Embora muitas igrejas evangélicas ainda não tenham se engajado totalmente no mundo moderno, cada vez mais virtual e interativo, as seitas parecem ter despertado para o alcance das mídias eletrônicas. Pouco tempo após os mórmons terem preparado um verdadeiro “exército virtual” para evangelização online, agora são as Testemunhas de Jeová que dão um grande passo nessa direção.
Embora em termos teológicos o que eles fazem é “proselitismo”, preferem utilizar o termo bíblico “evangelização”. Desde o início de agosto, as Testemunhas de Jeová começaram uma campanha mundial para divulgar o seu site oficial, o jw.org.
Para isso, estão distribuindo nas casas um novo folheto que tem por título “Onde Encontrar as Respostas mais Importantes da Vida?”. J. R. Brown, porta-voz da seita com sede mundial em Nova York, declarou: “Estamos muito animados com essa campanha. Existem cerca de 8 milhões de Testemunhas de Jeová em todo o mundo, e todos nós vamos falar desse site para as pessoas. Essa pode ser a maior campanha que nós já organizamos.”
Alardeando ser o site “mais traduzido do mundo”, o jw.org está disponível em cerca de 500 idiomas, algo que nenhum outro site conseguiu até agora. Também são disponibilizadas publicações da seita para download em quase 700 idiomas. Para efeitos de comparação, o Google oferece suporte para 71 idiomas, enquanto a Wikipédia traz conteúdo em 287 traduções.
O número de acessos do site gira em torno de um milhão de pessoas por dia. É pouco se comparado aos grandes portais, mas uma marca considerável para um grupo que durante décadas ficou famoso pelas visitas individuais, indo de casa em casa com sua literatura.
O uso da tecnologia mostra que o grupo religioso procura se reinventar com uma roupagem mais moderna. Além de artigos, o site traz vídeos formatados para pessoas de diferentes idades e formações, incluindo material especialmente desenvolvido para crianças.
O novo folheto, por exemplo, traz um código QR que pode ser lido com qualquer smartphone, levando a um vídeo intitulado “Por que estudar a Bíblia?”, já disponível em 450 idiomas e que foi baixado aproximadamente 4 milhões de vezes desde o seu lançamento.
Um dos aspectos que chamam atenção é que o trabalho de tradução da página oficial das Testemunhas de Jeová é feito por centenas de voluntários. Para cada idioma, há uma equipe de membros das Testemunhas de Jeová que fazem a tradução dos textos originais em inglês.
Os investimentos parecem dar resultado. A empresa Alexa, especializada em medir os acessos à internet, elabora seguidamente rankings dos sites mais visitados. Na categoria “Religião e Espiritualidade” existem cerca de 87 mil sites. Entre esses, estão os sites oficiais das principais grupos cristãos do mundo. Atualmente, o jw.org ocupa o segundo lugar, perdendo apenas para o site BibleGateway, que oferece online centenas de traduções da Bíblia. O terceiro lugar pertence aos mórmons.
Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/
Comentário: Para ler outras matérias postadas aqui no blog sobre os TJs, basta digitar a palavra "Testemunhas de Jeová", que você verá o que eu escrevi sobre eles. Houve postagem que teve mais de 100 comentários, virando praticamente um debate. Se quiser saber minha história com o movimento digite no espaço de busca: "Meu Testemunho".
Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/
Comentário: Para ler outras matérias postadas aqui no blog sobre os TJs, basta digitar a palavra "Testemunhas de Jeová", que você verá o que eu escrevi sobre eles. Houve postagem que teve mais de 100 comentários, virando praticamente um debate. Se quiser saber minha história com o movimento digite no espaço de busca: "Meu Testemunho".
Proselitismo ou evangelização?
ResponderExcluirNa língua grega há a palavra pro·sé·ly·tos, que significa “convertido”. É desta palavra que deriva a portuguesa “proselitismo”, que significa basicamente a atividade de converter pessoas. Hoje em dia, alguns dizem que o proselitismo é prejudicial. Um documento publicado pelo Conselho Mundial de Igrejas até fala do “pecado do proselitismo”. Por quê? O Catholic World Report declara: “Diante das persistentes queixas da Igreja Ortodoxa, o ‘proselitismo’ assumiu a conotação de conversão forçada.”
