINISTÉRIO DE PROFETA?

    ResponderExcluir
  15. Josué Luz,

    Creio que já respondi essa pergunta ao comentar a priemira pergunta desta postagem. O padrão vigente para nós hoje é o do Novo Testamento.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. A paz do Senhor!

    Congrego na Assembléia de Deus em Feira de Santana.

    Vejo atualmente nas igrejas uma determinação muito grande para não reconhecer o ministério de profeta.
    Deus deixou, segundo Efésios 4:11, uma estrutura ministerial a ser reconhecida, mas muitos preferem ignorá-la e até combatê-la. Reconhece-se o ministério de mestre, de pastor, de evangelista, mas torcem o "bico" quando se trata do ministério apostólico e principalmente o de profeta.
    Que razões para tanta perseguição ao ministério profético? Os irmãos da Igreja cristã primitiva reconheciam os profetas:

    1.ª Prova: Atos 11:27: "Naqueles dias desceram (profetas) de Jerusalém para Antioquia";

    2.ª Prova: Atos 13:1: "Ora, na igreja em Antioquia havia (profetas) e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo";

    3.ª Prova: Atos 15:32: "Depois Judas e Silas, que também eram (profetas), exortaram os irmãos com muitas palavras e os fortaleceram";

    4.ª Prova: Atos 21:10: "Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um (profeta), de nome Ágabo";

    5.ª Prova: 1Co 12:28: "E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar (profetas), em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas";

    6.ª Prova: 1Co 14:29: "E falem os (profetas), dois ou três, e os outros julguem";

    7.ª Prova: Efésios 3:5: "o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e (profetas)";

    Como vocês vêem havia um ministério profético sim, na Igreja cristã primitiva, que a Assembléia de Deus prefere ignorar. Os líderes da Assembléia de Deus usam palavras desprovidas de sentido quando dizem que "NÃO PODEMOS DIZER QUE FULANO OU BELTRANO É PROFETA E SIM QUE FULANO OU BELTRANO TEM DOM DE PROFECIA". Isso é a mesma coisa de trocar seis por meia dúzia. Quem profetiza é profeta. Afinal o mesmo Espírito que dava dom ao profeta no passado não é o mesmo no presente? Compare:

    => O profeta do Antigo Testamento recebia o dom para profetizar. O profeta do Novo Testamento recebe o dom para profetizar. É dom, vinha de Deus no passado e vem de Deus no presente.

    => O profeta do Antigo Testamento revelava coisas concernentes à vida das pessoas, principalmente se ela estava agindo mal. O profeta do Novo Testamento revela coisas concernentes à vida das pessoas, principalmente se ela estiver agindo mal.

    A única diferença é que o profeta do Novo Testamento não é mais mediador entre Deus e os homens, mas isso não quer dizer que ele não seja profeta.

    Do jeito que anda a Igreja Evangélica no mundo todo eu só posso ficar alerta e imaginar se o desmerecimento do ministério profético não é premeditado. Afinal tem muitos falsos pastores, principalmente àqueles envolvidos com a Maçonaria, que não gostariam de ter seus propósitos escusos revelados.
    Só tem receio de profeta quem tem coisa suja escondida.

    É minha gente...
    Preparem-se...

    O Anticristo está às portas!

    ResponderExcluir
  17. A paz do Senhor!

    Congrego na Assembléia de Deus em Feira de Santana.

    Vejo atualmente nas igrejas uma determinação muito grande para não reconhecer o ministério de profeta.
    Deus deixou, segundo Efésios 4:11, uma estrutura ministerial a ser reconhecida, mas muitos preferem ignorá-la e até combatê-la. Reconhece-se o ministério de mestre, de pastor, de evangelista, mas torcem o "bico" quando se trata do ministério apostólico e principalmente o de profeta.
    Que razões para tanta perseguição ao ministério profético? Os irmãos da Igreja cristã primitiva reconheciam os profetas:

    1.ª Prova: Atos 11:27: "Naqueles dias desceram (profetas) de Jerusalém para Antioquia";

    2.ª Prova: Atos 13:1: "Ora, na igreja em Antioquia havia (profetas) e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo";

    3.ª Prova: Atos 15:32: "Depois Judas e Silas, que também eram (profetas), exortaram os irmãos com muitas palavras e os fortaleceram";

    4.ª Prova: Atos 21:10: "Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um (profeta), de nome Ágabo";

    5.ª Prova: 1Co 12:28: "E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar (profetas), em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas";

    6.ª Prova: 1Co 14:29: "E falem os (profetas), dois ou três, e os outros julguem";

    7.ª Prova: Efésios 3:5: "o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e (profetas)";

    Como vocês vêem havia um ministério profético sim, na Igreja cristã primitiva, que a Assembléia de Deus prefere ignorar. Os líderes da Assembléia de Deus usam palavras desprovidas de sentido quando dizem que "NÃO PODEMOS DIZER QUE FULANO OU BELTRANO É PROFETA E SIM QUE FULANO OU BELTRANO TEM DOM DE PROFECIA". Isso é a mesma coisa de trocar seis por meia dúzia. Quem profetiza é profeta. Afinal o mesmo Espírito que dava dom ao profeta no passado não é o mesmo no presente? Compare:

    => O profeta do Antigo Testamento recebia o dom para profetizar. O profeta do Novo Testamento recebe o dom para profetizar. É dom, vinha de Deus no passado e vem de Deus no presente.

    => O profeta do Antigo Testamento revelava coisas concernentes à vida das pessoas, principalmente se ela estava agindo mal. O profeta do Novo Testamento revela coisas concernentes à vida das pessoas, principalmente se ela estiver agindo mal.

