O estudo sobre a escola de profetas da época de Elias e Eliseu
devem promover reflexões sobre a nossa atual condição no campo da educação
cristã.
A EDUCAÇÃO NA BÍBLIA: UM
BREVE RELATO HISTÓRICO
Desde as sociedades tribais pré-históricas, a família exerce um
papel fundamental na educação dos filhos. A ausência do Estado, das classes, do
comércio e da escrita, dispensava a existência de escolas. As crianças
aprendiam com os adultos, em especial a família, questões que envolviam os
valores espirituais e morais, assim como atividades práticas para a sua
sobrevivência.
Esse modelo de educação "informal" se estendeu por
longos anos em sociedades nômades, seminômades e sedentárias, até o advento das
grandes cidades, da escrita, das transformações técnicas, da produção
excedente, da comercialização e dos inovadores pensamentos sobre política e
democracia.
Numa perspectiva bíblica judaico-cristã, observamos este tipo de
educação nos seguintes textos: Gn 18:19; Êx 12:26-27; 13:8-14; Dt 6:20-21; Js
4:21-23. Além desses textos, veja uma outra passagem bíblica que exemplifica o
que estamos falando:
"Ponde, pois, estas
minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa
mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos
filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e
deitando-te, e levantando-te; E escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas
portas; Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na
terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a
terra." (Dt 11.18-21)
Percebe-se que no período patriarcal a participação e a
importância da família na preservação dos valores espirituais e morais do povo
judeu era de fundamental importância.
A figura dos agentes especialmente destinados para a tarefa de
ensinar surge com a instituição do sacerdócio conforme Lev 10:8-11; 2 Reis
17:27; 2 Crônicas 17:7-9; 2 Crônicas 35:3.
Posteriormente, os profetas assumiram também essa tarefa:"Então enviou Saul
mensageiros para prenderem a Davi; quando eles viram a congregação de profetas
profetizando, e Samuel a presidi-los, o Espírito de Deus veio sobre os
mensageiros de Saul, e também eles profetizaram." (1 Sm 19.20). Leia também 2 Reis 2:7; 6:1.
Durante e após o período do cativeiro na Babilônia, surge a figura
do escriba, uma classe de mestres especializados, que copiavam, interpretavam e
ensinavam a Lei, (Esdras 7:6-10). A partir de então as sinagogas tornam-se também centros de estudos
(escola), onde o letramento e a aprendizagem geral são oferecidos.
DESAFIOS ATUAIS PARA A EDUCAÇÃO CRISTÃ NO CONTEXTO PENTECOSTAL
ASSEMBLEIANO
A educação cristã de caráter teológico encontra na igreja suas
mais fortes expressões nas escolas dominicais e nas escolas teológicas. Não são
poucos os desafios que tais espaços educativos enfrentam na atualidade.
Começando pela Escola Dominical, há um crescente esforço por parte
daqueles que entendem a sua importância para a igreja, que lutam para a sua
contínua relevância ao atender as necessidades espirituais, morais,
psicológicas e sociais dos alunos, cooperando com as famílias e pastores neste
propósito.
A Escola Dominical, em muitos lugares, é excludente, ou seja, se o
aluno não se enquadra naquilo que ela oferece, ele fica de fora da mesma. Há
portadores de necessidades especiais, estudantes e profissionais, que
desejariam frequentar a ED, mas em razão de suas necessidades e realidades não
podem assim fazer. Quais soluções pastores, superintendentes e professores estão
buscando na superação da exclusão escolar?
Em se tratando do estudo teológico acadêmico (Escolas, Seminários,
Faculdades, etc.), há também vários desafios. Saímos da total repressão,
superamos a ditadura da ignorância, e agora passamos a testemunhar a banalização
das instituições e vulgarização do ensino.
Multiplicam-se nas Assembleias de Deus as “Escolas Teológicas de
Fundo de Quintal”, sem nenhuma estrutura, com diretores e professores sem
qualificação para as funções, com um currículo improvisado, com livros textos e
apostilas plagiadas e com o objetivo meramente mercadológico ou financeiro. A
venda de diplomas é descarada e escancarada na internet.
Em se tratando de educação cristã no contexto pentecostal
assembleiano, já temos no Brasil igrejas e ministérios que são excelentes
referenciais, que realizam uma grande obra.
Que as atuais “Escolas de Profetas” possam cumprir os seus
propósitos para a glória de Deus.
Fonte: www.altargermano.net/
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