quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A influência escravizadora da superstição - Subsídio da Lição nº 07 Juvenis

 
O QUE É SUPERSTIÇÃO?
Do latim. superstitione. O Dicionário Aurélio define superstição da seguinte maneira:
1. Sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de coisas fantásticas e à confiança em coisas ineficazes; crendice. 
2. Crença em presságios tirados de fatos puramente fortuitos. 
3. Apego exagerado e/ou infundado a qualquer coisa:

• O Brasil, devido a mistura de raças (o índio, o negro e o europeu) é um campo fértil para as mais variadas e aberrantes superstições. 
• A religião que deveria ser a sanadora deste problema, na verdade é a que mais o fermenta. (Gl 5.9)
• A religião indígena animista, o espiritismo africano misturado com práticas supersticiosas católicas, formaram e moldaram durante estes 500 anos as crendices do povo brasileiro. 

VOCÊ ACREDITA NISSO?

• Não se sabe ao certo a origem exata de como a superstição começou influenciar na vida do homem. 
• Mas com certeza essas práticas que existem hoje tem sua origem nas antiqüíssimas religiões da Assíria, Babilônia, Egito, Grécia e Roma. São práticas idólatras já há muito tempo condenadas pela Bíblia. 
• O homem apartado de seu criador procura subjugar o reino das trevas através de amuletos, encantamentos, rezas portáteis e esconjuros aos quais atribuem poderes mágicos. 
• São rituais pagãos. 
• Existem superstições para todas as ocasiões e pessoas. Há aquelas que são ligadas a avisos tais como:
1. Borboletas negras = sinal de morte.
2. Caiu um talher = visitas chegando.
3. Viajar com padres = desgraça na certa.
4. Vestir roupa ao avesso = recebimento de dinheiro.
5. Sentir a orelha quente = alguém está falando da pessoa.
6. Morto de olho aberto = haverá outro morto.
7. Colocar vassoura virada atrás da porta faz a visita ir embora.
8. Passar debaixo de escadas traz azar.
9. Dormir com os pés voltados para a porta traz a morte.

• Tem ainda as superstições ligadas à medicina natural como simpatias para curar bronquite úlcera, dores e inflamações. Por exemplo: 
1.Banhar os olhos em urina de recém nascido do sexo masculino cura conjuntivite; 
2.Passar no pescoço o sangue de galinha preta cura inflamação na garganta; 
3.Comer formigas para recuperar a visão; 
4.A mulher deve beber um copo de água em que o marido tenha lavado o rosto para evitar aborto. 

OUTRAS SUPERSTIÇÕES
• A sexta feira 13 é considerada o dia do azar. 
• O costume de bater na madeira para afugentar o azar. 
• O gato preto é considerado mau agouro. Porque?
A superstição teve origem na Idade Média, quando se acreditava que os felinos, devido a seus hábitos noturnos, tinham parte com o demônio – e se o bichano era da cor negra, habitualmente associada às trevas, pior ainda para ele. Assim, no imaginário medieval, o gato preto tornou-se tão inseparável da mística figura da feiticeira quanto a vassoura voadora. 
• A ferradura é símbolo de boa sorte. 
• Quebrar espelho traz azar? 
 
Paulo disse, no Areópago, em Atenas: “... em tudo vos vejo um tanto supersticiosos” (At 17.22). A despeito de estas palavras terem sido dirigidas aos atenienses, veremos neste artigo que elas também valem para muitos cristãos da atualidade.

“Arruda e sal afastam maus espíritos”. Há igrejas vangélicas que têm adotado a arruda e o sal grosso para supostamente fazerem com que males, doenças e enfermidades fiquem bem distantes dos seus fiéis. Com isso, os líderes desses movimentos pretensamente cristãos, além de “afastarem” os maus espíritos, atraem os incautos e bons ofertantes...

“Passar a virada do ano de branco dá sorte”. Tenho observado que, no culto de passagem de ano, muitos irmãos aparecem vestidos de branco. Você sabia que esse hábito é inspirado em religiões de origem africana? É verdade que o branco simboliza pureza e paz. Mas a mencionada superstição está ligada, sobretudo, aos cultos afro-brasileiros, como umbanda e candomblé.


“Número 13 dá azar”. Brasileiros famosos, como Roberto Carlos e Zagallo, tratam o número 13 de maneira diferente. O cantor passa longe do tal número, enquanto o ex-técnico da Seleção Brasileira afirma que lhe dá sorte. Aliás, Zagallo, após vencer a Copa América, em 2004, contra a Argentina, declarou: “Argentina vice tem treze letras”. Em 2006, um maldoso argentino replicou: “Brasil sem hexa também tem treze letras”.
LIBERTE-SE! 
Muitos Cristãos precisam urgentemente serem libertos das crendices que assolam a sua vida espiritual. A única pessoa que leva vantagem em tudo isto é o inimigo de nossas almas: o diabo, nosso adversário. A Bíblia diz que ele cegou o entendimento dos incrédulos (II Co. 4:4). Por outro lado, Jesus, veio para nos libertar das crendices e superstições. O diabo prende as pessoas debaixo do medo desses espíritos, mas a Bíblia nos diz que o Filho de Deus se manifestou para destruir as obras do diabo (I Jo. 3:8). O único poder que pode libertar verdadeiramente o ser humano é a verdade através do evangelho de Cristo, pois ele mesmo disse: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo. 8:32). Se estamos em Deus, o maligno não lhe poderá tocar 
Bem, quando olhamos para a Bíblia, vemos que esse número é bastante significativo. Basta observar que o Apóstolo Jesus (Hb 3.1) e os seus seguidores formam um grupo de treze apóstolos, e que Jericó foi rodeada treze vezes pelos israelitas: uma volta por dia, durante seis dias, e sete voltas no sétimo dia (Js 6.3-4). Ademais, os livros de Neemias, 2 Coríntios e Hebreus têm treze capítulos. E a bênção apostólica está registrada em 2 Coríntios 13.13.

Que Deus nos ajude a abandonarmos as más influências da vida velha. Afinal, “se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17).

Fontes: http://ebiblicadominical.blogspot.com.br/,  e http://cirozibordi.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário