terça-feira, 13 de julho de 2010

Questionamentos sobre o arrebatamento e a grande tribulação

“Em caso de arrebatamento, este carro vai ficar desgovernado”. Esta frase é encontrada adesivada em muitos automóveis em nossas cidades. Para os não-evangélicos não faz o menor sentido. Mas para os evangélicos, principalmente os pentecostais, esta frase denota a crença na doutrina do arrebatamento secreto, defendida pelo sistema dispensacionalista de interpretação bíblica. 

Segundo este sistema, a volta de Cristo seria dividida em duas fases, a primeira seria secreta e destinada unicamente aos crentes, enquanto a segunda seria pública e aconteceria sete anos depois dos crentes serem arrebatados e levados para o céu. Os mais antigos se lembram de um hino cujo título era “O Rei está voltando”. Entre suas estrofes, se dizia que o mercado ficaria vazio (e não seria pela alta dos preços!), os aviões cairiam pela ausência súbita dos pilotos. Enfim, o mundo ficaria em polvorosa, e a mídia não se ocuparia com outra notícia que não fosse o desaparecimento de milhões de crentes pelo mundo a fora. 

Cresci ouvindo isso. Ficava atormentado quando meus pais tocavam na vitrola o disco “A última trombeta”. Depois de crescidinho, deparei-me com outros sistemas de interpretação, e mesmo formado em Teologia, já tendo dado aula de Escatologia em um seminário, decidi rever meus conceitos. Dei-me conta que a doutrina do arrebatamento secreto não consta das Escrituras, e foi inventada há pouco mais de duzentos anos, por um tal de John Nelson Darby (1800-1882),e tornou-se febre entre os cristãos evangélicos por causa dos comentários de rodapé da Bíblia de Scofield. 

A febre dispensacionalista alcançou um novo apogeu recentemente com o lançamento da série “Deixados para trás”, de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins. Pregadores bradam de seus púlpitos: “Somos a última geração! A geração do arrebatamento!” Mas se contradizem quando gastam milhões na construção de catedrais suntuosas. Recomendo que os leitores deste blog busquem comparar o sistema dispensacionalista com outros sistemas de intepretação da Escatologia Bíblia. Vocês se surpreenderão. Fonte: hermesfernandes.blogspot.com/ 

MEU COMENTÁRIO: Creio na segunda vinda de Cristo (Hebreus 9:28), não em terceira vinda, que é o que o dispensacionalismo pré-milenista ensina, ao dizer que a vinda de Jesus ocorrerá em duas fases. Sinceramente, que não vejo fundamento bíblico para dizer a vinda de Jesus será em oculto. A vinda de Jesus será visível: Todo o olho o verá (Apocalipse 1:7); virá do céu assim como subiu (Atos 1:11); Assim como o relâmpago, sai do oriente e se mostra no ocidente, assim será vinda do Filho do Homem (Mateus 24:27). 

Jesus disse que “depois da aflição daqueles dias”, virá o Filho do Homem com poder e grande glória e os anjos recolherão o seus escolhidos dos quatro cantos da Terra (o arrebatamento), Mateus 24:29-31. A “aflição” que Jesus se refere é a Grande Tribulação (Mateus 24: 21,22). 

Jesus chega a dizer que a aflição daqueles diria seria tal, que se os dias não fossem abreviados, nem os "escolhidos" se salvariam, Mateus 24:21,22). A Besta combaterá os santos (Apocalipse 13:7). Segundo os dispensacionalistas, os mártires do período tribulacional são os “santos” que, o livro de Apocalipse se refere. 

Ou seja, aí já tem uma tremenda contradição: se os que não subiram no arrebatamento da igreja, não estavam aptos para subir, ou “preparados”, porque então são chamados de “santos”? Fica difícil entender a existência de duas categorias de crentes salvos. Os de 1ª categoria, arrebatados e os de 2ª categoria, os da tribulação. Por acaso, isso é um sistemas de castas indiano? 

Tiago diz que Deus não faz acepção de pessoas. Parece até uma aula de sadismo: Enquanto a igreja está celebrando com festa seu casamento (as bodas) no céu, os que ficaram estão sofrendo a ira de Deus na terra e morrendo pelas mãos do Anticristo. É isso mesmo que a Bíblia ensina?

Entendo que, o livro do Apocalipse foi escrito para os crentes que estavam enfrentando a Besta do seu tempo, o Império Romano, através de Domiciano, que promovia a maior perseguição aos cristãos depois de Nero. Os crentes aos quais, o idoso apóstolo João escrevia, estavam sendo presos e martirizados. Muitos da igreja primitiva esperavam o segundo advento nos seus dias. 

Houve perseguição no Império Romano, na Idade Média e depois da Reforma com a inquisição, nos países comunistas da Cortina de ferro. Até hoje existe a igreja é perseguida em países como Cuba, Coréia do Norte, China e no mundo muçulmano. É só dar uma olhada na Revista Abertas. As almas debaixo do altar, são os mártires, pessoas que foram mortas por amor a Jesus, no decorrer da História da humanidade. 

Milhões de pessoas ao redor do mundo estão encantados com as histórias contadas por Tim LaHaye em seus livros e filmes intitulados Deixados para Trás (Left Behind), de linha pré-milenista e demasiadamente sensacionalista. Essa série, que já vendeu mais 42 milhões de exemplares. 

Mas a vinda de Jesus não é um filme de ficção, nem de terror e sim é a esperança da igreja. Mas alguém pode perguntar: que esperança? Esperança, de que um dia, haverá um novo céu e uma nova terra, onde habitam a justiça. Esperança de naquele dia não haverá mais pranto, choro, dor e sofrimento. Por isso o Mestre, já ensinou a pedir na oração do Pai Nosso: "Venha o teu Reino".

