O Anticristo é aquele que se apresenta como igual a Cristo, atuando como Cristo e o ocupando um lugar que pertence exclusivamente a Cristo. O estudo do Anticristo é tema na lição de hoje. É importante lembrar que a escatologia é o ramo da teologia que estuda as “últimas coisas”. Entre as escolas estudadas, a mais popular nas Assembleias de Deus é o pré-milenismo dispensacional. Independente de nossa posição, é essencial conhecer todas as escolas. Segue uma tabela que apresenta as principais escolas escatológicas e o que elas pensam sobre importantes conceitos relacionados ao tema. A tabela é uma adaptação de: FERREIRA, Franklin. Teologia Cristã: uma introdução à sistematização das doutrinas. 1 ed. São Paulo: Edições Vida Nova, 2011. p 218-219. Mas o quadro no livro de Ferreira também já era uma adaptação de: HOUSE, H. Wayne. Teologia Cristã em Quadros. São Paulo: Editora Vida, 2000. p. 146. Segue:
Categoria | Amilenismo | Pós-Milenismo | Pré-Milenismo Histórico | Pré-Milenismo Dispensacional |
Segunda Vinda de Cristo | Um único evento; nenhuma distinção entre arrebatamento e segunda vinda; introduz o estado eterno. | Um único evento; nenhuma distinção entre arrebatamento e segunda vinda; Cristo retorna após o milênio. | Arrebatamento e segunda vinda simultâneos; Cristo volta para reinar na terra. | A segunda vida será em duas fases; arrebatamento da igreja; segunda vinda à terra sete anos depois. |
Ressurreição | Ressurreição geral dos crentes e incrédulos na segunda vinda de Cristo. | Ressurreição geral dos crentes e incrédulos na segunda vinda de Cristo. | Ressurreição dos crentes no início do Milênio. Ressurreição dos incrédulos no final do Milênio. | Distinção entre duas ressurreições: [1]. Igreja no arrebatamento. [2] Santos do Antigo Testamento e da tribulação na segunda vida; [3] Incrédulos no final do Milênio. |
Julgamentos | Julgamento geral de todas as pessoas. | Julgamento geral de todas as pessoas. | Julgamento na segunda vida. Julgamento no final da tribulação. | Distinção no julgamento: [1] Obras dos crentes no arrebatamento; [2] Judeus/gentios no final da tribulação; [3] Incrédulos no final do Milênio. |
Tribulação | A tribulação é experimentada nesta era presente. | A tribulação é experimentada nesta era presente. | Conceito pós-tribulação; a igreja passará pela futura tribulação. | Conceito pré-tribulação; a igreja é arrebatada antes da tribulação. |
Milênio | Nenhum milênio literal na terra após a segunda vinda. O reino está presente na era da Igreja. | A era presente transforma-se no milênio por causa do progresso do evangelho. | O milênio é tanto presente quando futuro. Cristo está reinando no ceú. O milênio não tem necessariamente mil anos. | Na segunda vida, Cristo inaugura um milênio literal de mil anos na terra. |
Israel e a Igreja | A igreja é o novo Israel. Não há distinção entre Israel e a igreja. | A igreja é o novo Israel. Não há distinção entre Israel e a igreja. | Alguma distinção entre Israel e a igreja. Há um futuro para Israel, mas a Igreja é o Israel espiritual. | Completa distinção entre Israel e a igreja. Programa distinto para cada um. |
O Anticristo | O anticristo não é um necessariamente um indivíduo, mas sim um sistema. | O anticristo é todo aquele que retarda o triunfo final da igreja nesta terra. | Figura literal e histórica. Último e poderoso inimigo da fé cristã. | Figura literal e histórica. Último e poderoso inimigo da fé cristã. |
Defensores | Louis Berkhof; Anthony Hoekema; Herman Bavinck. É bem comum entre tradições mais históricas, como os reformados calvinistas e os luteranos. | Charles Hodge; B.B; Warfield; Augustus H. Strong; J. Grescham Machen | George E. Ladd; Wayne Grudem; Millard J. Erickson; Russell Shedd. | Lewis S. Chafer; J. D Pentecost; Charles C. Ryrie; Stanley Horton; John MacArthur Jr.; Tim LaHaye. É bem popular no fundamentalismo clássico e no pentecostalismo. |
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