Pastor Juber, gostaria de ter um esclarecimento a respeito da famosa dúvida que atormenta a cabeça de muitos jovens, inclusive a minha mais uma vez: " Meu namoro é de Deus?".
Sou evangélica, e durante 3 anos namorei um rapaz da igreja católica, e o pai dele não gostava muito de mim, pela minha religião e pelas atitudes da minha mãe. Depois desse tempo, terminamos o namoro, e fiquei muito triste e deprimida. Depois de uns meses, iniciei um novo namoro, com o rapaz da Igreja Assembléia de Deus. No início do namoro, eu e ele pedimos ao pastor da Igreja dele (Assembléia de Deus, porque antes eu era da Presbiteriana, e agora que vou unir a Igreja Assembléia) para orar para o início do nosso namoro e nos abençoar. Estamos namorando há um ano, mas a distância, em que nos víamos duas vezes por mês praticamente, porque eu estudava em uma universidade federal em outra cidade. Desde o início do namoro, ambos familiares apoiaram.
Entretanto, há uns 6 meses, minha mãe e a mãe dele não combinam, e isso tem interferido no meu namoro, porque sempre uma traz conversa de outra, fazem fofoca uma da outra, além de minha mãe ser sempre perseguida pela forma que Deus a usa. Mas estamos deixando o desentendimento das duas de lado, e focando apenas no nosso namoro, que foi o que aprendemos com essa circunstância. E devido a isso, estamos querendo ir para outra Assembléia de outro bairro, para evitar que os desentendimentos delas causem mais tristezas. Mas há uma semana uma irmã de oração, amiga da minha mãe, tem me questionado se Deus confirmou meu namoro. Daí eu sempre me pergunto: que tipo de confirmação é essa? Algum profeta vir e falar que sim, ou que não? Ou fato de haver esse desentendimento entre minha sogra e mãe, que tem me tratado diferente por conta da minha mãe, já quer dizer que não é de Deus? Depois dessa indagação, fico me questionando porque não seria de Deus?
Minha mãe diz que Deus tem algo melhor para mim, porque eu tenho curso superior e meu namorado não tem, porque Deus tem que trabalhar no ministério dele e tal. Mas esse namoro tem me trazido tanta felicidade mais que antes, tudo que sonhei, o fato de namorar alguém evangélico, que trabalhasse na obra de Deus que não fosse só simplesmente alguém de ir na igreja e cumprir papel, alguém me ajudasse em oração, alguém que estivesse comigo para namorar de acordo com os preceitos de Deus e tudo mais. E o que eu e ele mais queríamos que eu estagiasse em uma grande empresa em minha cidade, para também ficar perto dele, Deus concedeu. Estou confusa, não porque não seu se o amo (Porque o amo demais), mas por novamente não poder realizar meus sonhos, porque estaria namorando a pessoa errada.Obrigada Pastor!Que Deus lhe abençoe!
Minha resposta:
Uma das maiores preocupações cristãs é saber a vontade de Deus. Nos capítulos 9 a 11 da carta aos Romanos, o apóstolo Paulo fala da inescrutabilidade da vontade de Deus, mostrando que ela não está disponível à nossa compreensão. No final do capítulo 11 ele nos põe a todos contra a “parede do mistério”, e nos diz que ninguém consegue discernir os caminhos do Senhor. O interessante é que após dizer isto, ele reinicia seu pensamento com a seguinte declaração:"Rogo-vos pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita VONTADE de Deus" (Romanos 12:1;2).A VONTADE de Deus não é para ser conhecida como um oráculo, e sim experimentada. O que pode nos colocar no caminho da experiência da VONTADE de Deus não é uma revelação profética do nosso futuro, mas a consciência em fé acerca da misericórdia recebida, e que nos enxertou na “oliveira da salvação”.Assim, é a consciência da eleição no amor de Deus aquilo que nos põe no caminho não do “conhecimento” da VONTADE de Deus, mas de sua experiência. A vontade de Deus é que vivamos em amor a Ele e ao nosso próximo.
