A primeira vez que Rex Humbard se encontrou com Elvis Presley, “o Rei do Rock and Roll” fez ao televangelista uma pergunta incisiva:
Maude Aimee Humbard, a esposa de Rex, disse para Presley: “Venho orando para que você dedique sua vida a Jesus Cristo.”
“Elvis se desmoronou,” escreveu Humbard. “Ele chorou tanto que começou a tremer.”
Humbard escreveu que ele e sua esposa deram as mãos para Presley e oraram por ele. Então, no final da reunião, Presley disse: “Você e Maude Aimee vindo aqui hoje e orando comigo é o presente de Natal mais maravilhoso que Elvis Presley já recebeu, e quero agradecer a vocês.”
O relacionamento entre o televangelista e o falecido ícone musical é explicado no livro de Humbard: “The Soul Winning Century, The Humbard Family Legacy… 100 Years of Ministry 1906-2006” (O Século de Ganhar Almas, O Legado da Família Humbard… 100 Anos de Ministério 1906-2006), publicado em 2006 pela editora Clarion Call Marketing de Dallas.
Humbard pregou uma mensagem no funeral de Presley em 1977 em Memphis.
De acordo com o jornal New York Times, “Elvis Presley era um telespectador leal” e admirador de Humbard.
Ainda que vindo de um histórico como cantor gospel nas Assembleias de Deus, Presley se desviou do Evangelho. Ele começou a se interessar de novo pelo Evangelho só por meio da mensagem simples de Humbard, um televangelista neopentecostal.
Presley não frequentava nenhuma igreja e o programa de Humbard se tornou seu culto semanal. Exatamente como Presley, milhões de pessoas não frequentavam nenhuma igreja, ou porque não eram cristãs ou qualquer outra eventualidade.
“A vasta maioria das pessoas não vai à igreja e o único jeito de as alcançarmos é por meio da TV,” Humbard escreveu em sua autobiografia, “Miracles in My Life” (Milagres na Minha Vida).
“Precisamos entrar nos lares deles — nos corações deles — para lhes levar o evangelho de Jesus Cristo.”
O lema especial de seu programa era “Alguém Ama Você!”
Seu programa se tornou um culto importante até mesmo no Brasil. Havia uma época em que minha mãe não tinha igreja próxima para ir, e o programa de Humbard era nosso único culto e nos incentivava como nada mais.
Rex Humbard foi o primeiro evangelista a ter um programa nacional semanal nos Estados Unidos. Seu programa combinava alguns elementos de entretenimento popular com evangelismo, um método também seguido por Billy Graham. Eles foram pioneiros em combinar pregação e música.
Apesar do método moderno, ele dizia para sua audiência: “O que os EUA precisam é de um reavivamento do Espírito Santo à moda antiga, enviado por Deus, que odeie o diabo!”
Netos de Humbard cantando em seu programa de TV |
Seu programa era bastante pró-família: Humbard, sua esposa, filhos e netos cantavam hinos cristãos em cada programa.
Humbard começou sua carreira midiática com 13 anos de idade, cantando músicas gospel na rádio. Ele foi ordenado na década de 1940 e em 1949 ele começou a transmitir suas pregações a partir de uma filial do grande canal secular CBS-TV em Indianapolis, numa época em que a televisão era em grande parte território inexplorado para os evangelistas. Em 1952, mensagens dominicais semanais começaram a ser transmitidas de seu templo interdenominacional Catedral do Amanhã, um teatro remodelado com espaço para 5.400 pessoas sentadas, em Cuyahoga Falls, Ohio.
Mais tarde, seu programa, transmitido por mais de 2.000 estações de TV e em algumas 77 línguas, apresentava pregações de reavivamento misturadas com apresentações musicais ao vivo, inclusive músicas populares de violão e músicas cantadas por Humbard, um coral e cantores convidados, inclusive Johnny Cash e June Carter Cash.
No final da década de 1970, B.J. Thomas, um cantor popular, apareceu no programa de Humbard, contando seu testemunho de conversão a Jesus Cristo e cantando músicas cristãs. Depois de Elvis Presley, B.J. Thomas era provavelmente o cantor americano mais famoso naquela geração.
Em seu pico de popularidade na década de 1970, o programa de Humbard atraía uns 20 milhões de telespectadores.
Seu ministério acabou se estendendo ao Canadá, Europa, Oriente Médio, Extremo Oriente, Austrália, América Latina e África, dando-lhe um alcance mundial de 8 milhões de telespectadores, maior do que qualquer televangelista de sua época no final da década de 1970. No Brasil, ele atraiu grandes multidões no gigantesco estádio de futebol de São Paulo durante semanas.
Os críticos dos televangelistas muitas vezes acusam: “Por que os televangelistas não vão pregar o Evangelho em nações longínquas e pobres?” Rex Humbard fez isso. Ele gastou milhões de dólares, das ofertas de seus apoiadores americanos, para ter um programa cristão alcançando a África, o Brasil e a América Latina.
As nações pobres não tinham condições de sustentar seu programa. Mesmo assim, os apoiadores americanos contribuíram para ajudar Humbard a alcançar essas nações.
“Uma das diferenças marcantes do ministério de Rex Humbard é a popularidade mantida em países da América do Sul, principalmente o Brasil, onde durante uma recente cruzada no Rio de Janeiro, mais de 180.000 pessoas encheram um estádio de futebol para ouvir a palavra de Deus,” de acordo com o jornal Fort Worth Star Telegram.
O programa dominical de Humbard estreou no Brasil na antiga Rede Tupi, atualmente SBT, em 1975. Esse programa, que foi a primeira grande influência neopentecostal no Brasil e começou quando não existia nenhuma igreja neopentecostal no Brasil, atraiu logo a atenção dos evangélicos das mais diferentes denominações, e quando Humbard visitou o Brasil, em 1978, para sua estreia ao vivo, 80 mil pessoas lotaram o estádio do Pacaembu, em São Paulo, e 100 mil pessoas lotaram o Maracanã, no Rio de Janeiro.
Família Humbard em Brasília |
Posteriormente foi veiculado pela TV Manchete até 1984, quando saiu do ar por falta de recursos financeiros.
Num único culto, no Rio de Janeiro, mais de 180.000 foram a uma reunião da cruzada televisionada e mais de 100.000 vieram a frente para dedicar suas vidas a Cristo. Nas cruzadas da América do Sul, mais de um milhão de pessoas estiveram presentes para ouvir a família cantar e Rex pregar.
Em suas cruzadas, ele costumava perguntar: “Quantos de vocês aqui creem em Jesus Cristo? Vamos ver suas mãos.” Um mar de mãos se levantava.
“Hoje, 11/08/2017 com 57 anos de idade revendo minha papelada e um retrato antigo dele [Humbard] e esposa e filhos datado de fevereiro de 1978, tive a curiosidade de ver (saber) na net notícias sobre meu pai na fé pensando que ainda estivesse nessa nossa esfera material, mas soube do seu falecimento 10 anos após. Em outubro de 1977 eu era um adolescente quando comecei a ver na TV o Pastor Rex Humbard, e me apaixonei por suas mensagens. Eu era muito católico na época, mas num dia de outubro de 1977 estava assistindo-o numa TV bem pequena que meu pai tinha ganhado de presente de seu patrão, um bancário de bom coração. Foi aí que o Espírito Santo de Deus me tocou poderosamente e passei uns três dias chorando em silêncio e discretamente, para que meus familiares não percebessem. Depois um pastor batista me explicou que aquilo era uma conversão e, para resumir, daí em diante só foi vitória em minha vida.” — Deli, Ibirataia, Bahia.
O alcance de Humbard era incrível. Ele teve um papel importante na expansão do movimento evangélico, pentecostal e neopentecostal no Brasil.
Em 1977, 500 milhões ouviram ou viram o culto evangélico de Humbard de rádio e TV de uma hora transmitido de Jerusalém na véspera de Natal em sete línguas simultaneamente.
Ele foi designado um dos “25 Principais Arquitetos do Século Americano” pela revista “U.S. News & World Report” em 27 de dezembro de 1999.
Netos de Rex Humbard louvando Jesus |
Humbard não só testemunhou um século de expansão pentecostal, mas ele contribuiu de modo significativo para o crescimento do movimento pentecostal e neopentecostal no mundo inteiro. É duvidoso se o Cristianismo evangélico e pentecostal teria se espalhado tanto e tão rápido como aconteceu durante os 50 anos passados sem o trabalho dos televangelistas.
