quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Brasileiro é preso no Egito por portar Bíblias e folhetos

O guia turístico brasileiro Dagnaldo Pinheiro Gomes, 36 anos, foi preso no Egito na última terça-feira porque as autoridades daquele país teriam encontrado no carro dele panfletos religiosos. Dagnaldo foi preso quando levava duas turistas brasileiras para um passeio nas pirâmides.

Na quarta-feira, ele falou com a noiva que mora em Balsas, sul do Maranhão, avisando da prisão e de que seria deportado para o Brasil. Mariângela Vale disse que esta foi a última vez que conseguiu falar com o noivo. "Ele só me falou que haviam apreendido os celulares dele e, por isso, não podia mais falar no celular. Mas ele estava esperando ser deportado no dia seguinte. Eu achei até que ele estava tranquilo. Ele disse que encontraram material evangelístico no carro", afirmou a noiva do brasileiro.

O maranhense Dagnaldo Gomes mora há mais de seis anos no Egito. Ele presta serviço para uma agência paulista que leva turistas para o Oriente Médio. O visto de permanência dele no Egito é válido até 2012. O Itamaraty confirmou a detenção do brasileiro e que as duas turistas, mãe e filha, já foram liberadas. Uma delas já voltou ao Brasil, segundo a agência de turismo. O governo brasileiro ainda não confirmou o motivo da prisão.

Fontes: vídeo do Jornal Hoje, Tv Globo. Texto do site terra.com.br

MEU COMENTÁRIO: Conheço Daguinaldo há mais de doze anos, ele é membro da nossa igreja AD em Uberlândia/MG. Fomos líderes da UMADUC em 1998. No ano seguinte em 1999, Daguinaldo juntamente com vários outros irmãos foram enviados para o Projeto Radical, da Missões Horizontes em parceria com a nossa igreja local. Foram cinco anos de projeto. Aprendeu o inglês e já estava indo bem na língua árabe.

Ao término do mesmo, ele voltou para o Brasil. Em 2004, ele foi trabalhar no Egito, sendo que a última igreja em que ele esteve antes de embarcar, foi justamente a que eu pastoreava. A última informação foi divulgada hoje pela Folha Online:

"O Ministério das Relações Exteriores informou que o operador de turismo Dagnaldo Pinheiro Gomes, 36, preso no Egito, deve ser extraditado. A informação foi passada pelo pelo governo egípcio para a embaixada brasileira no Cairo. O brasileiro foi detido no dia 17, acusado de proselitismo religioso. A prática é proibida no país africano, um Estado laico de maioria muçulmana".

13 comentários:

  1. Olá querido,
    Aprecio seu carinho pela vida do irmão Dag. Mas não lhe ocorreu que se não houve menção da sua "2ª atividade" em nenhuma divulgação na mídia isto não teria um propósito? Se você fizer uma consulta vai ver que nenhuma igreja, missão ou similar acionou as autoridades para pedirem ajuda quanto a libertação de nosso irmão. É que na verdade isto foi proposital, isto é seus amigos divulgaram a notícia desta forma. Outra coisa planejada foi o fato de sua noiva e o pessoal da companhia de turismo terem contatado as autoridades de nosso país e as do egit0, para que se configurasse apenas o fato de que ele era um profissional brasileiro evangélico trabalhando no exterior que foi preso numa suposta acusação de proselitismo. Isto é, sem vínculo com atividade miss. organizada. Você poderia então por favor retirar a parte que você acrescentou no final? É que isto pode comprometer o futuro do irmão na obra, mas mais ainda daqueles que ele deixou atrás e que continuam naquela terra. Obrigado por considerar!
    Pode apagar o comentário após lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. O Egito tem base legal para prende-lo e deportá-lo? Não sabia que era um país tão fechado em termos de religião...
    Que Deus acompanhe o irmão Dagnaldo!
    O caso, entretanto, mostra que o testemunho cristão no mundo precisa ser repensado, não acha?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,

    Sim, eu vi, por isso também não mencionei. Não vou apagar o seu comentário, pois não há motivo para isso. Você poderia ter se idenficado. Mantive aquilo que considero essencial para a postagem. O apóstolo Paulo diz que nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.

    Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
  4. Rubinho,

    Sim, eles são fechados, não como a Arábia Saudita, porém mais do Marrocos, Tunísia e Jordânia, isso para citar países também muçulmanos. A cidade do Cairo possui uma das maiores univerdades islâmica do mundo, e foi no Egito, durante a década de 1920, que surgiu o termo "fundadmentalismo islâmico".