É o proselitismo prejudicial? Às vezes, sim. Jesus disse que o proselitismo dos escribas e dos fariseus era prejudicial para as pessoas que eles convertiam. (Mateus 23:15) A “conversão forçada” certamente é errada. Segundo o historiador Josefo, por exemplo, quando o macabeu João Hircano subjugou os idumeus, ele “permitiu que permanecessem no seu país desde que fossem circuncidados e estivessem dispostos a observar as leis dos judeus”. Se os idumeus quisessem viver sob o domínio p. 12judeu, teriam de praticar a religião judaica. Historiadores nos dizem que, no oitavo século EC, Carlos Magno conquistou os saxões pagãos do norte da Europa e obrigou-os brutalmente a se converterem.* No entanto, quão sinceras eram as conversões dos saxões ou dos idumeus? Por exemplo, quão genuíno era o apego do rei idumeu, Herodes — que tramou o assassinato do menino Jesus — à divinamente inspirada Lei de Moisés? — Mateus 2:1-18.
Existem hoje conversões forçadas? Em certo sentido, sim. Relata-se que alguns missionários da cristandade oferecem a conversos em potencial bolsas de estudo em outros países. Ou podem obrigar um refugiado faminto a assistir a um sermão para conseguir uma ração de comida. Segundo uma declaração feita em 1992 por uma convenção de primazes ortodoxos, “há às vezes proselitismo por meio de incentivos materiais e outras vezes por várias formas de violência”.
Pressionar pessoas para que mudem de religião é errado. As Testemunhas de Jeová certamente não agem assim.* Por isso não fazem proselitismo no sentido moderno da palavra. Antes, assim como os cristãos do primeiro século, pregam as boas novas a todos. Quem as aceita de bom grado é convidado a obter mais conhecimento por meio de um estudo da Bíblia. Esses interessados aprendem a depositar fé em Deus e nos propósitos dele, com base sólida no conhecimento exato da Bíblia. Em resultado disso, invocam o nome de Deus, Jeová, para obter salvação. (Romanos 10:13, 14, 17) Aceitarem ou não as boas novas é uma questão de escolha pessoal. Não há nenhuma coação. Se houvesse, a conversão não teria valor. Para ser aceitável a Deus, a adoração tem de originar-se no coração. — Deuteronômio 6:4, 5; 10:12.
Evangelização nos tempos modernos
Nos tempos modernos, as Testemunhas de Jeová têm pregado as boas novas do Reino num cumprimento maior de Mateus 24:14. Um instrumento de destaque na sua evangelização tem sido a revista A Sentinela.* Em 1879, quando se publicaram os primeiros números de A Sentinela em inglês, a revista tinha uma tiragem de cerca de 6.000 exemplares. No ano 2001, mais de 122 anos depois, a tiragem atingiu 23.042.000 exemplares em 141 línguas. Este aumento foi acompanhado pelo crescimento da atividade de evangelização das Testemunhas de Jeová. Compare os poucos milhares de horas gastas por ano na evangelização no século 19 com 1.169.082.225 horas p. 13dedicadas à pregação no ano 2001. Considere os 4.921.702 estudos bíblicos gratuitos dirigidos em média cada mês. Que enorme e excelente trabalho foi feito! E foi realizado por 6.117.666 pregadores ativos do Reino.
CONTINUA.