37 comentários:

  1. Paz Pr. Juber!!

    Muito bom artigo e seu comentário, e infelizmente temos ainda muitos que ainda pregam essa volta de Jesus em duas partes..... mas que nossa oração seja: "que venho o Teu reino e a tua justiça..."

    ResponderExcluir
  2. agora to confusa! Vou estudar escatologia :s

    ResponderExcluir
  3. Samuel,

    Sim é verdade. Principalmente no meio pentecostal, onde a linha de pensamento dominante é a do pré-milenismo dispensacionalista. Isso porque ela geralmente é ensinada como a única teoria escatológica, e as outras são ignoradas como se não existissem ou levam apenas uma simples menção. Já entre os reformados, a linha mais predominante é a do amilenismo, como é o caso dos presbiterianos. É claro que entre pentecostais e reformados, tem pessoas que são também pós-milenistas e pré-milenistas-históricos. Porém as duas primeiras linhas são maioria nos dois segmentos evangélicos mencionados.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Lai Lacerda,

    Você não é a única. Quando se conhece apenas uma linha de pensamento sobre um assunto como é o caso de escatologia, e depois é apresentado as outras, pode-se ficar confuso mesmo.

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz, Pr.Juber!

    Excelente texto. Realmente, o disco "Última trombeta" diz uma coisa, já o Evangelho diz outra...

    Prefiro ficar com o Evangelho e é uma pena que tantas pessoas preferem seguir um pré-condicionamento teológico, do que ler a Palavra com um olhar simples, guiado pelo Espírito.

    Um abração!!

    ResponderExcluir
  6. Olá meu irmão a paz do SENHOR! quer dizer então que as almas que estão debaixo do altar de DEUS são os martires de todas as épocas; isto é o que o irmão pensa! então quer dizer que Paulo, Pedro, Thiago,Isaias,os reis que foram fiéis a DEUS etc... estão clamando debaixo do altar de DEUS????.e não são os do periodo da grande tribulação? e o Senhor não acredita no arrebatamento que Jesus fará de modo invisivel para a Igreja? e voltará depois visivelmente após sete anos para fazer um conserto com os judeus daquela época? me desculpe nobre irmão mas é o que está parecendo, devemos tomar cuidado pois todos os intendidos no assunto sobre escatologia sabe que este livro ainda não foi totalmente concluido. pois temos grandes homens que são doutores no asunto Pastor e mestre Antonio Gilberto entre outros que abordam muito bem estes e outros assuntos relacionados a pós milenismo,dispensacionalismo, doutrinas tribulacionais, amilenismo pré milenismo,mid tribulacionismo e as almas que estão debaixo do trono de DEUS.

    ResponderExcluir
  7. Marcos Wandré,

    Você falou tudo, irmão! Não podemos ficar condicionados a um só pensamento, sem achar que ele não pode ser questionado. Devemos antes fazer um estudo mais amplo, usando uma regra importantíssima na arte de interpretação dos textos bíblicos: a Bíblia explica a própria Bíblia. No assunto em questão, o texto de Mateus 24 é muito claro, desde que lido sem os condicionamentos de uma nota só.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Caro Anônimo,

    Não nobre irmão, não está parecendo, é realmente como entendo escatologia. Creio que as almas que clamam debaixo do altar, são os mártires de várias eras. Não creio em arrebamento secreto, nem em duas fases na vinda de Cristo. A forma como entendo o arrebamento e a grande tribulação é conforme coloquei na postagem, citando o texto de Mateus 24. Está bem descrito pelo próprio Jesus quando será o evento escatológico.
    Quanto aos "entendidos" no assunto, eu não estou dizendo que sou melhor do que eles, nem que tenho a última palavra no tema. Simplesmente, usei o meu blog, para expor minha modesta opinião, conforme entendo pela Palavra. Há teólogos renomados em todas as linhas de pensamento em escatologia. Tenho o maior respeito e admiração pelo Pr. Antonio Gilberto, um mestre amado dentro e fora da AD no Brasil. Ele é pré-milenista dispensacionalista. Mas no tocante a escatologia, discordo de sua intrepretação no assunto. Tenho em minha casa um livro de sua autoria da EETAD, datado de 1987, onde ele relacionava a besta com a então União Soviética. Quatro anos depois a URSS, acabou. E daí? Deveria ter tido no mínimo uma nota explciativa, assumindo que se enganou. Se for para citar teólogos, eu também poderia citar nomes que defendem outra linha de pensamento escatológico. Por exemplo: Stanley Hourton, renomado teólogo pentecostal que não é dispensacionalista, Russell Shedd, que é pré-milenista histórico, entre outros.

    ResponderExcluir
  9. entao quer dizer que a igreja passara pela grande tribulaçao?

    ResponderExcluir
  10. Websster,

    Sim, assim eu creio quando leio as Escrituras.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. É complicado, desde os 13 anos juber, aprendi no nosso ministerio de uberlandia que a igreja nao passara pela grande tribulaçao.E ate hoje é ensinado assim, milhares de pessoas aprenderam desta forma e estao a ouvir nos pulpitos.Com certeza tera ou teve pastores te questionando sobre o assunto.Seria um erro dizer que a igreja nao passara pela grande tribulaçao? se for deveria reunir todo povo evangenlico os lideres e dizer a membrasia equivocamos sobre este assunto?.O que eu vejo é que fica a entender que um entende de um jeito e outro entende de outro as escrituras.Na IBADETRIM como é repassado este tema?

