terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Centenário da Congregação Cristã no Brasil




Nos 100 anos do movimento pentecostal no Brasil, além da Assembléia de Deus, outra denominação também está se tornando centenária. Foi num casebre na pequena Santo Antônio da Platina, no interior do Paraná, que há exatos cem anos, nasceu aquela que hoje é – embora ainda bastante desconhecida – a segunda maior igreja pentecostal do país. Fruto do pioneirismo espiritual de um imigrante italiano, a Congregação Cristã no Brasil (CCB), cresceu sem alarde, pregando uma mensagem de viés ortodoxo e sem fazer propaganda de si mesma.
Segundo dados do Censo realizado em 2000 (as informações deste ano ainda não estão prontas), a denominação já tem 2,5 milhões de fiéis, número expressivo mesmo no contexto brasileiro. Em estimativas extra-oficiais, fala-se em 4 milhões de membros hoje. Seus 18 mil templos, com arquitetura característica, espalham-se por todo o território nacional e, segundo dados próprios, a igreja está presente em 60 países, inclusive Egito, Japão, e a ainda fechada China.
Mesmo depois de tanto tempo e apesar de seu gigantismo, bastante gente ainda desconfia da Congregação Cristã (CCB) e até a tacha como seita. Muito, evidentemente, por causa do isolamento da igreja em relação às demais denominações evangélicas. Embora não digam com todas as letras, seus membros costumam se referir à igreja como a única correta. Sectarismo à parte, como explicar que uma organização religiosa que rejeita métodos modernos de divulgação, não utiliza rádio ou televisão, não produz nenhum tipo de publicação além dos seus pontos de fé e seu hinário e não realiza cruzadas ou pregações em lugares públicos, tenha se expandido dessa maneira? Para seus líderes, não existe outra explicação, senão a benção de Deus.
O fundador da CCB, o ítalo-americano Luigi (ou Louis) Francescon, nasceu um Udine na Itália, em uma família católica. Converteu-se na igreja ao presbiteriana aos 26 anos, já nos Estados Unidos. Em Chicago, passou a se reunir com um grupo ligado ao movimento Holiness e, em 1907, abraçou a fé avivada na igreja do pastor William Durham. Foi Durham que mais tarde, também influenciaria Daniel Berg e Gunnar Vingren, os fundadores da Assembléia de Deus – a gigante pentecostal surgida em Belém do Pará em 1911 e que anos depois se tornaria a maior igreja evangélica brasileira.
Como a igreja rejeita todo tipo de propaganda além das pregações nos cultos e do evangelismo pessoal, acaba se dando melhor em cidades menores, nos quais a via familiar de divulgação funciona mais. Nas grandes metrópoles, mesmo com seus belíssimos e espaçosos templos, seu crescimento nos últimos tempos é bem menor, se comparado com outras denominações pentecostais e neopentecostais.
A igreja não tem a figura do pastor. Quem exerce a liderança espiritual são os anciãos, cargo a que apenas homens de certa idade têm acesso, e pelo qual não recebem remuneração. Na sede da denominação no Brás, em São Paulo, há quatro anciãos, mas o líder principal é Jorge Cury. Norival Marques, um dos quatro anciãos do Brás, sem aceitar conceder uma entrevista, conversou informalmente com a reportagem da Revista Cristianismo Hoje.
O culto se desenvolve num ambiente sóbrio, com mulheres com seus véus e sais recatadas, à direita e homens ( a maioria de terno), à esquerda do templo. O destaque dado ao louvor musical transformou a igreja nos últimos tempos, em um dos principais celeiros de talentos de música clássica no Brasil. Além das canções congregacionais, entoadas por todos, os testemunhos são destaque no culto. Não há preparação para ministrar o sermão. Tanto a revelação de quem será o mensageiro, quanto a inspiração para a mensagem são, segundo os congregacionalistas, dadas por Deus na hora. Por isso todos os crentes são incentivados a buscar a direção divina em qualquer assunto.
Atencioso, Norival explicou alguns aspectos da CCB. Ele confirma a rejeição da igreja às coisas mundanas, inclusive a literatura. “Outras luzes não queremos”, frisa. Sobre o centenário, ressaltou a importância da história, mesmo assim, a CCB não terá nenhuma comemoração ou evento especial. “Fomos chamados para anunciar a mensagem de Jesus e todos os nossos esforços estão canalizados nisso. Essa é a melhor maneira que encontramos para agradecer ao Senhor pelo centenário da obra, e mais uma vez, mostrar a diferença da Congregação Cristã’, encerra Norival.
Fonte: Cristianismo Hoje

29 comentários:

  1. É de se espantar uma igreja crescer tanto sem estar na mídia e cheia de costumes, e sem preparação para pregar ou seja só prega quem for revelado na hora, que coisa ein??
    Irmão Juber, saudades do senhor, por onde andas abençoado?? rsss
    Paz seja contigo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Pr. Juber Donizete,

    A Paz do Senhor!

