segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Vergonha! A disputa pelo poder na Assembleia de Deus em São José dos Campos




"Assembléia de Deus de São José dos Campos é invadida". Sob esse título, o jornal O Vale do Paraíba (de São José dos Campos-SP) – um dos 5 maiores jornais do interior de SP –, publicou em seu site a notícia sobre a invasão por homens armados e contratados para retomar o domínio da igreja. Segundo o jornal, “Ação teria sido liderada pelo antigo pastor, que tenta reassumir controle da igreja” (O Vale, 2/jan/2011, 8h30).
André, um dos filhos do pastor Samuel Câmara, em seu twitter, anunciou que “capangas de uma milícia encomendados por inimigos da igreja em São José dos Campos invadiram a igreja armados e agrediram irmãos”.
André Câmara também acusa o envolvimento da AD em Belenzinho, ao afirmar que um dos filhos do seu vice-presidente estava presente na invasão.
“Em mais um episódio da disputa pelo poder na Igreja Assembleia de Deus, na rua Conselheiro Rodrigues Alves, no centro de São José dos Campos, o templo foi invadido às 14h de sábado por um grupo de oito pessoas armadas, que causaram bastante tumulto em frente ao templo. Eles quebraram a porta da entrada (de vidro) e teriam agredido os fiéis que se opuseram à invasão. Quatro pessoas sofreram lesões leves e registraram boletim de ocorrência”, noticia o jornal.
Perdeu, perdeu!
Conforme o jornal, o grupo armado entrou gritando, em assalto “Perdeu, perdeu! “Eu estava conversando com os irmãos quando os elementos armados entraram gritando: ‘Perdeu, perdeu! Vocês vão ter que sair da igreja’, revelou o advogado Renato Alves de Souza, 42 anos”.
Na informação do jornal, o advogado Georges Salim Assad Júnior, que representa pastor Samuel, o grupo é liderado pelo pastor Luiz Sellari. Ele quer retomar o poder da igreja, renunciado em 2009 e repassado, por meio de acordo, ao pastor Samuel Câmara. Na época, pastor Sellari estava brigado com o Belenzinho, mas, reatou os laços de amizade e teria recebido apoio para mudar sua posição.
No domingo passado, deveria ter ocorrido um culto em ação de graças pela retomada do poder, após Sellari ganhar liminar de recondução ao cargo. Ele até fora escolhido para ser o pregador, porém, a retomada não ocorreu, uma vez que membros da igreja impediram o cumprimento da ação judicial de posse, comandada por um oficial de Justiça, escoltado por policiais militares. Segundo informação extra-oficial o antigo pastor não é aceito pela maioria, mas teria apoio de um pequeno grupo.
Hoje (3) deverá ocorrer uma assembleia para definir o destino da igreja, a partir da eleição de uma diretoria provisória, segundo o advogado de pastor Samuel Câmara. Ele adiantou que não há respaldo nos estatutos para a volta de Sellari.
O Vale informou também que segundo “pastor Raimundo Coelho Amaral, 42 anos, Sellari teria deixado um rombo de R$ 3 milhões nos cofres da igreja” e “Agora que o pastor Câmara pagou essa dívida eles querem retomar a igreja”, disse.
Sellari excluído
A repórter da Rede Boas, Joyce Vieira, informou no seu perfil no twitter que igreja excluiu pastor Sellari e que haverá caminhada amanhã até o Fórum. “mais uma informação sobre a AD em São José dos Campos: foi aprovada a ata da exclusão do pastor Luiz Sellari do corpo de membros da igreja” e que “Amanhã, meio-dia, vai ter uma marcha da igreja AD São José dos Campos até o foro p/ pedir ao juiz q a liminar caia”.
Fonte: http://fronteirafinal.wordpress.com/
Meu Comentário: No ano do centenário da Igreja Assembléia de Deus no Brasil, uma notícia como essa, só traz tristeza e prejuízo à igreja. Vergonha. Como bem disse o irmão Gutierres no blog Teologia Pentecostal, o sentimento de vergonho é o único cabível diante das ações acontecidas na Assembleia de Deus em São José dos Campos (SP). Tudo isso pode ser resumido na palavra: poder. Sim, é a fome pelo poder. Não procure defender o lado A ou B, logo porque ambos estão contaminados por esse mal. Isso que é mundanismo. É um mundanismo esquecido na condenação dos legalistas.
Essas divisões por poder nas Assembleias de Deus não são de hoje. Infelizmente, a denominação está marcada por esse vício. “Madureira versus São Cristóvão, no Rio; e Belém versus Brás, em São Paulo, são apenas exemplos de algo que aconteceu em todo Brasil, a partir da década de 1950 como prolongamento desta disputa na reprodução dos trabalhos”, como lembra o sociólogo Gedeon Alencar, no seu livro: Assembleias de Deus: Origem, Implantação e Militância. 1 ed. São Paulo: Arte Editorial, 2010. p 131.