Televangelistas, 1979. Da esquerda para a direita: Demos Shakarian, Billy Graham, Rex Humbard e Pat Robertson. |
Humbard abriu o caminho para gerações de televangelistas, não só usando a televisão para espalhar sua mensagem, mas também construindo suas próprias instalações de estúdios de rádio e TV junto à sua igreja. E ele manteve-se em dia com os avanços da aviação, levando sua equipe de avião para cruzadas televisionadas em todas as partes dos Estados Unidos e Canadá; em 1971 ele havia comprado seu terceiro avião, um turbopropulsor Lockheed Electra.
No final da década de 1960, a revista Time foi até Akron, Ohio, para se encontrar com Rex Humbard para preparar uma manchete. O próprio diretor de redação da revista foi em pessoa para Akron para escrever a reportagem.
Depois de se encontrar com Rex e sua família por muitos dias, ele explicou para Rex que ele não sabia o que chamar Rex e seu ministério. Até onde o diretor de redação entendia, Rex era pastor, evangelista e pregador de televisão. Quando o artigo saiu na revista impressa, o diretor havia escolhido uma frase exclusiva para descrever Rex, se referindo a ele simplesmente como “o Tele-Evangelista.”
Essa frase era totalmente nova, nunca antes usada para descrever um pastor de televisão.
A revista Time disse: “Hoje, Rex Humbard chegou mais perto do que qualquer ser humano na história… de pregar o Evangelho no mundo inteiro… mais do que qualquer outro evangelista, ele assumiu o desafio.”
O nome total dele era Alpha Rex Emmanuel Humbard e ele era filho de um pregador itinerante, Alpha E. Humbard, e Martha Bell Childers Humbard. Quando ele tinha 2 anos de idade, ele disse, sua mãe o havia consagrado ao serviço de Deus.
Seu pai nasceu em 1890 perto de Little Rock, Arkansas, e ele teve uma infância dura. Pobreza, brigas, álcool e trabalho duro dominavam o mundo em que o jovem Alpha foi criado. Contudo, ele sentiu o chamado de Deus bem jovem e venceu as adversidades para responder a esse chamado. Alpha era um tipo prático, direto e sensato de pregador cuja compaixão pelas pessoas venceu toda deficiência criada por sua falta de escolaridade formal. Talvez fosse essa falta de alta cultura — combinada com dependência em Deus — que lhe permitiu tocar as multidões onde elas estavam.
Alpha certa vez recordou que um pastor formado em seminário se queixou amarguradamente de que, enquanto ele era um erudito com boa dicção e diplomas acadêmicos, ele não conseguia atrair as multidões como Alpha, a quem ele descreveu como um “jovem lavrador que não sabe nem falar direito.” Alpha recordou que ele recomendou que o pastor jogasse fora seu cigarro, que ele estava fumando enquanto se queixava, e dobrasse os joelhos e orasse. Alpha não estava só — seu jeito inovador, às vezes impetuoso, refletia uma geração inteira dos primeiros pregadores pentecostais.
Ele frequentava as Assembleias de Deus em 1914, mas nunca se tornou membro. Alpha plantou uma igreja próspera, um orfanato e uma editora perto de Hot Springs.
O movimento de Alpha pareceu não adotar as línguas estranhas como a evidência inicial do Espírito Santo, conforme ensinavam as Assembleias de Deus. Essa perspectiva o colocava em pé de igualdade com carismáticos, renovados e neopentecostais, que não veem o dom de línguas como a evidência inicial. Essa perspectiva atraiu pentecostais independentes de todas as partes dos Estados Unidos.
Foi na família desse pregador empresarial pentecostal que nasceu Rex Humbard em 1919. No verão de 1932, o jovem Rex estava assistindo multidões enchendo uma tenda de circo na cidade de Hot Springs. Embora ele não tivesse permissão de frequentar tais diversões “mundanas,” ele teve algumas inspirações celestiais com o evento. Ele prometeu para si mesmo que ele “passaria a vida tentando tornar Deus acessível às multidões.” Quando ele cresceu, ele viu como a música gospel atraía as multidões.