    Excelente sua postagem, contendo informações importantes acerca da fundação e funcionamento da CCB.

    Parabéns!

    Um grande abraço!

    Seu conservo em Cristo,
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  3. Rô,

    Talvez porque a CCB tenha algumas lições a nos ensinar. Hoje, quando vejo toda essa onda de marketing cristão, fico pensando para quê.

    De fato, a Igreja não precisa de Propaganda se ela for um fato, uma realidade, e não uma projeção, um holograma!

    Ela não está aqui para ser conhecida. Ela está aqui para fazer Jesus conhecido pelo amor com o qual os irmãos amam-se uns aos outros.

    Quem faz o marketing da Igreja é o Espírito, quando cura, restaura, consola, estabelece a vitória da Graça sobre a culpa, e expele demônios ocupando Ele mesmo o coração antes mal-habitado.


    Sinais seguem os que crêem... Ou não?

    A CCB é uma igreja no Brasil que quase ninguém conhece, e que tem mais de quatro milhões de membros e mais de vinte mil casas de oração.

    Essa igreja chegou aí sem marketing. Aliás, lá entre eles isso é coisa do Demo.

    Quero dizer que não se deve usar meios de comunicação para pregar o evangelho?

    De forma nenhuma!

    Estou dizendo é que a “igreja” não usa tais meios para divulgar a Palavra, mas para falar bem de si mesma: seu poder, seu sucesso, sua grandeza, sua capacidade de influenciar na política, sua força espiritual e sua grandeza terrena.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte deste texto consta no site do Caio Fábio sem mencionar o autor.
      Afinal, quem copiou quem?
      http://www.caiofabio.net/conteudo.asp?codigo=02709&format=sim

      Excluir
    2. Sidnei, obrigado pela lembrança, eu me esqueci de mencionar a fonte de parte do comentário, mas vou fazê-lo abaixo, republicando o comentário.

      Grato pela participação.

      Excluir
    3. Comentário republicado com correção:

      Rô,

      Talvez porque a CCB tenha algumas lições a nos ensinar. Hoje, quando vejo toda essa onda de marketing cristão, fico pensando para quê.

      De fato, a Igreja não precisa de Propaganda se ela for um fato, uma realidade, e não uma projeção, um holograma!

      Ela não está aqui para ser conhecida. Ela está aqui para fazer Jesus conhecido pelo amor com o qual os irmãos amam-se uns aos outros.

      Concordo com Caio Fábio, quando diz:

      "Quem faz o marketing da Igreja é o Espírito, quando cura, restaura, consola, estabelece a vitória da Graça sobre a culpa, e expele demônios ocupando Ele mesmo o coração antes mal-habitado.

      Sinais seguem os que crêem... Ou não?

      A CCB é uma igreja no Brasil que quase ninguém conhece, e que tem mais de quatro milhões de membros e mais de vinte mil casas de oração.

      Essa igreja chegou aí sem marketing. Aliás, lá entre eles isso é coisa do Demo.

      Quero dizer que não se deve usar meios de comunicação para pregar o evangelho?

      De forma nenhuma!

      Estou dizendo é que a “igreja” não usa tais meios para divulgar a Palavra, mas para falar bem de si mesma: seu poder, seu sucesso, sua grandeza, sua capacidade de influenciar na política, sua força espiritual e sua grandeza terrena".
      Fonte: http://www.caiofabio.net/conteudo.asp?codigo=02709&format=sim

      Um abraço.

      Excluir
  4. Prezado Pr. Carlos Roberto,

    Obrigado pela contribuição sempre amável e enriquecedora por aqui.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. A igreja não precisa da mídia. Neste ponto concordo.Paz!

    ResponderExcluir
  6. o que me chama a atençao é que completando cem anos, ainda se mantem unidos sem fragmentaçao em diversos ministerios. O que me preocupa na maioria deles é dizerem que fora desta instituiçao nao ha salvaçao;ai fica a pergunta,e aqueles antes da fundaçao da instituiçao nao foram salvos?.No quesito marketing eles usam sim,de uma forma timida mais usam, é so navegarem no google e veram.Tem ate alguns de seus membros gravando em cds hinos avulsos e do hinario, claro que nao pra comercializar, mas que antes ate isto era proibido, as coisas mudaram, pouco mais mudaram.Nao concordo quando alguns dizem que a assmbleia de deus é a maior instituiçao do brasil ou do mundo,deveria fazer era a seguinte pergunta;qual assembleia é a maior,pois a mesma ja deixou de ser homogenea a muito tempo,o que passou a ser hoje é uma instituiçao heterogenea e muito heterogenea.E olha que em alguns casos ate no nome nao é mais homogenea.

    ResponderExcluir
  7. A questão do sectarismo não pode ser deixada de lado. Admiro alguns aspectos da CCB, mas não posso deixar de estranhar que uma denominação se entenda como a única correta, e que os externos não podem ser reconhecidos como salvos em Cristo.
    Esse pensamento é encontrado também em católicos, adventistas, TJs e Mórmons.
    Sem adentrar em questões como a falta de estudo sistemático das Escrituras (não existe Escola Bíblica)...

    ResponderExcluir
  8. Rô,

    Obrigado pela visita e participação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Webstter,

    Os sites que existem na internet, são iniciativas individuais de membros da CCB, mas não possuem o apoio oficial da denominação. Fragmentação, já está havendo, como a Congregação Cristã Reformada e me parece que já existe outra agora também. É claro, que comparado com as fragmentações assembleianas, a da CCB é pouco ainda.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Grupo Evangélico,

    A questão apregoada por muitos da Congregação Cristã, com respeito a exclusividade da salvação, é um dos fatores mais graves que eu vejo nesta denominação. A salvação está em Jesus e não em uma placa denominacional.

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  11. NO CASO DA SALVAÇÃO SO NA CCB, UMA GRANDE PARTE DOS MINISTROS (INCLUSIVE O PRESIDENTE MUNDIAL)NÃO USA ESSE TERMO!

    ResponderExcluir
  12. Tiago,

    Mas uma grande parte ainda usa. Esses dias mesmo, o ancião líder, aqui na minha cidade, disse para uma irmã da nossa igreja, que ela era uma pessoa de Deus, mas precisa encontrar "a luz lá na CCB". Até onde eu já li na Bíblia, a luz do mundo é Jesus e não uma denominação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, mas Deus há de cobrar daqueles que assim procedem, se ele disse, quem paga é ele mesmo. Mas não quer dizer que a Igreja que erra nesta parte, aqui em Jaru-RO já vi muitos falarem assim, também não concordo, devemos procurar agradar a Deus da melhor maneira, obedecendo sua palavra, mas fiquemos em Paz que somente Deus pode nos julgar.

      Excluir
  13. A CCB não é para qualquer um, mas sim para pessoas escolhidas por Deus, por isso que ela cresce a cada dia e mantém as suas tradições que fazem dela a mais fiel igreja que representa o evangelho de Jesus Cristo na terra. Quer seguir Jesus? Abandone seus vícios, negue o mundo e venha viver em santidade, a CCB não se corrompe com modismo e nem dá ouvidos as denominações que as atacam, porque Deus esta no comando e quando Deus toma o comando das coisas tudo "prospera"
    Glória a Deus e oro a Deus que mais gente aceite esta graça maravilhosa.

    Justh
    www.youtube.com/justhiceiro

    ResponderExcluir
  14. Justhiceiro,

    Respeito a CCB, pois conheço muita gente boa de Deus lá. Mas sei pela Palavra, que a salvação está em Cristo e não em uma denominação, seja ela a CCB, a AD, ou outras. A CCB tem coisas admiráveis, mas também tem coisas reprováveis. Há muitos sites e blogs na internet que estão fazendo denúncias graves contra anciãos pelo Brasil a fora. Sem contar que já tem facção na CCB, como a Congregação Reformada que saiu de lá. Tem de pessoas lá dentro, que gostariam que houvesse abertura, para ter: estudo bíblico, escola dominical, teologia, poder comprar livros evangélicos sem receber críticas, poder abrir sites e blogs sem precisar ficar no anonimato, para sofrer represália, com parece ser o seu caso. Sei que há problemas na CCB, que não são exclusivos de lá, pois na AD e em outras denominações, também há. Mas noto que há uma grande evasão de jovens da CCB e um desejo de maior liberdade.

    Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
  15. quando o blog da verdade diz que a ccb nao é para qualquer um,estao fazendo acepçao de pessoas, algo que Jesus repudiou.Outra coisa, jesus nao veio para os que se acham saos mais sim aos doentes.Ele diz vinde amim como estais,é ele que faz a obra em nos.O blog da verdade tambem diz que pra seguir a Jesus tem que deixar os vicios,ai fica complicado pra voces mesmos, porque um grande numero de fieis sao viciados em cigarros e cachaça.Um exemplo é minha irma de sangue mais de dez anos na ccb e continua fumando.Gostaria que voces me monstrasse nas escrituras qual o nome de alguma instituiçao,denominaçao na palavra de Deus.Vai uma pergunta pra voces blog da verdade, que ja fiz anteriormente pra o juber, me responda.Antes entao de surgir a ccb ninguem foi salvo? ela completou cem anos,já a biblia nao preciso nem responder.

    ResponderExcluir
  16. Eu sirvoa Deus na Congregação Cristã no Brasil, e não tenho dúvida que lá está a verdadeira doutrina do filho de Deus, nosso Salvador Jesus Cristo e quero convidar a todos para fazer uma visita a minha igreja em qualquer lugar do Brasil e lá Deus vai falar com vcs face a face. Meu nome é Sheila. Nós não somos proibidos a fazer nada,deixamos o mundo para servir a Deus. E quem trabalha no nosso coração é o espírito santo. Não estamos preocupados que o mundo nos aceite pois somos cidadãos os céus e saibam que quem jogar críticas sobre a nossa doutrina está jogando pedra na doutrina de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  17. Sheila,

    Um conhecido ancião da CCB no Brasil, que inclusive renunciou ao seu cargo, por causa das pressões, perseguições e ciúmes que outros tinham dele é meu primo. Dizer que lá nada é proíbido, não é verdade. Por exemplo, fazer teologia é proíbido, quem quer fazer, o faz escondido, sem contar para ninguém da igreja, porque senão a pessoa é perseguida e criticada. A doutrina de Deus está na Bíblia e não é propriedade de nenhuma igreja. Deus fala de muitas maneiras: em sonhos, profecia, através da natureza, em nossa consciência e principalmente através da Escritura Sagrada e não somente na boca do ancião, quando o pessoal diz que vai "buscar a palavra".

    ResponderExcluir
  18. a paz de deus
    sou da ccb e quero dizer que nao usamos a midia os sites sao criados por jovens sem serem comercializados pelo brasil eu respeito todas igrejas olha quanta gente legal como a rô se tiverem perguntas terei prazer em responde las

    ResponderExcluir
  19. ola sou da ccb se tiverem perguntas terei prazer em responde las

    ResponderExcluir
  20. Sou membro da Congregação Cristã há 50 anos, e mantenho alegre e feliz comunhão com toda a nossa Grande Família Evangélica, diga-se de passagem, conheci Jesus, ainda na adolescência, numa Igreja Presbiteriana Independente, da qual guardo gratas e alegres lembranças. Moro em Marília/SP.

    ResponderExcluir
  21. Conforme o Juber Donizete Gonçalves disse sobre fragmentação do ministério da Congregação, esclareço que as dissidências (Congregação Cristã Apostólica, CCB Reformada, Assembléia Cristã, Associação de Amigos CCB e outras) não fazem parte do ministério da CCB. Estas igrejas foram criadas por ex-membros da CCB que se separaram por divergências pessoais ou doutrinárias. Não fazem parte e não são reconhecidas pela CCB.

    ResponderExcluir
  22. Entao, deixo aqui um comentario.

    Alguns anos atras, eu frequentava uma certa denominaçao Protestante. La havia diàconos "solteiros", diaconizas?, mulheres que pregavam etc..

    Por motivo de trabalho, fiquei um perido na casa de um "pastor". Numa manha, encontrei 2 agulhas cruzadas, dentro do meu sapato. Nao disse nada a respeito. No dia seguinte, depois de dar uma olhada, vi que nao tinha nada. Quando coloquei os sapatos, cara, tinha uma agulha dentro. Ela atravessou meu dedo ...
    obs: estavam na casa um pastor, obreira, e missionaria.. ???

    Nesta mesma denominacao, um certo Diacono dava em cima das mulheres dos outros, roubou dinheiro de obreiro. Obreiro assaltou a igreja por 2 vezes. E todos sabiam.. oque me deixa doido, è que eles ainda exercem o cargo.

    Um pastor me perguntou se eu ja tive relaçao com homem, ai depois de levar um " vc ficou doido", me refez a pergunta: nem um slup slup?

    Um pastor chamou minha mae na xinxa, dizendo que ia fazer uma oraçao por ela. Depois vi minha mae triste, angustiada, calada.. A perguntei: oque foi? Ela me disse que o tal falou que quando ela era pequena meu avo a estrupava, mais ela nao lembrava. Tipo, tinha que fazer uma libertaçao. ???

    Pastores estao sendo procurados por estelionato/lavagem de money.

    Pastor prega properidade. Tipo: irmaos, peguem este envelope(estampado com a quantia) coloquem sua oferta(valor prè-fixado de 200, 100, 50 euro), para ativar sua fè com Deus. Assim vc vai colher bastante na tua vida.

    Pastor que unge a Presbitero um camarada. Poucos dias depois, este NEO ungido espanca a Neo esposa.

    Colocavam uma criança de 8 anos para pregar, mal sabe ler o coitado.

    Tudo isto na mesma denominacao.

    Tem Deus nessa parada ai?
    -----
    Dou graças a Deus por ter me libertado, por ter me chamado na sua graça. Me batizei a 4 meses atras. Aqui encontro harmonia, fraternidade e paz.

    Que a paz de Deus esteja com todos vòs.

    ResponderExcluir
  23. Permanece em aberto o fato de que os documentos emitidos pela amada igreja estavam todos com o selo de marcação informados de forma equivocada, sendo que a maior parte deles não continha suficiente prova de sua autencidade. Haja vista que tais situações configuram extrema desobediência aos requisitos ora postos como normativos, tal situação gera inequívoca contribuição aos meios ilícitos de negociação, cuja mais alta cúpula não reconhece como sendo exata. Decorrente de todas as suposições de provas solicitadas pelos eloqüentes dirigentes, todos os itens reclamados foram exaustivamente conferidos, e, para que tal condição de conferencia pudesse ser comprovadamente reconhecida como valida, subscreveram todos quantos foram designados para a tarefa de conferencia.

    ResponderExcluir
  24. PR.JUBER DONIZETE O DEMO NAO VIVE CCB E UMA IGREJA QUE NAO PEDE DIZIMO PORQUE A MAIOR PARTE DAS IGREJAS OS PASTORES SO QUEREM DINHEIRO PORQUE VC NAO CUIDA DA SUA RELIGIAO E DEIXA AS OUTRA SEM COMENTARIO COMO DIZ A PALAVRA DE DEUS MUITOS SAO CHAMADOS E POUCOS ESCOLHIDOS NAO E MESMO E O UNICO PASTOR QUE EXISTE E O SENHOR JESUS CRISTO NAO TENHO PRECONCEITO POR RELIGIAO PORQUE TEMOS QUE AMAR UNS AOS OUTROS NAO IMPORTA QUEM SEJA E MUITO ESTRANHO UM PASTOR FALAR MAL DE RELIGIOES ISTO NAO AGRADA A DEUS SOU NOVA DE CRENTE MAS O QUE SEMPRE OUVIMOS FALAR NA CCB E QUE DEVEMOS ORAR PARA TODA HUMANIDADE E RELIGIOES FAÇA O MESMO EM VEZ DE CRITICAR

    ResponderExcluir
  25. Anônimo,

    Não deturpe o que eu disse. Das duas uma, ou você não leu direito, ou interpretou mal. A minha postagem foi um texto da Revista Cristianismo Hoje, que alías fez uma bela matéria sobre o centenário da CCB. Jesus é o nosso Sumo Pastor, mas é Ele mesmo, quem dá pastores para sua igreja, Efésios 4:11, e Jeremias 3:15. Leiam a Bíblia toda e não fiquem só repetindo o que os outros falam.

    ResponderExcluir