    ResponderExcluir
  12. É complicado, desde os 13 anos juber, aprendi no nosso ministerio de uberlandia que a igreja nao passara pela grande tribulaçao.E ate hoje é ensinado assim, milhares de pessoas aprenderam desta forma e estao a ouvir nos pulpitos.Com certeza tera ou teve pastores te questionando sobre o assunto.Seria um erro dizer que a igreja nao passara pela grande tribulaçao? se for deveria reunir todo povo evangenlico os lideres e dizer a membrasia equivocamos sobre este assunto?.O que eu vejo é que fica a entender que um entende de um jeito e outro entende de outro as escrituras.Na IBADETRIM como é repassado este tema?

    ResponderExcluir
  13. Webstter,

    A crença que você diz que ouve desde os 13 anos de idade, tem cerca de 200 anos e se chama pré-milenismo dispensacionalista. Foi elaborada por Jonh Derby (1800-1878) e difundida atráves da popularização dos comentários da Bíblia de estudo Scofild, no início do século XX. Eu também acreditava nela, até porque não conhecia as outras linhas de pensamento escatológico. As linhas são: amilenista, pós-milenista, pré-milenista histórica e pré-milenista dispensacionalista. Uns creem num milênio literal outros não, só para início de conversa. As igrejas reformadas ou históricas, como por exemplo, a presbiteriana, geralmente são amilenistas. As pentecostais, se tornaram com o tempo, pré-milenista dispensacionlista. Mas isso, não é regra geral, pois há teólogos assembleianos, que não são adeptos dessa última linha de pensamento. No nosso meio, muitos acreditam nessa linha, porque não foram apresentados as outras e acreditam que essa é única teoria escatológica. Eu particularmente sou pré-mlenista histórico e como professor de escatologia no último semestre no Ibadetrim, procurei apresentar aos alunos, todas as linhas de pensamento escatológico, mas não neguei, quando perguntado, qual linha eu seguia. Oriento a quem for ministrar sob o tema, no Instituto que apresente todas as linhas. Agora, antes de 2009, quando assumi a direção do Ibadetrim, não sei como era procedido e nem como era ensinado o tema. Escatologia não é um assunto fácil de ser estudado, pois há vários pensamentos sobre o assunto, e todos apresentam sua argumentação e citam versículos bíblicos. Eu creio na que na minha modesta opinião, apresentou maior base escriturística.

    ResponderExcluir
  14. POR QUE SOMENTE É PREGADO E ENSINADO NOS TEMPLOS DE NOSSO MINISTERIO PARTICULARMENTE EM UBERLANDIA UMA LINHA ESCATOLOGIA?.COMENTEI ESTE PENSAMENTO COM UM COMPANHEIRO DE MINISTERIO,O MESMO NAO CONCORDOU QUE A IGREJA PASSARA PELA GRANDE TRIBULAÇAO.NÃO SERIA UM ERRO OS LIDERES PROIBIREM DE PREGAR E ENSINAR NOS TEMPLOS ESTA LINHA ESCATOLOGICA?.SE PERMITISSEM NAO TRARIA COMFUSAO NO POVO?.QUAL É A LINHA ESCATOLOGICA CORRETA?

    ResponderExcluir
  15. Webstter,

    É pregado somente essa linha na Assembleia de Deus, porque geralmente a maioria do nosso pessoal só conhece essa. Aí se você falar que a igreja vai passar pela tribulação ou que o milênio não é literal, vão dizer isso é heresia. Proíbem porque é mais fácil proibir do que debater um assunto ao qual eles não conhecem, que é o caso da comparação entre as linhas de pensamento escatógico. Como sabem que não tem argumento para debater, optam por proibir, e dizer que o seu pensamento é o correto e ponto final.

    Um ótimo livro sobre o assunto, senão, um dos melhores é: "A Bíblia e o Futuro" de Anthony Hoekema, da Editora Cultura Cristã. Nele são apresentado as principais linhas escatológicas.

    Qual a linha escatológica correta?
    O Cristianismo tem 2.000 anos, e nesse período, amilenismo, pós-milenismo, pré-milenismo histórico e dispensacionalista, vem advogando ser a correta, cada uma com sua arguemtação e citando textos bíblicos para embasarem o pensamento.

    Não posso absolutizar o que creio. O que para mim é o correto, para outro pode não ser. E isso não é somente na área escatológica, na doutrina da salvação acontece o mesmo embate. Para uns, Deus nos predestinou, nos elegeu, e uma vez salvo, a graça é irresistível e não se perde a salvação.

    Para outros, o que importa é o livre-arbítrio humano, é o homem que escolhe ser salvo ou não, a graça pode ser resistida e salvação pode ser perdida.

    Uma coisa descobri com certeza: quanto mais eu estudo, mais eu descubro que preciso aprender mais.

    ResponderExcluir
  16. Olá, a paz do Senhor caro Pr. Juber!

    Concordo com seu comentário, pois poucos realmente conhecem de maneira aprofundada as diversas linhas de pensamento escatológico. Apesar de crer no pré-milenismo dispensacionalista, tenho certeza de no tangente à segundaq vinda do Senhor Jesus Cristo todos temos muito que aprender ainda. É realmente uma verdade, quanto mais eu estudo mais admirado fico com a grandeza dos mistérios da Palavra de Deus, como exclamou o apóstolo: " Ó profundidade das riquezas...".

    Deus te abençoe mais e mais.
    Em Cristo, irmão Rafael Filgueira.

    ResponderExcluir
  17. Rafael,

    Quanto mais lemos a Bíblia, mais a gente vê que parece que todo tanto que a estuda, ainda é pouco.

    Obrigado pelo seu comentário tão gentil e pela visita.

    ResponderExcluir
  18. Autor do blog,

    Me prove com propostas convincentes que não haverá o arrebatamento da Igreja antes da Grande Tribulação.

