quarta-feira, 4 de maio de 2011

O que comemorar e o que não comemorar no centenário da Assembleia de Deus

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus estará fazendo 100 anos em 2011, e nesse período se tornou a maior denominação evangélica do Brasil. Juntamente com a Congregação Cristã do Brasil, foram as primeiras igrejas pentecostais brasileiras. Nesses 100 anos, o mundo mudou, o Brasil mudou e as igrejas também mudaram. Algumas mudanças vieram para melhor e outras nem tanto. No início, não havia representação política, porque a igreja sob a ótica pré-milenista, dizia que Jesus voltaria logo, então tinham que ganhar almas, porque o Arrebatamento pré-tribulacionista logo ocorreria. A denominação considerada conservadora, durante anos proibiu o uso do aparelho de rádio entre os seus membros, ocorrendo o mesmo depois com a televisão. Hoje, a igreja tem representação política, presença midiática, vem procurando flexibilizar alguns usos e costumes, contextualizar a linha litúrgica e procurar apoiar mais o ensino teológico. A denominação é representada por duas Convenções: a CGADB E CONAMAD.

Geralmente quando se refere a história da AD no Brasil, é comum ver a citação dos nomes dos líderes pioneiros do passado e é justo que isso seja feito. Mas gostaria também de lembrar que essa igreja, também deve muito do seu crescimento ao trabalho de muitos e muitos anônimos, pessoas simples, mas apaixonadas por Jesus, que pregavam a Palavra sem receber salário, apenas por amor ao Evangelho. Muitos se esmeraram em trabalhos como: colportores de literatura, distribuição de folhetos, visitação em casas, hospitais, presídios, evangelismo pessoal. Pregavam nos sertões, favelas, comunidades ribeirinhas, andando a pé, de bicicleta ou em barcos precários, atravessando rios, sendo verdadeiros “Ananias” que foram usados por Deus, se tornando “pais na fé” de muitos “Paulos”. Esses “anônimos”, apesar de não ter seus nomes escritos nos livros e enciclopédias que falam sobre a história da nossa denominação, foram verdadeiros heróis da fé, cujas obras são conhecidas diante de Deus.

Agora é triste ligar a televisão e em vez de ouvirmos apenas a ministração da Palavra, anunciando o amor de Deus, ver pastores atacando uns aos outros, brigando por onde se deve comemorar o centenário. Tudo isso, reflexo de uma luta por poder sem limites, que só tem trazido prejuízo a essa igreja centenária. Isso não é motivo de comemoração mas de lamentação e revolta. Quando houve o início da campanha dos blogues, solicitando a colocação de selos pela unidade da AD, fui um dos primeiros a aderir. Mas depois retirei o do meu blog, pois em vez de unidade, só se via divisão.

10 comentários:

  1. Graças a Deus por vc não ser membro verdadeiramente de nenhuma igreja ou denominação, mas da Igreja, que não é instituição, não tem líderes, estrutura, doutrina, rito, templo, nem rol de membros...
    Vc É da Igreja, mas apenas ESTÁ na igreja.
    Eu, por outro lado, sou, mas não estou.

    ResponderExcluir
  2. Rubinho,

    O mais importante é que somos pertencentes a mesma igreja, que não tem placa, nem CNPJ, apenas querendo ser discípulos de Jesus, apesar das nossas falhas e fraquezas.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto houver homens, mesmo transformados, suas imperfeições serão reveladas pela luta constante entre o novo e o velho
    homem. A Assembleia de Deus Cresceu e toda honra seja dada ao Deus Criador dos Céus e da terra. As demais coisas são vãs nada além disso.

    ResponderExcluir
  4. Haroldo,

    A AD, como grande parte das igrejas evangélicas cresceram muito no Brasil, mas a igreja tem que ter um olhar interno, e procurar melhorar o que for preciso. Se a gente for usar o crescimento numérico de fiéis como parâmetro de aprovação de Deus, então os muçulmanos estão com tudo, porque eles pertencem a religião que mais cresce no mundo.

    Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia bonito tópico , adorei bastante, acho que poderiamos tornar-nos amigos de blog :) lol!
    Aparte de piadas chamo-me Felipe, e parecido contigo escrevo webpages embora o tema do meu espaço é muito diferente deste....
    Eu desenvolvo websites de poker que falam de bónus grátis sem arriscares o teu dinheiro......
    Apreciei imenso aquilo li aqui mais uma vez
    Voltarei!:)
    Ps:Peço desculpa pelo meu portugues ruim

    ResponderExcluir
  6. RADIO GOSPEL MUSIC LIFE

    http://crescerevenceremjesus.blogspot.com

    http://crescerevencercomjesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. enquanto eles gastam milhoes na tv se degladiando


    a zona rural esta abandonada

    milhares de pessoas nao tem igreja para ir


    onde moro temos 3 assembleia de Deus

    uma dos usos e costumes
    uma mais moderada
    uma que ninguem sabe o que e


    mas estamo apenas na cidade

    a mais moderada esta com 4 pontos de pregaçao nos sitios e ainda tem 50 distritos que nao tem igrejas e nunca foi pregado o evangelho



    senhores presidentes dos 200 anos da bleia vao pregar no interior


    gastem o dinheiro em missoes!

    ResponderExcluir
  8. ontem veio em minha casa uma irmanzinha da assembleia, trazendo uma carta convite do culto a noite sobre o centenario.So que ao ler fiquei chateado pois resumindo, a mesma dizia que eu e minha familia estavamos afastados de Deus e que deveriamos voltar.Talvez ate atenderia o convite se estivesse escrito afastados da instituiçao.Como atender um convite desta natureza julgatoria, fica dificil.

    ResponderExcluir
  9. Webstter,

    A carta convite foi para o culto da centésima ovelha, que foi realizado em todas as congregações e igrejas ligadas a CGADB no Brasil todo. Para a maioria do pessoal da igreja, se você não está vai mais ao templo, não está membrado em outra denominação, está afastado ou como desviado da igreja. Muitos não fazem isso por mal, mas é que aprenderam assim durante os anos de crente na igreja.

    ResponderExcluir
  10. uma pena ate hoje nao ter corrigido este aprendizado.

    ResponderExcluir