quarta-feira, 20 de julho de 2011

Globo ataca pastores em novela e depois manda baixar a bola de personagens gays

Foi ao ar na última segunda-feira, 18 de julho de 2011, uma cena polêmica na principal a novela da Rede Globo, ‘Insensato Coração’, exibido na horário com mais ibope da tv brasileira, 21 horas. Xicão Madureira, um dos personagens gays na trama, interpretado por Wendell Bendelack, ao conversar com a personagem Dona Sueli Campelo, interpretada por Louise Cardoso, afirma que seus pais o destratam devido a uma suposta influência de seus pastores.


“A minha mãe só fala comigo para me dar sermão, o meu pai nunca passou do bom dia e cascudo. Os dois vão na conversa do pastor da igreja deles e me tratam como se eu fosse o fim do mundo”.


Para muitos evangélicos, todo o contexto da cena faz parecer que a influência de pastores fez com que os familiares do personagem Xicão se afastassem e destratassem o próprio filho devido a sua opção sexual, parecendo que os líderes cristãos incitam a homofobia e a guerra familiar, assim sendo eles a causa das desavenças. A novela que possui ao menos quatro personagens gays, não tem nenhum ligado a religião evangélica, portanto a razão da “barra” vivida por Xicão foi escolha dos autores da novela, os ateus Gilberto Braga e Ricardo Linhares. A cena foi exibida logo depois que a Globo mandou vetar a trama de um dos casais gays da novela e avisou aos autores para pararem de fazer constante apologia a PLC 122.


Nada contente com a forma sútil do ataque da Rede Globo, o pastor Silas Malafaia também demonstrou seu descontentamento com a cena, promovendo um movimento em sua página no Twitter: “Ja enviei um email a um dos donos da Rede Globo com meu veemente protesto contra o ataque feito aos pastores na novela. Proteste também. Manifeste-se contra novela da Rede Globo que ataca os pastores. Ligue para 40022884 ou envie e-mail na pág http://t.co/OIQ4fWU” e completou: “Não tenha medo de dar seu cpf. Estao usando isso para impedir a critica. Proteste 40022884 e envie email na pág falecomaredeglobo.globo.com”.


Um dia depois a Folha de São Paulo, publica que tanto a Globo como o SBT mandaram os autores de novela, baixarem a bola dos personagens gays de suas novelas. Deve ser o estilo "morde e assopra", que inclusive é o título de uma novela global.


Fonte: Gospel Mais e Folha Online.


5 comentários:

  1. Tudo bem, não podemos generalizar, mas a referida cena retratou algo demasiado irreal no tocante à conduta de muitos pastores por aí?

    Com a palavra, os severos e seus seguidores.

    ResponderExcluir
  2. Marcos Wandré,

    Não, pois de fato existem pastores que pensam daquela forma mesmo, mas o problema é que uma citação isolada, ao lado da forma como o assunto vem sendo tratado nas novelas, fica a idéia de que todos os pastores pensam igual.

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Sempre é benvindo o desmascaramento de certas novelas/programas/noticiários da Rede Globo pois ela se acha A opinião pública. Nisso, o texto de Juber logra pleno êxito. Mas a postura de pastores como o Malafaia é contraditória para dizer o mínimo, pois o mesmo já disse que "sonha" em ter um espaçozinho que seja na vênus platinada, mesmo sendo a Globo isso que nós conhecemos de muito tempo e que ele mesmo denuncia.O texto de Juber Donizete esclarece um ponto central da conduta dos barões da mídia, que é a generalização pura e simples, criando um estigma nos pastores, de uma forma vil e ardilosa que só mesmo um observador atento como o Juber realmente percebe.

    ResponderExcluir
  4. Professor Moacir,

    Agradeço o elogio, mas devo dizer que o texto não é meu, sendo uma reproduzação da matéria da Folha Online e do site Gospel Mais, eu simplesmente fiz um pequeno adendo na postagem.

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia a todos.
    Sinceramente eu, como muitos evangélicos que amam a beleza do puro evangélho de Cristo, fico enojado com as novelas da Rede Globo, pois cada uma delas sempre tem o objetivo de plantar alguma semente maléfica no coracao das famílias brasileiras, revelando que o Sexo promiscuo e ilícito, os adulterios,traicoes e praticas religiosas reprovadas pela própria palavra de Deus, como coisas simples e normais. Corrompem nossa juventude, enfim, é um veneno muito perigoso, mas quero dizer que nós mesmos somos culpados pois a audiëncia da Rede globo se deve muito aos "CRENTES" que ironicamente se denominam santos, mas que nao perdem um capítulo sequer das novelas venenosas da Rede Globo. Fico indignado com nossa "hipocrisia santa". Vocë que se diz santo e nao perde sua novelinha, chegou a hora de tomar vergonha e deixar de dar audiëncia para as novelas da GLOBO.
    Um abraco! www.ministeriofabricio.blogspot.com

    ResponderExcluir