26 comentários:

  1. Tal fato pode até parecer novidade, mas infelizmente é a repetição de um procedimento realizado no século passado pelo santíssimo e influentíssimo bispo Manoel Ferreira em uma AD de Bangu, no Rio de Janeiro...

    Nada mudou e só tenho uma certeza: vai piorar ainda mais.

    ResponderExcluir
  2. Teóphilo,

    Concordo com você, que do jeito que está caminhando as coisas na AD no Brasil, a tendência é que fatos como esse, se tornem mais frequentes. Por isso que eu disse que isso é uma tristeza e uma vergonha também.

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  3. É simplesmente lamentável tal procedimento irmão Juber. É um cúmulo total e absurdo tais procedimentos, e o que vemos é um prato cheio para a mídia secular.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo e pastor Juber Donizete.

    A Paz do Senhor!

    Estou envergonhado!

    Seu título resume tudo!
    Os líderes litigando e o povo completamente dividido. Desde que postei essa notícia no meu blog, tenho sofrido com os tipos de comentários postados, alguns impublicáveis, devido o ódio demonstrado pelos comentaristas de ambos os lados, e mesmo ataques com palavras chulas que não cabem a um cristão.

    Que Deus tenha misericórdia de nós!

    Oremos!

    Um grande abraço!

    Seu conservo,
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  5. Alguém precisa ir lá e pregar o Evangelho para essas pessoas. Perdidas, coitadas!!!

    ResponderExcluir
  6. Victor Leonardo,

    Um fato como esse, gera muito escândalo, seja para com os descrentes, seja para os crentes na igreja.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Pr. Carlos Roberto,

    Sim, eu tenho acompanhado no seu blog, as postagens sobre o assunto. Como eu disse lá logo que o irmão começou a postar sobre a situação da igreja em São José dos Campos, eu disse algo que gostaria de repetir aqui:

    Que maneira de comemorar o centenário da AD, hein? E no meio dessa disputa toda, está o povo, sofrendo com essa briga pelo poder. Minhas orações pelos irmaõs desta cidade!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Rubinho,

    Você disse tudo meu irmão! A gente quando fala em missões, menciona "os povos não alcançados". Pois, é, pelo jeito, a igreja evangélica brasileira, não somente a AD, é hoje um grande campo missionário.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Graça e Paz, Pr. Juber!


    Começamos o ano bem...(para não dizer o contrário)

    O que dizer?

    Boa parte da igreja evangélica brasileira está virando um campo missionário de anúncio do Evangelho!

    Depois dessa, ainda dizem que o Caio Fábio exagera em suas denúncias...

    Sinceramente, acho que ele é até muito brando em suas falas...

    Que Deus tenha misericórdia de todos nós!

    Um abração Nele,

    ResponderExcluir
  10. Rô,

    Não é atoa que no livro de Apocalipse, Jesus disse a uma igreja que batia à porta. E a gente ainda cita esse versículo aplicando para as pessoas que não são evangélicas em cultos evangelísticos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Marcos Wandré,

    Vê-se que o Caio não exagerou nas críticas seja no seu site ou nos vídeos postados no youtube. É simplesmente a realidade nua e crua que ele estava falando.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. A Paz do Senhor Pr!!! como nós falamos aqui no RN, "é uma vergonha esse bando de cabras sem vergonhas", Jesus que me perdoe, mas são 2 cabras de peia, a AD não merece essa galera aí, a verdadeira AD não é essa, eu não acredito!! é terrível!! como é q esse povo ainda quer ter moral pra disciplinar os crentes, eles é q tem q serem disciplinados, e só serem liberados nos 200 anos da AD.

    ResponderExcluir
  13. Allen Sarlo,

    Pois é...com que moral disciplinam os crentes, se as coisas que estão fazendo é de uma gravidade tremenda? Boa pergunta. Você falou sobre a verdadeira AD. Eu fico olhando na igreja e vejo irmãos que estão lá, fielmente servindo a Deus, prestando seu culto, contribuindo, dando seu testemunho cristão, a maioria não faz idéia do que rola nos bastidores da política eclesiástica assembleiana. Também conheço obreiros e pastores que estão pelo Brasil a fora, dirigindo igrejas, pregando, ensinando, muitas vezes enfrentando as dificuldades mais diversas, sejam elas financeiras, físicas, mas continuam trabalhando. Que Deus abençoe as ovelhas, mas nos livre dos lobos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Alguem tem duvidas de quem está por trás disso? Senão o grupo do pastor Welington Bezerra da Costa. A presença de Samuel Câmara em SP obscurece a liderança de Jose Wellington que quer se perpetuar no poder. È um absurdo que um postor fique mais de 20 anos na direção de uma convenção a custa de politicagem com seus asseclas.

