Durante
a peregrinação do povo de Israel no deserto, Deus orientou a Moisés que
construísse o tabernáculo e separasse a tribo de Levi para devidas funções
neste lugar sagrado. O Senhor nomeou Arão e seus descendentes para exercerem o
sacerdócio, o que na verdade é uma figura do eterno e perfeito sacerdócio de
Cristo, o qual através do seu sacrifício nos abriu o caminho de acesso a Deus
tornando cada salvo um sacerdote.
Infelizmente,
hoje em dia, está em curso uma judaização nas igrejas evangélicas. Cantor e
músico viraram sinônimo de levita, e pastor de sacerdote. Até um novo Templo de
Salomão, o Edir Macedo e a IURD estão construindo em São Paulo, ao custo de
muitos milhões de reais!
QUEM
ERAM OS LEVITAS E SACERDOTES?
Os
filhos de Levi, eram antes uma tribo secular, mas que foi separada pelo Senhor
para exercer as funções no Tabernáculo (Nm 1.50,51,53; 18.2-4,6; I Cr 15.2).
Vejamos quais foram as funções que o Senhor delegou:
Os
levitas. Por
haverem sido resgatados da morte, na noite da Páscoa, os primogênitos das
famílias hebraicas pertenciam a Deus (Êx 13.1,2), mas os levitas, por seu zelo
espiritual, foram escolhidos divinamente como substitutos dos filhos mais
velhos de cada família (Êx 32.25-29; Nm 3.5-13; 8.17-19). Os levitas eram
ajudantes dos sacerdotes (Nm 3.5- 9). As obrigações menores, algumas até
manuais, como de limpeza, arranjo e arrumação no templo, cabiam aos levitas não
sacerdotais. Alguns dos seus deveres são descritos em (Êx 13.2,12,13; 22.29;
34.19; Lv 27.27; Nm 3.12,13,41,45; 8.14-17; 18.15; Dt 15.19). Deus separou para
esta função os três filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari (Nm 26.57).
Os
sacerdotes. Antes
do êxodo, o chefe de cada família, ou o primogênito desempenhava o papel de
sacerdote familiar; mas, os ritos do tabernáculo e a exigência de observá-los
com exatidão tornaram necessária a instituição de um sacerdócio dedicado
totalmente ao culto divino. Para esta importante função, Deus escolheu Arão e
seus filhos (Êx 28.1). O sacerdote, termo que no hebraico é “kohen”,
era o ministro divinamente designado, cuja função principal era representar o
homem diante de Deus (Êx 28.38; 30.8). A vocação sacerdotal era hereditária, de
modo que os sacerdotes podiam transmitir a seus filhos as leis detalhadas
relacionadas com o culto e com as numerosas regras às quais os sacerdotes
viviam sujeitos a fim de manterem a pureza legal que lhes permitisse
aproximar-se de Deus (Nm 18.2,7,8).
Funções
dos sacerdotes. Os
sacerdotes deviam queimar incenso, cuidar do castiçal e da mesa dos pães da
proposição, oferecer sacrifícios no altar e abençoar o povo (Nm 5.5-31) e
ensinavam a Lei (Ne 8.7,8). Eles ministravam como mediadores entre o povo e
Deus (Êx 12.12,29,30), e também comunicavam ao povo a vontade e o concerto de
Deus (Jr 33.20-22; Ml 2.4) e intercediam, perante Deus, devido à pecaminosidade
do povo. Exercendo o seu ministério, eles faziam expiação pelos seus próprios
pecados e pelo pecado do povo (Êx 29.33; Hb 9.7,8), e testificavam da santidade
de Deus (Êx 28.38; Nm 18.1).
O
sumo sacerdote. O
primeiro sumo sacerdote escolhido por Deus em favor de Israel foi Arão (Hb
5.1-4). Ele era o filho mais velho do levita Anrão e de Joquebede (Êx 6.20; Nm
26.59). Era irmão de Moisés e Miriã, sendo três anos mais velho que o
Legislador (Êx 7.7). Sua esposa era chamada Eliseba (Êx 6.23). Com ela Arão
teve quatro filhos, Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar (I Cr 24.1). O sumo
sacerdote era o principal entre os sacerdotes. Em hebraico ele é chamado de “kohen
gadol” que quer dizer “grande sacerdote”.
Somente ele entrava uma vez por ano no Lugar Santíssimo para expiar os pecados
da nação israelita, no Dia da Expiação (Êx 30.10; Lv 16.34).
A
SUPERIORIDADE DO SACERDÓCIO DE CRISTO
O
sacerdócio de Arão é uma figura do sacerdócio de Cristo. No entanto, o
sacerdócio de Cristo é superior. As Escrituras deixam bem
claro que a Antiga Aliança era apenas sombra dos bens futuros (Hb 10.1),
demonstrando assim a superioridade da Nova Aliança. O escritor aos Hebreus diz: “De
tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador” (Hb 7.22).
Destacaremos na tabela abaixo, informações que comprovam que o sacerdócio de
Cristo é superior ao de Arão:
SACERDÓCIO
DE ARÃO
|
SACERDÓCIO
DE CRISTO
|
Feito sem
juramento (Hb 7.20)
|
Feito com
juramento (Hb 7.21)
|
Instituído
durante a Lei (Êx 28.1; Hb 7.28)
|
Instituído
antes da Lei (Gn 14.18; Hb 6.20)
|
Necessitava
sacrificar por si mesmo, pois era imperfeito (Lv 9.7,8; Hb 5.3; 7.27,28)
|
Não necessitou
sacrificar por si mesmo, pois é perfeito (Hb 7.28; I Pe 2.22)
|
Sacrificava
continuamente (Hb 10.11)
|
Fez um único
sacrifício (Hb 7.26,27; 9.25-28,10.10,12,14)
|
Teve o seu
ministério impedido pela morte (Hb 7.23)
|
É sacerdote
para sempre (Hb 6.20; 7.3,24)
|
Entrou no
tabernáculo terrestre (Hb 9.1)
|
Entrou no
tabernáculo celeste (Hb 8.1,2; 9.11,24)
|
Oferecia
sacrifício de animais (Hb 9.13)
|
Ofereceu a si
mesmo como sacrifício (Hb 9.11-14)
|
Entregou
dízimos a Melquisedeque na pessoa de Abraão(Hb 7.9,10)
|
Recebeu
dízimos até de Levi na pessoa de Melquisedeque(Hb 7.9,10)
|
O
SACERDÓCIO UNIVERSAL
A
Bíblia nos mostra que no Novo Pacto, ratificado pelo sangue de Cristo na cruz
do Calvário, todo aquele que o recebe como Salvador e Senhor têm diversos
privilégios, entre os quais podemos citar:
O
véu do templo foi rasgado. O véu era uma espécie de divisória ou
cortina de separação geralmente usada para ocultar algo (Êx 26.31; Hb 6.19). A
passagem por este véu era proibida a não ser no dia da expiação do povo de
Israel (Lv 16.34; Hb 9.7). Três verdades devem ser destacadas sobre a função do
véu: (1ª) o véu fazia separação (Êx 26.33); (2ª) o
véu vedava o acesso ao Lugar Santíssimo (Hb 9.7); (3ª) o véu
ocultava a Arca (Hb 9.3). Quando Jesus, o nosso Sumo Sacerdote morreu na cruz
como oferta pelos nossos pecados, o véu do Templo foi rasgado de alto a baixo,
como registra os evangelistas (Mt 27.51; Mc 15.38; Lc 23.45). Agora, por meio
de Cristo ficou aberto o caminho a Deus, a fim de que todos quantos crerem nele
e na Sua Palavra tenham livre acesso (Hb 9.1-14; 10.19-22).