Não é surpresa, então, que Rex encontrou sua esposa, Maude Aimee, enquanto ele estava cantando música gospel. Rex não só impressionou Maude Aimee, mas também o pastor dela, Albert Ott da Assembleia de Deus Templo de Betel. Ott colocou os Humbards na equipe de sua igreja em Dallas. Rex e Maude Aimee se casaram em 1942 e viajaram com o ministério da família Humbard nos próximos dez anos. Depois de uma reunião bem-sucedida em Akron, Ohio, Rex decidiu deixar o ministério da família e pastorear uma igreja local em 1953. A congregação de Akron, o Templo do Calvário, recebeu um novo nome, Catedral do Amanhã, quando um grande prédio redondo foi construído em 1958. Com assentos para 5.400 pessoas, se tornou uma das maiores igrejas nos Estados Unidos.
Rex, como seu pai, não ensinava a doutrina da evidência inicial do batismo no Espirito Santo e frisava evangelismo em vez das doutrinas exclusivas dos pentecostais. Isso causou algumas confusões entre evangélicos e pentecostais, que tinham dúvidas se ele era pentecostal ou tradicional.
Rex Humbard orando pelos pedidos de orações dos telespectadores. Cada programa tinha espaço parar orar por cura, salvação, libertação e prosperidade. |
Humbard não tinha formação teológica formal, mas isso não era barreira para seu ministério poderoso. Embora ele não tivesse nenhum diploma teológico, Humbard foi ordenado na cidade de Greenville, Carolina do Sul, onde a família havia dirigido reuniões de reavivamento, e recebeu credenciais pastorais de uma organização de pastores pentecostais independentes.
Diferente de Pat Robertson, Rev. Jerry Falwell e outros televangelistas, Humbard, como Billy Graham, evitava as mensagens políticas da direita. “Para mim pregar sobre a Guerra do Vietnã,” ele disse no início da década de 1970, “seria como ir a um ferreiro para arrancar um dente.” Se Jesus estivesse pregando hoje, ele disse uma década mais tarde, “Ele nunca entraria na política.”
Os programas de televisão dele eram essencialmente programas de louvor e pregação que salientavam o amor e perdão de Deus e evitavam debates políticos ou doutrinários polêmicos.
Família Humbard em Brasília |
Apesar de não declarar abertamente suas posições conservadoras e pentecostais, ele era atacado por seu conservadorismo. Em 12 de novembro de 1978, o “Fantástico,” o programa de maior audiência do Brasil, criticou Humbard, Billy Graham e Pat Robertson por meio dos lábios do Rev. William Sloane Coffin (1924-2006), um pastor presbiteriano esquerdista pró-sodomia, que foi entrevistado pelo “Fantástico” para retratar os televangelistas americanos de forma negativa.
Em 1998, Humbard falou sobre as grandes influências em sua vida. Ele disse:
Em meus mais de 66 anos de ministério de tempo integral, quatro grandes líderes religiosos tiveram um impacto profundo na minha vida.
Dr. Billy Graham, que tenho conhecido por mais de 50 anos.
Oral Roberts, que em 1949 orou a oração de fé pela cura de nosso filho mais velho, Rex Jr., que sofria de tuberculose e foi curado.
Kathryn Kuhlman, provavelmente a amiga mais íntima que minha esposa, Maude Aimee, e eu já tivemos, tocou nossas vidas de modo maravilhoso e pessoal.
Benny Hinn, com quem tive o privilégio de ministrar em suas cruzadas em todas as partes dos Estados Unidos e Canadá.
O comentário de Humbard é parte de sua introdução na biografia “Kathryn Kuhlman, Her Spiritual Legacy and Its Impact on My Life” (Kathryn Kuhlman, Seu Legado Espiritual e Seu Impacto em Minha Vida), escrito por Benny Hinn. Essa biografia pentecostal foi publicada pela editora originalmente calvinista Thomas Nelson Publishers em 1998.
Kathryn Kuhlman (1907–1976) não era estranha para os calvinistas. No final da década de 1940, ela mantinha cultos de cura divina entre pentecostais e protestantes tradicionais, inclusive na Primeira Igreja Presbiteriana e no Carnegie Hall em Pittsburgh, Pennsylvania.
