quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Billy Graham, 99 anos - o embaixador de Deus

Esse é o título do documentário que tem como capa a imagem acima. Distribuído aqui no Brasil pela Comev, esse documentário também pode ser visto na internet através do Youtube. Recomendo o vídeo, pois o achei muito inspirador. Mostra um pouco da vida e ministério do famoso evangelista norte-americano. Trás depoimentos de quem conheceu Graham e sua esposa Ruth.  

Hoje aos 99 anos, embora lúcido, enfrenta as debilidades da idade e algumas doenças. Atualmente, seu filho, Franklin Graham cuida da instituição e das cruzadas e seu neto, Will Graham, organiza cruzadas entre os jovens. Porém mesmo com essa idade, o evangelista Billy Graham ainda comenta temas atuais à luz da Palavra.

Mais do que um líder espiritual reverenciado e influente, conselheiro de presidentes americanos e de chefes de estado pelo mundo todo, Billy Graham foi, acima de tudo, um pescador de homens. Seu rosto e sua voz são reconhecidos mundialmente. Mas Billy sempre preferiu que as atenções estivessem voltadas ao seu mestre Jesus Cristo. Está produção mostra o que Deus é capaz de realizar através de quem dedicou sua vida a cumprir Sua soberana vontade.

Nascido em uma fazenda leiteira em Charlotte, Carolina do Norte, Billy Graham foi levado pelos pais para a Associação de Igrejas Presbiterianas Reformadas, Frank Graham e Morrow Coffey Graham, que mudou a denominação Batista Sulista em 1934 durante um encontro presbiteriano, conduzido pelo pastor Mordecai Ham. Graham foi ordenado no ministério Batistas Sulista em 1939. Billy Graham casou-se em 1943 com Ruth Bell que depois passou a se chamar Ruth Graham, filha de missionários presbiterianos na China, o pai dela L. Nelson Bell era cirurgião geral e destacado membro na história da antiga Presbyterian Church in the United States. Poucas pessoas tiveram mais influência em Billy Graham do que o Dr. Bell. O casal tem 5 filhos, 19 netos e 28 bisnetos. Em 14 de junho de 2007, faleceu em Montreat, Carolina do Norte, na casa do casal Graham, a Sra. Ruth Bell Graham.

Após graduar em Wheaton, Graham foi co-fundador da Youth for Christ (Mocidade para Cristo) junto com o evangelista Charles Templeton. Ele viajou como evangelista por todo os Estados Unidos e Europa levando os ensinamentos cristãos. Graham planejou uma série de missões em Los Angeles em 1949 e as missões levaram 8 semanas, mais do que o planejado que eram 3 semanas. Ele liderou as missões em Londres que duraram 12 semanas, e uma missão na cidade de Nova York na Madison Square Garden em 1957 que durou 16 semanas.

Do começo até o fim do seu ministério, Graham desfrutou de uma reputação privilegiada devido às suas cruzadas serem feitas em lugares onde outros evangelistas consideravam impossível. Durante a Guerra Fria, Graham falava a grandes multidões em países da Europa Oriental e na União Soviética. Durante o Apartheid, Graham foi constantemente recusado à visitar a África do Sul, até que o governo finalmente permitiu que pudessem fazer a cruzada. A primeira cruzada de Graham na África do Sul ocorreu a partir de 1973. Ele usou a cruzada para denunciar o Apartheid ocorrido no mundo. Graham foi um dos poucos pregadores que conseguiram falar na Coréia do Norte. Graham se opôs a segregação racial durante os anos 60 e pagava fiança de Martin Luther King, sempre quando era preso nas cadeias do sul dos Estados Unidos durante a era dos direitos civis nos anos 60.

Em suas cruzadas, eventos evangélicos de massa que organiza desde 1948 em estádios, parques e outros locais públicos, Billy Graham já alcançou uma audiência direta de quase 210 milhões de pessoas em 185 países. O foco de seus sermões geralmente é "Jesus Cristo é o único Caminho de Salvação.“

Abaixo um pequeno vídeo da Cruzada de Billy Graham no Brasil em 1974 no Maracanã. Uma amostra também dos evangélicos da época.




Nenhum comentário:

Postar um comentário