Ele
nos fez sacerdotes. Já vimos que no AT, o sacerdócio era restrito a
tribo de Levi. Sua atividade distintiva era oferecer sacrifícios a Deus, em
prol do seu povo e comunicar-se diretamente com Deus (Êx 19.6; 28.1,2; II Cr
29.11). Agora, por meio de Jesus Cristo, todo crente é constituído sacerdote
para o serviço de Deus (Ap 1.6; 5.10; 20.6). Esse sacerdócio de todos os
crentes abrange o seguinte: (1) todos os crentes têm acesso
direto a Deus, através de Cristo (Jo 14.6; At 4.12; Ef 2.18); (2) todos
os crentes têm a obrigação de viver uma vida santa (I Pe 1.14-17; 2.5,9); (3) todos
os crentes devem oferecer “sacrifícios espirituais” a Deus (Cl 3.16; Hb 13.15;
I Pe 2.5); (4) todos os crentes devem interceder e orar uns
pelos outros e por todos (Cl 4.12; I Tm 2.1; Ap 8.3); (5) todos
os crentes devem proclamar a Palavra e orar pelo bom andamento dela (At 4.31; I
Co 14.26; II Ts 3.1).
Temos
acesso direto a Deus. Contrastando o acesso limitado a Deus que os
israelitas tinham na Antiga Aliança, Cristo, ao dar sua vida por nós como como
sacrifício perfeito, abriu o caminho para a própria presença de Deus e para o
trono da graça (Hb 4.16). Por isso, na Nova Aliança, os crentes podem com muita
liberdade achegar-se a Deus em oração (Tg 4.8; Ef 2.18, 3.12), chamando-o de
Pai como Jesus nos ensinou e o Espírito Santo nos leva a fazer (Mt 6.9; Rm
8.15).
CONTEXTUALIZANDO
PARA OS NOSSOS DIAS
A
Antiga Aliança era transitória. As Escrituras afirmam que “… se
aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a
segunda” (Hb 8.7). Por isso, Jesus trouxe uma Nova Aliança, que se
estabeleceu, não em atos exteriores e rituais, mas, no interior do homem.
Jesus, como Sumo Sacerdote constituído por Deus, no céu, exerce seu trabalho no
verdadeiro tabernáculo, fundado pelo Senhor, e não pelo homem (Hb 8.1-4).
Foi
no início da década de 90 que chegaram aqui as famosas “restaurações ministeriais”
e suas nomenclaturas. Dos que estavam propagando isto, alguns eram sinceros,
embora ignorantes do espírito do Evangelho, enquanto outros eram oportunistas
de temas e moveres. Uma questão mercadológica e de marketing apenas!
Ninguém
que leia o NT pode fazer um retrocesso desse tamanho! É pisar na Cruz!
É
minimizar o que o Sacerdote Eterno já consumou! É ofensa contra o ensino
apostólico! É epístola Anti-Hebreus!
É a reedição da Sombra contra o
Realizado! É o retorno aos bodes e touros como sacrifício!
É
Velhotestamentização da “igreja”!É
vitória de Caifás contra Jesus!
É a volta à adoração em Jerusalém ou no monte Geresin — anulando a hora de todos os que adoram em espirito e em verdade! É a supremacia do sacerdócio profissional sobre a espontaneidade e a alegria voluntaria do louvor de todos! É a justificação do levita e do sacerdote sobre o Samaritano, afinal de contas, o “culto” não pode parar!
Ontem ouvi alguém dizer que a família dele é
uma família de sacerdotes — isto para diferenciarem-se dos demais crentes, pois
eles são bem pagos para oferecer a Deus, pelos irmãos, aquele culto.
Pensei: “Que
ardil sutil! Qual a família humana consciente de Jesus em fé que não é parte do
reino de sacerdotes?
”Gente de
Deus! TODOS somos sacerdotes em Cristo. A ordem levítica morreu na Cruz. Seria calcar aos pés o sangue da
aliança, como diz Hebreus falando acerca da mesma coisa. O Cap. 6 de Hebreus
foi escrito como advertência aos que faziam essa viagem de volta! Crer hoje
como se cria antes da revelação de Deus em Jesus e no Evangelho — tendo-se
consciência de tudo — é cair da Graça; é colocar-se no lugar difícil de renovar
alguém para arrependimento.
REFERÊNCIAS
·
STAMPS,
Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
·
ANDRADE,
Claudionor de. Dicionário Teológico. CPAD.
·
HOFF,
Paul. O Pentateuco. VIDA.
·
CHAMPLIN,
R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
·
MOODY,
D. L. Comentário Bíblico. HAGNOS.
PARABÉNS PELO ARTIGO ,QUE DEUS POSSA CONTINUAR TE ABENÇOANDO , ME ESCLARECEU ALGUMAS DUVIDAS QUE EU TINHA. PB. PAULO SERGIO
ResponderExcluirPARABÉNS PELO ARTIGO ,QUE DEUS POSSA CONTINUAR TE ABENÇOANDO , ME ESCLARECEU ALGUMAS DUVIDAS QUE EU TINHA. PB. PAULO SERGIO
ResponderExcluirPb. Paulo Sérgio,
ResponderExcluirObrigado pelas palavras e pela visita.