    Depois do arrebatamento da Igreja, os primeiros eventos que ocorrerão no céu serão: o tribunal de Cristo e as Bodas do Cordeiro. Se você acredita no arrebatamento da Igreja após a Grande Tribulação, eu te faço duas perguntas:

    1 - Se a Igreja está na terra durante a Grande Tribulação, quem está nas Bodas do Cordeiro que acontecem no céu, antes da descida de Cristo à Terra ?

    2 - Você pode me mostrar algum versículo ou texto da Bíblia que localize o tribunal de Cristo e as Bodas do Cordeiro entre a Segunda Vinda e o Milênio ?

    Espero respostas convincentes.

    Acompanhe o meu blog: deixadosparatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. George Augusto,

    “Provar com provas convincentes?” Ora, meu caro, o Cristianismo tem 2.000 anos de história, e durante esse tempo, surgiram várias linhas de pensamento, tentando interpretar a escatologia bíblica. O interessante é que todas elas se afirmam como as que são corretas e todas usam versículos da Bíblia para tentar “provar”, suas teses. Mas a única “prova” que vai haver, será quando Jesus voltar. Até lá, vão continuar a haver interpretações divergentes e o curioso disso, é que todas usam a Bíblia em suas abordagens. Portanto, nem eu nem você podemos nos arrogar como donos da verdade, apenas seguimos uma linha de pensamento, que no nosso entendimento limitado, entendemos como verdadeira.
    Dito isto, o que eu posso te dizer, é como ao ler a Palavra, entendo a vinda de Cristo. A linha de pensamento que eu sigo é o pré-milenismo histórico. Creio que na segunda vinda de Cristo, e não na terceira vinda (que é o que o dispensacionalismo ensina, ao dizer que ela será dividida em duas fases), (Hebreus 9:28). Creio que ele virá, e todo o olho o verá, (Apocalipse 1:7). Agora, até onde eu sei, não existe ninguém que é secretário da Santíssima Trindade, para saber a agenda de Deus, organizando os eventos escatológicos numa ordem escatológica, como o dispensacionalismo faz.
    O mais importante, não é saber se o arrebatamento é antes, depois ou durante a grande tribulação, discussões sobre isso, sempre vai haver, mas ter a convicção de que quando Ele vier, eu subo. Meu bilhete está comprado, e o Comandante já avisou que Ele mesmo, vai chamar a tripulação.

    Graça e Paz, Nele que virá outra vez.

    ResponderExcluir
  20. Se não consegues responder a essas perguntas, não me venha com heresias.

    ResponderExcluir
  21. George Augusto,

    Conheço muito bem o que é uma heresia, mas você não sabe nem por onde passou o significado desse termo. Vá estudar mais para depois vir querer discutir idéias. Tanto na postagem, quanto nos comentários, está muito bem explicado suas dúvidas, mas se você não entendeu, ou não quis entender, paciência.No céu vai haver pessoas, que aqm na Terra, um era amilenista, outro pós-milenista, e outros pré-milenistas dispensacionalistas e históricos. Apesar de terem conceitos diferentes quanto a escatologia, no entanto, criam na salvação pela fé em Cristo, criam na Trindade e na divindade de Cristo. Isso é o mais importante.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo excelente comentário.
    Que Deus continue a instrumentalizar o irmão.
    nEle,
    Flamir

    ResponderExcluir
  23. Caro pr Juber ..Jesus disse aos seus discipulos que eles deveriam ficar atentos ..porque assim como foi nos dias de noé tambem seria a vinda do filho do Homem ,o que Jesus quis dizer com isto??O diluvio só aconteceu depois que noé e sua familia entrou na arca..entao me desculpe a noiva de Jesus sera arrebatada antes da grande tribulacao!!!

    ResponderExcluir
  24. Flamir,

    Obrigado pela visita e pela participação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo,

    Então me desculpe, mas você acabou de citar um texto bíblico onde indica que a igreja vai passar pela tribulação. A família de Noé, entrou na arca, antes de começar o dilúvio, mas não escapou do dilúvio - eles passaram pelo dilúvio, foram guardados no e durante o todo o período do dilúvio. Não se afogaram, mas devem ter sentido enjoôs, sentiram a força das ondas na arca e tudo o mais o que acontece a uma embarcação, "o cheiro" de tantos animais na arca, durante 40 dias e 40 noites.

    ResponderExcluir
  26. A paz do Senhor,

    Porque a Igreja está no céu nas Bodas do Cordeiro em Apocalipse 19:1-10 ?

    As Bodas do Cordeiro acontecem no céu antes da descrição da Vinda de Jesus em um cavalo branco.

    Como ela chegou lá em cima para as Bodas?

    Se a Igreja está na Terra sofrendo, porque Jesus disse em Apocalipse 3:10: "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei DA hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra."

    Porque João não disse: NA hora da tentação e sim DA hora da tentação ? A preposição é EK (DA) e não EN (NA).

    Porque em Apocalipse 4:1-2 João diz: DEPOIS destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.

    O versículo inicia com a afirmação "DEPOIS destas coisas", ou seja depois da Igreja e mostra o arrebatamento de João. (Leia Apocalipse 1:10)

    Porque João ouviu uma voz como de trombeta ? (Compare com I Tessalonicenses 4:13-18)

    Porque os pós-tribulacionistas dizem que em Mateus 24:30-31 fala sobre o arrebatamento da Igreja se ela somente foi estabelecida em Atos 2, com a descida do Espírito Santo ?

    Porque os pós-tribulacionistas comparam Mateus 24:30-31 com o arrebatamento da Igreja, que foi descrito por Paulo em I Tessalonicenses 4:13-18, sendo que em Mateus 24:30-31 fala apenas da reunião dos judeus e gentios convertidos para o milênio e não fala absolutamente nada de arrebatamento ?