    Devemos repensar sim, o testemunho cristão.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  5. Amados irmãos e SOLDADOS de Cristo:
    Eu não moro no Brasil e estou em situação semelhante a do Dagnaldo. Mas uma coisa é certa, o governo Egípcio não é bobo, eles não irão querer provocar uma crise diplomática.
    Sim um "fundamentalista" poderia ter acabado com ele a mando do governo e tudo pareceria que o governo não esta envolvido no crime.
    Mas a historia não pode acabar com a chegada dele ao Brasil. Precisamos mobilizar o governo para rever o caso e aplicar sanções contra este tipo de leis absurdas nos países Islâmicos.
    A saída sera BOICOTES e aplicar a lei da reciprocidade. Ele não foi detido por ser Brasileiro, mas foi detido por estar exercendo um DIREITO UNIVERSAL que é CRER e OBEDECER a Jesus.
    Mas este direito não existe nos paises Islâmicos. Se eles não dão vistos religiosos, eles não poderão ser aceitos no Brasil com vistos religiosos.
    Criem alguma PETIÇÃO, abaixo assinado etc mas façam alguma coisa! Antes que a noticia morra e perca o calor do momento. Quantos de voces ligaram ou mandaram emails para a Embaixada do Egito repudiando este ato?
    Será que no Brasil não tem uma associação de advogados Cristãos que possam pegar este caso e leva-lo adiante?
    Será que não podemos receber o Dagnaldo no aeroporto como herói e organizar uma passeata em protesto a este ato deplorável e ridículo?
    Temos que mandar uma mensagem clara aos paises Islâmicos: “A INTOLERÂNCIA NÃO SERÁ TOLERADA”.
    Abraços do RAfik

    ResponderExcluir
  6. Rafik,

    Eu não sou muito de fazer passeatas e abaixo-assinados, mas quem quiser fazer, fique a vontade para tal. Olhando a História, vemos que o islamismo, antes das Cruzadas, já foi mais tolerante com outras religiões do que é hoje. Com o crescimento do fundamentalismo islâmico, não é tarefa fácil evangelizar nesses locais.

    Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
  7. O que não entendi é por que o Egito ainda leva a denominação de Estado Laico,ora se fosse mesmo Laico,mesmo de maioria Mulçumana, não poderia praticar tais atos de Repressão a Religião.
    Confesso que estranhei essa notícia,se fosse sobre o Irã acharia normal,mas esperava que o Egito com toda sua história e Cultura fosse um pouco mais Evoluido,infelizmente ali também impera o Fundamentalismo com a toda sua Força destruidora!

    ResponderExcluir
  8. Pr Juber, Paz...Fui sabedor da prisão do Dagnaldo Pinheiro desde o princípio, e, me preocupei muito com isto em função exatamente da informação que motivou esta prisão, i.é., o Egito não noticiou o verdadeiro motivo, apenas sabemos que portava panfletos e Bíblia porque o próprio Dagnaldo informou isto à noiva. Ela limitou-se a retransmitir a mesma informação e ratificar que Ele, o Dagnaldo lá estava como guia turístico, inclusive, é o que foi noticiado pela rede Globo e propagado por outros jornais.

    Em suma, também postei no meu blog: http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/, o vídeo da Globo e as informações na íntegra, a fim de não municiar "outros" com mais informações contra o Dagnaldo.

    Pr Juber, Paz seja convosco.

    Profº Netto, F. A.

    ResponderExcluir
  9. Aline,

    É tolerância zero mesmo. Existe lá a Igreja Copta que é muito antiga, e há presença de protestantes, mas o proselitismo é proíbido.

    Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
  10. Netto,

    A notícia foi plantada de um jeito, sendo que poderia ser de outro, não é? Vamos orar para que tudo ocorra bem.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. A necessidade de recursos para as ações dentro da temática referida exige a participação simultânea de pessoas passionalizadas com ambivalência extraordinária com algumas inferências dentro do contexto de aminizacao para frustrar o retrato estatístico do equilíbrio ambiental sustentável; devemos compactuar com a fisiocrácia doutrinando a economia para o seculo 21 com todos os amparatos, para que seja atribuído a manutenção junto às forças da natureza especialmente para com o planeta, aproveitando toda as riquezas públicas disponíveis de cada país; com complacência por parte de nossos ilustres plenipotenciários que almejam uma satisfação plausível, expandindo idéias ao bem estar da humanidade e o que discerne os assuntos dentro do contexto de ideologias junto a globalização.Nós sabemos e temos o amor e a compreensão aos nossos ancentrais, por isso nós somos pacíficos e preferimos a escolha em confraternizar entre povos, pois estes assuntos são primordiais em nossos dias atuais nos momentos diarios de cada ser humano, earthdinbrazil transmite expandindo idéias através de polymath ao mundo para que a paz permaneça em corações de cada ser humano, as idéias são através de imagens e videos com mensagens ideológicas com participação de pensadores que almejam um mundo melhor para convivência e fraternidade entre pessoas, que tende uma evolução humana e espiritual dentro do contexto do direito humano, respeitando crenças religiosas de cada país.

    ResponderExcluir
  12. Earthdinbrazil,

    Obrigado pela visita e por sua participação.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  13. A INSINUAÇÃO É GRATUITA PORÉM O CONTEXTO NAO GERA CONTEUDO EXPANSIVO UMA QUESTAO DE RI OU SEJA RELACOES INTERNACIONAIS UMA DIFICULDADE EM DIPLOMACIA DEMOCRATICA

    ResponderExcluir