Abraço.
SOBRE HB7 NO QUADRO:OS PASTORES DE HOJE NÃO SÃO LEVITAS NEM FORAM PROIBIDOS DE TRABALHAR, NEM MENOS TIVERAM PROMESSAS DE HERANÇA DE DIZIMOS PARA SUSTENTO POR NÃO TER TIDO HERANÇA NAS DISTRIBUIÇÃO DE TERRAS PROMETIDAS AO POVO ISRAELITA POR HERANÇA.SE TRATANDO DE HB7 APENAS FAZ A MENÇÃO PÓS-CALVARIO DE DIZIMAR, NUMA EXPLANAÇÃO DE PORQUE O SACERDOCIO LEVITICO DEVE SER SUBSTITUIDO PELO SACERDOCIO DE CRISTO, PORQUE O SACERDOCIO LEVITICO ERA FRACO E INEFICIENTE.SEGUINDO A PROGRESSÃO DO VERSICULO 5 AO VERSICULO 12 E AO 19 TENHO OUTRO ENTENDIMENTO.ALGUNS LIDERES GANANCIOSOS INSISTEM EM APENAS MOSTRAR HB7:8 AOS MEMBROS, ONDE SEGUNDO ELES, JESUS RECEBERIA DIZIMOS DOS CRISTAÕS.APENAS MONSTRANDO ESSE VERSICULO ISOLADAMENTE AOS MEMBROS DESAVISADOS, QUEREM DAR A ENTENDER QUE ESSE VERSICULO MANDA OS CRISTÃOS AINDA DIZIMAREM, SEM LER TODO O REAL CONTEXTO DO CAPITULO 7 DE HEBREUS.PONTANTO HB7:8 NÃO FALA DE JESUS RECEBENDO AINDA DIZIMOS DOS CRISTÃOS, POIS O CONTEXTO DO CAPITULO 7 DE HB. FALA NA VERDADE DA SUPERIORIDADE DO SACERDOTE DE MELQUISEDEQUE EM RELAÇÃO AO LEVITICO QUE ERA SUSTENTADO PELOS DIZIMOS.CRISTAÕS NÃO TEM O MANDAMENTO BIBLICO DE DIZIMAREM.
ResponderExcluirOtimo artigo Deus continue lhe abençoando
ResponderExcluirWebstter,
ResponderExcluir“Tenho lido suas respostas sobre o dízimo. Gostaria que você me explicasse a atitude de Abraão ao dar o dízimo a Melquizedeque. Este fato é antes da lei. Como fica este dízimo segundo a ordem de Melquizedeque? Jacó também deu o dízimo. O dízimo está presente em outras religiões. Como você explica a palavra de Jesus aos fariseus, dizendo: “...mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.”
Ora, o dizimo é parte de todo culto racional e grato. Sua base, todavia, não é a Lei, mas sim a Lei da Graça, da gratidão, da alegria, do reconhecimento do amor e da providência, do desejo de contribuir para ajudar outros, e, sobretudo, como manifestação de culto a Deus, no qual a alegria grata oferece como culto aquilo que é um “deus” na terra: o dinheiro!
Para mim, dar o dízimo, além de ser tudo o que há pouco lhe disse, é também um ato de vindicação da soberania de Deus sobre nossa existência. O dinheiro é uma Potestade espiritual. Foi a única realidade que Jesus usou para apresentar como um “deus” competindo pelo amor dos homens. Por isso Jesus chamou o dinheiro (Mamon) de “senhor”; e disse que ninguém poderia servir a Deus e as riquezas. Desse modo, quando alguém dá pelo menos 10% do que ganha, tal pessoa está confessando sua gratidão, sua confiança na Provisão, e, também, sua libertação em relação ao poder que os bens tendem a exercer sobre toda alma humana, reclamando um papel divino e de obediência e serviço, como faz todo senhor espiritual.
O interessante é que Jesus não atribuiu esse poder ao diabo, mas o atribuiu ao dinheiro. Na Ordem de Melquisedeque, o dizimo é assim: filho da Lei da Graça, pois, é fruto da gratidão alegre; e não é uma obrigação legal. Todavia, mesmo não sendo uma obrigação legal, é, entretanto, um princípio espiritual, o qual carrega em si as bênçãos que correspondem ao significado de um ser um humano ofertar suas posses a Deus, através de bens e serviços aos homens; e fazendo isto com alegria, conforme a Lei da Graça acerca desse assunto, a qual pode ser lida em II Coríntios 8-9.