    A única diferença é que o profeta do Novo Testamento não é mais mediador entre Deus e os homens, mas isso não quer dizer que ele não seja profeta.

    Do jeito que anda a Igreja Evangélica no mundo todo eu só posso ficar alerta e imaginar se o desmerecimento do ministério profético não é premeditado. Afinal tem muitos falsos pastores, principalmente àqueles envolvidos com a Maçonaria, que não gostariam de ter seus propósitos escusos revelados.
    Só tem receio de profeta quem tem coisa suja escondida.

    É minha gente...
    Preparem-se...

    O Anticristo está às portas!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo,

    Devemos separar as coisas. 1°) Acredito na contemporaneidade dos dons, inclusive os proféticos e apostólicos, porém como "dom".

    Apóstolo como os 12 e Paulo, não existem mais. Segundo Atos cap. 1, para ser apóstolo tinha que ter acompanhado o ministério terreno de Jesus.

    A excessão foi o apóstolo Paulo, que viu Jesus na estrada de Damasco e foi depois reconhecido como tal pelos apóstolos em Jerusalém. Hoje, não há ninguém que possa preencher essas características.

    2°) O profeta no A.T., falava com autenticidade canônica, pois a Bíblia ainda não havia sido completada. Agora, os profetas podem tem ser profecias julgadas, conforme dizem os apóstolos Paulo e João. Suas profecias tem que ser submetidas à luz da Palavra de Deus, porque com a picaretagem e profetadas que existem por aí, são poucos os genuínos.

    ResponderExcluir
  19. Volto a escrever o que havia postado antes para os irmãos lerem novamente:

    1.ª Prova: Atos 11:27: "Naqueles dias desceram (profetas) de Jerusalém para Antioquia";

    2.ª Prova: Atos 13:1: "Ora, na igreja em Antioquia havia (profetas) e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo";

    3.ª Prova: Atos 15:32: "Depois Judas e Silas, que também eram (profetas), exortaram os irmãos com muitas palavras e os fortaleceram";

    4.ª Prova: Atos 21:10: "Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um (profeta), de nome Ágabo";

    5.ª Prova: 1Co 12:28: "E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar (profetas), em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas";

    6.ª Prova: 1Co 14:29: "E falem os (profetas), dois ou três, e os outros julguem";

    7.ª Prova: Efésios 3:5: "o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e (profetas)";

    Existe uma estrutura MINISTERIAL, neotestamentária, além da questão do dom que você pode facilmente ler em:

    Efésios 4:11-13: "E ele deu uns como apóstolos, e outros como (profetas), e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o (aperfeiçoamento dos santos), para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo".

    Os irmãos poderão notar que no versículo 12 está escrito que esses ministérios são para APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS, e, no versículo 13, está escrito que é "ATÉ A MEDIDA DA ESTATURA DA PLENITUDE DE CRISTO".
    É lógico que não chegamos à MEDIDA DA ESTATURA DA PLENITUDE DE CRISTO ainda e, segundo os textos sagrados que acabamos de ler, estamos em falta de dois ministérios.

    Mais provas do ministério prófetico no Novo Testamento:

    1Co 12:28: "E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar (profetas), em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas".

    Notem a estrutura ministerial descrita em 1 Co 12:28:
    1) Apóstolos;
    2) Profetas;
    3) Mestres;
    ...

    Concordo com o irmão quando disse que devemos ter cuidado com esses "profetas" da atualidade, mas isso não é motivo para dizer que não existe uma estrutura ministerial, os textos são claros. Devemos ter cuidado não só com falsos profetas, que já existiam inclusive na Antiga Aliança, mas devemos ter cuidado também com falsos mestres, falsos pastores e falsos crentes em geral. A existência de uma "banda podre" não anula uma Verdade, se assim fosse não teríamos mais nenhum ministério.

    Um irmão comentou também que "agora, os profetas podem ter suas profecias julgadas, conforme dizem os apóstolos Paulo e João. Concordo! mas isso não quer dizer que não são profetas. São profetas dentro do molde da Nova Aliança, mas ainda sim são profetas e o próprio irmão chama-o de profeta, e não àquele que tem dom de profecia, quando diz "agora, os profetas...".

    Eu congrego na Assembléia de Deus Missão em Feira de Santana e uma irmã me disse que a igreja pretende reavaliar a questão do profeta no Novo Testamento e o assunto, provavelmente, deverá ser TEMA da Revista da Escola Bíblica Dominical do próximo trimestre.

    Este que vos escreve é um simples servo de Deus que não pretende, de maneira nenhuma, criar problemas nas doutrinas das igrejas evangélicas, mas que deseja seguir a ortodoxia bíblica.

    A paz do Senhor para todos!

    ResponderExcluir
  20. Mundo do Grátis,

    Também acredito que exista o dom de profetas e apóstolos. O que não existe hoje é a "ordenação ministerial" de um profeta e apóstolo, até porque não há alguém para fazer isso hoje. As ordenações dos que se dizem apóstolos não tem validade nenhuma. Os apóstolos foram chamados pelo próprio Jesus, e Paulo veio depois como um "nascido fora do tempo", conforme ele diz em I Cor. 15. No entanto, ele foi reconhecido como tal pelos que eram apóstolos antes dele. Agora hoje não tem um apóstolo com as características nem de Atos 1, nem de Paulo para ordenar outro. Há pessoas que são verdadeiros profetas e apóstolos, só não possuem o título e a ordenação ministerial. Mas estão por aí, sejam como crentes anônimos, missionários, diáconos, pastores, etc.

    ResponderExcluir