    Porque em Mateus 24:31 fala de muitos anjos e em I Tessalonicenses 4:16 fala apenas de um arcanjo ?

    Porque a palavra "arrebatados" aparece nesse versículo ?

    Porque I Tessalonicenses 4 não fala nada sobre o milênio e a destruição do anticristo e do falso profeta?

    Porque os pós-tribulacionistas dizem que a palavra arrebatamento não está na Bíblia ?

    Se o Espírito Santo é o único que pode se encaixar na expressão "o que o detém" em 2 Tessalonicenses 2:6-7 e a Igreja começou com a descida do Espírito Santo e em I Coríntios 6:19 diz:Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

    Em relação a esses versículos porque a Igreja não será arrebatada quando Espírito Santo for tirado ?

    Você pode me mostrar onde está a Igreja na terra do capítulo 6-18 ?

    Você pode me dizer se os mártires de Apocalipse 7 são a Igreja e não judeus ou gentios que se converteram ?

    A palavra Igreja aparece dos capítulos 6-18 ?

    Porque a Grande Tribulação é chamada de dia de angústia para Jacó.

    Você pode me mostrar no novo testamento: Nos evangelhos, nos atos dos apóstolos, nas cartas paulinas, nas cartas gerais e no Apocalipse instrução para a Igreja na Grande Tribulação ?

    Porque os pós-tribulacionistas dizem que Israel é a Igreja de Deus ?

    Como Israel pode ser a Igreja de Deus sem se converter ?

    Porque todos os pós-tribulacionistas, possuem um ponto de vista mas não conseguem prová-lo ?

    Eis a resposta:

    “Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas; querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam” 1 Tm 1:6,7 (cf. 1 Tm 6:4).

    ResponderExcluir
  27. Saiba que o pós-tribulacionismo é uma doutrina mais nova que o pré-tribulacionismo. Se você estuda teologia deve saber que Alexander Reese que foi um dos maiores proponentes da doutrina pós-tribulacionista, é confrontado por Darby a respeito da ressurreição da Igreja e da ressurreição dos Santos, o próprio Reese teve de concordar com a descrição de Darby que a primeira ressurreição ocorre em várias partes. Como em Apocalipse 20 não cita a ressurreição da Igreja e sim a de judeus e gentios gentios convertidos na Grande Tribulação, Reese foi obrigado a concordar com o silogismo correto da teoria de Darby que colocava a ressurreição da Igreja antes da Grande Tribulação e a ressurreição de Israel após ela.

    E além do mais: Os crentes de Tessalônica estavam preocupados, em 2 Tessalonicenses 2 Paulo os alertou:ORA, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,

    Os irmãos de Tessalônica estavam ouvindo boatos acerca do dia do Senhor, como se ele já estivesse ocorrido. E então os crentes de Tessalônica ficaram preocupados, pensando que o Senhor os havia deixado para trás e estavam na Grande Tribulação a ponto de enfrentarem o anticristo. Paulo os admoestou a não dar ouvidos a esses conselhos, porque não seria assim antes que viesse a apostasia e manifestasse o homem do pecado. Porém para o homem do pecado se manifestar o Espiríto Santo, que é o único que se encaixa como o detentor do anticristo deve ser retirado, como a Igreja é o templo do Espírito Santo ela também obviamente deverá ser retirada. A palavra apostasia é traduzida por desvio da fé e partida ao mesmo tempo. Mas a essência aqui está naquele que o detém. Não faria sentido a saída do Espírito Santo da terra e a Igreja ser deixada, isto poderia ter acontecido a qualquer momento se fosse assim. Pois a Grande Tribulação é destinada apenas a judeus e gentios para juízo. Os meso e pós-tribulacionistas devem entender e aceitar que a Igreja não precisa da Grande Tribulação.

    ResponderExcluir
  28. George Augusto,

    Parece que você não entendeu minha opinião sobre o assunto, pois se equivocou na linha de pensamento teológico que eu creio. Eu não sou pós-tribulacionista, pois fui bem claro quando respondi a outra pessoa aqui nesta postagem, disse que era pré-milenista histórico. Melhor dizendo, creio no Milênio literal, creio na vinda de Cristo antes do Milênio, porém não sou dispensacionalista.

    1) O Espírito Santo vai ser retirado da Terra? Só se você não crê que Ele tenha todos os atributos da divindade, porque eu creio que Ele é onisciente, onipotente e onipresente. Se Ele é onipresente, como não vai estar presente aqui no momento da tribulação? Então quem vai estar convencendo do pecado, da justiça e do juízo, os que se converterem na Grande Tribulação? Pelo poder de quem, as duas testemunhas vão operar sinais e milagres?
    2) Trombetas? Meu irmão, se a gente for falar em trombetas na Bíblia, aí é que a argumentação de quem crê no arrebatamento antes da tribulação fica sem explicação. Em I Coríntios 15: 52: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. Bom, o lugar no Novo Testamento que fala em ordem de soar de trombetas é em Apocalipse, são sete trombetas ao todo. O tempo é a Grande Tribulação. Aí vem o apóstolo Paulo é diz que o arrebatamento é no soar da última trombeta.
    3) Mateus 24:29-31 é muito claro, o texto diz que ele ajuntará os seus escolhidos. Você é que está dizendo pela sua interpretação condicionada que o texto não se refere a igreja. O texto em si não confirma sua versão. É só ler, sem por palavras que o texto não diz.

    ResponderExcluir
  29. É Incrível,ainda não conseguiu responder às perguntas e agora foge dizendo que não é pós-tribulacionista.