O DIZIMO NUNCA FOI DINHEIRO.E OLHA QUE JA EXISTIA DINHEIRO.O POVO DE ISRAEL ERA GOVERNADO POR VARIOS TIPOS DE LEIS.O DIZIMO SE ENQUADRA UNICAMENTE NA LEI DO TEMPLO.COMO O REGIME DO TEMPLO NAO EXISTE MAIS HOJE.POIS NÃO TEMOS MAIS O TEMPLO EM JERUSALEM, ENTÃO NÃO TEMOS COMO CUMPRI-LAS.TOME CADA PASSAGEM BIBLICA SOBRE DIZIMO E OBSERVE QUE OS CONTEXTOS SEMPRE CONTEM INSTRUÇOÕES CERIMONIAIS DO TEMPLO.AGREGADOS AOS DIZIMOS, LÁ ESTÃO AS OFERTAS ALÇADAS, OS BODES, OS SACERDOTES, OS LEVITAS, O TEMPLO, ETC.EM RELAÇÃO A ABRAÃO SÓ DEU O DIZIMO UMA SÓ VEZ, E NÃO FOI EM DINHEIRO, FOI DESPOJOS, SOBRAS DE CONQUISTAS,DIZIMO DE SANGUE, APÓS MATAR OS REIS E TOMAR SEUS BENS.JACÓ PROMETEU DAR O DIZIMO,(UM VOTO PARTICULAR DELE),MAS A BIBLIA NÃO FALA QUE ELE CUMPRIU.PARA ABRAÃO O PRINCIPIO DE DAR DIZIMOS NÃO LHE ERA ESTRANHO.TABLETES CUNEIFORMES COMPROVAM ESTA PRÁTICA ENTRE OS POVOS DA MESOPOTÂMIA.OS CALDEUS E OS BABILONICOS SUSTENTAVAM SEUS TEMPLOS SEUS DEUSES COM DIZIMOS.CONCLUIMOS ENTÃO QUE ABRAÃO NÃO É UM EXEMPLO DE DIZIMISTA PARA NOSSOS DIAS.EM NENHUMA PARTE DA BIBLIA ELE É APRESENTADO COMO UM DIZIMISTA SISTEMÁTICO,REGULAR.SUAS PRATICAS DE DIZIMOS EM NADA SE PARECEM COM AS REQUERIDAS HOJE EM DIA PELOS LIDERES RELIGIOSOS.ABRAÃO DIZIMOU JUSTAMENTE RIQUEZAS QUE NÃO LHE PERTENCIAM.RIQUEZAS QUE ELE DEVOLVEU 90 AOS SEUS LEGITIMOS DONOS.QUE DIZIMISTA É ESTE QUE DA 10% PARA O SUMO SACERDOTE E OS OUTROS 90 PARA UM REI PAGÃO, DESCONTANDO APENAS O CUSTO OPERACIONAL DA GUERA?ABRAÃO ESTAVA SEGUINDO UM COSTUME DE SUA ÉPOCA.COSTUME DOS POVOS DA ANTIGUIDADE.OS VOTOS DE ABRAÃO E JACO SÃO ATOS EXTERNOS QUE NÃO CARACTERIZAM UM PROCEDIMENTO VICARIO, O ATO EM SI NÃO ROTULA OU MUITO MENOS DITA UMA REGRA A SER SEGUIDA.JESUS NUNCA RECEBEU DIZIMOS.MELQUISEDEQUE SIMBOLIZAVA OU ERA O MESSIAS, POR QUE NÃO ENCONTRAMOS RELATOS DE PESSOAS DANDO DIZIMOS A JESUS DURANTE SEU TEMPO AQUI NA TERRA?NÃO É ELE O SUMO SACERDOTE DA ORDEM DE MELQUISEDEQUE? COMO OUSAM OS LIDERES RELIGIOSOS HOJE EXIGIR DIZIMOS AOS SEUS FIÉIS NA QUALIDADE DE SACERDOTES SUCESSORES DE MELQUISEDEQUE, SE O NOSSO SUMO SACERDOTE NÃO FAZIA ASSIM?JA EM MATEUS23:23 ENTENDO QUE A NOVA ALIANÇA NÃO TEVE PRINCIPIO NO NASCIMENTO DE JESUS, MAS NA SUA MORTE.O DIZIMO NÃO É ENSINADO NA IGREJA, DEPOOIS DO CALVARIO.JESUS NAO VEIO ABOLIR A LEI,CASO CONTRARIO, ELE CANCELARIA SUA MISSÃO E CAIRIA NA ARMADILHA DOS FARISEUS COMO UM FALSO PROFETA POR ESTAR CONTRA A LEI DE DEUS.CRISTO VEIO CUMPRIR A FIM DE FAZER UMA NOVA ALIANÇA E LEVAR O HOMEM A PERFEIÇAO.PORTANTO CRISTO NAO DEU UM NOVO MANDAMENTO PARA A IGREJA AO CONTRARIO ELE ADVERTE DURAMENTE OS ESCRIBAS E FARISEUS POR CUMPRIREM A LEI SOMENTE PELA METADE.SOMOS JUSTIFICADOS GRATUITAMENTE PELA SUA GRAÇA, POR MEIO DO SEU SANGUE, PELA REDENÇÃO QUE HÁ EM CRISTO JESUS E NÃO PELO CUMPRIMENTO DA LEI MOSAICA.
ResponderExcluirWebstter,
ResponderExcluirJesus e as contribuições:
"E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,
E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;
E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens". Lucas 8:1-3.
Jesus e os doze viviam exclusivamente para a obra de Deus, até porque tanto o próprio Mestre abandonou sua atividade profissional, como ainda chamou os apóstolos a abandonarem redes de pesca, coletoria de impostos, e etc. Alguns eram casados, tinha família para sustentar, daí as contribuições financeiras que Jesus recebia. A nomenclatura da contribuição não importa, se era dízimo ou oferta, o fato que é que Jesus e os apóstolos viviam da ajuda financeira dada pelos seus seguidores.
Abraão dizimou antes da Lei e ponto meu amigo! Se o fez porque era costume dos povos antigos, se foi com bens e espólio de guerra, não faz diferença, porque mercadoria tem valor, e no fim das contas é dinheiro também, porque é algo mensurável!
Se a Bília não diz explicitamente se Jacó cumpriu o voto, também não diz o contrário. Acredito que Jacó cumpriu seu voto, até porque ele recebeu o que votou (Gen 31:42; 48:3), e para o povo antigo, voto era uma coisa muito séria!
Mateus capítulo 5, tem validade para os nossos dias? Sim ou não? Porque se a resposta foi sim, se verá que Jesus sempre foi muito claro sobre a Lei e o seu ensino. Sobre a Lei, dizia: "Ouviste o que foi dito aos antigos". Aí depois Ele dizia: "Eu porém vos digo". Não encontrei nos quatro evangelhos, Jesus abolindo o sistema de contribuíção: Mateus 5:23,24; Mc 12.41-44 e em Lc.21.1-4; Mateus 23:23.
O Novo Testamento vai além do Velho Testamento também na questão do dar. Em Cristo, o dízimo não é a
mensalidade dos crentes na sociedade religiosa da igreja ou no filantropo clube da fé. No novo testamento, o dízimo é uma
quantia de referência mínima para estabelecer o piso de nossas contribuições, entendidas não como cobrança, mas como
graça, como privilégio.
SO PARA TITULO DE CONHECIMENTO:
ResponderExcluirMuitos obreiros religiosos aplicam a lei do dízimo ao cristianismo, sob alegação de o dízimo ter sido praticado antes da Lei e inclusive pelo patriarca Abraão; mas, tal alegação não tem fundamento espiritual; pois vale lembrar que nem todas as obras praticadas anteriormente à Lei, inclusive por Abraão, podem ser aplicadas no cristianismo.
Antes da Lei, outras obras também eram praticadas por Abraão, como:
- Celebração de sacrifícios de animais (Gn 8. 20; 22. 13; 33. 20).
- Circuncisão (Gn 17. 10-11; 17. 23; 21. 04; etc.).
