Em um vídeo divulgado na Conferência Fiel para Jovens, o pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, Augustus Nicodemus, tratou de um tema delicado na história da humanidade, envolvido por tabus: O suicídio.
Questionado por alguém, Nicodemus respondeu. “Eu acho que todos nós temos que concordar que o suicídio nunca deveria ser a saída. É um dos pecados proibidos no mandamento ‘Não matarás’”, introduziu.
“Interpretado pela comissão de fé de Westminster, ele diz que esse pecado não só proíbe que a gente tire a vida dos outros, mas que tire a nossa própria. Então, o suicídio é pecado”, disse Augustus.
Em seguida, o líder iniciou sua argumentação. “Todavia ele não é um pecado sem perdão. O único pecado sem perdão, que tem na Bíblia é a blasfêmia contra o Espírito Santo. E provavelmente esse pecado não é cometido por alguém que é crente”.
“Então pode acontecer com todos esses fatores, como pressões externas, problemas psicológicos, problemas existenciais que um crente em um momento de fraqueza ele ceda”, disse o líder.
No entanto, Augustus não concorda com a visão comum de que o suicídio é um pecado “suficientemente forte” para que um cristão não seja salvo. “É pecaminoso? De fato é. Mas, não será isso que irá separá-lo da graça de Deus e do perdão que é dado em Cristo Jesus”, disse.
“Se a nossa salvação vai depender de na hora da nossa morte a gente ter colocado em dia todos os nossos pecados, então pouca gente vai escapar, não é?”, questionou o líder presbiteriano.
“Então, a pessoa que cometeu o suicídio e atentou contra a própria vida, de fato pecou contra o mandamento ‘Não matarás’, mas isso não a impedirá de entrar no gozo da vida eterna porque a salvação é dada pela graça de Deus e nada pode nos separar disso”, afirmou.
Por fim, o pregador fez uma analogia. “Se eu estiver em uma rodovia, brigando com a minha mulher e discutindo com ela, brigando feio com ela e de repente nós temos um acidente e morremos ali naquele momento sem termos tido a oportunidade de nos reconciliar, não vai ser isso que vai impedir de entrar na vida eterna. Porque é pela graça e misericórdia de Deus”.
Abaixo um artigo do Pr. Franklin Ferreira sobre o tema:
UMA PERSPECTIVA EVANGÉLICA SOBRE O SUICÍDIO. Na última Conferência Fiel Jovens, ocorrida em junho de 2017 em Atibaia-SP, Augustus Nicodemus Lopes e eu fomos perguntados por uma moça corajosa sobre como o cristão lida com a depressão e, especificamente, com o suicídio.Segue nossa resposta, postada por Leticia Rodrigues.Letícia fez as seguintes observações sobre nossas respostas, que valem ser lidas também:“- Suicídio é pecado, mas não é inescusável. – O único pecado sem perdão é a blasfêmia contra o Espírito Santo, que certamente não virá de um cristão genuíno.- O sangue de Cristo pagou por nossos pecados passados, presentes e futuros.- Nada nos separa do amor de Cristo.- Se um eleito não conseguir se arrepender de seu pecado ‘a tempo’, ele ‘não perderá a salvação’, porquê este já foi justificado. A santificação é um processo, a justificação não. Logo:- A graça não precisa ser atualizada.- Não se sinta motivado a cometer um ato desesperado através desse vídeo. Se você se encontra nessa condição de depressão e com pensamentos suicidas, busque ajuda profissional. Estou disponível para conversar com você, se precisar!- Encontre sua alegria em Cristo e desfrute os benefícios da graça, que nos sustenta em nossas fraquezas!” Posted by Franklin Ferreira on Tuesday, July 18, 2017.
Que triste conclusão essa do Pr Augustus!!! Afinal, um suicida não teria como se arrepender! Lamentável....
ResponderExcluirhttp://cpadnews.com.br/universo-cristao/40331/mulher-sobrevive-apos-atirar-no-proprio-peito-e-se-rende-a-cristo-.html
ResponderExcluirMe pergunto então como Sansão é contado entre o heróis da fé, em hebreus? Ele cometeu um claro suicídio.
ResponderExcluirBoa pergunta.. me fez refletir .
ExcluirNo entanto, Sansão pediu perdão a Deus, se arrependeu, se reconciliou e ainda cumpriu sua missão: ele destruiu os Filisteus! Ele não derrubou as colunas do templo pensando em se matar mas sim em matar os Filisteus. Eu nao tenho dúvidas que Sansão foi salvo. Paz
ExcluirNo entanto, Sansão pediu perdão a Deus, se arrependeu, se reconciliou e ainda cumpriu sua missão: ele destruiu os Filisteus! Ele não derrubou as colunas do templo pensando em se matar mas sim em matar os Filisteus. Eu nao tenho dúvidas que Sansão foi salvo. Paz
ExcluirO caso de Sansão é muito diferente:ele estava amarrado e sendo torturado cruelmente e fatalmente iria morrer.Eles só queriam matá-lo lentamente na crueldade:isso era fato.Deus é justo juiz.
Excluira paz do senhor jesus meus irmaos , fico pensando porque jo perdeu os filhos e toda suas riquesas e nao tirou a sua vida
ResponderExcluire hoje esses pastores estao tirando a propia vida por muito menos problemas que jo
Jose Ribamar! Concordo com o Pastor Augustus Nicodemos: junto com analise Biblica.
ResponderExcluirEu até hoje acreditava q para um suicida não tinha perdão, mais tem sentido as palavras do pastor.
ResponderExcluirBom dia você são de Goiânia .se é qual endereço
ResponderExcluirA salvação é mediante a graça. Se o suicídio sendo pecado e não permitindo arrependimento nos separar de Deus, o que seria dia nossos pecados ocultos que jamais forram condensados. Logo que nos justifica é Cris Jesus través da fé e isso é Graça, não vem de nós. Tem perdão!
ResponderExcluirexemplificando:
Excluirvasos de honra pintados de azul
vasos de desonra de vermelho
existem vasos a serem pintados ainda?
Entendo que a graça nós alcança! Mas precisamos querer que ele faca parte de nossas vidas! Nunca uma vez salvo, sempre salvo! Se intentarios contra nossa própria vida, iremos para o inferno sim! A vida e um dom de Deus, uma dádiva, não nos e outorgado o direito de tira-la, o suicida e covarde e mesquinho, pois, acredita que a morte vai lhe trazer resolução de problemas! Discordo totalmente do Augusto Nicodemus! Esse tipo de argumento tenta aliviar a culpa de quem se matou! E uma dipirona gospelizada com o intuito de ganhar mais ouvintes e seguidores!
ResponderExcluirConcordo com vc Gilson.
ExcluirInfelizmente isso é pregado em alguns templos: uma vez salvo salvo pra sempre.
ExcluirNão concordo com isso de jeito algum.
Todos os dias somos convidados a nos santificar , então essa frase não é correta.
Infelizmente isso é pregado em alguns templos: uma vez salvo salvo pra sempre.
ExcluirNão concordo com isso de jeito algum.
Todos os dias somos convidados a nos santificar , então essa frase não é correta.
Como é triste ver que a maioria dos cristãos não entendem a Graça, como triste ver que a religião têm cegado muitos, como pode um crente perder a salvação? A salvação não é comprada, não é uma recompensa que o homem ganha por ter prestado algum trabalho, em fim, a respeito do assunto só tenho algo a dizer, se por ventura um suicída perder a salvação por que se suicidou, ou seja, por que pecou, eu aconselho a todos a desistirem da fé, porque eu tenho pela certeza que quando chegar nossa hora de morrer, ou quando cristo voltar, nós vamos estar em pecado, pois pecamos 24h por dia, somos pecadores, natureza caída e vale lembrar que não existe esse pecado que não traga condenação, o salário de qualquer pecado é a morte, por está razão que somos salvos pela graça, mediante a fé, pois se fosse por feitos, obras ou por estarmos em um estado perfeito, sem pecado, estaríamos totalmente perdidos.
ResponderExcluir