Você me pergunta se o seu namoro é de Deus, e eu respondo que sinceramente não sei. O que sei foram apenas algumas informações que você me deu sobre seu relacionamento atual e o anterior. Que namorou um moço não evangélico por três anos e pelo que escreveu um dos motivos do término, foi porque o pai dele não gostava das atitudes de sua mãe e estendeu o desgosto a sua pessoa. Depois você inicia outro relacionamento com um moço evangélico da igreja Assembléia de Deus que conta com a simpatia inicial dos pais de ambos, mas depois ficam contra, porque as duas sogras não se dão bem. De cara, já deu para sentir que sua mãe teve participação tanto no primeiro relacionamento quanto no atual. Você se refere ao motivo da antipatia do ex-sogro e da atual sogra a sua mãe por causa das "atitudes dela", no primeiro e a "forma que Deus a usa" no segundo. Acho estranho isso, porque não creio que Deus usa alguém para causar intrigas, antes Ele nos chamou a paz.
Você era da igreja presbiteriana e veio para a Assembléia para ficar junto com seu namorado, mesmo vocês namorando a distância. Agora quer ir para outra igreja da Assembléia para que as mães não cause mais tristeza. Fiquei sem entender se as duas frequentam a mesma igreja. Agora que uma intriga familiar acaba influenciando a relação, isso não tenho a menor dúvida. No entanto, quem vai se casar é você e não sua mãe, ou sua sogra, portanto a decisão é sua e do seu namorado. Deus nos deu a cabeça para pensar, ficar procurando um vidente, profeta ou profecia para saber se o namoro é de Deus ou não, só produz paranóia e confusão. Namoro é para conhecer mesmo. Orem a Deus e avaliem juntos se o amor de vocês vai dar para segurar essa barra da briga das mães. É claro também que não pode deixar de considerar a possibilidade das duas se acertarem um dia. No entanto, repito a decisão é de vocês dois. Que Deus os ilumine.
Pr. Juber
Pr. Juber
Juber, fico pensando se a moça não vai pensar"Ih, o pastor ficou em cima do muro, não disse nem que sim, nem que não." E as pessoas não querem pensar, decidir e assumir a responsabilidade pelas suas decisões; querem que alguém lhes diga o que fazer. Por isso nossa política é tão ruim: esperamos dos "eleitos" a decisão sobre tudo!
ResponderExcluirVocê foi corajoso, sábio e soube dizer o que precisa ser dito. Só espero que a moça perceba e entenda.
Parabéns!
Rubinho,
ResponderExcluirEla me escreveu depois agradecendo e disse a resposta havia lhe sido muito útil. Espero que tenha entendido mesmo.
Abraço.
pastor eu tenho 14anos ii conhece um rapaz em 209 agente namorou escondido por que eu tinha 12 anos na epoca ii tinha medo que minha mãe ñ aceitase aie no final do em 209 ele foi passar as ferias na casa do pai dele aie ele acabou indo morar com o pai quando eu cheguei de viagem fiquei sabendo que tinha indo embora aie fiquei muito triste mais superei tentei ligar pra ñ conseguia falar com ele aie quando foi no começo de 2012 eu liguei pra ele aie consigue falar com ele ii ele dize que mim ama muito ii que casar com migo eu atbm amo ele ii muito aie ele vem morar aqui na minha cidade no final do ano mais tem um problema que eu sou cristãn da sembleia de deus ii ele ñ é cristão ai eu fico com medo de ñ ser da vontade de deus mais ele que gente vontade de ser cristão aie ele dize que vai aceitar jesus ii ele perguntou se eu queria casar com ele aie ele dize que ia vim aqui na minha casa pra pedir pro meus pais pra namorar com migo pastor outro dia ele mim falou uma coisa que é meu sonho que eu nunca falei pra niguem nem pra ele aie ele disse que quer casar com migo ii ter ha nossa propria casa os nossos filhos ii ver juntos pra sempre quando ele mim falou isso eu disse assim pra mim propria é deus na nossa vida por que é um sonho meu que eu perço todos os dias pra deus realizar esse sonho pra mim aie do nada meu namorado fala esse sonho meu sem eu nunca ter comentado aie pastor o senhor a acha que o meu namoro com ele é de deus agente estar juntos ha 3anos mesmo escondidos ii longe um do outro agente namora pelo celular.
ResponderExcluirpequena.... se ele ñ é cristão a pergunta já está respondida esse namoro não é de Deus... se ele ñ pertence a Deus como este mesmo Deus pode dar um presente pra ele? esse presente é você que é uma das filhas dele. você vai conhecer alguém que te agrade e profece a mesma fé. Conselho ñ se meta em julgo desigual pois isto é condenável na bíblia. bju
Excluir