Obras essas, praticadas anteriormente à Lei pelo povo de Deus, inclusive, obviamente, pelo patriarca Abraão. Porém todo cristão entende claramente, pelo ensinamento do Espírito Santo, que tais obras não devem ser aplicadas no cristianismo. Então, isto confirma que muitas das obras que foram praticadas antes da Lei e também por Abraão, não se enquadram na prática do verdadeiro cristianismo.
Quanto ao Dízimo, por ser o imposto de renda da nação, observa-se que só foi devidamente cobrado pelas autoridades eclesiásticas durante o tempo em que o ministério religioso era incorporado ao Estado, ou seja, unificado à administração política.
Por esse motivo Abraão deu o dízimo a Melquisedeque, porque Melquisedeque não era somente sacerdote, mas também era rei (era político) (Gn 14. 18 ; Hb 7. 2).
Melquisedeque também governava o país. O dízimo sempre foi o imposto de renda da nação; uma parte era para a administração sacerdotal, outra se destinava à administração política, muito usada em Assistência Social.
O livro de Deuteronômio, 14. 28-29, diz que deveriam recolher os dízimos da colheita para que houvesse alimentos em suas cidades, para os levitas, o estrangeiro, o órfão e a viúva (Dt 14. 28-29; 26. 12-14).
Os dízimos deveriam ser levados, não aos sacerdotes, mas aos levitas (Ne 10.37).
Os levitas deveriam levar aos sacerdotes o dízimo dos dízimos, conforme a ordenança da Lei (Nm 18.26-28).
Aos sacerdotes era repassado, pelos levitas, somente um décimo do valor dos dízimos (o centésimo da renda do povo) o que se chama de “dízimo dos dízimos” (Ne 10.38; Nm 18.26-28).
No caso de Melquisedeque, coube a ele receber todo o dízimo, pelo fato de administrar os dois ministérios, o religioso e o político, pois era sacerdote, mas também era rei (Gn 14. 18; Hb 7. 2).
O dízimo (o imposto de renda) pertencia ao Reino de Deus em virtude de o país ser administrado religiosamente; pois sabemos que a religião e a política caminhavam juntas. Eram dois ministérios em uma só realidade. Mas o ministério cristão foi constituído, sem dúvida, separado da política.
É evidente que por Deus ter constituído o ministério de Sua Igreja totalmente separado do Estado, a administração política passou a pertencer exclusivamente ao reino deste mundo. E o ministério da Igreja de Cristo é totalmente desvinculado desse reino: são coisas distintas, o próprio Jesus declarou: “O meu Reino não é deste mundo” (Jo 18.36). Então entendemos, com esta declaração de Jesus, que o recebimento do imposto de renda (o dízimo) ficou somente a cargo do governo político.
Porém, tanto no tempo da dispensação da Lei, como na época de Abraão, a administração religiosa era incorporada ao Estado. Por isso o ministério cristão não pode tomar por base e fundamento casos anteriores à Lei com o intuito de cobrar dízimo no cristianismo.
Observa-se que os que cobram o dízimo argumentam, baseando-se no fato de Abraão ter dado o dízimo por fé. Sendo assim, deveriam também pela mesma fé circuncidar-se e oferecer sacrifícios. Por acaso a circuncisão e os sacrifícios de Abraão, além de antecederem a Lei, também não foram praticados por fé?
Abraão foi o primeiro a praticar a obra da circuncisão (Gn 17. 10-11; 17. 23; 21. 04). Paulo, porém, escrevendo aos Gálatas, 5. 2-4, diz que se o crente se circuncidar, Cristo para nada aproveita e o tal está obrigado a guardar toda a Lei.
JESUS E AS CONTRIBUIÇÕES:VOCÊ DISSE BEM CONTRIBUIÇOÕES SÓ ESQUECEU DA PALAVRA VOLUNTARIA.EM MOMENTO ALGUM SE REFERE A DIZIMO,MAIS SIM CONTRIBUIÇÕES VOLUNTARIAS SEM AMEAÇAS,COAÇÃO, MALDIÇÃO.AJUDAVAM SIM PARA SE MANTEREM E NÃO ERA SALÁRIO MENSAL COMO SE ESTIVESSE NUMA EMPRESA.COMO PAULO DISSE QUE OS QUE PREGAVAM O EVANGELHO TINHAM TODO O DIREITO DE SEREM SUPRIDOS COM AS AJUDAS E DOAÇÕES VOLUNTARIAS DOS CRISTÃOS.MAS NUNCA DISSE QUE SERIA DOS DIZIMOS.SEQUER HA MANDAMENTO DO SENHOR OU DE SEUS APOSTOLOS DOS CRISTÃOS ENTREGAREM SEUS DIZIMOS NOS TEMPLOS QUE HOJE CONHECEMOS COMO IGREJA, POIS JESUS NUNCA FUNDOU UMA IGREJA FISICA.NA VERDADE ELES NÃO PREGAVAM PARA RECEBER SUSTENTO E SIM RECEBIAM SUSTENTO PORQUE ELES SE DEDICAVAM A OBRA ,HA UMA GRANDE DIFERENÇA.MATEUS 5 QUANTO AO SERMAO DO MONTE APARENTEMENTE JESUS FAZ UM DESAFIO AO POVO SE ELES ENTENDEM QUE OBSERVANDO A LEI OS SALVARA.PARECE QUE O POVO ERA MUITO MAIS SIMPATIZANTES AO COMPORTAMENTO DOS ESCRIBAS E FARISEUS, ENTÃO VÃO TER QUE EXCEDER SER MUITOS MELHORES QUE ESTA CATEGORIA MENCIONADA POR CRISTO.OS ESCRIBAS E FARISEUS ERAM HOMENS REALMENTE PIEDOSOS RIGOROSOS E SEPARADOS.POREM EXTREMAMENTE RELIGIOSOS.PORTANTO, CRISTO OS DENUNCIOU SEVERAMENTE EM MT23 POR NÃO GUARDAREM TODA A LEI MAS APENAS EM PARTES,LOGO ERAM CULPADOS POR TODA ELA TG2.10.
ResponderExcluirO DIZIMO É UM PORCENTUAL DE REFERENCIA MINIMA PARA ESTABELECER O PISO DE CONTRBUIÇÃO?