Uma das grandes fontes para este artigo sobre Humbard foi o livro “The Century of the Holy Spirit: 100 Years of Pentecostal and Charismatic Renewal, 1901-2001” (O Século do Espírito Santo: 100 Anos de Renovação Pentecostal e Carismática, 1901-2001), escrito por Vinson Synan e publicado por Thomas Nelson Publishers.
Paradoxalmente, em 2013 a Thomas Nelson Publishers publicou o livro “Strange Fire” (Fogo Estranho), escrito pelo teólogo calvinista radical John MacArthur, que deturpou muitas das experiências dos televangelistas pentecostais como “demoníacas.”
Os cristãos precisam evitar pastores agressivos que se ocupam em atacar outros cristãos por causa de questões insignificantes. Na década de 1980 eu tinha vários dos livros de Humbard, inclusive sobre profecia bíblica e sobre como ser próspero. Eu havia recebido esses livros gratuitamente porque, quando os recebi na década de 1970, eu não tinha condições de comprá-los. Guardei-os comigo durante anos.
Entre os livros de Humbard havia: A Chave para o Sucesso na Vida, Estudos Bíblicos Proféticos, Você Pode Ter Vitória, Como Viver e Gostar da Vida, Sua Chave para o Banco de Deus, etc. Eram livros que incentivavam experiências sobrenaturais quando não havia nenhuma igreja neopentecostal no Brasil.
Sua Chave para o Banco de Deus: Como Receber Seu Cheque de Poder Espiritual, Cura Física e Sucesso Financeiro |
Então apareceu um pastor da Assembleia de Deus dizendo que Humbard era um herético da “teologia da prosperidade” e que sua mensagem era demoníaca e que eu deveria queimar os livros dele. Fiz isso, e hoje me arrependo de seguir o conselho equivocado dele. Dois anos depois do conselho radical, o pastor da Assembleia de Deus perdeu seu ministério num terrível escândalo com uma prostituta. Em contraste, Humbard nunca esteve envolvido em escândalos sexuais.
Enquanto pastores anti-neopentecostais acusam pastores como Humbard de exploradores e nada mais, o ministério de Rex Humbard tinha uma política maravilhosa de que você podia encomendar livros pagando qualquer quantia que você pudesse. Se você não tinha condições de pagar, eles lhe enviariam seus livros da mesma forma. É uma generosidade que nunca vi os pastores anti-neopentecostais fazendo. Foi através dessa generosidade que recebi os livros de Humbard e aprendi.
Embora a origem de Rex Humbard fosse pentecostal e às vezes ele falasse sobre prosperidade, ele não frisava tal questão no seu ministério. Havia equilíbrio. A declaração seguinte foi feita pelo diretor de relações públicas para sua igreja: “A Catedral do Amanhã não é pentecostal; o pastor e sua equipe também não são pentecostais. Não somos filiados a nenhuma organização pentecostal, e a revista não tem inclinação pentecostal. Somos uma igreja evangelística interdenominacional.”
A declaração não deveria ser interpretada para significar que a igreja era contra os dons do Espírito Santo, mas em vez disso que estava determinada a evitar polêmica. Oração pelos enfermos e unção com óleo eram uma parte normal do culto, mas o foco era sempre a mensagem da salvação. Era a formula que funcionou com grande sucesso.
Rex Humbard (13 de agosto de 1919 — 21 de setembro de 2007) foi o pregador neopentecostal mais equilibrado de sua geração, e seu ministério abençoou milhões.
Com informações de:
Universidade Católica de Pernambuco.
The Cambridge Companion to Pentecostalism (Cambridge Companions to Religion). Cambridge University Press.
New York Times.
Darrin J. Rodgers, in Flower Pentecostal Heritage Center.
Britannica Encyclopedia.
Washington Post.
Christian Broadcasting Network.
Akron Beacon Journal.
George Thomas Kurian, Nelson’s Dictionary of Christianity: The Authoritative Resource on the Christian World, Thomas Nelson.
The New International Dictionary of Pentecostal and Charismatic Movements: Revised and Expanded Edition. Zondervan.
Encyclopedia of Religion, pages 7711-7712. © 2005 Thomson Gale, a part of The Thomson Corporation.
Christian Post.
Versão em inglês deste artigo: Rex Humbard, Premier Televangelist Who Blessed Millions
Fonte: www.juliosevero.com
Leitura recomendada: M
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