    ResponderExcluir
  15. Edgar,

    No blog O Balido, do amigo Judson Canto, ele em sua última postagem sobre o assunto, postou o seguinte:
    "(Corre o boato de que, se Sellari tivesse conseguido tirar a a igreja das mãos de Samuel Câmara, o pastor Joel Freire da Costa, filho de José Wellington, hoje nos Estados Unidos, voltaria para o Brasil a fim de assumi-la e consolidar o domínio wellingtoniano no estado de São Paulo)".

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente as igrejas no Brasil perderam o foco, Cristo Jesus.Hoje tudo é feito pensando na igreja como um organismo institucional,onde Jesus é apenas um produto,onde a verdade bíblica é aceita até onde não confronte com os interesses denominacionais;sejam eles católicos ou evangélicos;onde os números são mais importantes do que a qualidade; e dentro dessa metodologia introduzem as mais diversas heresias,afinal quem nunca escutou "...fazei tudo para a Glória de Deus".Porém 1pe4:11,diz:Se alguém fala,fale de acordo com os oráculos de Deus;se alguém serve,faça-o na força que Deus supre,para que,em todas as coisas,seja Deus glorificado,por meio de Jesus Cristo,a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos,Amém.
    O que falta é voltar para a palavra, e descobrir que não há respaldo para esse modelo de igreja atual,onde uma é subordinada a outra.As igrejas primitvas eram autônomas e nem por isso deixavam de realizar obras assistenciais.
    Quando erramos dentro da obra de Deus,não é o nome do Samuel Câmara,ou do Luis Sellari,ou de qualquer um de nós;que será blasfemado,mas o de nosso Senhor Jesus Cristo,o qual no dia do juízo apresentará a conta.

    ResponderExcluir
  17. QUE BARBARIDADE ESSA NOTÍCIA MEU DEUS.
    QUE O SENHOR NOS GUARDE NO MEU DESSE MUNDO MAU.

    DEUS TE ABENÇOE PASTOR

    ResponderExcluir
  18. Não precisam se escandalizar tanto,isso aqui na zona oeste do Rio De Janeiro é uma pratica comum dessa denominação AD,que realmente tem feito e criado coisas absurdas desde sua fundação.Muita ovelha foi massacradas e ferida nessa AD,com suas doutrinas de demõnios,com seus Pastores ditadores e arrogantes, suas falsas profecis e profetas, nada que vem dessa denominação me surpreende mais.

    ResponderExcluir
  19. É lamentável.Não muito longe, o tempo trará outras denominações a partir do momento em que seus lideres atuais forem apresentados pela imprensa como mortos. A sucessão poderá trazer resposta até mesmo de atentados contra a vida.

    ResponderExcluir
  20. Antonio,

    Muitas vezes o nome do Senhor é blasfemado por culpa de escândalos cometidos.

    Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
  21. Lucas Victor,

    E bota barbaridade nisso! Obrigado pela sua visita e participação.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo,

    Há problemas dentro da AD, como também há em outras denominações, sejam eles em menor ou maior grau. Mas a AD é uma denominação, com 100 anos de história. Muitas pessoas encontram Jesus nela. Tem problemas sim, porque não existe instituição religiosa perfeita, mas também possui gente que serve a Deus com muita seriedade. Não use a sua decepção pessoal para lançar acusações sobre doutrinas de demônios.

    ResponderExcluir
  23. Ratler Mathos,

    Espero que não chegue a esse ponto, mas do jeito que vai as coisas, a hipótese não pode ser descartada.

    ResponderExcluir
  24. Olá meu nome é Chiganer,não sei porque saíu como anonimo:
    Não tenho nenhuma decepção pessoal com a denominação Ad, tenho sim decepção, de já ter conhecido ovelhas que foram maltradadas, feridas e tendo suas vidas tranformadas em verdadeiro inferno e amargura, casamentos destruidos, vida sem beleza sem sabor por essa denominação AD,DIGO E REPITO COM SUAS DOUTRINAS DE DEMONIOS.

    ResponderExcluir
  25. Chiganer,

    É uma acusação muito séria, e que carece de provas. Só a título de informação, se há doutrinas de demônios na AD, quais são?

    ResponderExcluir