    Eu acho que você ficou com medo de ler todo o meu texto, pois eu li o seu texto inteiro e possui muitos erros de interpretação. As várias trombetas que aparecem na Grande Tribulação não são trombetas de ressurreição e sim trombetas de juízo, pois a palavra ressurreição não aparece no Apocalipse até o capítulo 20 do versículo 4 ao 6. Porém a ressurreição de que trata o Apocalipse 20 é apenas dos mártires da Grande Tribulação. Vocês pós-tribulacionistas confundem essa ressurreição com o arrebatamento da Noiva.



    Eu te pergunto: Paulo diz que nós precederemos os que dormem e em Apocalipse 19:1-10 diz que a Noiva está no céu antes da descida de Cristo à terra, no versículo 8 está escrito: "E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos."

    Já no versículo 14 diz: E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.

    Os versículos acabam por confirmar que a Igreja virá com Cristo após a Grande Tribulação, portanto ela indiscutivelmente poderá estar na terra nesse período de intenso sofrimento.

    Como a ressurreição de Apocalipse 20:4-6 pode ser da Noiva (que é a Igreja) ?

    Porque você disse que os "dispensacionalistas" (pré-milenistas e pré-tribulacionistas) não creem na Vinda de Cristo antes do Milênio ?

    Você pode me mostrar onde está a descrição do arrebatamento após a Grande tribulação. Pelo que eu li na Bíblia Cristo vem a terra após a Grande Tribulação apenas para lançar o anticristo e o falso profeta no lago de fogo; estabelecer o Milênio; o juízo final, onde na segunda ressurreição os mortos, o diabo e os seus anjos serão julgados e lançados no lago de fogo. E por fim, será estabelecido um novo Céu e uma nova Terra para a Noiva.

    Em relação a Mateus 24:30-31 você confunde a Noiva com Israel. Israel se converterá para o Milênio, leia Mateus 25. As virgens esperam a festa de casamento do Cordeiro. A parábola das dez virgens indica os judeus que estarão prontos para o Milênio (as virgens prudentes) e os que não estarão (as virgens loucas) quando ocorrerá a ceia de casamento do Cordeiro. O casamento da Noiva com o Cordeiro ocorre antes de Cristo descer à terra (É a Bíblia quem diz) apenas a ceia ocorre na terra durante o Milênio. Os escolhidos de Mateus 24:30-31 não são a Noiva e sim os judeus convertidos, que por sua vez se tornaram parte da Igreja. A Igreja não fora estabelecida no discurso de Jesus no monte das Oliveiras, somente foi quando do pentecostes em Atos 2.

    Em relação ao que você disse sobre o Espírito Santo eu concordo com os atributos de Onipotente, Onipresente e Onisciente, porém o fato de que Ele seja retirado não limita o seu agir na terra, apenas dá ao anticristo, ao falso profeta e a Satanás a liberdade para agirem como quiserem.

    Não saber a diferença entre a Igreja, Israel e os gentios é um dos maiores erros cometidos por estudantes de profecia bíblica. Todos esses povos são distintos. Profecias à Israel não devem ser aplicadas à Igreja e aos gentios e vice-versa.

    Olha, eu estou começando a perceber que você apesar de cursar teologia não está apto a ensinar as escrituras na Igreja.

    Você entra em contradição em vários assuntos, não consegue responder às perguntas simples que eu faço e ainda quer ter a razão.

    ResponderExcluir
  30. George Augusto,

    Pelo que pude perceber em seus comentários desde o primeiro, você além de torcer o texto bíblico de acordo com sua interpretação, ainda torce as minhas palavras. Então não dá debater com quem não discute idéias, mas sim altera de modo grosseiro as palavras. Portanto, com você o debate está encerrado, pois seus comentários só vão produzir confusão para quem está lendo a procura de tirar dúvidas quanto a escatologia. Estude mais a Bíblia e leia com atenção bons livros sobre escatologia. Porque se você não consegue nem distinguir pré-milenismo de pós-milenismo, não há mais nada o que falar. Os comentários continuam abertos a outros pessoas que aqui queirão participação. Mas quanto a você meu caro, sua participação nessa postagem encerra por aqui. Vá estudar melhor, tirar um pouco de confusão da cabeça, para depois entrar nesse espaço para debater.

    Graça, paz e iluminação de Deus sobre sua vida.

    ResponderExcluir
  31. Olha se não quiser publicar meus comentários, tudo bem, o blog é seu, só não venha dizer que a sua visão de escatologia é a correta, sem conseguir ter provas. Eu digo a você: A minha participação nesse blog herético encerra por aqui.

    ResponderExcluir
  32. George Augusto,

    Eu não disse que a minha visão escatológica é a correta, somente uma pessoa que torce as palavras e textos como você que diz uma coisa dessas. Eu simplesmente disse aqui que durante os 2.000 anos da história do cristianismo surgiram muitas linhas de pensamento sobre escatologia. Depois disse que não concordava com uma dessas linhas, que a dispensacionalista, que surgiu há menos de 200 anos. Disse qual linha de pensamento eu cria e mostrei as razões porque assim cria. A leitura da Bíblia meu caro, não é investigação policial e nem dissecação de cadáveres. Ninguém, ouviu bem? NINGUÉM tem "provas" sobre teoria escatológica nenhuma! Para cada texto isolado e mal interpretado que você cita, há várias contra-provas. Mas eu não vou transformar essa postagem em um tratado teológico e muito menos debatendo com uma pessoa, que não tem o mínimo de respeito pois fica todas as vezes que entra para comentar me chamando de herege. Na igreja que eu congrego e ministro, o pessoal tem uma opinião diferente sobre mim. Deve ser porque eles me conhecem, pois quem me conhece não dirigia uma asneira dessas, como você não me conhece, só posso repetir o que Jesus disse na cruz: "Perdoa porque não sabe o que diz".