ResponderExcluirO salmista disse: “Todos os deuses dos povos são deuses que nada valem; mas, quanto a Jeová, ele fez os próprios céus.” (Salmo 96:5) No atual mundo secularizado, o nacionalismo, os emblemas nacionais, pessoas famosas, coisas materiais e até a própria riqueza se transformaram em objetos de adoração. (Mateus 6:24; Efésios 5:5; Colossenses 3:5) Mohandas K. Gandhi disse certa vez: “Eu tenho a convicção de que . . . a Europa é hoje apenas nominalmente cristã. Ela na realidade adora Mamom [as riquezas].” Deveras, as boas novas precisam ser ouvidas em todos os lugares. Todos, não importa de que língua, nacionalidade ou condição social, precisam conhecer a Jeová e os propósitos dele. Gostaríamos de que todos acatassem as palavras do salmista: “Atribuí a Jeová, ó famílias dos povos, atribuí a Jeová glória e força. Atribuí a Jeová a glória pertencente ao seu nome”! (Salmo 96:7, 8) As Testemunhas de Jeová ajudam outros a aprender sobre Jeová, a fim de que possam atribuir-lhe a devida glória. E pessoas receptivas são muito beneficiadas.
Anonimus,
ResponderExcluirÉ uma pena que todo o esforço e dedicação dos Testemunhas de Jeová, sejam não para não são para anunciar a "Boa Nova", pois ela é uma só: "Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo", 2 Cor. 5:19. O Evangelho é o anúncio dessa boa nova. O triste é ver toda essa dedicação, que eu até admiro, ser em prol não do Evangelho de Cristo, mas sim na crença em uma religião, que ensina que a salvação está em pertencer aquela organização religiosa e não em crer em Cristo.
Uma crença que despresa a mensagem central do Evangelho, O Verbo, A Palavra, se fez carne e habitou entre nós. Jesus não é uma criatura, o primeiro anjo criado por Deus, mas como disse o profeta Isaías, Ele é o nosso Emanuel - Deus conosco!
pastor, disse: “As Testemunhas de Jeová não acreditam em Jesus”!
ResponderExcluirComo pode tal afirmação ser verdade? De fato, a revista A Sentinela, publicada pelas TJ desde 1879, vem a mais de 130 anos em sua página dizendo na página 2 :
´Esta revista …incentiva a fé em Jesus Cristo, cujo sangue derramado abriu o caminho para que nós pudéssemos ter vida eterna`
O que é uma divindade?
O Dicionário de Webster define “divindade” da seguinte maneira:
“A qualidade ou estado de ser divino, um ser divino, DEUS, DEUSA” ( on line)
O mesmo dicionário define “divino” como :
“algo de Deus, relacionado a Deus ou procedendo diretamente de Deus, ou um deus“
Fica claramente conclusivo que as Testemunhas de Jeová não negam a divindade de Cristo, uma vez que o consideram “um ser divino” e que recebeu “toda autoridade no céus e na terra” sendo ele o Rei designado por Deus. As TJ não consideram Jesus “como um mero anjo” como repetem muitos. Isso simplesmente não é verdade. Nenhuma criatura de Deus, nem mesmo no domínio celestial possui tanto poder quanto Jesus Cristo, nosso Líder e Senhor. (Veja o que diz a página OFICIAL das TJ a respeito de Quem é Jesus)
Daniel o profeta em visão diz assim:
continua...
ResponderExcluir““Continuei observando nas visões da noite e eis que aconteceu que chegou com as nuvens dos céus alguém semelhante a um filho de homem; e ele obteve acesso ao Antigo de Dias, e fizeram-no chegar perto perante Este. E foi-lhe dado domínio, e dignidade, e um reino, para que todos os povos, grupos nacionais e línguas o servissem. Seu domínio é um domínio de duração indefinida, que não passará, e seu reino é um que não será arruinado”. Daniel 7:13
Só o fato de Jesus ter RECEBIDO algo de outro , assim como lemos em Daniel 7:13 e Mat. 28:18,19, prova que ele não é o Deus Todo-poderoso. Pois Jeová, o Deus Todo-poderoso e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, disse:
“Quem me deu primeiro alguma coisa, que eu o deva recompensar? Debaixo dos céus inteiros, é meu.” (Jó 41:11)
Observe este texto com mente aberta. Não é evidente que Jesus recebeu poder de outra pessoa? Não é isso que a Bíblia diz em sua simplicidade? Não é ela um livro para pessoas simples também, tais como pescadores e lavradores? Por que então crer que Jesus é o próprio “Antigo de Dias” mencionado no texto ? Tem isso coerência? Deveria rechaçar este texto assim .
Quando a Bíblia chama Jesus de “Deus” em João 1:1 temos que entender que Moisés foi também chamado assim em Exodo 7:1. Qual a explicação? Que Moisés era Deus ? Não, mas “um deus” ou poderoso. É por isso que Isaías 9 chama Jesus de “Deus poderoso” mas jamais “Deus Todo Poderoso” *. Tal frase é aplicada somente a Jeová (IHVH) o Pai. Além disso Isaías diz no mesmo capítulo 9 que Jesus recebeu tais títulos, por que “o próprio Jeová ´faria`isso”.
continua..
ResponderExcluir“A consideração do contexto de Colossenses 2:9 mostra claramente que possuir Cristo “divindade” ou “natureza divina” não o torna igual ao Deus Todo-poderoso
No capítulo anterior, Paulo diz: “Deus achou bom que morasse nele toda a plenitude.” (Col 1:19) Portanto, toda a plenitude mora em Cristo porque isso “foi do agrado do Pai” (Al, So), porque foi “pela própria escolha de Deus” (NE). Portanto, a plenitude da “divindade” que mora em Cristo é dele em resultado duma decisão do Pai. Mostrando adicionalmente que ter Cristo tal “plenitude” não o torna a mesma pessoa do Deus Todo-poderoso, há o fato de Paulo mais tarde, falar de Cristo como estar “sentado à direita de Deus”. — Col 3:1″.
Fica claro que as TJ acreditam que Jesus é uma divindade. Mas não a divindade suprema, Jeová Deus. Dizer que Jesus é uma divindade não é o mesmo que dizer que existem 2 deuses! Na verdade, os anjos são chamados de “deuses” na Bíblia, bem como qualquer outro ser que recebe poder conferido pelo Ser Supremo Jeová Deus. Até mesmo juízes humanos e Reis são chamados de “deus” ou “Deus” (Nos textos da Bíblia não se fazia diferenciação entre maiúsculas e minúsculas)
Enquanto isso temos um parco site da CGADB, sem conteúdo, links quebrados. É triste ver tal investida enquanto poderíamos fazer alguma coisa.
ResponderExcluirAnonymus,
ResponderExcluirSeria bom você ter a sinceridade de acrescentar que o objetivo da evangelização dos TJs é para ensinar que a salvação está em pertencer a organização. Ou tem a coragem de negar, e dizer que alguém pode ser salvo sem se tornar um TJ.
Quanto a divindade de Cristo, vocês realmente a negam, e ao tentar fazer sua justificativa fica cada vez pior. Dizem que Jesus é um ser divino, mas não é o Deus Todo-Poderoso, citam textos de Exôdos, falando que Moisés é Deus, depois citam Salmo 82, repetido por Jesus no Evangelho de João, dizendo que existem outros deuses. Afirmam que nem todos os deuses são falsos, e que os anjos são deuses.
Isso tem um nome - Poligamia. Mas aí vocês para se defenderem dizem que adoram somente a Jeová, mas reconhecem a existência de outros deuses. Quanta cegueira espiritual meu Deus! E depois ainda tem a coragem de dizer que os não-russelitas, adoram a três deuses.
Façam um grande favor a si mesmos, tentem ler a Bíblia sem as lentes heréticas da Sociedade Torre de Vigia, e abram seus corações e mentes para que o Espírito Santo possa guiá-los. Sinto compaixão pelos homens, mulheres, jovens e adolescentes que toda a semana, saem para distribuir as revistas Sentinela e Despertai nas casas. Eles são como diz o texto em Mateus, como ovelhas sem pastor, estão enganados. Mas quanto aos líderes e ensinadores dessa Sociedade, quer seja em Nova York, na sede internacional, ou em Cesário Lage (SP), creio que responderão diante de Deus por esse ensino pernicioso e terão que dar contas no dia do Juízo, ao Juíz dos Vivos e dos Mortos. A surpresa é que esse Juiz é Jesus!
"E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;
Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou". João 5:22-23
"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam". João 5:39