TAL ALEGAÇÃO NÃO CONFERE COM A VERDADEIRA DOUTRINA CRISTA.POIS SEGUNDO O ENSINAMENTO DO EVANGELHO DE CRISTO O ESPIRITO DA GRAÇA NÃO ESTABELECEU PISO NEM TETO DE CONTRIBUIÇÃO.O PORCENTUAL PREESTABELECIDO COMO CONTRIBUIÇÃO MINIMA (COMO ALEGAM) É PURA LEI DE MANDAMENTO CARNAL.É DIREITO E DEVER DE APRESENTAR AS NECESSIDADES FINANCEIRAS DA OBRA E INCENTIVAR OS CRISTÃOS A CONTRIBUIR,MAS NÃO TEM O DIREITO DE DETERMINAR O VALOR OU PORCENTUAL COM QUE CADA CRISTÃO DEVA CONTRIBUIR, POIS DESSA MANEIRA A CONTRIBUIÇÃO CRISTÃ JÁ NÃO SERIA PELO PROPOSITO DO CORAÇÃO DE CADA UM COMO MANDA AS ESCRITURAS 2CO9.7.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirWebstter,
ResponderExcluirCom respeito a contribuição no que diz respeito a Abraão e Jesus, acredito que fui bem claro, não sendo necessário em prolongar mais.
Agora, resumindo seus comentários: Você é contra o dízimo e sua aplicação seja em templos ou em salário pastoral.
Geralmente quem é implicado contra o dízimo o faz por alguns motivos:
Ignorância/desconhecimento bíblico, trauma de algum líder religioso ou instituição que conduziu a questão de forma infeliz, ter frequentado igrejas que ensinam contra o dízimo.
Em alguma oportunidade vou escrever uma postagem no blog sobre o papel do dízimo hoje e o porque fazê-lo à luz da Bíblia.
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ResponderExcluirPara mim, dar o dízimo, além de ser tudo o que há pouco lhe disse, é também um ato de vindicação da soberania de Deus sobre nossa existência.
O dinheiro é uma Potestade espiritual. Foi a única realidade que Jesus usou para apresentar como um “deus” competindo pelo amor dos homens. Por isso Jesus chamou o dinheiro (Mamon) de “senhor”; e disse que ninguém poderia servir a Deus e às riquezas.
Desse modo, quando alguém dá pelo menos 10% do que ganha, tal pessoa está confessando sua gratidão, sua confiança na Provisão, e, também, sua libertação em relação ao poder que os bens tendem a exercer sobre toda alma humana, reclamando um papel divino e de obediência e serviço, como faz todo senhor espiritual.
O interessante é que Jesus não atribuiu esse poder ao diabo, mas o atribuiu ao dinheiro.
Na Graça de Deus o dizimo é assim: filho da Lei da Graça, pois, é fruto da gratidão alegre; e não é uma obrigação legal. Todavia, mesmo não sendo uma obrigação legal, é, entretanto, um principio espiritual, o qual carrega em si as bênçãos que correspondem ao significado de um ser um humano ofertar suas posses a Deus, através de bens e serviços aos homens; e fazendo isto com alegria, conforme a Lei da Graça acerca desse assunto, a qual pode ser lida em II Coríntios 8-9.
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ResponderExcluirAlém disso, Jesus disse que o ato livre, amoroso, carinhoso, responsável e devocional do “doar”, abre comportas espirituais de bem em nosso favor.
Ou seja: o ato de dar gere uma sincronia de nosso ser com as forças invisíveis e poderosas da generosidade.
Por isso, é que Ele disse que o ‘retorno’ do ‘dar’ em alegria é desproporcional; posto que você semeia um dízimo de seu ganho, ou, para sua felicidade, até mais que o dízimo; e, como resultado, abrem-se galerias invisíveis de uma graça que sempre se manifesta em favor dos generosos.
Assim, eu não do o dízimo por causa de Malaquias, nem tampouco com medo de ser “ladrão”, ou de ser vitimado pelo “devorador”. Todas essas coisas morreram com Jesus na Cruz. Nele todos os devoradores foram despojados na Cruz.
Todavia, não dando por medo, dou, entretanto, em razão da gratidão e da alegria da Graça em mim.
Portanto, nunca darei uma única oferta se minha motivação for medo (pois, desse modo, o que eu faço de nada vale; sem amor nada aproveita para mim).
Entretanto, não é porque não temo o devorador que deixarei agora de doar.
Não! Eu dôo por amor; e por saber que nada é meu; e por crer que tudo o que me vem às mãos, pagas as responsabilidades da vida, o mais deve ganhar significação espiritual filiada à gratidão e ao amor solidário e responsável.
Escolha causas que promovem o Evangelho e abençoam vidas e contribua com alegria; posto que isto é agradável a Deus.
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ResponderExcluirTerminando Webstter, lhe diria o seguinte:
ResponderExcluirSe você é contra o dízimo e não quer dar por seus motivos e de acordo com sua interpretação que faz da Bíblia, então não dê, mas não critique quem dá e o faz fielmente.
Leia e reflita com calma Romanos capítulo 14:
"Porque um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
Romanos 14:5
"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros".
Romanos 14:19
"Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado".
Romanos 14:22-23
Um abraço e obrigado pela participação.
JUBER NO FINAL DO SEU COMENTARIO DA A ENTENDER QUE VC ESTA A COLOCAR UM PONTO FINAL NESTE DEBATE.MAS LHE PEDIRIA MAIS UMA OPORTUNIDADE DE RESPOSTA SOBRE SUAS CITAÇÕES ONDE VOCE SERA JUSTO AO DA-LA .ACREDITO QUE TENHO SIDO RESPEITOSO NOS ARGUMENTOS MESMO NÃO CONCORDANDO COM VC.SIMPLIFICANDO ESTA QUESTÃO DE DIZIMO, ENTENDO QUE ELE MORREU NA CRUZ(Malaquias) E QUE HOJE AS PESSOAS SÃO LIVRES PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER PORCENTAGEM SEJA DEZ,NOVE,CINCO ETC. ELAS INDEPENDENTE DE VALOR ESTÃO TAMBEM CONFESSANDO SUA GRATIDÃO E NÃO SOMENTE O QUE DA 10%.VOCÊ DIZ QUE EU CRITICO QUEM DA O DIZIMO FIELMENTE, NA REALIDADE SOMENTE EXPUS AS DISTORÇÕES DOS LIDERES RELIGIOSOS SOBRE O ASSUNTO.AGORA VC SE CONTRADIZ, QUANDO ME PEDE PARA NÃO CRITICAR MAS DIZ QUE QUEM NAO DIZIMA É (IGNORANTE,TEM DESCONHECIMENTO BIBLICO),E MAIS GENTE DO SEU SEGMENTO QUE CHAMA OS OUTROS DE LADRÃO POR NÃO TEREM A MESMA PRATICA, ISTO É MAIS DO QUE CRITICA É CRIME PRECONCEITO.O SEGMENTO QUE VC PERTENCE E DEFENDE EM TODAS AS SUAS RAMIFICAÇÕES, NÃO SEI VC, MAS GERALMENTE ELES USAM UMA COAÇAO SOBRE ESTE ASSUNTO DE DIZIMO NAS PESSOAS.UMA VERDADEIRA ARAPUCA DISFARÇADA.FAÇA O TESTE FICA ALGUNS MESES SEM DIZIMAR COMO ERRONEAMENTE VOCES DIZEM, SÓ PARA VER O QUE VAI ACONTECER COM VC.OUTRA COISA EM RELAÇÃO A ORDENAÇÃO UM ABSURDO, SE NÃO DIZIMA NÃO É ORDENADO, QUE VOLUNTARIEDADE É ESTA?ONDE ESTÁ NAS ESCRITURAS ISTO?AS QUALIFICAÇÕES SÃO OUTRAS.SEM FALAR QUE MUITOS DO SEU MEIO USAM ATE HOJE MALAQUIAS PARA AMENDRONTAR AS PESSOAS.E O NOME NA PAREDE DOS DIZIMISTAS, MAIS UMA COAÇÃO.PARA ALGUNS É VERGONHOSO POR NÃO VEREM SEUS NOMES LA, DE UMA CERTA FORMA DISCRIMINATORIO AS PESSOAS, JÁ PARA OUTROS É MAIS UM MOTIVO PARA SE ENGRANDECEREM COMO FARISEU DIANTE DO PUBLICANO.PODE ATE EXISTIR PESSOAS VOLUNTARIAS NESTE MEIO MAS INFELIZMENTE INDUZ, DISSEMINA A NAO VOLUNTARIEDADE TAIS PRATICAS.SE PELO MENOS USASSEM O RECURSO TOTALMENTE ENTRE AS PESSOAS COMO A IGREJA PRIMITIVA.MAS NÃO, HOJE É EMPRESAS ECLESIASTICAS SE AMONTOANDO DE BENS ENQUANTO IRMAÕES NECESSITADOS.TENHO UM EXPEMPLO CLARO,REAL PERTO DA MINHA CASA, TERRENO VAGO HA ANOS CHEIO DE MATO DE UMA DENOMINAÇÃO, ENQUANTO TANTOS IRMAÕES SEM MORADIA.NA CASA DOS MILHOES EM CONSTRUÇOES DE TEMPLOS E DESPESAS DESNECESSARIAS, ENQUANTO O SER HUMANO ESTA DESPROVIDO, QUE EVANGELHO É ESTE?
ResponderExcluirCOMO É BOM SER LIVRE EM CRISTO SEM AMARRAS,ONDE PODEMOS CONTRIBUIR COM 1%,5%,10% OU 20% ENFIM QUALQUER VALOR, É ISTO O QUE EU ENTENDO DE ROMANOS 14 SEM JULGAR A NINGUEM PELO VALOR DADO.AGORA AQUELES QUE DIZEM QUE NÃO PODE SER MENOS DE 10% AI SIM DEVERIAM REFLETIR SOBRE ROMANOS14 POIS NÃO ESTAMOS NA LEI MAIS NA GRAÇA.
UM ABRAÇO E OBRIGADO.
Webstter,
ResponderExcluirPostei seu comentário na íntegra, mas realmente vou dar esse assunto sobre dízimo por encerrado aqui nesta postagem, o dia em que eu postar uma sobre esse assunto aí a gente continua. Até porque essa postagem não trata disso, e o que foi dito aqui já foi suficiente.
Agora alguns exclarecimentos:
1 - Eu não afirmei que não dizima é ignorante e desconhece a Bíblia. Até porque conheço pessoas que não dizimam por alguma circunstância mas não são contra o dízimo. O que eu disse foi o seguinte:
"Geralmente quem é implicado contra o dízimo o faz por alguns motivos: ignorância/desconhecimento bíblico, trauma de algum líder religioso ou instituição que conduziu a questão de forma infeliz, ter frequentado igrejas que ensinam contra o dízimo".
Pela seu comentário dá para notar que seus motivos estão ligados as duas últimas opções. Compreensível para quem já foi da Congregação Cristã, passou para Assembléia de Deus, depois Caminho da Graça e agora frequenta uma igreja orgânica. Com exceção da AD, as outras tem ensinamento contrário ao dízimo.
Exageros no ensino sobre dízimo?
Já vi vários no decorrer da minha vida cristã! Havia realmente lista com nomes e valores, porém hoje não há mais. Se alguém ainda faz isso, o faz por conta própria, porque na Igreja Sede isso não é praticado.
Me lembro a primeira vez que dei o dízimo, alegre e grato a Deus pelo emprego que havia conseguido. Assim que recebi o meu primeiro salário, o fiz com gratidão a Deus. Já fiquei sem dizimar em algumas ocasiões por não ter condições. Por exemplo, quando fui separado a Presbítero, estava desempregado.
Lamento seu trauma e mágoa com relação a igreja que pertenço e você já pertenceu um dia, a ponto de chamá-la de "segmento".
Opiniões como o dinheiro deve ser aplicado cada pessoa tem uma, sempre foi assim. O próprio Jesus foi criticado por Judas por receber uma oferta em forma de um perfume caríssimo em vez de aplicar na assistência social para os pobres.
Como diz em Romanos 14, se você tem fé tem a para ti mesmo e vamos seguir procurando a paz para edificação. Eu continuo dando o dízimo, e você dando uma oferta como, quando e quanto deseja.
Um abraço.
ACREDITO QUE MAIS UMA VEZ VC ESTÁ EQUIVOCADO COLEGA.CONHEÇO MUITA GENTE AI ATE MESMO OBREIROS QUE SÃO CONTRÁRIOS, NUNCA SAIRÃO DA ASSEMBLEIA MAS QUE DISCORDÃO DA IMPOSIÇÃO DO DIZIMO.UM DELES UMA VEZ ME DISSE, QUE NÃO CONCORDA, MAS FAZER O QUE,COMO IR CONTRA O SISTEMA.FICAM CALADINHOS POIS COM CERTEZA SERÃO MARGINALIZADOS OU POR MEDO DE PERDER UMA BOQUINHA POSIÇÃO.UMA PROVA QUE OS OLHOS PODEM SER ABERTOS E MENTE ESCLARECIDA MESMO NO MEIO DE DISTORÇÕES.NÃO SERIA SEU CASO EX TESTEMUNHA DE JEOVÁ?PASSAR POR VARIAS INSTITUIÇÕES NÃO QUER DIZER NADA COLEGA, CONHEÇO MUITA GENTE AI QUE PASSOU POR VARIAS RAMIFICAÇÕES ECLESIÁSTICAS QUE ESTÃO AI HOJE, ALGUNS A FAVOR OUTROS NÃO.VAI FALAR PRA ELES, VAI SER DIFICIL ACHAR POIS SE OCULTAM COM MEDO DE REPRESÁLIAS, MAS SÃO AOS MONTES QUE SÃO CONTRARIOS AO DIZIMO.AO ACHAR DIGA AQUELE IRMAO QUE NASCEU AI OU DEMAIS QUE VIERAM DE RAMIFICAÇÕES QUE APOIAM O DIZIMO DIGA O SEGUINTE:VOCE TEVE INFLUENCIA? MAIORIA QUE TEM CORAGEM IRAM
ResponderExcluirTE DIZER NÃO, NÃO POR RECEBER INFLUENCIAS POR ONDE PASSARÃO,ATE PORQUE COMO EU JA DISSE TEM ATE OBREIRO QUE NUNCA SAIU DAI E SÃO CONTRARIOS.MAIS UMA PROVA QUE TIVERAM O ENTENDIMENTO CORRETO DA PALAVRA.JUBER SÓ TE ORDENARAM FOI PORQUE VC ESTAVA DESEMPREGADO CASA CONTRARIO NÃO.
ABRAÇOS.
Webstter,
ResponderExcluirAcredito que já deu para entender sua posição contra o dízimo, a denominação e a liderança.
Nasci em uma família católica, e num momento de busca espiritual frequentamos o Salão do Reino dos Testemunhas de Jeová por quase dois anos. Até que tivemos a oportunidade de conhecer o Evangelho. Já são 32 anos interruptos na AD.
A comunidade que participo não é perfeita, como nenhuma aqui na Terra é. O dia em que alguém achar uma comunidade de anjos, aí quem sabe poderá ter achado uma perfeita, mas se for formada por seres humanos, então sempre vai haver algum defeito, por mais que haja esforço em não errar.
A igreja primitiva que muita gente acha que era perfeita, não era. Dá para ter uma noção daquela primeira comunidade cristã, no século I, através da leitura dos Atos dos Apóstolos, das cartas Paulinas e da mensagem às sete igrejas da Ásia em Apocalipse:
Facções e partidarismo entre irmãos, um levando o outro nos tribunais, incesto praticado por membros, profetiza que incentiva à prostuição, seitas heréticas florecendo dentro da igreja, falsos irmãos, falsos profetas, falsos apóstolos. Separação nada amigável de parcerias missionárias como a de Paulo e Barnabé. Espírito mercenário de Balaão presente em alguns lugares e etc. Alguma novidade?
Fica na paz meu irmão.
Vejo que vc coloca palavras na minha boca que não disse.Ja esta mais do que explicado que o dizimo que fc tanto defende morreu na cruz.Pois não existe mais levitas,templo e estava associado a instruções a cerimoniais do templo e não era dinheiro.Voce diz que sou contra denominação, em si não sou.Sou contra quem diz que fora delas não há salvação.Se é uma denominação seria porque não pertencer, so combato as distorções.Voce também diz que sou contra liderança, não disse isto, o que sou contra é a profissionalização que virou hoje, a ênfase a títulos.Como certa vez lhe disse que chamei um pastor da sua denominação que vc conhece pelo nome, e ele quase me bateu.Disse que no meu entendimento é um dom, função.Se nem o mestre e os apóstolos se importaram de ser chamados pelo nome, o que sobra para tais.Vejo que vc é fá de partidarismo ao falar que já está na AD interruptos a 32 anos.Ficaria melhor se dissesse 32 anos em Cristo, isto cheira legalismo religiosidade.Ao meu ver não quer dizer muita coisa, pois o que tem de gente caducando nas denominações sem Cristo não é brincadeira.A igreja primitiva tinha suas falhas, mas aberrações como hoje não da para comparar.Agora não justifica os erros da igreja primitiva para permanecer nos mesmos e piores hoje em dia.Voltemos ao evangelho.
ResponderExcluirFica na paz irmão Juber, não vai me bater não né, por não ter colocado o pr na frente vai?
Webstter,
ResponderExcluir"Se é uma denominação séria porque não pertencer? Só combato as distorções".
Sobre combater as distorções que existem na igreja evangélica como um todo, basta ler este blog, para ver minha posição. Quem me ouve nos cultos de ensino nas igrejas onde sou e já fui pastor, pode dizer se prego o Evangelho de Jesus ou se fico ensinando sobre salvação em placa de igreja. Aliás, fica feito o convite: Toda noite de quarta-Feira, na AD do bairro Segismundo Pereira eu ensino na igreja, você e todos que me leêm aqui são meus convidados!
Quanto a pergunta que você fez acima, acho que só você mesmo pode responder.
Há 32 anos estou em Cristo e também sou membro da AD, ao mesmo tempo tenho amigos parceiros aqui no blog, que hoje não fazem parte de nenhuma denominação, nem mesmo igreja orgânica, e também estão em Cristo. Já disse aqui no blog, em outra ocasião que Deus é livre, e opera tanto dentro das denominações cristãs como fora dela, simplesmente porque Ele é Deus. Há gente boa de Deus em muitos lugares. O Vento sopra onde quer disse Jesus. Isso cheira legalismo e religiosidade?
Fica na paz meu irmão, os meus amigos eu gosto que me chamem apenas pelo meu nome.
Webstter,
ResponderExcluirDeus me conhece e os meus amigos, colegas e conhecidos também. Não me faltam testemunhas para dizer como sou. Como o tom dos comentários se elevou, eu de início iria responder a altura, mas achei melhor encerrar tudo por aqui, porque seu último comentário não merece nem resposta, por isso foi excluído. Obrigado pela sua participação, que agora se encerra.