segunda-feira, 27 de junho de 2016

Jesus ainda aparece hoje? Minha opinião sobre as declarações de aparições de Jesus nos dias atuais


O pastor e estudioso do Novo Testamento Jeremiah Johnston passou seis anos fazendo coleta de dados para escrever o livro UnAnswered [Sem Resposta]. O objetivo é analisar temas que parecem esquecidos por muitas igrejas hoje em dia. Ele afirma que Deus continua se manifestando claramente através de milagres.

Um dos focos da obra é identificar os relatos de que Jesus está se manifestando de forma sobrenatural para muçulmanos em diversas partes do mundo. O autor admite que isso deixa “alguns crentes desconfortáveis”, mas é um assunto que não tem uma resposta fácil, daí o título.

Segundo Johnston, quando as pessoas duvidam desses relatos, sua resposta é: “Você já leu o capítulo 9 do Livro de Atos, recentemente? Para quem Jesus apareceu na estrada para Damasco? Saulo de Tarso. Não precisamos colocar Deus em uma caixa. Acredite, Deus pode agir sem precisar de nós”.

O escritor explica que essas aparições ocorrem de formas variadas, sem que isso anule a veracidade dos fatos, pois é uma decisão de Deus fazê-lo. “Embora muitos dos milagres atuais possam não ser exatamente iguais nem ter a mesma aparência que os que aconteceram quando Jesus andou como homem na terra, histórias milagrosas de triunfo e perseverança dos seguidores de Cristo estão acontecendo como nunca antes, especialmente dentro da Igreja perseguida”, assevera.

O pastor explica que embora sejam mais conhecidos, os relatos não são apenas entre islâmicos. Ele ouviu histórias diferentes de líderes de igrejas perseguidas. Em viagem à China, encontrou-se com um líder local e ficou admirado. Esse homem é um líder de missões que possui mais de 5.000 missionários ligados a ele em uma rede de igrejas subterrâneas.

Lembra o que o missionário disse a ele e sua esposa: “Jeremiah e Audrey, tudo que lemos no Livro de Atos está acontecendo na China agora. O Espírito de Deus está trabalhando poderosamente. Tudo o que lemos no livro de Atos, Deus está fazendo hoje”.
Com informações de Christian Post via Gospel Prime.
 
Neste mês veio também o testemunho de Erick Schenkel, diretor-executivo do Projeto Filme Jesus que tem surpreendido muitas pessoas na Europa. Ele conta que sua missão está trabalhando no discipulado de um grupo de refugiados que afirmam ter visto Jesus no mar Egeu. Eles estavam em um barco como as dezenas que atravessam do norte da África para a Grécia todos os meses. O vento forte e as ondas altas ameaçavam virar a embarcação cheia de imigrantes fugindo do Médio Oriente. "As pessoas do barco começaram a clamar a Deus em voz alta, de repente, uma “figura divina brilhante” apareceu a eles”, acrescentando que eles ouviram ser dado um comando e as águas se acalmaram, salvando suas vidas, relata Schenkel. “O barco inteiro sabia que era Jesus”. Informações de Christian Post.
 
Meu Comentário: Milagres são coisas relacionadas ao campo da fé. Creio em milagres hoje e sei que Deus é livre e opera quando e onde quer. Creio também na atuação sob a vontade de Deus dos anjos seja de forma invisíviel ou visível conforme é mostrado em textos tanto do Antigo como do Novo Testamento. Sobre os anjos a Bíblia diz "faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo. E ainda "não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" Hebreus 1:7;14.

Porém quanto a aparições do próprio Jesus, deve-se fazer algumas considerações:
1) Discordo do estudioso do Novo Testamento Jeremiah Johnston quando diz: “Você já leu o capítulo 9 do Livro de Atos, recentemente? Para quem Jesus apareceu na estrada para Damasco? Saulo de Tarso. Não precisamos colocar Deus em uma caixa. Acredite, Deus pode agir sem precisar de nós”.


É verdade que não precisamos colocar Deus em uma caixa e que Ele pode agir sem precisar de nós, mas se cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus inspirada, então devemos entender que Ele age conforme sua Palavra. Quem foi citado pelo estudioso e que discordaria do mesmo é o próprio apóstolo dos gentios. Paulo diz que a aparição do Cristo ressussitado a ele em Damasco foi a "derradeira" e o apóstolo se considerou como um abortivo, um nascido fora do tempo, I Cor 15:8.
 
2) No livro de Atos, vemos Deus falando e operando milagres através do Espírito Santo e do ministério angelical.
 
3) Depois de Paulo, a única aparição de Jesus foi feita através de um arrebatamento de espírito (Apocalipse 1:10), para revelar o último livro da Bíblia, encerrando o cânon sagrado.

4) Acredito que uma coisa é um sonho ou visão outra bem diferente na minha maneira de ver é haver uma manifestação pública da segunda pessoa da Trindade, antes do Segundo Advento.  
 
Concluindo, volto a afirmar o que disse no início do comentário, que creio em milagres hoje, porque isso é uma questão de fé. No entanto, testemunhos e relatos não podem e não devem jamais confrontar o texto sagrado, que nas palavras do próprio Jesus, Ele nos ensina a ter alguns cuidados: 

"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito.
Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem".
Mateus 24:4,5, 23-27.







Nenhum comentário:

Postar um comentário