    Nunca disse para ninguém aqui no blog o que vou dizer para você agora: Se esse é o seu conceito, a meu respeito, então vá debater em outro lugar, porque o meu tempo é precioso, e se for para fazer injúrias do tipo que você faz, é um favor que me faz, não aparecer mais por aqui.

    ResponderExcluir
  33. Pr. Juber, a paz

    O internauta George Augusto esta sempre entrando em blogs que pensam diferente dele para tentar ridicularizar de forma grosseira e sem fundamento. Eu mesmo tentei debater com ele em meu blog e o mesmo se mostrou apenas como alguém que quer confundir, e não aprender junto com irmãos, é triste e lamentável.

    De qualquer forma creio que coloquei o mesmo em seu lugar quando tentou debater comigo sobre o "Dia do Senhor" em meu blog. Quando se viu sem argumentos partiu para a grosseria verbal e me chamando de herege, demonstrando total desespero.

    Não sou dono da verdade nem quero ser. Nem me considero melhor que ninguém, quero apenas aprender mais e mais. Tenho prazer em debates sadios, no campo das idéias, mas este internauta não quer debater, apenas tumultuar.

    Caso queria ver a tentativa de debate com o mesmo segue o link abaixo:

    http://postribulacionismo.blogspot.com/2009/01/o-dia-do-senhor-1-tessalonicenses-51-6.html

    Ler a partir do comentário de 13 de Julho de 2011.

    Deus o abençoe cada vez mais

    ResponderExcluir
  34. Ola Pessoal!!

    Estou tendo aulas de escatologia...
    e tudo isso que vcs discutiram foram abordados em nossas aulas onde um pastor amigo muito sábia e renomado nas escrituras tem nos ensinado e ajudado a pensar com profundida e rever as escrituras e observar detalhes que não foram vistos e colocado nas ordem corretas dos eventos e acontecimentos sobre a volta de Cristo...
    E prá resumir de forma simples, Nos 4 evangelhos ssobre a Grande Tribulações e muitos textos Paulinos e do apostolo Pedro, registraram passagens clarrisimas e ricos detalhes que O arrebatamento será no período da grande Tribulação. Reveja vcs mesmos todos os textos relacionados e verão os cristãos ainda não arrebatados ao encontro com o Salvador nos ares no meio ( durante ) vivenciando as aflições da da grande tribulação ( Não se sabe em que altura ) Mas, a biblia descreve muito bem que não houve e não haverá aflição tão horrenda como neste periodo. Muitos afirmam que o arrebatamento da igreja será antes da Grande tribulação, outro acreditam que se dará após a Grande tribulação, e ainda há aquele que aceitam um outro tipo de arrebatamento pós - milenista e eu não creio neste ultimo. Na minha opinião e ponto de vista segundo o que tenho estudas e anotado nas escrituras é que claramente se mostra registros do Arrebametemto da igreja durante a grande tribução. Tentar forçar a união de algumas cartas Paulinas a Mateus 24, Marcos 21, lucas 13 é pedir pra cair no erro.... Porque ha diferços textos que se harmonizam com Tessal 4.... e muitos outros que se completam com os 4 evangelhos sobre a G. tribulação. Varios texto claros que mostra a igreja no meio da tribulação intensa... ( Dizem que a igreja será arrebata antes do Anti cristo surgir,o que é um grande equivoco. Isso não acorrerá antes da Apostasia de da manifestação do anti cristo, o filho da perdição no isso já da grande tribulação, que a esta altura mesmo sendo o inicio dela, já estará forte, antecedendo-se assim uma cadeia de eventos como o é a aparição vivisvel e contreta do anti cristo logo apos o cumprimento claro da apostasia geral da igreja e religiosos de outras correntes eclasiasticas.

    As escrituras disse que os crentes em Jesus ainda antes da G. Tribulação verá com os próprios olhso o cumprimentos das profecias e eventos e sinais desse periodo terrivel, onde os proprios relatam seus horrores e devastação no meio deles, não é o fim, mas eventos já dentro da Grande tribulação (Não estou me referindo ao principio das dores, só pra deixar claro).
    Estudem mais pessoal. Há muti que aprender e descobrir e no seu tempo certo Deus nos dará revelação completa dos sinais e tempos vindouro.

    Um grande abraço a todos!
    By Robert

    ResponderExcluir
  35. Graça e Paz, prezados irmãos,
    Passamos por aqui a primeira vez, e nessa oportunidade queremos contribuir com nosso estudo pós-tribulacionista:

    REFUTAÇÕES À TEORIA PRÉ-TRIBULACIONISTA:
    A visão pré-tribulacionista apresenta muitos erros, entre eles, os pré, desconhecem totalmente os três principais fundamentos Escatológicos:
    Grande Tribulação, Vinda de Jesus e Arrebatamento da Igreja. Portanto, a Teologia que não domina esses três temas, não pode pregar Escatologia corretamente.

    -O 1º ERRO PRÉ: Contemplam uma Grande Tribulação de apenas sete anos, baseada na “última semana de Daniel” (???). Dan. 9:24. Porém, nem Daniel, e nem as demais Escrituras afirmaram jamais, que “toda a Gr. Trib.” seria somente “sete anos”, pelo contrário, elas afirmam que esse tempo irá muito além.
    A Escritura diz, que esses sete anos num segundo plano, serão para todo o povo de Deus Israel/gentios da "última geração profética" perfazendo apenas “dois períodos de tribulação”, dentro de “QUATRO PERÍODOS” de toda a Grande Tribulação”.

    Em Seu ensino de Mateus 24, Jesus revelou a Igreja os vários sinais dos acontecimentos do fim, os quais viriam, não somente sobre o mundo pecador, mas também sobre sua Igreja; de forma prefigurativa para a Igreja de seus dias, e de forma total, sobre a Igreja mundial da última geração.

    -O 2º ERRO PRÉ: Confundem ”tribulação – a aflição daqueles dias”, com “a Grande Tribulação”. (Aliás, esse também é o primeiro erro do autor pós-tribulacionista desse post).
    Os pré acreditam que os sete anos da última semana de Daniel (dois períodos da Gr. Trib.), será “toda a Grande Tribulação”, desconhecendo que ela na sua totalidade, é formada por “QUATRO PERÍODOS”:
    1º- Princípio de dores, 2º- 1ª Besta, 3º- Anticristo, e a 4º ira do Cordeiro.

    Ao assumir essa interpretação, os Pré, dão um pulo de canguru sobre o Principio de Dores - terceira Guerra Mundial (o primeiro dos quatro períodos da Gr. tribulação) que virá, antes da última semana de Daniel;
    Mat. 24:
    6 “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
    7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
    8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores”.

    Além de tropeçar também, na questão “TEMPORAL” do período da Ira do Cordeiro, querendo que as pragas, sejam derramadas sobre os ímpios, dentro da última semana de Daniel (?), antes, mesmo do tempo bíblico dela!
    Porém, as Escrituras mostram que isso não será possível nos sete anos de tribulação; pois nesse tempo o próprio Senhor, permitirá que o Dragão - Satanás transfira “seu poder ”p/ a Besta e o Anticristo” (Dan. 11:36 - 2Tes. 2:9 – Apoc. 13:7-11). Além do que, o Apocalipse mostra claramente que a Ira do Cordeiro com suas trombetas e taças das pragas, somente serão tocadas e derramadas, após a última semana (2 Tes. 2:1 a 3), e após a Vinda de Jesus em Glória (Apoc. 6:12 a 17 - Mat. 24:29-30).

    -O 3º ERRO PRÉ: Confundem a 1ª Besta com a outra Besta - o Anticristo:
    No Apocalipse 13 João foi claro ao mostrar duas bestas que dominarão o mundo, cada uma ao seu tempo. Porém, a pregação confusa dos pré, não conseguem discernir, qual Besta perseguirá quem? E qual Besta fará aliança com os israelitas?
    Em razão disso, afirmam erroneamente que o Anticristo “FARÁ ALIANÇA COM ISRAEL”. Porém, quem fará essa aliança com Israel, será a 1ª Besta, a qual será a precursora do Anticristo.
    Ao visualizarem só uma Besta, os pré mostram os versos em que ela perseguirá Israel, e não a Igreja (dizem que ela será arrebatada antes). Porém, esquecem que no período da 1ª Besta, Israel estará de aliança com ela, e que as perseguições serão mundialmente mesmo, sobre todos os cristãos, nos 42 meses dela (Apoc. 13:7).
    Continua...

    ResponderExcluir
  36. A MANIFESTAÇÃO DA 1ª BESTA (Apoc. 13:1 a 10). Perseguição maciça dos cristãos em todo o mundo.
    Depois “do primeiro período da G.T.” a 3ª guerra mundial (tempo indefinido, aqui?), tem inicio “o segundo período da G.T.” a contagem da primeira metade da “última semana de Daniel”, 42 meses da 1ª Besta (Apoc. 13:5), a qual fará uma aliança com Israel (Isa. 28:18), iniciando uma ferrenha perseguição aos cristãos em todo o mundo.
    Mat. 24:
    9 “Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
    10 NESSE TEMPO muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
    11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
    12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
    13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”.

    Jesus foi claro ao mostrar no v. 10, “O TEMPO” do cumprimento maior da perseguição, “a tribulação para a Igreja da ultima geração”(Mat. 24:34); ou seja: depois do Princípio de Dores, a partir da manifestação da 1ª Besta.

    -A MANIFESTAÇÃO DA OUTRA BESTA - O ANTICRISTO (Apoc. 13:11 a 18).
    Perseguição maciça aos israelitas em todo o mundo, após os 42 meses da 1ª Besta, inicia o “terceiro período” tribulacional, a outra metade da “última semana de Daniel”, os 1.290 dias da outra Besta – Anticristo, a qual romperá a aliança com Israel, feita pela 1ª Besta antes, dando início aos terríveis dias da “angústia para Jacó” (Jer. 30:7).
    Mat.24:
    15 “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
    16 Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
    17 E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
    18 E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
    19 Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
    20 E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
    21 Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
    22 E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias”.

    Nesse “terceiro período tribulacional” – do Anticristo, a Igreja ainda estará presente no cenário mundial cerca de 30 dias, para testemunho das palavras do Senhor (Mat. 24:25“Eis que eu vo-lo tenho predito”); depois a Igreja será levada e protegida no deserto, fora da vista da serpente (Anticristo), onde será sustentada por 1.260; os dias finais, do período absoluto do Anticristo (Apoc. 12:6). Então ele se voltará p/ perseguir “O RESTO DA SEMENTE DA MULHER - IGREJA”, os remanescentes israelitas (Apoc. 12:17).

    -O 4º ERRO PRÉ: Não enxergam, e nem respeitam a sequência perfeita dos fatos tribulacionais, anunciados por Jesus em Mateus 24, do verso 5 ao 28; e também não querem enxergar, que (antes) dos versos 29,30 e 31, Jesus nem fala de Sua Vinda e do arrebatamento.

    Depois dos 1.290 dias do Anticristo (a outra metade da última semana), Jesus acentuou outra vez “a tribulação daqueles dias”, que viria "antes de sua Vinda, sobre Seu povo: Igreja/Israel:
    Mat. 24:
    29 “E, LOGO DEPOIS DA AFLIÇÃO DAQUELES DIAS, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
    30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
    31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus”.
    Continua...

    ResponderExcluir
  37. Pela graça de Deus, nasci em uma igreja Pentecostal que crê no advento. Ora Vem Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir